O que significa sonhar com carro? Entenda as interpretações possíveis

É possível tirar boas lições dos sonhos, mas isso depende de reflexão: não existe uma fórmula universal para entendê-los

homem sonhando carro
Sonhos podem dizer muito sobre a vida do protagonista (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 29/07/2019 às 08h30
Atualizado em 13/07/2023 às 11h49

O automóvel habita os sonhos de muita gente! E não no sentido figurado, de desejo, mas no literal: após fechar os olhos e cair no sono, quem nunca “protagonizou” alguma aventura (ou desventura) sobre quatro rodas? Os mais céticos costumam não dar valor a esses episódios, mas há quem fique intrigado com os veículos que transitam pelas mentes adormecidas. Esta matéria é para você que se enquadra no segundo grupo: tentamos descobrir os significados de sonhar com carro.

VEJA TAMBÉM:

O AutoPapo consultou o astrólogo, numerólogo, tarólogo, filósofo e simbolista Yubertson Miranda, da Personare. Para ele, os sonhos estão relacionados às situações práticas do dia-a-dia. “Sonhar com carro, com acontecer algo na rua com o nosso carro, pode indicar alguns estados emocionais, sentimentos e atitudes que estamos passando. O modo como estamos nos conduzindo pela vida”, explica.

Yubertson vê de modo positivo a tentativa de interpretar eventos corriqueiros, como os sonhos. Contudo, pondera que o ato de sonhar com um carro pode ter significados distintos para sonhadores diferentes. “As circunstâncias que vivemos em nosso cotidiano podem conter uma bela orientação ao refletir algo que está acontecendo dentro da gente”, aconselha.

O primeiro passo, segundo o especialista, é entender o significado do automóvel para você. Você o adora, o detesta ou é indiferente?  A partir daí, Yubertson traça alguns significados essenciais para o ato de sonhar com carro, que podem ajudar na interpretação.

“O carro é o veículo através do qual saímos de um lugar e chegamos em outro. É o meio que nos conduz para onde queremos chegar. Sonhar com carro pode estar refletindo a maneira como estamos nos conduzindo pela vida. Pode retratar o modo como estamos nos direcionando para determinada meta”, sintetiza.

Sonhar com acidente de carro

Nem sempre os sonhos são agradáveis: podem se transformar em episódios de terror, os chamados pesadelos. Todavia, o astrólogo, numerólogo e tarólogo pontua que sonhar com carro nesse tipo de circunstância não é, necessariamente, algo a ser encarado de modo pessimista. “Depende muito do contexto. Eu torço para que as pessoas não se deixem ser influenciadas por interpretações fatalistas”, afirma.

A partir dessa lógica, associada às experiências diárias, é possível buscar possíveis significados, de acordo com Yubertson. Assim, sonhar com um acidente de carro pode resultar em reflexões e aprendizado.

“Se acontece de outros motoristas arranharem nosso carro com certa frequência, será que estamos com dificuldade de dizer não, impor limites aos outros? Estamos deixando os outros se intrometerem demais em nossa vida? O mesmo vale para sonhar com essas situações acontecendo com nosso veículo ali no mundo onírico, enquanto dormimos”, exemplifica.

Sonhar com carro roubado

A mesma lógica vale para quem costuma sonhar com roubo ou com algum outro problema com o carro. “Se o motor está com problemas de aquecimento, por exemplo, até que ponto não estamos agindo no dia a dia de uma forma muito impaciente e até mesmo agressiva? Estamos muito ‘quentes’! Se o carro está com problemas na bateria e ela está falhando, até que ponto nós estamos sem energia, sem vitalidade, desanimados?”, questiona o especialista.

O ato de sonhar com carro, claro, pode ter diversas variáveis. O sonhador dirige um carro? Ou é passageiro ou pedestre? Yubertson traça alguns elementos que podem ajudar a fazer interpretações construtivas. Ele elucida, por exemplo, que uma vez que o sonhador está dentro do veículo, o habitáculo e a lataria, de certo modo, se tornam uma extensão do corpo. Então, pode ter alguma coisa com o corpo físico do protagonista.

Nesses casos, o conselho do especialista é que o sonhador tome cuidados consigo. Os sinais oníricos podem servir de alerta para evitar que aquela pessoa se envolva em problemas comportamentais ou até de saúde.

Percepção simbólica dos sonhos

Para o astrólogo, numerólogo e tarólogo, um dos benefícios de usar as próprias experiências para decifrar os sonhos é justamente ter melhor autoconhecimento. “Ter esse olhar simbólico é fundamental para a gente parar de repetir certos comportamentos prejudiciais, negativos. Se percebemos algo acontecendo com nosso carro (no sonho ou no dia-a-dia), valerá a pena refletirmos o que isso pode estar querendo dizer, nos mostrar”, conclui.

sonhar com carro cores
Tentar interpretar, após o sonho, o que a cor do carro indica é tarefa complexa, pois existem diferentes explicações

Yubertson relata uma experiência pessoal para ilustrar essa questão. Ele lembra de uma vez na qual o retrovisor externo de seu carro foi danificado. O incidente não chegou a quebrar a lente da peça, apenas a soltou. Então, pensou na função do retrovisor, que, basicamente, é a de permitir que o motorista veja o que está atrás do veículo. A conclusão é que ele poderia olhar para trás e enxergar melhor o próprio passado.

“Eu percebi que estava evitando olhar para certas questões do meu passado, da minha família. Percebi que não estava conseguindo ver e entender algum evento do meu passado; algo não estava se encaixando. E como foi bom olhar para o passado e encaixar certas peças. Graças ao que aconteceu com o retrovisor do meu carro, pude parar e refletir sobre o que esse evento, simbolicamente, poderia representar em termos práticos para mim”, explana.

Para ele, todos podem tomar medidas práticas após experiências físicas ou oníricas, até mesmo do aparentemente insignificante ato de sonhar com um carro. “Creio que, se cada um de nós que tem carro tiver esse olhar mais profundo em busca de lições e orientações a partir do que ocorre com nosso veículo (seja no dia-a-dia ou em nossos sonhos), evitaremos muitas burradas. Podemos mudar comportamentos danosos e viver com uma qualidade de vida melhor”, acrescenta.

Sonhar com carro branco, vermelho, azul…

Tentar interpretar as cores dos carros que surgem ao se sonhar é tarefa mais complexa, diz Yubertson. Isso porque as explicações são múltiplas. “As tradições não coincidem em relação às cores. O vermelho, por exemplo, tem diversos significados, de acordo com a tradição. Por isso, prefiro que cada sonhador atribua seu próprio significado a cada cor”, destaca.

Para lidar melhor com essa questão, o especialista sugere que os interessados recorram à cromoterapia. E que reflitam sobre a significação do ato de sonhar, independentemente de sua relação com o carro. “A maioria das pessoas não tem esse olhar simbólico sobre a vida; é algo que precisa ser desenvolvido”, aconselha.

Yubertson Miranda fala com mais detalhes sobre como lidar com os sonhos: assista ao vídeo!

Fotos: Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
26 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Guilherme 28 de dezembro de 2023

Eu sonhei com que meu pai comprou entolhos e tinha 2 Parati cortada no meio só a parte de traz daí eu encontrei um celular com meu numero

Avatar
Carlos Marques 18 de abril de 2023

Boa noite, gostaria de compartilhar se alguem souber o significado de sonho em que eu era elevado ao céu e amparado por um anjo que se apresentava como Bathkol e que e colocava uma pedra na minha mão aproximadamente do tamanho de uma azeitona de um brilho doirado muito intenso e me dizia que aquela era dele e que estaria permitindo e me confiando a guarda dela, imediatamente acordei e estou com dificuldade de assimilar a mensagem com a minha vida, se algiem puder come tar ficarei grato…

Avatar
Thais 26 de dezembro de 2023

Acredito que Deus estar te avisando para você ter mais fé, como um grão de mostada.

Avatar
Patrícia abbate 19 de fevereiro de 2023

Sonhei que meu filho dirigia o carro , porém ele tem 17 anos e eu estava de passageira , só que ele corria cortando os carros, e eu apavorada, era mão dupla , ele chegou a tirar racha e o carro da frente capotou e ele passou por cima do braço do rapaz aí desceu do carro , saiu nos tapas com o condutor do veículo , sonho bem maluco , eu desci do carro , e comecei a bater na cara só rapaz que bateu no meu filho , só que até aí eu não via mais o meu filho , um sonho que acordei impressionada , pode me dar alguma resposta disso por favor

Avatar
Bruno 17 de dezembro de 2022

Sonhei que estava comprando um Fusca prata, modelo antigo mas que era todo moderno, hoje fui pesquisar e achei exatamente o mesmo carro como sendo lançamento pra 2023.

Avatar
João Victor 10 de novembro de 2022

Hoje tive um onde eu estava sendo preso, e me colocaram no banco ao lado.. e cobriram o carro todo com um tipo de plástico preto. Em um certo ponto o policial parou o carro. No meu pensamento parou pra pegar outra pessoa…. Nisso eu pulei para o banco do motorista e fui embora com o carro. Chegando lá em baixo deixei o carro em uma rua e sai andando normalmente kkk

Avatar
Carla 28 de outubro de 2022

Sonhei que eu tinha um carro prateado escuro. Mas não conseguia dirigir. Era uma pessoa quem dirigiia pra me. Tinha hora que eu até pedia o volante. Mas infelizmente eu não conseguia. As machas eram complicadas pra mim. Aí eu acabava desistndo de dirigir e entregava pra pessoa q estava comigo no meu carro…

Avatar
Vanderlei 11 de março de 2022

Falou tanto, e não respondeu nada.

Avatar
Jacqueline 10 de agosto de 2023

Exatamente
Falou
Falou
E não Falou nada

Avatar
Beatriz 25 de dezembro de 2021

Eu sonhei que eu i aminha irmã estávamos em um carro mas o carro estava parado e meu pai estava em um carro preto atrás do nosso e quando eu olhei pela janela o carro que o meu pai estava tava com marcas de tiros então quando eu ia sair do carro pra ver o que tá acontecendo eu acordei muito assustada qual o significado pode mi ajudar ?

Avatar
Alessandra 10 de dezembro de 2021

Minha prima sonhou que eu compra uma Dodge RAM branca. O que significa?

Avatar
CRISTIANO 1 de dezembro de 2021

Sonhar com amigo meu tirando meu carro da garagem ralando todo na parede. e sinal bom pra mim?

Avatar
Ricardo Azevedo 22 de novembro de 2021

Sonhei que estava num FIAT fiorino branco e minha irmã e uma prima estavam sentadas atrás. E eu corria bem e ultrapassava alguns carros , mas de forma segura .porém bem na frente o carro desapareceu e estávamos a pé e o asfalto virou uma estrada de terra com lama e muito buraco e tínhamos que pular o buraco de tão grande e lá na frente tinha uma área maior onde eu vi aparecendo a parte da frente do carro no chão , e comecei a tirar e era nosso carro enterrado , só que ele estava desmontado eu ia tirando por parte pra montar de novo e minha irmã disse pra eu montar só pra gente conseguir chegar em casa e depois poderia descartar e acabou o sonho.

Avatar
nina 16 de novembro de 2021

sonhei que estava deibaixo de um carro, tirando animais la de baixo do nada, nao lembro o restante mas o ultimo animal parecia um tubarao pequeno…

Avatar
Rinaldo Cruz De Sena 8 de setembro de 2021

Acabei de sonhar com o roubo de um carro que eu dirigia mas só que o carro não era meu. O que pode ser????

Avatar
Elaine Maria Rodrigues 4 de setembro de 2021

Não é sonhar. É no dia a dia, repetidas vezes, VER uma marca de de um determinado carro. Em todas as cores e modelos. Do antigo ao novo.

Avatar
Roberta Corrêa Martins de Moraes 13 de agosto de 2021

Sonhei que saia de uma unovivace branca que eu mesma estacionava na minha garagem eu saia do carro é fechava a porta.

Avatar
ANDREIA CRISTINA NAZARIO LANDIN 30 de junho de 2021

Eu tenho sonhos frequentes que estou em determinado lugar e perco o carro, as vezes muda de lugar as vezes é roubado as vezes não encontro. Mas no fim sempre o encontro, o que quer dizer?

Avatar
compulsados o que significa 5 de maio de 2021

Me permites citarlo en mi canal… Muchas gracias, Un saludo

Avatar
Cáudio Back 23 de abril de 2021

Há casos, e…há casos. Menores de 18 anos com cabeça de 40 e outros ainda acham que Papai Noel existe. Com 15 anos eu já sabia dirigir, e MUITO BEM. Em toda a minha vida, envolvi-me em apenas UM ” raspão”numa saída de semáforo. Mas, há casos e há casos.

Avatar
Aline Pires 15 de março de 2021

Gratidão pelas explicações Yub. Abração aqui de Curitiba. Sempre no youtube ouvindo suas previsões Astrológicas 😉 beijaozão

Avatar
Rany 10 de fevereiro de 2021

Sonhar q alguém abri uma loja de carros???

Avatar
Rosilene Odina Cabral Bessa 27 de dezembro de 2020

Se a pessoa pode votar com dezesseis anos, o que a impede de tirar a carteira?

Avatar
Cláudio Roberto Back 23 de abril de 2021

Votar com 16 anos, é uma ” caso politiqueiro”. Dirigir uma máquina que tanto pode causar boas sensações e/ou matar, é coisa bem diferente.

Avatar
Bruno dias grassi 31 de julho de 2019

Eu quero tirar a carteira porqe meus pais tem problemas de saúde e tenho qe levar minha mãe nas consultas em porto alegre …tenho 17 anos

Avatar
Cláudio Roberto Back 23 de abril de 2021

Pesno que você, com 17 anos, é alguém que se preocupa como adulto. Procede.

Avatar
Deixe um comentário