[Vídeo] Toyota insiste em iludir o consumidor com o Corolla da Stock Car

"A Toyota escancarou sua intenção com a Stock Car e publicou no Instagram uma fotomontagem de um Corolla, metade da pista, a outra metade do tal GR-S"

corolla stock car e grs
Fotomontagem divulgada pela Toyota insinua relação entre o Corolla da Stock Car e o GR-S (foto: Toyota | Reprodução)
Por Boris Feldman
09 de maio de 2021 15:00

Eu já comentei aqui a respeito da Stock Car, a mais emocionante, equilibrada e aplaudida corrida das nossas pistas, na qual os melhores pilotos brasileiros disputam o pódio, palmo a palmo. E o que vale é o braço, o chamado “rolamento do cotovelo”. Mas com uma ressalva: é também a maior mentira das pistas. Assista ao vídeo!

Desde o ano passado, são dois os carros que disputam a Stock Car: Chevrolet Cruze, que nada tem de Chevrolet, nem de Cruze; e o Toyota Corolla, nada tem a ver com a Toyota e nem com o Corolla. Não há sequer um parafuso desses dois automóveis naqueles que estão lá, correndo.

VEJA TAMBÉM:

Quem projeta e desenvolve os esportivos da marca japonesa é a GR (Gazoo Racing), que pertence à Toyota no Japão, equivalente a AMG da Mercedes. Ela é competentíssima e entre outros, desenvolve os Yaris e Corollas para o mercado internacional, com até 300cv de potência.

O Corolla desenvolvido pela Gazoo Racing para Stock Car no Brasil tem motor V8 preparado nos Estados Unidos, com mais de 500cv. O chassi é tubular. Freios, suspensão e câmbio são desenvolvidos especificamente para as pistas. Um verdadeiro carro de corrida disfarçado de automóvel de rua, preparado para competições.

E foi também a Gazoo Racing que desenvolveu, no Brasil, um simulacro de Corolla esportivo, chamado GR-S (de Gazoo Racing Sport). Mesmíssimo motor e câmbio do Corolla normal: só tem uns ajustes e troca de alguns componentes da suspensão e muitos elementos decorativos. GR-S poderia significar, na verdade, uma grande reestilização superficial.

Corolla se passando por Stock Car

Agora, a Toyota escancarou sua intenção com a Stock Car e publicou no Instagram uma fotomontagem de um Corolla, metade da pista, a outra metade do tal GR-S, que tem no showroom das concessionárias. O que a Toyota quer insinuar com essa foto? Que o carro de pista é um desenvolvimento do Corolla de rua?

Ora, quem entende o mínimo do assunto sabe que muitos carros vendidos no mercado realmente incorporam tecnologia desenvolvida nas pistas. Mas neste caso, não passa de uma tentativa de iludir o consumidor, de fazê-lo acreditar que o Corolla que ele dirige tem alguma coisa a ver com o do Rubens Barrichello na pista.

Mas a cereja do bolo está na frase bem no alto da foto, preste atenção: “dos circuitos de corrida para os circuitos da sua vida”. Para mim, não passa de um verdadeiro curto-circuito mercadológico.

SOBRE
46 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Irineu 100 paciência 16 de maio de 2021

Esse Bóris é chato hein, a Stock Car já usou carcaça do Bora, Astra e até Mits. Lancer. Todo indivíduo que entende o básico de carro sabe que veículos desenvolvidos para as pistas são completamente diferentes dos vendidos nas ruas.

Tá faltando assunto, e tá ficando chato, velhinho.

Avatar
Joao Alberto Richter 11 de junho de 2021

TOTAL ENGANAÇÃO !!!! De fazer inveja até em LOKI !!!! Mas como sempre … cada dia NASCEM MILHÕES DE OTÁRIOS AUTO ILUDIDOS !!!!

Avatar
Paulo roberto 16 de maio de 2021

Concordo em gênero, número e grau com o estimado Boris. A stock car nao tem nada a ver com cruze e toyota. Pura enganacao

Avatar
Carlos Alberto Moreira 16 de maio de 2021

Quem compra um Corola quer a confiabilidade desse modelo ninguem vai comprar um Corola pra correr como na Stock Car o Corola é o sedan de melhor conceito entre os seus proprietarios e nem precisa disso pra vender bem é um modelo consagrado.

Avatar
Eduardo 15 de maio de 2021

Tá faltando assunto!

Avatar
Cleber Ottaran moraes 15 de maio de 2021

Vai te catar,Boris,isso é marketing,os caras investem um caminhão de dinheiro e não pode fazer marketing

Avatar
Callef 16 de maio de 2021

Esse “marketing” não foge da normalidade, hoje em dia procuram vender produtos iludindo ou, nesse caso deixando pensar que seja outra coisa o produto.

Avatar
Joao Alberto Richter 11 de junho de 2021

NEM PRECISA GASTAR MILHÕES EM MARKETING !!!! Tem otário para tudo … cada dia nascem milhões !!!!! ELES ADORAM SE AUTO-ENGANAR !!!!

Avatar
Jose antonio 15 de maio de 2021

Vai te catar Boris. Vai brincar de sherife e mocinho

Avatar
LUIS CARLOS NUNES MORENO 15 de maio de 2021

Nao entendi a revolta do nosso grande jornalista e profundo conhecedor do automobilismo.Sempre houve essa intenção de relacionar os carros das pistas aos de rua em todas as categorias do mundo, além disso nao posso crer que alguém seja iludido por tais propagandas, não existe ser tão ingênuo a esse ponto.

Avatar
Alisson Ribeiro 15 de maio de 2021

Isso é marketing! normal… Não vejo isso como problema. Certamente a Toyota paga uma nota preta pra ter a imagem do corolla nas pistas, assim como a Chevrolet tbm paga pra ter o cruze.
Pra mim essa matéria é tempestade em copo d’água.

Avatar
marco heffner 15 de maio de 2021

R B ñ serve como referencia como piloto. Qual é o problema… TOYOTA CHEVROLET FORD MERCEDES FERRARI …

Avatar
Rainer Duwe 12 de maio de 2021

A diferença para a Nascar é que lá os motores são da montadora, e aqui é igual para todos.

Avatar
Sigfrid 11 de maio de 2021

Faltou esclarecer q não é mais TUBULAR
Agora são monobloco original com motor americano
Não acredito q seja INGO Hoffman q escreveu abaixo, Ingo fake

Avatar
ALEXANDRE 11 de maio de 2021

Não sei porque tanto ódio para com o Boris. Na minha opinião ele está corretíssimo assim como algumas das críticas.
O consumidor sabe sim diferenciar um carro realmente esportivo de um visual esportivo. Porém a tentativa de sugerir que a tecnologia aplicada ao carro de rua provém do desenvolvimento das pistas de stockcar é realmente ridículo, uma vez que realmente não há nenhum componente comum em ambos os carros.
Eu realmente gostaria de ver um campeonato com carros reais preparados e versões realmente esportivas à venda para o público

Avatar
Flávio Cesário Da Silva 11 de maio de 2021

De novo acho que o Boris está sem pauta

Avatar
Power Car 11 de maio de 2021

Bóris, uma sugestão, informe-se um pouco antes de escrever essas coisas.

Avatar
Roberto 11 de maio de 2021

Boris, chega, por favor !!!
Seus artigos já estão beirando o ridículo. Leia o conceito de stock car. Entenda porque essas nomenclaturas Cruze e Corolla são utilizadas.
Você já está cansando com essas teorias de conspiração. Chega de inventar polêmicas para ganhar visualizações, isso já está dando na cara.
O nome adotado é o do registro da carroçaria, sempre foi assim e já faz anos. Você que nunca percebeu.
Leia a placa da foto que você mesmo colocou aí…. Corolla “GR Sport” !!!!!!!!!!!!!!!!!
Ela não diz que o Corolla saiu das pistas para as ruas, como você tentar dar interpretação, mas de tecnologia. E isso é fato, tanto que você mesmo comenta que a GR participa da atualização dos automóveis de passeio, senão aqui, na Europa e EUA, informe-se. Aliás, nem é totalmente verdade o que você diz, pois o motor turbo do Corolla nacional foi aperfeiçoado pela GR, que aplicou atualizações, inclusive em nosso Corolla (desde de 2008!!!!).
Em nenhum momento a Toyota disse que esse modelo é de rua, é claro que não, assim como o Cruze, e é assim há anos. Não sabia? informe-se antes de sair berrando bobagens.
Mas, ela não esconde a origem da GR, está identificada no carro, claramente, então não existe qualquer pilantragem.
Pare com isso, já está ficando ridículo.
Vai tomar um processo logo logo para deixar de ficar caluniando todo mundo, ainda mais depois, de ter chamado profissionais sérios que estão muito mais atualizados em tecnologia do que você, que respeitam normas técnicas que você parece desconhecer, convenientemente ou não, de picaretas. Sei que muita gente não gostou disso.
E sei que o seu objetivo é esse mesmo, criar polêmica entre leigos que acabam saindo em sua defesa e caindo em conflito com profissionais bem informados, gerando visitação para este seu lixo de site e do canal do Youtube para patrocínios e apoios publicitários.
Parece que o mundo todo agora virou bandido…. você que precisa ser mais coerente e correto.

Avatar
Luiz Afonso 17 de maio de 2021

Esse tal de Boris,não passa de um bobão. Simplesmente quer aparecer.

Avatar
Diogo Pavani 11 de maio de 2021

Bóris, hora de se aposentar !!! E leve aquele falastrâo do Jeremy com você. Você anda falando bobagens demais. Entenda o que é o Stock Car e porque a Toyota usa o seu modelo com a denominação Corolla, depois volte aqui e faça a correção do que disse (a Quatro Rodas tem um excelente artigo sobre isso).
AutoPapo já foi legal, mas ultimamente virou um canal sensacionalista especializado em polêmicas e teorias de conspiração. Desde o tal prêmio Pinóquio da suspensão da Frontier não ser multilink (quando você fizeram uma presepada enoprme com o conceito de multilink e de suspensão independente) vocês se especializaram em passar vergonha.
A última foi a tal “picaretagem” da limpeza do sistema de freios…. ridículo !!!

Avatar
ANTONIO AUGUSTO BATISTA MACHADO 10 de maio de 2021

Quanto o pessoal ganha para desfazer a Toyota? São os fabricantes Chineses que pagam? Até mesmo o Corolla Hybrido. Sedan mais econômico do Brasil lhe parece inferior?? Ao invés de atacar a Toyota comece a falar bem do Arizzo. De como ele barato, completinho, quentinho por dentro. De como ele parecido com o Corolla, e de como as moças da concessionária sao bonitas. Atacar o líder do mercado que vende mais que a soma dos outros todos parece aquele torcedor de time do interior do Brasil atacando o Flamengo. Quantos anos a Stock Car tinha o nome de torneio Opala Stock Car Chevrolet e os carros nao tinham nada do opala? Faz assim pede para fazer uma carenagem chinesa para o Stock Car, um Arizzão, ou um QQzão.

Avatar
Christian Reichert 10 de maio de 2021

Boa tarde Boris! Aqui é sempre assim… Enganação pura… Preços estratosféricos… Muito trouxa nacional (inclusive estes que te criticam) compra produto enganoso… Parabens pela independência, coragem e autonomia. Conhecimento tecnico vc tem de sobra… Abs

Avatar
Roberto 11 de maio de 2021

Desculpe, mas o trouxa aqui parece ser você por não entender as críticas. E, se uma crítica qualifica alguém como trouxa, então você é trouxa duas vezes pois age igual.
Curiosamente, as críticas que esse “engenheiro jornalista” vem recebendo de uns tempos para cá aumentaram assustadoramente, e são muito bem embasadas por profissionais da área. Leias as críticas aqui mesmo. Ele tem adotado uma postura de criar polêmicas, de chamar todo mundo de picaretas, de desonestos, de criar tumulto, etc. O pior é que parece que ele está rasgando o seu diploma de engenheiro, ou nunca mais se atualizou, ou mesmo nunca foi um engenheiro de verdade, pois desconhece até normas técnicas e comete equívocos em relação a conceitos tecnológicos.
Faço parte da KafretsNorm, e ele já é motivo de piada aqui entre os engenheiros e técnicos.
Se não percebeu ainda a intenção dele, veja com mais atenção.
Note que até a inclusão desse retardado do Jeremy reforça essa tese. O cara já foi considerado uma fraude no país dele, até envolvido em escândalos provados de comissão de marcas, e já foi proibido de escrever em 3 publicações diferentes. Mas, virou o novo queridinho deste site e com uma tradução que beira o ridículo, e vai bem de encontro a linha que esse Boris vem adotando para conquistar visualizações.

Avatar
porque? 10 de maio de 2021

Boris, COM TODO O RESPEITO MAIS JÁ TA NA HORA DE VC SE APOSENTAR.

Avatar
Wilian 10 de maio de 2021

Até parece que o consumidor do Corolla 0km não sabe ler e escrever para diferenciar um carro de corrida de outro urbano. Matéria sem conteúdo útil.

Avatar
Ingo Hoffmann 10 de maio de 2021

Verdade amigo, boa publicação, abraço querido !

Avatar
YAGO 10 de maio de 2021

Sou seu fã Ingo, manda um salve pro Yago e Yasmim da Bahia !

Avatar
Ingo Hoffmann 10 de maio de 2021

Salve Yago e Yasmim, obrigado pelo carinho queridos, abraço pra toda a Bahia !

Avatar
Roberto 11 de maio de 2021

Kkkkkk…. só se for o Ingo chinês….. kkkkk

Avatar
Fedinando 10 de maio de 2021

Já fui piloto de testes de uma equipe da Stock light, você não possui completa razão, afinal são modelos distintos amigo. Dá pra perceber que um é colorido com diversos adesivos de propagandas, o que vende na loja não, então o consumidor sabe.

Avatar
Marcelo j 10 de maio de 2021

Boris, vai dormir, que reportagem mais imbecil, você deve estar sem assunto

Avatar
Marcelo j 10 de maio de 2021

Tá na hora do Boris se aposentar, ele tá falando muita besteira.
tudo que ele falou todo mundo já sabe, acho que ele está sem reportagem e fica inventando assunto por não ter o que falar, ou será que está ganhando algo em troca

Avatar
Octávio Nepomuceno 10 de maio de 2021

Meu irmão trabalha numa concessionária Toyota e não há enganação. Todos que compram sabem diferenciar Stock Car do esportivo , são esclarecidos.

Avatar
HEITOR HENRIQUE FONSECA LEITE 10 de maio de 2021

Ótima pontuação, quem gosta e entende o mínimo de carro sabe diferenciar uma versão sport de um molde estético esportivo. Aos fã boys, a crítica foi no sentido de que mudar o visual e botar um gr no nome não deixa o carro mais esportivo e sim engana o consumidor desatento. Basta olhar no rival, Honda Civic e o aposentado Honda Civic type R, o type R é totalmente diferente, câmbio, visual, suspensão, exaustao.

Avatar
Adriano 9 de maio de 2021

Que tanto de fã boy dando piti. rs

Avatar
Adriano Bem 9 de maio de 2021

Meu Deus! Que reportagem meia boca!
Nem em campeonatos que utilizam “carros de rua” são 100% iguais aos vendidos na concessionária ! dirá um stock car.
Partindo do princípio argumentado pelo “reporter”, nenhuma empresa teria interesse em patrocinar o automobilismo.
Sugiro que apaguem essa “reportagem” para não passarem mais vergonha.

Avatar
Rodrigo 9 de maio de 2021

Meu Deus, mas denovo Boris! Tá caducando mesmo! Esses dias foi falando da Stockcar, agora falando do Corolla!

Avatar
Jorge Nicolau 9 de maio de 2021

Corretíssimo o Boris.
A Toyota com esta propaganda deveria ser processada por propaganda enganosa afinal a única coisa em que um Corolla GR se assemelha ao da Stock são os pneus que também são de borracha preta e tbm são redondos.

Avatar
André Asturiano Martins 9 de maio de 2021

Caramba não foi sempre assim, os carros nunca tiveram haver com os carros vendidos, porcaria de materia

Avatar
Rodrigo Carvalho Viana 9 de maio de 2021

Quanto você recebeu para fazer essa reportagem sem pé nem cabeça?

Exceto na época do Opala, todos os stock posteriores só tem a carroceria de fibra de vidro imitando o carro de rua. Embaixo, não tem nada do carro de rua!

Seja com Vectra, Cruze, 307, Jetta, nenhum desses carros de stock é o de rua!

Por isso, pergunto, ou você é muito mal informado e se formou há pouco tempo ou você recebeu alguma coisa de alguma montadora para escrever essa matéria pra enganar os mal informados…

Avatar
Ednei Junior 9 de maio de 2021

Péssima matéria! Isso se chama marketing. O dinheiro de patrocinadores como Toyota, Chevrolet entre outras que sustentam a categoria, ou vc acha que eles irão injetar milhões de reais e não poderão utilizar da imagem da categoria. Todo mundo sabe não está comprando um carro da Stock

Avatar
Samir 9 de maio de 2021

E o cruze não ilude ?

Avatar
Felipe Miguel 9 de maio de 2021

Que bobagem… a maior categoria do automobilismo americano, a Nascar, tem 3 modelos de adesivagem…. o Ford Mustang, o Chevrolet LZ1 e o Toyota Camry. Não possuem nenhuma relação com os veículos de rua além da adesivagem… o rapaz aí está raivoso.

Avatar
Kleber alves de oliveira 9 de maio de 2021

Olá quem compra o Corolla sabe o que esta comprando são pessoas esclarecidas

Avatar
JOSE M MORALES 9 de maio de 2021

PORQUE esse ódio da Toyota, meu amigo?

Avatar
JOSE M MORALES 9 de maio de 2021

Afinal, todas fazem isso….

Avatar
Deixe um comentário