Tamanho das placas padrão Mercosul pode ser alterado

Chapa pode ser diminuída em até 15%, em casos específicos; alguns automóveis não são capazes de realizar o encaixe com as dimensões padronizadas

Por AutoPapo 29/11/18 às 16h41
placa mercosul kia

O tamanho das placas padrão Mercosul era um dos poucos itens da Resolução Nº 729 que ainda não tinha sido questionado. Eis que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autoriza que as dimensões das novas chapas sejam alteradas caso não caibam em determinados veículos.

A redução de até 15% do comprimento das novas placas deve ser aprovada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). A medida garante que o tamanho das placas padrão Mercosul seja capaz de encaixar corretamente em todos os modelos comercializados no Brasil.

Vale ressaltar que, ao contrário das dimensões das chapas para motocicletas, que aumentaram, o tamanho das placas de carro não foi alterado.

As placas metálicas, assim como as placas padrão Mercosul, possuem 40 centímetros de comprimento e 13 de altura.

Na imagem, o tamanho das placas padrão Mercosul descrito na Resolução

Contran aceita alteração em casos específicos. Diminuição do tamanho das placas padrão Mercosul é admitido em até 15% e deve ser aprovado pelos Detrans.
Placa padrão Mercosul | Reprodução

A solicitação não será tão simples. Para conseguir a placa menor, as fabricantes ou importadoras precisarão justificar a necessidade da medida reduzida.

Apesar de aceitar a diminuição de alguns centímetros no comprimento, as chapas devem manter a altura dos caracteres e o espaço destinado a eles. A posição do QR Code e a sigla BR poderão ser alteradas.

Placas para motocicletas

Antes do novo padrão, as chapas para moto mediam 20 centímetros de comprimento e 17 de altura. Agora, a medida adotada pelas placas padrão Mercosul é de 20x20cm.

O Ministério das Cidades anunciou, nessa quarta-feira (28), que os brasões de cidade e Estado não vão mais constar nas placas Mercosul. Presença dos símbolos causou indignação em alguns órgãos, como o Observatório Nacional de Segurança Viária, e consumidores. Entenda melhor a modificação publicada.

SOBRE
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Lucio Pimentel 7 de fevereiro de 2021

Olá. Preciso da placa reduzida para uma motocicleta BMW k1300r. Vcs fazem?

Avatar
DANIEL APARECIDO MURCIA 6 de dezembro de 2020

Boa tarde. Eu tenho a placa reduzida caso precise.

Avatar
Eser 26 de dezembro de 2020

Olá, preciso

Avatar
joao reinaldo 15 de março de 2021

preciso de uma placa mini medida 34 x 10 vc consegue

Avatar
Emílio Zastrow 2 de abril de 2021

Consegue fazer elas em tamanho estendido tbm tipo padrão europeu?

Avatar
Fabrícia Nara 5 de abril de 2021

Qual valor?

Avatar
Ivanildo 17 de agosto de 2020

Preciso de placas menor para colocar na minha ranger vcs fábrica

Avatar
Luciano 10 de novembro de 2020

Estou em Indaiatuba, e aqui como em São Paulo e outras cidades tem a Placasil, eles fabricam em tamanho reduzido

Avatar
RAKAKLA 9 de julho de 2020

Se conseguir onde faça a reduzida aqui em São Paulo, avise por favor, tô no mesmo dilema.

Avatar
Valdir lorrenzzetti 24 de fevereiro de 2020

Os fabricante nao estao adptados para reduzir o tamanho. Pois troquei do meu carro e ela fica torta pois so tem de 400mm.tanto a plca como o adesivo..

Avatar
DalterLS 20 de janeiro de 2020

Tenho a impressão de que a pessoa responsável por essa idéia não possui veículo, faz isso para atrapalhar a vida dos outros. Como se a troca da placa fosse resolver os problemas do trânsito.

Avatar
Renê Martins 7 de novembro de 2019

Fui emplacar meu Corolla le 1993 ,porém o espaço físico no para choque traseiro possui 34cm e a placa Mercosul possui 40cm; com isso a mesma não cabe no local. O CONTRAN diz que tem que haver um entendimento ente o Denatran e os Detrans para homologação de uma nova placa. Mas como não existe interesse por parte desses órgãos e o CONTRAN é omisso,o prejudicado tem que ficar a mercê dessa Tríplice Organização Escandalosa. Lembro que tive que pagar R$173,60 por essa bendita placa. Não sei mais o que fazer.

Avatar
Adriano 17 de junho de 2020

Estou com um Corolla 96 e ocorre a mesma coisa comigo, a placa ficou esmagada e posso ter o carro apreendido

Avatar
RAKAKLA 9 de julho de 2020

Se conseguir onde faça a reduzida aqui em São Paulo, avise por favor, tô no mesmo dilema.

Avatar
Jose Carlos 20 de agosto de 2019

Porque a exigência de placa dianteira, motos nao tem identificaçao na frente passam livremente por radares que fotografam de frente, carros importados como o meu nao tem posiçao para esta placa por ser grande demais.

Avatar
Paulo Mello 6 de agosto de 2019

Tenho um carro importado antigo, ano 1993, e quando foi emplacado já necessitou do tamanho especial. Esta nova placa Mercosul não cabe no compartimento destinado a placa traseira. Será que o Rio de Janeiro vai permitir do tamanho reduzido em 15%?

Avatar
Maria Ângela 24 de junho de 2019

Sua preocupação deveria ter sido com seu filho q q ha trinta anos vc não o vê e com somente meu trabalho , hj é Médico e trabalhador. Homem digno.

Avatar
GERSON ANTONIO FERREIRA 30 de abril de 2019

Se for para excluir o BR porque a placa já tem a sua identificação por extenso (Brasil), que o mesmo seja substituído pela sigla do Estado a que o veículo pertence ou está licenciado, ou seja: PR, SP, RJ, BH, SC. RS…….. , informação essa que está sendo suprimido na placa atual.

Avatar
Pol Joseph Planard 11 de dezembro de 2018

A placa mercosul é complicada:se já vem estampado Brasil,não faz sentido colocar também a sigla BR.Qualquer penduricalho a mais do que o necessário tem um custo,logicamente repassado para o consumidor.#placamercosulsemBR

Avatar
Deixe um comentário