Start&stop: não tente imitar o que a tecnologia faz de forma perfeita

O start&stop é um recurso muito útil e que realmente reduz o consumo de combustível, assim como a emissão de gases poluentes

start stop detalhe
A função start&stop depende de uma série modificações no sistema elétrico do automóvel (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/10/2022 às 18h35
Atualizado em 20/10/2022 às 09h25

Uma dessas atuais modernidades tecnológicas nos automóveis é o start&stop. Muitos já sabem o que vem a ser é aquele sistema eletrônico que desliga o motor quando se para o carro por qualquer motivo: sinal ou congestionamento, e na hora que o motorista tira o pé do freio e pisa no acelerador ele liga o motor novamente.

Isto é para evitar que o motor fique funcionando 15 segundos, 30 minutos, um minuto ou dois, sei lá o tempo que for consumindo combustível e poluindo o ambiente desnecessariamente. Funciona o start stop? Funciona. Ele reduz o consumo? Reduz,  no transito urbano, naturalmente.

VEJA TAMBÉM:

E como esse sistema já equipa muitos automóveis, uma pergunta que muitos motoristas se fazem é: “e se eu mesmo fizer o start&stop? Ou seja, paro no congestionamento e percebo que vai demorar meio minuto, um minuto. E se eu mesmo desligar o motor e ligar, não dá no mesmo?”

Claro, em termos de consumo e emissões, sim. O problema é você ligar e desligar o motor várias vezes consecutivas, que é o que faz o star&stop. O seu automóvel não está preparado para isso. O carro que tem o start&stop tem a bateria reforçada, tem motor de arranque reforçado e tem o alternador que recarrega a bateria também mais eficiente.

Claro, porque alguma coisa tem que ser feita para compensar essa quantidade de vezes que você não vai ligar o motor, mas o sistema eletrônico vai fazer exatamente isso. Se você pensar em fazer isso, uma vez ou outra ao longo congestionamento, tudo bem. Mas repetir o que faz o sistema eletrônico, não é recomendável.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
EDISON JOSE ALVES ANTUNES 8 de novembro de 2022

o veiculo fica mais caro por conta das invenções e as vantagens são minimas e no futuro boa conta no banco para pagar os motores de arranque

Avatar
EDISON JOSE ALVES ANTUNES 8 de novembro de 2022

o veiculo fica mais caro por conta das invenções e as vantagens são minimas e no futuro boa conta no banco para pagar os motores de arranquw

Avatar
EDISON JOSE ALVES ANTUNES 8 de novembro de 2022

pouco ajuda com muita encrenca futura

Avatar
Hélio Eduardo Bueno obrigado e uma boa 24 de outubro de 2022

Interessante tenho também um sandeiro e este não desliga o startup mesmo com o ar ligado ou com o farol aceso isto é para resguardar a bateria no seu caso o sistema pode estar provavelmente com algum problema

Avatar
Jose 22 de outubro de 2022

Não uso. Meu Sendero desliga o ar junto. Absurdo

Avatar
douglas 21 de outubro de 2022

faltou falar do banco de capacitores

Avatar
Deixe um comentário