Superaquecimento do motor?! Ligue o ar quente! Entenda essa dica

Sistema de aquecimento da cabine pode ser o aliado do motorista em uma situação de emergência quando a temperatura vai além do normal

marcador de temperatura motor superaquecido
É possível retardar o superaquecimento do motor (Foto: Shutterstock | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 15/11/2023 às 13h03

Imagine o cenário catastrófico no qual o seu carro começa a esquentar o motor e você não tem a possibilidade de parar o carro imediatamente. Uma solução simples pode te ajudar a ganhar alguns minutos a mais antes que ele tenha um superaquecimento: ligar o ar quente da cabine.

O ar quente da cabine do carro é aquecido pelo líquido de arrefecimento do motor e, desta forma, ao acionar o aquecimento da cabine, a “água do radiador” passar uma tubulação “extra” e gera mais um ponto de troca de calor, baixando a sua temperatura. Além disso, pode estar armazenada uma quantidade de água ainda fria no sistema de ar quente, o que também contribui para diminuir a temperatura.

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MAS ATENÇÃO! Essa ação só deve ser tomada até que seja possível parar o carro e desligá-lo. O superaquecimento pode causar danos graves, como o empenamento do cabeçote ou até mesmo fundir o motor.

mulher muda temperatura ar condicionado carro
Termostato deve ser colocado na posição mais quente (Foto: Shutterstock)

Por que o motor superaquece?

Por que o motor esquenta tanto? Primeiro, pode ser porque o motorista se esqueceu de verificar o nível de água do radiador e seu volume se reduziu muito. Segundo: problemas mecânicos na válvula termostática, por exemplo, ou no ventilador elétrico, a ventoinha, que não está sendo acionado quando necessário.

Como saber se o motor esquentou demais?

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Ideal é que o marcador de temperatura (esq.) fique no meio (Foto: Shutterstock)

Cabe ao motorista reparar no ponteiro de temperatura: se ele não está subindo ou se não acendeu a luz de alerta da temperatura. A temperatura ideal para o funcionamento do motor é entre 90°C e 110°C. Na escala do marcador do painel, o ponteiro deve ficar no meio dele.

O superaquecimento do motor é um problema grave, mas deixá-lo funcionando muito frio também não é bom: abaixo da temperatura ideal, há, entre outros problemas, um gasto maior de combustível – então não aceite indicações de retirar a válvula termostática como solução para o motor muito quente.

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2 Comentários
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JONAS Silva costa 6 de maio de 2024

Olá Boa noite tenho uma s10 2.8 mwm ano 2002 quando ligo o ar condicionado ela esquenta muito já troquei bomba dagua valvala temostatica vetoiha polia viscosa mesmo assim continua esquntando

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Halle 1 de janeiro de 2024

Em casos que o motor começou a esquentar acima do meio do marcador, eu ligo o ar condicionado para a segunda ventoinha ajude a baixar a temperatura do radiador.

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