Descanse em paz: Toyota deixa de produzir o Etios Cross

Com vendas em baixa, versão aventureira do hatch respondeu por apenas 3% dos emplacamentos da gama no ano passado; modelo estava no mercado desde 2013

Por AutoPapo 07/03/18 às 19h09
dianteira do do Etios Cross

A Toyota vai lançar a linha 2019 do Etios nesta sexta-feira (9) sem a versão Cross, que integrava o portfólio da marca desde 2013. A configuração aventureira, inclusive, já recebeu a sentença de morte: nem está mais sendo fabricada na unidade industrial de Sorocaba. A informação do Etios Cross foi revelada em primeira mão pelo Autos Segredos.

Toyota Etios Cross dá adeus ao mercado

Vendas do Etios Cross

A retirada do mercado se deve às baixas vendas: das mais de 70 mil unidades da linha Etios comercializadas no ano passado, apenas cerca de 2.300, o que corresponde a 3% do mix, eram da versão Cross. Vale lembrar que a configuração aventureira não passou pela reestilização aplicada ao restante da gama, também em 2017.

Os motivos que levam determinados modelos a serem rejeitados pelos compradores nem sempre são muito claros, mas, no caso do Etios Cross, esse fenômeno, muito provavelmente, está relacionado ao seu design nada harmonioso. Beleza é questão de gosto, mas é preciso ter um olhar muito apaixonado para enxergar harmonia nas linhas do hatch.

A questão do estilo é ainda mais latente entre os consumidores de veículos aventureiros, que se costumam se sentir atraídos pelos adereços de inspiração off-road aplicados à carroceria. No caso do Etios Cross, a Toyota parece ter errado a mão na maquiagem: exagerados, os apliques plásticos nos para-lamas e nas portas estão mais para dia das bruxas que para noite de festa.

Outro ponto a ser lembrado é que, para o público que deseja fazer um uso mais utilitário dos aventureiros, utilizando-os em estradas de terra e vias de pior conservação, o Etios Cross é inútil. Afinal, ele não tem suspensão elevada como alguns concorrentes. Na verdade, o para-choque dianteiro mais volumoso até diminuiu o ângulo de entrada do modelo.

Como nada é tão feio que não possa ficar ainda pior, a versão Cross era uma das mais caras da linha Etios. O preço de tabela do modelo, atualmente, é de R$ 66.260. A julgar pela resposta dos compradores nas lojas, parece que o aventureiro da Toyota vai deixar poucas viúvas para lamentar sua morte.

Fotos Toyota | Divulgação

SOBRE
27 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sergio Luiz Queiroz de Almeida 1 de julho de 2020

Tenho um Cross 2014, comprei zero km. Estou pesquisando preço pra comprar um semi-usado 2018. O meu nunca deu defeito, só fiz as duas primeiras revisões. Depois, troquei 1 vez a bateria, 1 vez os amortecedores dianteiros e duas vezes as pastilhas de freio!
Agora, concordo que exageraram nos parachoques de plásticos, e que poderiam ter suspensão e tração 4×4 igual o Jimny ou a Pagerinho.

Avatar
Rubens 16 de maio de 2019

Poiser cara, eu tenho um Etios Cross e faz 4 anos que estou muito feliz com ele, sempre responde bem nas minhas arrancadas, carro muito bom de motor…..Quebra ZERO durante esses 4 anos que estou com ele. A sim eu boto é pra gerar viu e não apresenta problema nenhum, revisões todas em dias.

Avatar
Claudia morgado 14 de março de 2019

Tenho éticos Cross…amo como no 1* dia….eu queria um corolla .mas não tenho espaço na garagem….então ele é meu corollinha….já avisei em casa que é minha relíquia….amo…de paixão….que bom q peguei o meu zero….

Avatar
Samia 18 de fevereiro de 2019

Reparei que quem reclamou do carro é porque não tem. Todos que tem o Etios Cross são apaixonados pelo carro, tanto em design quanto desempenho. Pra mim os únicos defeitos: preço e suspensão. Carro muito caro e realmente não é bom para estradas de terra (mas convenhamos que off-road é só o desing né?). troquei por pneus mais altos e ficou perfeito. Motor igual o da Toyota não tem. Etios acelera rápido, corre muito e super estável nas estradas. Ia trocar por outro, que pena que saiu de linha.

Avatar
Roberta Pinto 21 de setembro de 2019

Perfeita colocação…economizou minha digitação…kkkk…e vou reforçar o time…”amo meu etios cros”…compraria outro se não tivesse saído de linha…seu único defeito era o preço…????

Avatar
Dione 24 de janeiro de 2019

Tenho um etios Cross 2017 e adoro meu carro. Me atende 100%. Realmente fiquei indignada por saber q saiu de linha . Penso que a Toyota agiu de má fé ao vender um carro sabendo da possibilidade de tirá -lo do mercado. Perderam assim, minha confiança. E a cliente, é óbvio!

Avatar
Marília Scucato Machado Soares 20 de janeiro de 2019

Tenho um Etios Cross. O carro é bom mas como Cross é uma negação. Em estrada de terra não dá para viajar com ele. Patina tanto nas pedrinhas quanto no barro. Já atolou em lugar onde um Celta e uma Strada (que já tive) passaram sem nenhum problema.

Avatar
marcio costa 20 de agosto de 2019

Tenho um ja está com quase 100.000 km. Nao axho ele feio. Pelo contrário considero um carro bonito, macio, manutenção somente preventiva, creio que falta mesmo é um marketing máis agressivo. Destes outros do mercado no mesmo segmento não vejo nenhum nenhum tão confiável e econômico. Particularmente esses são os pontos ma9s importantes para mim na aquisição de um veículo.

Avatar
Gilmara castro 13 de janeiro de 2019

Puxa…adoro meu carro e descordo de td que vi aqui
Acho ele mais bonito que o 2019

Avatar
Estefania 22 de outubro de 2018

Amo o meu.carro lindo confortável gostoso de dirigir super econômico .pena sair de linha.

Avatar
Nadilce Beatriz Zanatta Ponsoni 21 de agosto de 2018

A Toyota deu mancada. Era só usar mais a criatividade, meter mão na suspensão. Adoro meu etios cross. O meu é completo, direção elétrica, inclusive. Estrada de chão? Já andei por muitas, maravilhosa estabilidade, não afrouxou nada. Evidentemente que a Toyota perdeu mtos clientes com a retirada do Cross, pois na venda das última unidades, a empresa deveria ter informado que ele sairia de linha, pois ia trocar o meu por um mais atual. Qto a ser feiinho, de plástico e blás….Existe tanto carro de modelo feio por ai de dar dó. Saindo da Toyota. Provavelmente tdas concessionárias sabiam, mas a má fé destes vendedores… Resumindo, a Toyota não continua com a linha cross pq que teria que aumentar o que já era absurdo: o preço dele.

Avatar
claudio porfirio de lima 9 de setembro de 2018

Perfeito comentário, Sra. Nadilce.

Avatar
MacGyver 20 de agosto de 2018

“Amo meu cross” vcs são doentes mentais ou só lhes faltam inteligência emocional msm?

Avatar
João Renam 13 de abril de 2019

Realmente faltou inteligência emocional mas sobrou racionalidade. Acredito que quem comprou u Etio Cross foi pelo fato de ser um carro diferente e com vários qualidades, inclusive ser bonito, mas isso é questão de gosto. O meu está com quase 50 mil KM e está fazendo 17 km por litro em percurso misto. A última revisão foi 350.00 reais. Falar emotivamente de um carro que é feio na internet tem muito mais valor do que vê-lo pessoalmente?

Avatar
EDNA DE ALMEIDA POSSO GODOY 26 de junho de 2018

Amo meu Etios Cross. Branquinho, lindo. Agora eu adesivei o capô de preto e ficou mais lindo ainda…por onde passo as pessoas olham e admiram. Muita pena que parou de fabricar.

Avatar
Marcelo 22 de junho de 2018

Tenho um Etios Cross 2017 eu adoro o carro mas que pena que parou de fabricar, que pena!!!!

Avatar
Josué Xavier 11 de junho de 2018

Que pena…comprei um Etios Hatch e sonhando em trocar por um Etios Cross. Eu particularmente acho ele lindo…

Avatar
Leon 19 de maio de 2018

Deixe seu comentário…Eu adoro o Etios cross. Uma grande machine. Quem nao rende é com ele/a

Avatar
Lili 17 de maio de 2018

Meu Etios Cross cinza 2017 é simplesmente maravilhoso, agora concordo que o preço de venda foi exagerado!

Avatar
João Renam 12 de maio de 2018

Ainda não entendo certos comentários de internet que falam sobre o etios cross ser feio. Comprei o meu logo que lançou e por onde eu passava, muita gente me parava para comentar que carro era aquele, e que era bonito. O maior problema é o preço. Realmente caro, mas não me arrependi.

Avatar
Renata 2 de maio de 2018

Amo o meu Cross e ainda vermelhinho. Que pena!

Avatar
Joao costa 10 de março de 2018

Conprei um etios nao prestuo tentei devovolver com 7 dias elis nao aceitarao mas. A suspesao foi condenada pela pericia que foi feita.o caibo com 18 mes de uso estouro.esta na justicia.

Avatar
Doctor Jivago 9 de outubro de 2018

Só faltou dizer: Eu não agarantiu.

Avatar
Fernando 10 de março de 2018

Eu tenho um croos otimo carro, parou a fabricação q pena, os outros etios x xs xls e plat. eu não compro nem com 50% de desconto, é carro mais feio fabricado hoje no mercado

Avatar
JOSINALDO LUIZ DA SILVAh 9 de março de 2018

Esse carro já era pr ter saído de linha .

Avatar
Renato Freire 9 de março de 2018

Esse carro era medonho. Como poderia sobreviver sendo tão horrível assim???? Toyota discrimina quem não tem um poder aquisitivo. Aos bem afortunados um corola lindo. Aos Fumados um carro de entrada que de feio não tem nada porque na verdade são horrorosos.

Avatar
Gesy 9 de março de 2018

tenho um Etios Cross e ia trocar por outro. Amo o meu tomatinho

Avatar
Deixe um comentário