Stellantis apresenta seus híbridos que chegarão a partir de 2024

Três conjuntos híbridos flex diferentes mais um elétrico marcarão a investida da Stellantis em eletrificar sua linha nacional

bio hybrid stellantis quatro platafromas expostas
O grupo entrará na era da eletrificação de quatro maneiras diferentes (Fotos: Stellantis | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 01/08/2023 às 17h02

A Stellantis finalmente anunciou seu plano de eletrificação no Brasil, com a tecnologia chamada de Bio-Hybrid. O grupo irá produzir no Brasil e na Argentina veículos com diversos tipos de sistemas híbridos, sempre aliados a motores flex.

As novidades foram apresentadas no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, com soluções que serão adicionadas em carros que já estão em produção assim como modelos novos. Isso faz parte do plano Dare Forward 2030, que pretende reduzir as emissões dos carros em 50% até 2030.

VEJA  TAMBÉM:

Segundo o portal Autos Segredos, o primeiro produto híbrido nacional da Stellantis irá estrear já em 2024. Os veículos em questão serão os SUVs compactos Pulse e Fastback, que ganharão eletrificação na linha 2025. Vamos listar abaixo quais serão os tipos de híbridos que veremos na gama da Stellantis na América do Sul.

Bio-Hybrid

Esse sistema é o nosso velho conhecido híbrido-leve, que utiliza um gerador no lugar do motor de arranque e do alternador. Esse componente gera até 3 kw, equivalente a 4 cv, e dá uma força extra ao motor a combustão.

No porta-malas irá uma bateria de íons de lítio de 12 volts, que opera em paralelo com o sistema elétrico do carro que manterá uma bateria convencional. Na plataforma MLA, do Pulse e Fastback, a bateria do conjunto híbrido ficará abaixo do banco do motorista, sem perder o estepe como ocorre em carros similares.

Bio-Hybrid e-DCT

Esse sistema traz um nível maior de complexidade e também mais economia. Ele também utiliza o motor gerador do Bio-Hybrid e, adicionalmente, um motor maior acoplado ao câmbio de dupla embreagem.

Os motores elétricos dão uma força extra quando o motorista exige desempenho. Na hora da economia ele ajuda com a função coasting, que desacopla tudo das rodas para que o carro rode livremente. Como se fosse uma banguela.

A bateria dele é de 48 volts, menor e mais leve que a de um híbrido em série. Ela fica alocada no túnel por onde passa o cardã em carros com tração integral. Segundo o Autos Segredos, essa tecnologia estará disponível em 2025 na linha nacional da Jeep assim como na Fiat Toro.

Bio-Hybrid Plug-in

Esse é o sistema híbrido mais caro da Stellantis, porém é o que traz maior autonomia e pode até funcionar como um 100% elétrico. Ele já está disponível no Compass 4XE, mas sem a parte de ser flex.

O sistema híbrido plug-in da Stellantis conta com um motor elétrico na traseira, que pode funcionar sozinho ou em conjunto com o à combustão na dianteira. A bateria possui grande capacidade, 380 volts, capaz de permitir o uso 100% elétrico se o motorista desejar.

A recarga pode ser feita de forma externa, via tomada, ou pelo sistema de regeneração. Sua estreia em produção nacional poderá ser com a próxima geração do Jeep Compass, que virá com nova plataforma.

Além dos híbridos, a Stellantis terá mais elétricos

No evento também foi mostrada a plataforma de carros elétricos da Stellantis, que já conhecemos no Brasil através dos Peugeot e208 e e2008. A arquitetura CMP da PSA foi criada já com todos os tipos de eletrificação em mente, agora que o grupo fundiu com a FCA será usada por mais modelos.

Não foi dito sobre nacionalização de carros 100% elétricos, porém a Stellantis pretende aumentar a participação desse tipo de carro em nosso mercado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jorge luis bogdanov kussarev.'. 4 de agosto de 2023

Oi… Me desculpem o atraso tecnológico, mas, eu, pessoalmente, não desejo ter um veículo totalmente elétrico. Eu simplesmente não confio nisso; me parece muito mais um celular gigante, que, certa hora, perderá sua capacidade de recarga, e vai estufar, tal qual uma bateria de telefone… E que, tal qual o telefone, não se conserta, troca-se… Sei não. Ainda preciso de mais informações, especialmente, depois de que o carro estará fora da garantia da fabricante !
Outra coisa : é tudo por programa de computador, e precisará ser atualizado. Custo ? E por quanto tempo terá a atualização por parte deste fabricante ?
Claro que são perguntas de quem compra somente carros usados, pois o comprador de carro novo não se importa com nada disso… Acabou a garantia, vende o veículo e o próximo comprador que resolva…

Avatar
Nelson Carrico Filho 3 de agosto de 2023

Como o assunto em pauta são os projetos de eletrificação do grupo STELLANTIS, gostaria de saber se o grupo tem planos para as marcas, CHRYSLER, DODGE, OPEL e VAUXHAUL no BRASIL. E as demais marcas italianas (ALFA-ROMEO-LANCIA, etc). Poderemos ter novamente em nossas ruas nomes como ASTRA, ZAFIRA, VECTRA, entre outros?

Avatar
Deixe um comentário