Como tirar carro do barranco: dica que viralizou no tiktok pode ser furada

Dica que viralizou no TikTok até pode funcionar em algumas situações, mas as vezes é preciso tomar um pouco mais de cuidado

imagem 1 tirar carro barranco tiktok
Vídeo do TikTok ensina tirar o carro do barranco usando apenas um macaco e duas cordas (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 12/02/2023 às 08h02

Na última semana um vídeo compartilhado no TikTok pelo perfil Billy Jhol viralizou ao mostrar como tirar o carro de um barranco utilizando apenas o macaco e duas cordas.

No vídeo, o motorista simula uma situação em que seu Volkswagen Gol (tração dianteira) está em um barranco e as rodas da frente não têm contato com o chão. O objetivo da filmagem é mostrar que é possível sair dessa situação sem precisar desembolsar uma grana chamando o serviço de um guincho.

VEJA TAMBÉM:

Para realizar a manobra, o motorista primeiro utiliza o macaco para levantar o lado direito do automóvel. Na sequência, ele utiliza algumas pedras para mante a lateral levantada e passa uma corda na roda dianteira, que se estende até a traseira. O mesmo procedimento é realizado do outro lado do veículo.

Com os componentes posicionados, o condutor precisa apenas entrar no veículo, engatar a ré e acelerar para tirar o hatch do barranco.

@billyjholoficial dicas para remover seu carro de um ambiente que ele não consegue sair. #carro #carroquenaopega #billyjholoficial ♬ Carro Que Não Pega – billy jhol

Dica de tirar o carro do barranco pode ser furada

No entanto, é preciso se atentar a alguns elementos do vídeo. É bem verdade que a dica do TikTok pode funcionar, mas também é preciso entender que a situação que o veículo se encontra é completamente artificial, e foi montada especificamente para aquele momento.

A começar pela aderência e o relevo do piso. No TikTok, o Gol está em uma superfície que aparenta ser de concreto e a parte que não toca o solo está praticamente no mesmo nível da roda de trás.

Situações que você precisa tirar o carro do barranco, normalmente, acontecem em estradas um pouco mais caóticas – normalmente na terra ou trilhas off road. Em cenários como esse, nem sempre o nível do relevo vai favorecer a operação e simples pedras que você encontrar na estrada podem não ser o suficiente para deixar seu ‘possante’ suspenso.

Além disso, a aderência pode variar por diversos fatores. No caso da terra, que em condições normais já é menos aderente que o asfalto, a situação pode ficar ainda pior em períodos de chuva, já que o local vai virar uma lamaceira completa.

Ademais, é preciso considerar a altura do veículo. Em caso de modelos mais altos – como é o caso de SUVs, segmento mais vendido no mercado atualmente – a empreitada pode não dar muito certo. Afinal, haja pedra para conseguir suspender carrocerias como essas.

Por último, e tão importante quanto os outros pontos citados, é a conservação de alguns componentes do seu carro. Com ele suspenso, ao fazer a força para a corda girar as rodas, o automóvel acaba batendo com uma certa agressividade no chão, o que pode danificar o assoalho e, quem sabe, até a suspensão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário