O Tour de France 2023 vai começar! Tudo sobre a competição

Edição deste ano começa neste sábado (1º), no País Basco, e se estende até o próximo dia 23 de julho com a chegada marcada para Paris

foto2 divulgacao tour de france
Tour de France é a prova de ciclismo mais importante do mundo (Fotos: Divulgação)
Por Camila Melo
Publicado em 01/07/2023 às 09h03

O Tour de France é uma das corridas de ciclismo mais prestigiadas e famosas do mundo. É uma competição anual que ocorre na França e em países vizinhos, ao longo de três semanas no mês de julho. A edição 2023 começa neste sábado, 1º de julho, em Bilbao, na região autônoma do País Basco.

Por isso vale conhecer um pouco mais da história, regras e curiosidades sobre esta prova que é considerada uma das mais importantes para o ciclismo mundial.

VEJA TAMBÉM:

História do Tour de France

O Tour de France tem uma rica história que remonta ao seu início em 1903. A competição foi criada pelo jornalista e empresário francês Henri Desgrange, com o objetivo de impulsionar as vendas do jornal L’Auto (atualmente conhecido como L’Équipe). Desde então, o Tour de France se tornou uma das provas mais emblemáticas do ciclismo mundial.

A primeira edição do Tour de France ocorreu em 1903, com a participação de 60 ciclistas. A corrida foi dividida em seis etapas e teve um percurso desafiador, cobrindo cerca de 2.428 quilômetros. O vencedor daquela edição inaugural foi Maurice Garin, um ciclista francês, que se tornou o primeiro campeão do Tour de France.

Ao longo dos anos, o Tour de France enfrentou desafios e interrupções, como as duas Guerras Mundiais, que levaram à suspensão da competição. No entanto, a corrida retornou em 1919 e continuou a crescer em popularidade e prestígio.

Durante as décadas seguintes, o Tour de France atraiu os melhores ciclistas do mundo, e a competição começou a se expandir internacionalmente, com etapas realizadas em países vizinhos, como Bélgica, Suíça, Espanha, Itália e Alemanha.

Em sua história, o Tour de France passou por mudanças, com a introdução de novas regras, formatos de etapas e classificações. Também foi implementado um rigoroso sistema de controle antidoping para garantir a integridade da competição.

foto2 divulgacao tour de france 1

Maior vencedor do Tour de France

Quatro ciclistas são considerados os maiores vencedores na história do Tour de France. Jacques Anquetil e Bernard Hinault, ambos franceses, Eddy Merckx, da Bélgica, e Miguel Indurain, da Espanha, conquistaram o título da competição em cinco ocasiões.

Anteriormente, o título de maior campeão foi atribuído ao norte-americano Lance Armstrong, que venceu todas as edições do Tour de France entre 1999 e 2005. No entanto, devido ao escândalo de doping que envolveu Armstrong, todos os seus sete títulos foram retirados.

Após a cassação das conquistas de Armstrong, Miguel Indurain tornou-se o único ciclista a vencer cinco edições consecutivas do Tour de France.

Em 2019, o colombiano Egan Bernal foi o primeiro ciclista sul-americano a ser campeão do Tour.

O que significam as cores das camisas Tour de France?

No Tour de France, as diferentes cores das camisas são usadas para representar as classificações e conquistas dos ciclistas ao longo da corrida. Aqui estão os significados das principais cores das camisas no Tour de France:

Camisa Amarela (Maillot Jaune)

foto divulgacao tour de france

A camisa amarela é a mais famosa e icônica do Tour de France. Ela é usada pelo líder da classificação geral, ou seja, o ciclista que tem o menor tempo acumulado em todas as etapas da corrida. O ciclista que estiver vestindo a camisa amarela no final da corrida é declarado o campeão geral do Tour de France.

Camisa Verde (Maillot Vert)

A camisa verde é usada pelo líder da classificação por pontos. Os pontos são atribuídos aos ciclistas com base nas suas colocações nas chegadas das etapas, com maior pontuação para as etapas mais difíceis ou de chegada em sprint. Essa classificação premia a regularidade e velocidade dos ciclistas.

Camisa de Bolinhas Vermelhas (Maillot à Pois Rouges)

A camisa de bolinhas vermelhas é usada pelo líder da classificação da montanha. Os pontos são atribuídos aos ciclistas com base em sua colocação nas subidas categorizadas ao longo das etapas de montanha. O ciclista que acumula mais pontos nas subidas é o líder da classificação da montanha e veste a camisa de bolinhas vermelhas.

Camisa Branca (Maillot Blanc)

A camisa branca é usada pelo melhor ciclista jovem, geralmente com menos de 25 anos de idade, na classificação geral. É uma forma de reconhecer o talento e o desempenho dos jovens ciclistas na competição.

Além dessas camisas principais, existem outras camisas e prêmios secundários que também são premiados ao longo do Tour de France, como a camisa de melhor equipe, a camisa de combatividade (super combatif), entre outros.

Tour de France 2023

O início oficial do Tour de France 2023, conhecido como “Grand Départ“, ocorrerá no sábado, 1º de julho, em Bilbao, na região autônoma do País Basco.

Após três etapas no lado oeste dos Pirineus, a corrida retorna à França para uma edição que percorrerá os cinco maciços montanhosos do país: Pirineus, Massif Central, Jura, Alpes e Vosges. Destaque para o Col de la Loze, situado a 2.304 metros de altitude, que será o ponto mais alto do percurso em 2023.

Com um total de 3.404 km, o percurso de 2023 apresenta três novas subidas, sendo a primeira delas o Côte de Vivero na etapa inicial. Neste ano a prova se encerrará dia 23 de julho, como tradicionalmente acontece, em Paris, na Champs-Élysées.

Etapa Data Percurso Distância
Etapa 1 1 de julho Bilbao > Bilbao 182 km
Etapa 2 2 de julho Vitoria > San Sebastián 209 km
Etapa 3 3 de julho Amorebieta > Bayonne 185 km
Etapa 4 4 de julho Dax > Nogaro 182 km
Etapa 5 5 de julho Pau > Laruns 165 km
Etapa 6 6 de julho Tarbes > Cauterets 145 km
Etapa 7 7 de julho Mont de Marsan > Bordeaux 170 km
Etapa 8 8 de julho Libourne > Limoges 201 km
Etapa 9 9 de julho Saint Léonard de Noblat > Puy de Dome 184 km
Dia de descanso 10 de julho Clermont-Ferrand
Etapa 10 11 de julho Vulcania > Issoire 167 km
Etapa 11 12 de julho Clermont Ferrand > Moulins 180 km
Etapa 12 13 de julho Roanne > Belleville en Beaujolais 169 km
Etapa 13 14 de julho Chatillon su Chalaronne > Grand Colombier 138 km
Etapa 14 15 de julho Annemase > Morzine 152 km
Etapa 15 16 de julho Les Gets > Saint-Gervais Mont-Blanc 180 km
Dia de descanso 17 de julho Saint-Gervais Mont-Blanc
Etapa 16 18 de julho Passy > Combloux 22 km (contrarrelógio)
Etapa 17 19 de julho Saint Gervais Mont Blanc > Courchevel 166 km
Etapa 18 20 de julho Moutiers > Bourg en Bresse 186 km
Etapa 19 21 de julho Moirans en Montagne > Poligny 173 km
Etapa 20 22 de julho Belfort > Le Markstein Fellering 133 km
Etapa 21 23 de julho Saint Quentin en Yvelines > Paris 115 km

Onde assistir ao Tour de France 2023?

A transmissão oficial do Tour de France para o Brasil será feita pela ESPN ou ESPN Watch, com transmissões às 10hs horário brasileiro, 15hs na Europa Central.

Há ainda opções como o GCN+, um serviço de assinatura exclusivo para o ciclismo com transmissões em diversos idiomas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
William 13 de julho de 2023

Show, TOP a matéria !!!

Avatar
Cláudio Kagohara 1 de julho de 2023

Adorei a matéria. Fico o ano inteiro esperando pelo Tour de France. É sem dúvida a Volta Ciclistica suprema de todo calendário, muito embora as outras também tenham cada uma o seu devido valor: Volta da Itália, Volta da Espanha etc

Avatar
Deixe um comentário