BMW apresenta filhote elétrico (e inteligente) do SUV iX

BMW Vision Neue Klasse X Concept antecipa linhas de futuro SUV compacto elétrico da marca que terá quatro computadores para aprender a guiar sozinho

bmw neue klasse x concept 2024 frente e lateral
BMW Vision Neue Klasse X Concept segue linha de design do sedã conceitual revelado em 2023 (Fotos: BMW | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 21/03/2024 às 11h03

A BMW acaba de apresentar o Vision Neue Klasse X Concept, um nome de príncipe que podemos traduzir como o novo SUV compacto elétrico da marca. Uma espécie de baby iX.

VEJA TAMBÉM:

O estudo segue a mesma temática do sedã BMW Vision Neue Klasse Concept, apresentado no Salão de Munique de 2023, que combina elementos dos futuristas com toque retrô, que remete a modelos como 2002 e 3.0 CSL. A BMW quer projetar no futuro um encontro com o passado.

bmw neue klasse x concept 2024 lateral
Novo SUV elétrico da BMW se posicionará abaixo do iX e será montado na Hungria

Assim, o SUV conceitual resgata do duplo rim com formas mais comedidas, como nos BMW dos anos 1970 e 1980, ao contrário do “focinho dilatado” de modelos como X7 e Série 4. Os faróis diagonais em LED também fazem menção aos tradicionais refletores duplos que se tornaram padrão a partir da década de 1970.

O BMW Vision Neue Klasse X oferece uma visão futura dos modelos X do Neue Klasse. Os mesmos princípios se aplicam aos nossos veículos de atividades esportivas: elétricos, digitais e circulares”, afirma o chefe de design do BMW Group, Adrian van Hooydonk. “Os modelos X sempre permanecerão com um caráter forte: monolíticos, limpos e com uma interpretação vertical muito distinta da assinatura luminosa BMW”, conclui.

Interior do novo SUV elétrico da BMW

Por dentro, o BMW Vision Neue Klasse X Concept tem cara de carro-conceito e os tradicionais elementos de um show car, como volante com aro flutuante, assim como console central estilizado e acabamento bem longe dos padrões convencionais. Mas ele traz elementos interessantes como quadro de instrumentos na base do para-brisas.

bmw neue klasse x concept 2024 interior multimidia quadro de instrumentos
Quadro de instrumentos na base do para-brisas é uma sacada genial

Uma tela delgada se prolonga sobre toda a extensão do vidro dianteiro e distribui informações como velocímetro, autonomia, percentual de carga, temperatura externa e até qualidade do ar. Logo abaixo, no console, um multimídia flutuante concentra as funções de multimídia.

bmw vision neue klasse concept 2023 branco frente teto lateral
Conceito Neue Klasse, de 2023, teve como inspiração modelos clássicos como 2002 e 3.0 CSL e serviu de base para as linhas do futuro SUV elétrico da BMW

Além de futurista, o novo SUV elétrico da marca também promete ser inteligente. Ele contará com quatro unidades independentes de processamento, que serão capazes de aprender a conduzir e interpretar o trânsito ao redor e não apenas se guiar por sensores e radares como acontece com os assistentes de condução atuais.

Motores e baterias do Vision Neue Klasse X

Por hora, a BMW não deu detalhes sobre motores, baterias e nem mesmo autonomia de seu futuro SUV elétrico. O que ela garante é que o carro contará com sistema de 800V que permitirá recarga 30% mais rápida, além de elevar a autonomia na mesma proporção.

bmw neue klasse x concept 2024 teto e traseira
Teto solar panorâmico segue o mesmo padrão do conceito de 2023

A versão final do SUV também não tem nome, mas já tem local de produção. O modelo será fabricado na planta de Debrecen, na Hungria, que é a atual menina dos olhos do grupo alemão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário