Os 10 SUVs mais econômicos do Brasil em 2022: consumo e análise

Utilitários esportivos, categoria preferida do público, têm modelos eficientes, mesmo versões automáticas e com motores turbinados

Além do famoso premio milionário, vencedor do BBB 22 será agraciado com um Fiat Pulse
Fiat Pulse Drive é o SUV mais econômico do Brasil (Fotos: Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 13/09/2022 às 09h03

Se é utilitário esportivo que você quer, está na hora de ver quais são os SUVs mais econômicos do Brasil. Até porque esses jipinhos urbanos costumam beber mais que hatches e sedãs devido ao maior peso e também à aerodinâmica. A boa notícia é que esse segmento também já se destaca em eficiência.

Basta ver que crossovers recentes e mesmo automáticos e com motores turbos se mostram mais econômicos. Especialmente os projetos mais novos. Nesta lista, consideramos sempre a versão mais eficiente dos SUVs mais econômicos com base na tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem, de acordo com padrões do Inmetro.

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O critério principal foi o consumo médio com gasolina na cidade. O ciclo urbano com etanol e o rodoviário com gasolina serviram, na ordem, como critérios de desempate. Não foram considerados SUVs híbridos, elétricos ou de marcas premium e/ou esportivas.

1. Fiat Pulse

fiat pulse drive 13 cvt 012 large
Câmbio do Pulse Drive campeão de consumo é do tipo CVT
  • Versão: Drive AT
  • Motor: 1.3 8V flex
  • Câmbio: automático CVT com sete marchas virtuais
  • Consumo gasolina cidade: 12,9 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 14,3 km/l
  • Consumo etanol cidade: 9,2 km/l
  • Consumo etanol estrada: 10,4 km/l
  • Nota categoria: A
  • Nota geral: B
  • Selo de eficiência energética: SIM

O Pulse não só é o SUV mais econômico do Brasil como é também o único crossover a ter o selo de eficiência energética do Inmetro. Mas isso só na versão Drive com motor 1.3 aspirado e câmbio automático do tipo CVT.

Esta opção nem é a mais barata, mas se mostrou mais eficiente que as variantes turbo e até que a 1.3 com transmissão manual. Destaque também para o consumo urbano com etanol, bem superior ao dos rivais.

2. Honda HR-V

novo honda hr v touring na estrada 9
Recém-lançado, HR-V 1.5 já tem posição de destaque na lista
  • Versão: EX, EXL e Advance
  • Motor: 1.5 16V flex
  • Câmbio: automático CVT com sete marchas virtuais
  • Consumo gasolina cidade: 12,7 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 13,9 km/l
  • Consumo etanol cidade: 8,8 km/l
  • Consumo etanol estrada: 9,8 km/l
  • Nota categoria: B
  • Nota geral: B

O mais novo SUV do pedaço já está entre os SUVs mais econômicos do Brasil. O HR-V “chegou chegando” com o motor 1.5 aspirado, agora com injeção direta de combustível e bastante eficiente, principalmente na cidade – bem mais eficiente que a opção turbo. O Honda fica pouca coisa atrás do Pulse e supera os Volkswagen com motor TSI.

3. Volkswagen Nivus

volkswagen nivus 2020
VW Nivus tem motor 1.0 turbo e câmbio AT de 6 marchas
  • Versões: todas
  • Motor: 1.0 12V turboflex
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo gasolina cidade: 12,1 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 14,2 km/l
  • Consumo etanol cidade: 8,3 km/l
  • Consumo etanol estrada: 10,1 km/l
  • Nota categoria: B
  • Nota geral: B

O Nivus garante a terceira colocação entre os SUVs mais econômicos do Brasil em toda a sua linha – ok, são apenas duas versões. Mas é o crossover turbo mais eficiente do país na cidade, com o queridinho motor TSI de até 128 cv aliado à transmissão automática de seis velocidades.

4. Volkswagen T-Cross

volkswagen t cross 200 tsi comfortline
T-Cross utiliza o mesmo motor do Nivus
  • Versões: Sense, 200 TSI e Comfortline
  • Motor: 1.0 12V turboflex
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo gasolina cidade: 12,10 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 14,4 km/l
  • Consumo etanol cidade: 8,3 km/l
  • Consumo etanol estrada: 10,0 km/l
  • Nota categoria: B
  • Nota geral: B

O T-Cross é mais um Volks entre os SUVs mais econômicos do Brasil. Praticamente toda a linha se mostra bem eficiente – só a Highline topo de linha e com motor 1.4 é mais “beberrona”. Elas usam o mesmo conjunto mecânico do Nivus, perdem por pouco no ciclo urbano com gasosa, mas ganham do irmão menor no consumo rodoviário.

5. Hyundai Creta

hyundai creta 2022 creta platinum 17
Hyundai Creta ‘decepciona’ no consumo rodoviário
  • Versões: Comfort, Limited e Platinum
  • Motor: 1.0 12V turboflex
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo gasolina cidade: 12,0 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 12,2 km/l
  • Consumo etanol cidade: 8,2 km/l
  • Consumo etanol estrada: 8,9 km/l
  • Nota categoria: C
  • Nota geral: C

A nova geração do Creta ficou mais econômica com o motor turbo de 120 cv herdado da linha HB20. Se sai bem melhor que a opção Action (modelo antigo com o motor 1.6) e que a com o 2.0 aspirado. Porém, o propulsor três-cilindros parece se ressentir do peso e da aerodinâmica do SUV na estrada, já que os ciclos aferidos pelo Inmetro indicam pouca eficiência nas médias rodoviárias.

Testamos o Creta; confira o que achamos do SUV:

6. Citroën C4 Cactus

citroen c4 cactus shine cinza frente tres quartos
C4 Cactus é mais eficiente na versão top de linha (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
  • Versões: Shine Pack THP
  • Motor: 1.6 16V turboflex
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo gasolina cidade: 11,7 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 13,4 km/l
  • Consumo etanol cidade: 8,2 km/l
  • Consumo etanol estrada: 9,5 km/l
  • Nota categoria: B
  • Nota geral: B

O modelo da marca francesa garante seu lugar entre os SUVS mais econômicos do Brasil graças à versão topo de linha Shine Pack, a mais cara e única com o motor turbo THP. Consegue oferecer desempenho e também certa economia. No consumo urbano, empatou com o Corolla Cross nos dois combustíveis, mas superou o Toyota no ciclo na estrada com gasolina.

7. Toyota Corolla Cross

5 toyota corolla cross flex 2022
Câmbio CVT do Corolla Cross flex simula 10 marchas
  • Versões: XR e XRE
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Câmbio: automático CVT com 10 marchas virtuais
  • Consumo gasolina cidade: 11,7 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 13,0 km/l
  • Consumo etanol cidade: 8,2 km/l
  • Consumo etanol estrada: 9,0 km/l
  • Nota categoria: A
  • Nota geral: C

As duas versões a combustão do SUV médio da Toyota conseguem uma eficiência boa na cidade na comparação com outros modelos desta lista – a esportivada GR-S não figura na tabela do Inmetro e não se qualifica entre os SUVs mais econômicos do Brasil. Méritos do motor aspirado com injeção direta e da ótima caixa CVT, com 10 marchas simuladas. O Corolla Cross fica atrás do C4 Cactus justamente no consumo na estrada.

8. Renault Duster

renault duster zen vermelho de frente
Configuração mais econômica da linha é a de entrada Zen
  • Versão: Zen MT
  • Motor: 1.6 16V flex
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Consumo gasolina cidade: 11,6 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 12,3 km/l
  • Consumo etanol cidade: 8,1 km/l
  • Consumo etanol estrada: 8,5 km/l
  • Nota categoria: A
  • Nota geral: C

O Duster é outro que consegue um lugar ao sol entre os SUVs mais econômicos do Brasil com uma versão específica. No caso do utilitário esportivo da marca francesa é a opção de entrada Zen, com câmbio manual e o motor 1.6 SCe. O modelo empata com o Nissan Kicks no consumo urbano com gasolina, mas com etanol o Renault se sai melhor.

9. Nissan Kicks

nissan kicks sense branco frente
O Kicks de entrada continua trazendo câmbio manual (Foto: Nissan | Divulgação)
  • Versão: Sense
  • Motor: 1.6 16V flex
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Consumo gasolina cidade: 11,6 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 13,3 km/l
  • Consumo etanol cidade: 7,8 km/l
  • Consumo etanol estrada: 9,1 km/l
  • Nota categoria: C
  • Nota geral: C

O Kicks também conquista uma vaga nessa relação  de SUVs mais econômicos do Brasil graças à sua configuração mais básica Sense, a única da gama com caixa manual – o restante da linha vai de CVT. O SUV da Nissan perde no critério de desempate (consumo urbano com etanol) para o Duster, mas na estrada, com os dois combustíveis, fica bem à frente do rival da Renault.

10. Peugeot 2008

peugeot 2008 griffe thp 2023 branco em avenida
Peugeot 2008 tem o mesmo conjunto mecânico co C4 Cactus
  • Versão: Griffe THP
  • Motor: 1.6 16V turboflex
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo gasolina cidade: 11,2 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 12,9 km/l
  • Consumo etanol cidade: 7,8 km/l
  • Consumo etanol estrada: 9,1 km/l
  • Nota categoria: C
  • Nota geral: C

O crossover da marca francesa desbancou o Tracker e conseguiu se garantir entre os 10 SUVs mais econômicos do país. E deve isso à versão topo de linha Griffe com o motor turbinado THP, que empata com o SUV compacto da GM no ciclo com gasolina na cidade, mas vence no consumo urbano com etanol.

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17 Comentários
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Fabio 23 de março de 2023

O Citroen Aircross 1.6 automatico 2018 (cambio novo AT6) faz 10km/l na cidade e 13.8 km/l na estrada com gasolina. E é espaçoso, completo e ta barato !!

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Reynaldo 23 de março de 2023

Medição do inmetro é uma piada…. O Pulse 1.0 turbo é um gastão inveterado. 5 km/litro no álcool na cidade e 7 km/litro na gasolina. Péssimo carro em matéria de consumo. O 1.3 aspirado deve ser um pouco melhor, mas esse consumo anunciado aí é mentira, basta ver os proprietários e seus comentários na internet. Minha esposa tem um Kicks 2018 e ele é muito econômico tanto na cidade 9,5 km/litro na gasolina e na estrada chegamos a fazer 16 Km/litro na gasolina, no álcool não vale a pena….

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Ana 10 de março de 2023

Dos listados andei ap3nas no Creta 2022, automático no álcool, na estrada ele não fez mais que 7km/lt, geralmente marcava 6.8. Não aconselho, na cidade não passa de 4km/lt.

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Rita 15 de março de 2023

Mas só isso?

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Carlos 16 de novembro de 2022

Esses dados são do IMETRO….mas na realidade….tudo mentira ..

Os mais bebedores:

1) creta 1.0 tgdi
2) hrv 1.5
3)Corolla cross
4) Duster

Mais econômico

1) kicks
2)pulse
3) 2008
4) cactus

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Ligia Dias 25 de fevereiro de 2023

Concordo plenamente! Parece que a ordem foi invertida no artigo acima. Tenho um kicks CVT que faz 17 km/l na estrada !

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renan 7 de março de 2023

pow, nem colocaram a tracker, se vc rodar em giro baixo, em modo economico consegue fazer 22km/l, obvil que na estrada, mas pow um turbo, fazer 22km/l e mt coisa

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Paulo Machado 19 de setembro de 2022

Não vi nenhuma menção só INMETRO. Não há coerência entre a resposta do auto papo com o peugeot x tracker. Mantenho minha percepção de que foi algo patrocinado.

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Rcamargo 12 de novembro de 2022

Quando vejo esses números de consumo fico pensando qual a vantagem dos atuais motores turbo a não ser dar lucro as montadoras. Se vc comparar com os aspirados 2.0 CRV, Rav4, ASX as diferenças são mínimas. Agora compare o custo de manutenção e descubra se compensa a diferença. Não entendo como um motor 1.0 da Hyundai consegue ser tão ineficiente quanto um projeto 2.0 aspirado de 15 anos atrás.

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Paulo Machado 17 de setembro de 2022

Esses resultados não tem a menor credibilidade. Medição oficial é do INMETRO e são diferentes desses.
Cadê o chevrolet Tracker, sabido ser um veículo muito econômico? Isso cheira a matéria publicitária. Além do mais, este canal tomou uma implicância sem igual com a GM.

AutoPapo
AutoPapo 17 de setembro de 2022

Olá, Paulo.

Como está frisado na matéria, os números são do Inmetro. E também explicamos o motivo de o Tracker estar de fora da lista ao falar do Peugeot 2008.

Obrigado e abraço

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Thelonious Monk 16 de setembro de 2022

Esses carros são todos fabricados no Brasil? Esse é o critério? O Suzuki Vitara 1.4 turbo bate todos eles.

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Keppaty 14 de setembro de 2022

Um mais sem graça que o outro. Acho que vou morar no Uruguai e comprar um Suzuki Alto 800.

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Santiago 13 de setembro de 2022

Bons crossovers esses daí….
E os SUVs??? Cadê eles???

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Jo 13 de setembro de 2022

Realmente, tens razão.

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Paulo Machado 19 de setembro de 2022

Não vi nenhuma menção só INMETRO. Não há coerência entre a resposta do auto papo com o peugeot x tracker. Mantenho minha percepção de que foi algo patrocinado.

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Alexandre 13 de setembro de 2022

Na boa, saindo um pouco do contexto, no Brasil temos carros bons e equipados conforme o padrão visto em outros países? Ou as montadoras oferecem aqui como luxuosos modelos concebidos como básicos lá fora? Começo a perceber essa artimanha enganosa também na classificação dos SUVs no Brasil. Se os carros neste artigo são classificados como SUVs para nós então um Chevrolet Suburban ou um Ford Expedition seriam espaçonaves interestelares?

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