Stellantis investirá R$ 30 bi no Brasil e fará híbrido ainda em 2024

O gigante que engloba Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot, Ram e outras marcas pretende fazer uma ofensiva híbrida nacional

carlos tavares e emanuele cappellano em evento para anuncio dos investimentos da stellantis no brasil
O CEO global do grupo, Carlos Tavares, veio ao Brasil fazer o anúncio (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 06/03/2024 às 13h30

A Stellantis anunciou que irá investir R$ 30 bilhões no Brasil entre 2025 e 2030 dentro do Programa Mover. É o maior divulgado até então, que será usado para produzir veículos híbridos flex e elétricos em solo nacional.

Ao contrário de alguma concorrentes, que anunciaram tecnologias que ainda serão desenvolvidas, a Stellantis já trará um híbrido flex nacional no segundo semestre de 2024. Ele faz parte de um investimento anterior.

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Teremos 3 sistemas híbridos diferentes produzidos no Brasil e um 100% elétrico (Foto: Stellantis | Divulgação)

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No total, o grupo Stellantis fará 40 lançamentos até 2030. De acordo com a apresentação feita pela empresa em agosto de 2023, podemos esperar por versões eletrificadas dos Fiat Pulse, Fastback e Toro, dos Jeep Compass e Commander e do Peugeot 208, sem contar com os modelos inéditos.

Serão quatro novas plataformas globais que surgirão no Brasil. No total, serão três sistemas Bio Hybrid, com um total de oito powertrains eletrificados. Com previsão para 20% da produção ser de carros elétricos, caso haja demanda.

Nas tecnologias mostradas estão inclusos os sistemas híbridos leves, um híbrido leve mais complexo aliado a caixa de dupla embreagem e híbridos plug-in. Elétricos também foram mostrados, mas ainda não são foco para a produção nacional imediata.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, explicou os planos para o Brasil durante a coletiva de imprensa que anunciou os investimentos de R$ 30 bilhões. Ele disse que o foco tem que ser energias limpas que podem ser compradas pela classe média do país.

plataforma bio hybrid stellantis
O hibrido leve pode ser facilmente adotado em carros que já estão em linha (Foto: Stellantis | Divulgação)

Ou seja, o que dá certo na Europa pode não dar certo para o Brasil. Como os carros 100% elétricos custam 30% a mais que um a combustão equivalente e demandam de uma infraestrutura dedicada, o foco para a produção nacional será os híbridos flex.

O que não foi descartado, mas também não foi confirmado, é o motor apenas a etanol. A Stellantis havia desenvolvido um motor turbo focado no combustível vegetal, o projeto segue em desenvolvimento.

Apesar desse foco nos híbridos, os carros elétricos ainda fazem parte dos panos da Stellantis no Brasil. Até 2030 teremos algum veículo à bateria feito localmente.

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Segundo especialista, o primeiro elétrico nacional será a Ram Rampage (Foto: Ram | Divulgação)

Segundo o portal Autos Segredos, o primeiro elétrico nacional da Stellantis deverá ser a Ram Rampage. Sua produção será na fábrica de Goiana, no Pernambuco, e deverá ser lançada até 2027.

A tecnologias desenvolvidas e produzidas no Brasil poderão ser estendidas para o resto da América Latina. Atualmente a Stellantis já exporta carros nacionais para os países vizinhos.

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