É possível tirar CNH A e B ao mesmo tempo?

Minas Gerais foi o último estado a liberar o processo simultâneo, em que provas teóricas e exames físicos são feitos apenas uma vez para as duas categorias

Por AutoPapo 24/11/20 às 11h45
carros de autoescola baliza tirar cnh
Agora, condutor pode dar início aos processos para habilitação para carro e moto de uma só vez (Foto: Shutterstock)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autoriza, por meio da Resolução 789/20, a requisição das categorias A (moto) e B (carro) simultaneamente ao candidato à primeira Carteira de Habilitação Nacional (CNH). Ao solicitar a CNH A e B ao mesmo tempo, o aspirante a condutor se submete a apenas um exame de Aptidão Física e Mental e uma Avaliação Psicológica.

O ponto negativo é que, para conseguir a carteira de motorista, o candidato deve ser aprovado nas duas categorias.

LEIA MAIS

Minas Gerais foi o último estado a formalizar a possibilidade. O Departamento Estadual de Trânsito da unidade federativa (Detran-MG) divulgou recentemente que os candidatos podem iniciar a pauta em duas categorias com apenas uma Licença de Aprendizagem de Direção Veicular.

O que é curioso sobre o processo é que, segundo o assessor especial da Divisão de Habilitação do Detran-MG, Wagner Felix,

Ao optar pelas duas categorias simultaneamente, o candidato poderá fazer tudo em um só processo. Mas, aquele que optar por esse processo único, só será considerado habilitado quando for aprovado nas duas categorias.

Se o candidato desistir de uma delas, as etapas realizadas para aquela habilitação serão perdidas. “Quando o candidato abre mão, ele terá todo o processo dessa categoria cancelado. Quando ele quiser, terá que tirar uma adição como se fosse um iniciante, ou seja, deverá fazer novamente o exame médico e cumprir a carga horária da adição”, explicou Felix.

Para que o processo seja formalizado, a candidatura simultânea para CNH A e B deve estar descrita no exame médico.

Vale lembrar que a carga horária das aulas práticas das duas categorias deve ser respeitada.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Proprietários de Autoescolas de Minas Gerais, Alessandro Dias, em entrevista ao Portal do Trânsito, a economia gerada pela unificação dos processos é de aproximadamente R$ 300 reais.

Quem pode solicitar a CNH categorias A e B juntas?

Confira a íntegra do parágrafo 2ª da Resolução 789/20:

Art. 2º O candidato à obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) solicitará ao órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, do seu domicílio ou residência, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão ou entidade, a abertura do processo de habilitação para o qual deverá preencher os seguintes requisitos:

I – ser penalmente imputável;

II – saber ler e escrever;

III – possuir documento de identidade; e

IV – possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF).

§ 2° O candidato poderá requerer simultaneamente a ACC e a habilitação na categoria B, bem como requerer habilitação nas categorias AB, submetendo-se a um único Exame de Aptidão Física e Mental e Avaliação Psicológica, desde que considerado apto para ambas.

SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Bruno Castro 7 de abril de 2021

Eu tenho uma grande dúvida, eu comecei meu processo só no carro ,mas depois de um tempo a dicionei a moto no processo da auto escola mas a auto escola tá me enrolando com a moto e pretendo ñ fazer mais ela, já passei pela prova teórica e estou marcando a prova de CARRO a dúvida É… vou ter problemas pra tirar a habilitação se eu ñ fazer a moto agora ? Poq eu vou concluir e tirar a carteira B mas na auto escola tá como se eu fizesse A e B

Avatar
Deixe um comentário