Toyota Hilux que não precisa de gasolina está próxima de estrear

Os modelos que estarão presentes até em apresentações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 devem chegar ao mercado em 2026/27

toyota hilux a hidrogenio 4
A Toyota pretende continuar em testes pro cerca de 2 anos (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 10/06/2024 às 15h02

A Toyota anunciou o início dos testes de campo de sua inovadora picape Hilux equipada com célula de combustível de hidrogênio. Este projeto, desenvolvido nas instalações da Toyota Motor Manufacturing UK (TMUK) em Derby, Inglaterra, faz parte da estratégia da empresa de avançar em direção a um futuro com zero emissões de carbono.

VEJA TAMBÉM:

toyota hilux a hidrogenio 1

Ao todo foram produzidos 10 protótipos da Hilux a hidrogênio, dos quais cinco estão atualmente em testes rigorosos de segurança, desempenho, funcionalidade e durabilidade. Os outros cinco protótipos serão usados para demonstrações, incluindo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

  • A Hilux a hidrogênio tem o apoio do Governo do Reino Unido, que se une à japonesa na missão de explorar e promover diferentes soluções de motorização.

Características Técnicas

A Hilux a hidrogênio mantém as dimensões e a aparência robusta da versão tradicional, mas incorpora tecnologia de célula de combustível. A potência é fornecida por um motor elétrico no eixo traseiro que gera 182 cv e 30 kgfm de torque. A célula de combustível, composta por 330 células de eletrólito de polímero, está instalada no compartimento do motor e opera sem emissões, produzindo apenas água ao invés de gases poluentes.

toyota hilux a hidrogenio 5

A picape também possui uma bateria híbrida de íons de lítio posicionada na plataforma de carga traseira, evitando perda de espaço na cabine. Segundo a Toyota essa configuração permite maior capacidade de carga e reboque em comparação com alternativas elétricas de bateria.

Comercialização da Hilux a hidrogênio

A Toyota planeja continuar os testes e aprimoramentos pelos próximos dois anos, com a expectativa de lançar comercialmente a Hilux a hidrogênio em 2026 ou 2027. A japonesa também está positiva em relação ao mercado europeu e aposta que o comitente terá o maior número de vendas.

  • Em apoio a essa visão, a Toyota Motor Europe (TME) anunciou a criação da Hydrogen Factory Europe, focada na comercialização de tecnologias de célula de combustível, desde o desenvolvimento e produção até as vendas e pós-venda. Além disso, a Toyota está desenvolvendo a terceira geração de células de combustível, prometendo maior densidade de potência, 20% mais autonomia e uma redução de custos de produção em um terço.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário