Toyota Yaris XL 1.3 Hatch: opinião do dono após um ano de uso

Posicionado entre Etios e Corolla, o Toyota Yaris teve boa receptividade do nosso mercado; qual é a opinião de quem já tem ele há um ano?

foto legenda 03 coluna 0418 toyota yaris
Por Andre Willis
Estagiário sob supervisão de Alexandre Carneiro
Publicado em 22/04/2019 às 11h05
Atualizado em 22/04/2019 às 14h24

O Toyota Yaris, nas configurações hatch e sedã, chegou ao mercado brasileiro há quase um ano e conquistou espaço entre os consumidores. De certa maneira, o modelo chegou a ‘desbancar’ o Etios, por ter um design mais arrojado e moderno.

Para se ter uma ideia do sucesso, a versão sedã do Yaris figurou na lista dos 20 carros mais vendidos do último mês de março. O Etios, por outro lado, não figura mais nesse ranking.

Toyota Yaris hatch

AutoPapo já testou o Yaris, na versão XLS 1.5, com carroceria hatch. Porém, é a vez de um proprietário fazer sua própria avaliação do modelo, que inclui, além da dirigibilidade, aspectos como durabilidade e pós venda. Confira, na íntegra, a análise do dono:

PROPRIETÁRIO:

  • Nome: Gilson, 42, Engenheiro de Banco de Dados; residente em Limeira (SP)
  • Versão do veículo: Toyota Yaris XL Plus Tech Hatch 16V;
  • Motorização: 1.3 CVT;
  • Ano/modelo: 2018/2018;
  • Há quanto tempo possui o veículo: 1 ano.

Avaliação: Notas, de 0 a 5 nos seguintes requisitos:

Característica Nota
Desempenho 4 ★★★★★
Consumo 3 ★★★☆☆
Espaço interno 5 ★★★★★
Porta-malas 5 ★★★★★
Estabilidade 5 ★★★★★
Freios 5 ★★★★★
Acabamento 5 ★★★★★
Itens de segurança 5 ★★★★★
Equipamentos 4 ★★★★★
Ergonomia 5 ★★★★★
Estilo 5 ★★★★★
Custo (aquisição e manutenção) 4 ★★★★★

Quais são os principais pontos positivos do veículo? “Primeiro, que o carro chama atenção por onde passa, um ponto positivo. O espaço interno é muito bom, principalmente para mim, que tenho quase 1,90 m de altura. O acabamento é muito bom: mesmo os plásticos são de boa qualidade e têm bom arremate. Além de ser muito confortável e silencioso.”

E os principais pontos negativos? “Acho que o motor 1.3 é fraco para o Toyota Yaris. Fica claro que o carro faz força o tempo todo, isso fica mais evidente quando você usa o piloto automático e fica sacramentado no consumo. Para um motor que deveria ser mais econômico, ele faz muito menos que o meu carro anterior, que era 1.6 e tinha câmbio manual. Tudo bem que o automático gasta mais, mas acho que se o carro fosse pelo menos 1.5 ele renderia mais”.

Como tem sido a assistência técnica? Está satisfeito ou não? “Tive experiência em duas concessionárias: na cidade onde moro e na cidade em que trabalho, respectivamente Limeira (SP) e Piracicaba (SP). Na primeira concessionária, o atendimento é cordial, muito bom, mas parece que não tem o mesmo nível de conhecimento do que na segunda. Veja o caso: tive problema com o multimídia. Fiquei meses esperando atualização do sistema, deixei telefone, e-mail, Whatsapp e não fui avisado pela concessionária de Limeira.”

“Quando fui fazer a revisão de 10 mil quilômetros no Yaris na cidade onde trabalho, e comentei do caso, a atendente me disse que havia atualização há quase 1 mês. Ela conectou o multimídia no Wi-Fi da concessionária e fez a atualização. Resolveu meu problema de meses em 1 hora, sendo que foi a primeira vez que falei com ela. Já na concessionária de Limeira, até uma publicação que fiz no Reclame Aqui não resolveu. Estou satisfeito em partes”.

Por que escolheu o Toyota Yaris? “Principalmente pelo custo benefício: é o que achei com melhor valor e pelo que entrega.”

Gostaria de fazer alguma observação adicional sobre o veículo? É meu primeiro carro automático. Não tenho referência sobre outros modelos, pois nunca tive um, mas acho que o cambio automático precisa de uma revisão. Ele estica demais as marchas, e chega a ser até estranho o quanto ele acelera para andar pouco em alguns momentos. O multimídia precisa melhorar, espelhar o celular completamente e não só alguns aplicativos. Permitir que este espelhamento seja feito pelo Bluetooth e, pelo amor de Deus, colocar mais do que um porta USB no carro, porque é uma vergonha aquilo lá.”

Toyota Yaris hatch
Foto  Toyota | Divulgação
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
81 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos Oliveira 17 de maio de 2023

Tive um etios platinun 2018. Bom automóvel, mas o motor não conversava bem com o câmbio automático 4 marchas. Troquei no yaris 1.3 Xl manual 2020. E estou gostando do carro. O meu modelo é o de entrada, possui, regulagem elétrica do farol, sensor crepuscular, assistente de partida em rampas, controle de estabilidade e tração, não ligo para multimidia pq acho que a luz emitida pela central me incomoda, uso Bluetooth para ouvir minhas Playslis. Carro econômico faço média de 11 na cidade e 18 na estrada, andando até 80 km/h faco medias de 21km/l, sempre abastecido com gasolina e andando normalmente dentro do limite de velocidade. Medias no tanque de 16km/l. Estou extremamente satisfeito com meu carro. Em breve postarei um vídeo no YouTube sobre o consumo do meu yaris.

Avatar
Bete Leme 5 de fevereiro de 2024

tenho um yaris com 6000km e bebe muito tb – não sou pé pesado e tem feito 9,5 com gasolina e 7,5 com alcool. Estranhei o automático – ele manda uma primeira no carro numa descida leve e o carro fica urrando….

Avatar
Antonia 14 de maio de 2022

Acabei de comprar um 2021 nessas primeiras semanas tô adorando vendi um Honda fit e adquiri um yaris 1.3

Avatar
Leia Ferreira 6 de setembro de 2021

Um lixo o Yaris tenho faz 1 ano e meio gasta faz 8 km na gasolina aditivada na estrada imagino tem q ser milionário para ter um veículo desse achei péssimo em termo de economia comprei pelo fato de dizer q era econômico me decepcionei na gasolina aditivada faz 8

Avatar
Luiz Carlos Souza 15 de novembro de 2021

Vc deve estar fazendo algo errado ou tem pé pesado… O meu Sedan 2019 1.5 automático faz normalmente 13Km/l Gasolina comum na cidade e até 15 na estrada também com gasolina comum….

Avatar
Eunice Calado 23 de maio de 2022

Concordo com vc, o meu é 2019, já fiz na estrada com gasolina aditivada 21k e na cidade cheguei a 14k, maravilhoso esse carro, tenho ha quase dois anos, estou apaixonada

Avatar
Solange 16 de julho de 2022

Também acho que tem alguma coisa errada aí. Tenho um Yaris automático 1.32020/2020 e ele faz, em média, de 15 a 17 km/h na estrada com gasolina comum e de 11a 13 km/h com etanol. Na cidade, andando a uns 60km/hora faz entre 11 a 12 km/h, mas se for trânsito parado demais e andar abaixo dos 50, aí ferrou.

Avatar
Helvio Silva 20 de julho de 2021

Antes de comprar um carro em 2019 testei vários, inclusive o Yaris sedan 1.5. Para um carro do preço dele, veio sem muitas tecnologias e mimos de outras marcas. O pior que achei foi o volante sem regulagem de profundidade, e que é bem distante do condutor quando este afasta o banco. E olha que tenho 1,84m.
No final, acabei por preferir um Polo Comfortline com todos os opcionais, que além de muito mais completo, é mais rápido e foi mais barato. Meu polo não deu nenhum problema, por menor que seja.

Avatar
Alexandre Carnieri 22 de junho de 2021

Sou cliente Toyota desde 2005, já tendo possuído veículos que sempre seguiram rigorosamente as revisões e jamais tive qualquer problema.

Em 2019 adquiri na concessionária Toyota Barigui, em Curitiba, um Yaris zero kilômetro, que passou pela revisão de boas vindas e posteriormente dos 10.000km.

Quando o veículo atingiu a marca dos 16 mil km surgiu o alerta de óleo no painel, o que me surpreendeu já que o carro acabara de passar pela revisão.

Imediatamente fui com ele a concessionária, onde o óleo foi completado e o chefe da oficina informou que: “não era possível saber se o que ocorreu foi uma falha humana na troca do óleo, onde o mesmo foi esvaziado e não completado ou um defeito mecânico do motor”.

Ao completar 19800km o levei para revisão, onde, para nossa surpresa o motor estava sem óleo, mesmo tendo rodado menos de 4000km com o último óleo colocado. Nesta revisão dos 20.000km fui informado que o defeito foi causado por abastecimento com gasolina adulterada e que a Toyota negou a garantia, o que me obrigou a arcar com um conserto na ordem de R$ 6.000,00.

Aos 21800km o carro apresentou o alerta de falta de óleo novamente e voltou a concessionária onde foi completado o óleo sob a perspectiva que o consumo foi para o óleo “assentar no motor”.

Cerca de 1000km após essa nova passagem o veículo apresentava um nível baixíssimo de óleo e novamente retornou a concessionária, onde já se completam outros 8 dias parados (no total o carro já passou mais de 30 dias parado na concessionária).

Como consumidor da Toyota confesso estar frustrado com a experiência, afinal estou novamente sem o veículo por uma falha que não é de mal uso por parte do condutor. A marca Toyota sempre esteve relacionado a confiabilidade e neste momento não me sinto confortável em seguir com um veículo que precisou ter o motor aberto com tão pouca kilometragem.

Pesquisando na internet encontrei outros consumidores, inclusive fora do Brasil, relatando o consumo excessivo de óleo nesse modelo, o que não parece ser um caso isolado como a montadora vem tratando.

Por hora ninguém da concessionária tampouco da montadora me trouxe uma posição para o caso por isso me faço da plataforma ReclameAQUI para manifestar essa situação tão frustrante afinal, como consumidor Toyota, em todos os meus veículos cumpri rigorosamente as revisões e não vejo a contrapartida correta por parte da montadora que despreza um cliente que dirige veículos da marca há 16 anos.

Caso alguém esteja passando por situação similar fico a disposição para conversar.

Alexandre Carnieri

Avatar
Milton 22 de julho de 2021

Muita sacanagem da Toyota, jogou a culpa no consumidor ao invés de fazer o serviço.

Aqui eu passei raiva na concessionária, eles querem trocar até sua alma se deixar, carro com 24 mil quilômetros me cobraram 3000 reais alegando problemas, acabei gastando 140 reais para resolver tudo fora, já o resto era empurra da concessionária.

Estou viajando e não tenho nenhum problema, provavelmente é meu primeiro Toyota e provavelmente o último.

Avatar
Bete Leme 5 de fevereiro de 2024

A toyota me deixa na mão tb – quando não tem solução para o assunto, não dão resposta, te deixam no vácuo – aí qdo éuma bobagem, tipo, colocou o friso no carro, ficam atrás da gente para avaliação

Avatar
Cirilo 4 de maio de 2021

Tenho um Yaris e deu problema na trava da porta traseira e a concessionária está dando prazo de 20 dias ou mais para o reparo. Acho um absurdo esperar tanto tempo pra uma peça. O carro tem 9 mil km e já deu defeito. Não imaginava que um carro Toyota fosse dar problema tão cedo e além de todo esse tempo de espera.

Avatar
LFernando 1 de abril de 2021

TENHO YARIS XL 1.3 AUT GOSTEI VEÍCULO . ACABAMENTO INTERNO PRINCIPALMENTE TETO NA COT PRETA . SO QUE LATA É FRACA. QUANDO CHOVE VC OUVE CHUVA DENTRO CARRO TERIA TER ISOLAMENTO MELHOR . MOTOR 1.3 DEIXA POUCO ALONGA DEMAIS. ANTES TINHA HONDA FIT ACHEI MELHOR … MAS UMA EXPERIÊNCIA NOVA

Avatar
Marcelo 20 de fevereiro de 2021

Esqueci de comentar que normalmente o veiculo começa a fazer medio depois dos 20.000 , e o meu so esta com 10.000, e uso muito pouco o piloto automatico.

Avatar
Marcelo 20 de fevereiro de 2021

Comprei meu yaris zero km, 2020 xl automatoco como todo carro zero sempre procuro, força o motor, para na hora que voce precise, não faltar a potencia, veiculo silencioso, sobe muito bem as serras, carregado roda ate melhor, andando ate 90 km/hs, faz 14,7 na estrada, e em torno de 11 na cidade, na gasolina , no alcool faz 11 estrada e 9 na cidade, minha unica reclamação é que o veiculo em altas velocidades ele fica muito leve, as vezes ultrapassando caminhoes, na 101, da a impressão que o carro vai ser puxado pra baixo do mesmo, não sei se alguem ja teve esse mesmo problema.

Avatar
Milton 22 de julho de 2021

Eu sinto as vezes insegurança em curvas fechadas, carro realmente apresenta pouca estabilidade mas curvas.

Avatar
Sérgio braga 11 de dezembro de 2020

A única coisa que me deixou triste no meu Toyota yaris (Hatch)plus tech foi o consumo , não chega nem perto do que diz o tal do Inmetro,na cidade faz entre 7 e 8 por litro e na estrada nunca chegou a 12 km/l , e eu comprei achando que o motor 1.3 seria mais econômico.

Avatar
Marcos Bilbao 20 de julho de 2021

Ta fazendo a mesma média dos Corollas com 6 anos de uso. Deve ser o mesmo motor então, só que piorado.

Avatar
Milton 22 de julho de 2021

O meu é o sedan 1.5 que faz na cidade 10,4 e já fiz 12, agora na minha cidade que é pequena com muitas curvas, valetas, lombadas e semáforos não passa dos 7,4.
Na estada depende da velocidade, abaixo dos 100 16/17, já em 110 fica nos 14 litro.

Avatar
Antonio Machado 25 de março de 2020

Tivemos ALTIS 2013, Etios Hatch manual 1.5 2018, Corolla Xei 19 e agora Altis Hybrid. O Etios Hatch manual é um otimo carro, faz 13,5 na cidade com gasolina e 19 na estrada, sendo que fiz algumas vezes 20km/l na BR 101 sem defeitos até 30000km, so nao é mais economico que o Hybrid, este sim esta fazendo 19 km/l na gasolina na cidade e já fiz 23km/l na estrada BR 101..

Avatar
Nadir 30 de janeiro de 2020

Estava defindo a compra de um Yaris 1.5 e pelos comentários estou receosa. Tenho um Honda City e nunca tive problemas. Será que vale trocar de marca?

Avatar
Janaina Carreiro 12 de maio de 2021

Tenho um yaris 1.3 automatico comprei Okm estou muito satisfeita,correspondeu minhas expectativas: custo, benefício e conforto. Quando for trocar de carro, não pensarei duas vezes em trocar por outro Yaris Okm.

Avatar
Marcio 20 de agosto de 2022

Compre! O carro e excelente!!!

Avatar
Sergio Santos 29 de dezembro de 2019

Bem, acabei de comprar um Yaris confesso que estou super ansioso pra pegar dia 03/01/2020, mas espero que corra tudo bem. Ok. Obrigado
.

Avatar
WOLFGANG EUGENIO SALZER 23 de novembro de 2019

Ótimo carro, bonito, econômico, confortável e apesar do motor 1.3 responde bem nas ultrapassagens. Faz 19km na estrada e 13 na cidade a gasolina. Estou satisfeitíssimo…

Avatar
Dani 23 de janeiro de 2020

Tenho o meu há 2 meses CVT XL 1.3, e estou bastante triste porque o consumo dele está 8.1 km/L, no início o seu era assim? Qnd comprei me disseram que fazia 12 km/L, ai agora estão me dizendo que qnd o motor amaciar vai melhorar, será?

Avatar
Eduardo 21 de fevereiro de 2020

Bom dia. Tenho um 2019 adquirido em em setembro. Nesses 5 meses de uso, já com 7 mil km, percebi que o consumo melhorou bastante. Atualmente está fazendo de 12 a 13km/l na cidade. Apesar de ser 1.3 não deixa a desejar. Gostei do carro e acredito ter feito um excelente aquisição. Carro de mecânica confiável e com bastante recurso.

Avatar
Fabiano 31 de julho de 2020

Olá,pede pra autorizada dar uma olhada… Talvez esteja desconfigurado. Já tive um gol que tirei zero e estava assim, além de estar fraco e após passar o aparelho resolveu o problema…

Avatar
Milton 22 de julho de 2021

Pode ocorrer de melhorar sim, mas as vezes demora bastante.
O motor 1.3 toyota não é muito potente, carro é pesado e por isso o motor 1.5 é o mais indicado, isso pq não tem tanto trabalho para empurrar o peso do carro que não fica muito longe do peso do sedan

Avatar
Daniel Monte Mor Paranhos 6 de novembro de 2019

toyolixo… tive um Yaris sedan 1.5… com 22000km rodados e com todas as revisoes realizadas em concessionária, foi necessária a substituição do cabeçote…. pasmem o CABEÇOTE do motor!!! um vicio oculto. Ok, garantia trocou… quero ver quando terminar a garantia… tomem cuidado Bomba relogio.

Avatar
Rômulo 10 de dezembro de 2020

Não é porque o seu deu defeito que o carro é uma bomba. Olha o exagero estressado.

Avatar
SEVERINO GOMES DA SILVA 22 de outubro de 2019

Boa noite eu tenho umas espin quero dá dê
Entrada yaris

Avatar
Silvio Romero 17 de outubro de 2019

Bom dia, comprei um yaris xl Plus 1.3 infelizmente só vim observar os detalhes apois a compra, um carro de 72.000 mil sem equipamentos que se encontra em carro de 50.000 mil como, Centralina dos vidros, sensor de ré ou câmera um absurdo, sem DRL, com uma só entrada USB que fica escondida dentro do encosto de braço onde vc fica sem poder observar o celular quando carregando e o pior um motor fraquíssimo que quando vc precisa acelerar para sair de um retorno é arriscado vc sofrer um acidente, estou totalmente arrependido.

Avatar
Edson 14 de outubro de 2019

Possuímos um Etios 1.3 x e estava com 50 mil km, fazendo em média 14,5 km por litro

Avatar
Silvio Romero 8 de outubro de 2019

Boa noite, comprei um yaris além de me omitir em que tinha a versão 1.5 fui sobemetido a vários contrangimentos na toylex Imbiribeira Recife, diante da situação fui convencido a compra a versão 1.3 que é fraquíssima para subir uma ladeira com ar ligado e quatro pessoas falta ter que descer a metade e o barulho que faz o motor, sem falar que não vem sensor de ré, ajuste de profundidade, limpador automático, DRL Centralina os bancos são de material orivel equipamentos que são de série em carro de 50.000 mil enquanto o yaris sai por 72.000 mil

Avatar
gilberto buchi 27 de setembro de 2019

tenho um etios x ano 2018 m. 2019 aut. vou fazer revisão dos 10 km,não tenho nada a reclamar,motor bom, cambio ótimo.consumo baixo, 10,5 etanol na estrada,seguro preço baixo.

Avatar
Ilma 26 de setembro de 2019

COMPREI O YARIS XL 1.3 AUTOMÁTICO, O CARRO NÃO TEM POTÊNCIA NENHUMA, PARA SUBIR LADEIRA UMA TARTARUGA SUBIRIA MAIS RÁPIDO. O MOTOR É FRACO, NÃO DESENVOLVE, TENHO QUE SUBIR SERRA TODA SEMANA E DÁ VERGONHA DE FICAR TRAVANDO O TRANSITO PORQUE SE TIVER QUE REDUZIR ELE LEVA UM SÉCULO PARA PEGAR FORÇA NOVAMENTE. PÉSSIMO CARRO. PARECE CARRO 1.0, LEVEI NA CONCESSIONÁRIA ELES TESTARAM E FALARAM QUE ESTÁ TUDO CERTO!!! DECEPCIONADA!

Avatar
Henrique 22 de agosto de 2020

Comprei meu yaris xl 1.3 manual em maio de 2020. Na cidade faz 7.9 km L.
alcool e na gasolina 13 km L. Na rodovia faz 14 km L no alcool e 16km l na gasolina. O que mais faz diferença é a qualidade do combustivel.

Avatar
Rômulo 10 de dezembro de 2020

Tira de novo a carteira de motorista. Você não sabe dirigir um carro com câmbio CVT e muito menos um Toyota.Tenho um hatch 1.3 e nada disso acontece com ele.

Avatar
Fabio 12 de fevereiro de 2021

Acho que vc esta falando de outro carro ou nunca teve outro carro alem desse yaris 1.3. Eu tenho um e ja estou vendendo porque o carro nao anda nada e so gasta.
Nao aconslho pra ninguem, pessimo.

Avatar
mauricio 17 de setembro de 2019

Tenho um na versão 1.3 Plus Tec a proposta do carro não é desempenho quem gosta de pisar mais, este não é o carro pois vai gastar mais, mas para quem anda nos limites de velocidade e sem muita pressa, ele vai bem no dia a dia e no transito mais pesado, usando assim seu consumo é bom, para que gosta de conforto este com certeza vai ser sua escolha, não faz barulhos e tem um nível bom de acabamentos e acessórios de primeira, ficou faltando uma multimídia mais moderna, mas o áudio é muito bom, para comparação de nível só o FIT mas é mais caro e com menos acessórios e esta com o modelo na reta final de carreira.

Avatar
Cristhiane 15 de setembro de 2019

Tenho um Etios x 2016, hoje com 45 mil e gosto muito. Tem sim alguns pontos negativos no caso do 16/16 a embreagem ainda é a cabo. Tive que trocar o cabo com 40 mil. Fiquei sabendo que resolveram isso na versão 17. É um pouco barulhento. Já o consumo dele é ótimo.. chego a fazer 18 km/l com ar na estrada e a média frequente na cidade é 12km/l. Meu marido vem falando do yaris, mas com essa potência e esse consumo eu tô fora. Compro carro não pela estética e sim pelo conforto e consumo. O porta malas do Etios é maravilhoso! O yaris tem quase 100 litros a menos. Ano que vem trocarei meu Etios e provavelmente pegarei outro zero.

Avatar
Klebia Wanderley ferreira 15 de outubro de 2019

Não troque mesmo pelo yaris. Estou arrependida, consumo altissimo

Avatar
Elaine Miranda de Rezende 24 de agosto de 2019

Meu Yaris Hatch vai fazer um ano agora em setembro… achei muito bom…. tinha um Honda Fit, troquei pq parecia q puxava demais, muito seco, porém muito bom de acabamento e espaço interno, hoje, estou intrigada c meu Yaris, a porta e o painel apresentam muito barulho, parece q estou atravessando , permanentemente, um pedregulho ?

Avatar
Carlos 2 de janeiro de 2020

Verdade tenho xls 1.5 e o seu incômodo tbm é o mesmo meu.O carro é bom mas os ruídos são muitos.

Avatar
Paulo 21 de julho de 2019

Tenho um Yaris Hatch 1.3 mecânico adquirido pelo atrativo da confiabilidade da marca. Após 02 de uso, já estou arrependido, pois devida a sua motorização fraca, não justifica o valor pago. Considero um custo X benefício não justicável, lembra um carro mil, com preço de carro 1.6. Entrei pelo cano!

Avatar
Roberto 18 de julho de 2019

Eu tenho um Etios Sedan, XLS, 1.5, AT, 2016/17, comprado e, maio de 2016. Hoje ele está com apenas 36.000 km e, em ótimo estado.
O Etios me atende muito bem no meu dia a dia, tanto na cidade como nas viagens. Não deu qualquer problema, ruído ou qualquer outro motivo de reclamação.
Já pensei em trocar meu Etios por um Yaris Sedan XS CVT, mas estou adiando porque não vejo vantagem. Se o Etios pode ser feio para alguns, para mim beleza não conta pontos.
O principal motivo de ainda não trocar por um Yaris é a potência do motor.
No meu Etios Sedan 1.5 AT quando estou com ele carregado com 4 adultos e bagagem, sinto que falta potência em algumas rodovias ao manter 124 km/h no piloto automático (ele mantem a velocidade com folga, mas frequentemente chama a 3a. marcha, subindo a rotação do motor e ruído). Já fiz um test drive do Yaris Sedan 1,5 XLS CVT na concessionária e, tive a mesma sensação de falta de potência que eu sinto no Etios. Pelo menos, por mais 1 ou 2 anos vou continuar com o Etios, depois eu vejo por qual carro trocar.
Se o Yaris continuar com seu motorzinho e seu pequeno tanque de combustível, é muito provável que troque por outra marca. Por outro lado, se a Toyota substituir o motor do Yaris por outro com maior potência (bastaria uns 10-15%) e aproveitasse para aumentar também a capacidade do tanque para garantir maior autonomia em viagens com etanol, eu com certeza continuaria com Toyota, comprando o Yaris.

Avatar
Wallace Ouverney 14 de julho de 2019

Pela proposta do carro 1.3, vou ser bem sincero estou gostando muito.O carro é bom e econômico.u me arrependo em não ter compra do o de motor 1.5, pois eu viajo muito com o carro, e na estrada ele acaba de fato consumindo um pouco mais que o 1.5. Todavia para a cidade o yaris de baixa cilindrada atende muito bem. Em viajem ja cheguei a media de 17,7km/l.Saindo de Vitória-ES sentido Rio o carro fez, com o engarrafamento de campos, com as obras na B 101, e com o transito infernal da Av. brasil até chegar em bangu, fez uma média de 14,8 km/l. Para quem antes tinha um carro que fazia em média 12 km/l na estrada e 8,0 km/l na cidade, acabo ficando muito satisfeito com a economia dele. O carro também é muito confortável.

Avatar
WOLFGANG EUGENIO SALZER 4 de julho de 2019

Tenho um yaris 1.3 cvt há 3 meses. excelente carro, muito econômico na estrada chego a fazer 18,5. Na cidade faço 10,5 sempre na gasolina. quando a 80km por hora fica muito facil ultrapassar, em segundos vai há 120km. é preciso ter calma na arrancada, o motor chia muito, mas depois de embalar vai serenamente . Ótimo carro.

Avatar
ROGERIO MARQUES SANTOS 9 de junho de 2019

Tenho também um Yaris 1.3 automático. O que mais gosto do carro é o conforto. Ergonomia excelente, espaço na medida certa, suspensão agradável, sem ruídos internos (os grilos, coisa comum que senti num Virtus que aluguei) e um motor razoável. Podia melhorar o desempenho, mas pra isso tem a versão 1.5. Quanto ao câmbio CVT, numa pesquisa de satisfação, sugeri à Toyota que elimine o simulador de marchas.

Avatar
Flavio Aires 28 de abril de 2019

Eu tenho um de 2006 (1.3 CVT) e até hoje tá andar que é uma beleza. Só não irei comprar o de 2018 pk financiamento de carro novo no meu país (Moçambique), é um suicídio. Depois deste vou procurar um modelo de 2011 a 2013, é também muito bonito (se calhar mais bonito que os últimos dois anos). Parabéns pela sua escolha.

Avatar
Alex Motta 26 de abril de 2019

Desculpem pelo erro de datilografia!!! Foi pura afobação na resposta ao artigo.

Avatar
Alex Motta 26 de abril de 2019

Avaliei o Yaris dentre outras opções de compra, mas sinseramente, falar que o carro é silencioso já é demais. Beberrão, se arrasta ao invés de andar e o painel é horrível de enxergar (herdou todos os erros do Etios). Conheço quem não aguentou a barulheira do interior do carro e vendeu com menos de um ano de uso em cidade. Muita pretensão da Toyota querer atribuir a ele o codinome “Corollinha”, a diferença é enorme entre os carros. Corolla sim é um excelente carro!

Avatar
Katia 24 de abril de 2019

Estive lendo a avaliação do Gilson, concordo plenamente com ele, estou a 4 meses comum yaris 1.3 Hatch automático e estou impressionada como o motor é fraco, se dermos uma acelerada o consumo vai lá em cima, sempre possuo carro da Chevrolet e confesso que a experiência não está sendo nada satisfatória. Já estou pensando em trocar de carro o qual me deixa completamente arrependida de ter trocado por esse carro.

Avatar
Daniel 23 de abril de 2019

Achei as opiniões enviesada demais. Em português claro, o dono puxou sardinha pro carro! O desempenho dele merece 2 estrelas e olhe que estou sendo legal!

Avatar
Bruno Jardel 23 de abril de 2019

Tenho um xls 1.5 há quase um ano. Acho um ótimo carro: conjunto motor X câmbio cvt muito bem alinhado e conjunto de itens que normalmente só são encontrados em carros de luxo e itens como teto solar, por exemplo, que nem corolla traz de série.
Únicas reclamações que tenho é que o carro foi elevado 13mm para ser comercializado no Brasil, porém uma pessoa a mais no veículo já faz diferença e ele baixa muito, pegando facilmente em quebra-molas, etc. Outra coisa é o acessório de sensor frontal que além de muito caro não serve pra nada. Todo o restante me atende mt bem.
Imaginem que eu queria comprar um corolla. Mas comprei o yaris e estou mt satisfeito, principalmente pela economia que não deixa o desempenho a desejar.
Recomendo o veículo.

Avatar
César kas 23 de abril de 2019

Depois dá decepção no crash test, o Yaris saiu da minha linha de escolha. Tem opções melhores como o Polo e Virtus com 4 airbags e plataforma mais moderna, além de mais estrelas no latincap. Desisti da compra

Avatar
Ferrer 29 de junho de 2019

Decepção? 4 estrelas para adultos e crianças, isso porque a versão testada foi a de entrega, com apenas 2 airbags, diferente da vw que sempre testa as versões mais completas em itens de segurança.

Avatar
João Gilberto 9 de julho de 2020

Tenho um yaris 1.5 sedan, tirei em Abril de 2019 está com 11.500 km, ótimo carro, eu gostei, anda bem tem boa arrancada, silencioso, tudo que esperava de um bom carro, muito parecido com o Corolla que tive, o meu é econômico, acho que depende muito de como dirigir, na estrada no piloto automático a 120 km/h faz 13 no Álcool

Avatar
José Miguel Auer 23 de abril de 2019

Tenho um Yaris hatch a a três meses. Já rodei 5.500 km, o carro é excelente. Dificilmente sairei da marca, pois venho de um etios que já era bom. Ponto negativo é que a co cessionário de Ponta Grossa no Paraná, não conseguiu me ajudar a parelhar meu celular com a mídia do carro para uso do GPS. Estou até agora sem poder usar, vamos ver se na revisão dos 10.000 o problema será resolvido.

Avatar
Paulo Sano 23 de abril de 2019

Possuo um Yaris 1.3.
É um bom carro pela proposta, o que me chateia é ter que destravar a porta para pegar algo no porta malas ou banco traseiro ao sair do carro. Ele destrava só a porta do motorista e do passageiro ao desligar.

Avatar
Wallace Ouverney da Silva 23 de outubro de 2019

Exatamente, já viajei pado ES para O RJ com meu Yaris 1.3 e digo que não me decepcionei. Alguns motoristas comparam um carro 1.3 e querem que ele se comporte como um 2.0? Realmente não dá né. Mas o carro e econômico, confortável e não me deixou na mão quando precisei fazer algumas ultrapassagens. Não tenho problema em pisar fundo no acelerador para isso, alguns querem ultrapassar na estrada em velocidades não compatíveis com o trecho e riscos.

Avatar
Marcos Oliveira 17 de maio de 2023

Leia o manual, lá ensina a programar o destravamento de todas as portas pela abertura da porta do motorista.

Avatar
Antonio Lima 22 de abril de 2019

Do Yaris não posso falar, mas o Étios 1.5 conheço muito bem, tanto o mecânico como o automático, pois trabalho no setor de transporte de um grande órgão aqui no DF. Único ponto positivo: Suspensão e câmbio automático. Pois o resto é só porcaria, colocando o Étios como um dos piores carros da categoria. O câmbio do mecânico é triste, o motor do dois e fraquíssimo, principalmente em baixa rotação e bebem absurdo, o rádio ninguem consegue desligar… E aquele aviso sonoro quando aciona o alarme???… De madrugada, acorda o prédio inteiro!!

Avatar
Flavio Faria 23 de abril de 2019

Amigo, acho que você não andou lendo o manual do carro. Tenho um 1.5 XS. Rádio desliga fácil, barulho do alarme você desativa com um procedimento simples. Do consumo, só é ruim em trecho urbano com trânsito intenso, já cheguei a fazer 19Km/l em estrada, no câmbio automático.

Avatar
Walter 23 de abril de 2019

Parabéns achei que não tivessem percebido isto tem um Etios sedan tô gostando demais 1.5…

Avatar
Flavio Faria 23 de abril de 2019

O colega que testou o carro reclamou do câmbio, tem que lembrar que o carro é CVT e, assim, o comportamento é bem diferente de um carro manual. Agora de ser 1.3 tá certo, motor fraco pro tamanho do carro.

Avatar
Sergio 23 de abril de 2019

Tive um Etios XLS 1.5 e foi a maior decepção da minha vida. Tudo de ruim encontrei nele! O maior problema foi a entrada de poeira por todos os lados do carro e a embreagem que com menos de 20.000km começou a ficar dura e o carro pulava nas saídas.

Avatar
Centro universitario una dos Psicologia 29 de outubro de 2019

Falta de sorte, meu etios rodei 77.000km sem problemas

Avatar
Taina 1 de janeiro de 2020

Tenho um Ethios xls 1.5 automático com 25km rodados 2018/19. Desde o primeiro mês os vidros faziam barulho e ao chover entra um pouco de água. Além disso nunca consegui cabo pro multimidia. Ao acelerar faz um barulho agudo e na revisão dizem está ok. Também o vidro do passageiro emperrou. Pra um carro de 65mil esperava maior qualidade por ser tb. Toyota.

Tem estabilidade e acho econômico (13/14km).
Infelizmente quando comprei não me importei com design e não é um carro bonito. Outro ponto é que o ajuste do banco poderia ser melhor assim como o encosto e o pescoço ajustável com mais opcões.

Trocamos um onix neste mês por um Yaris que na expectativa que atenda um pouco melhor que o Ethios e com design mais bonito. Estamos aguardando chegar o carro. De qualquer forma já penso em trocar o Ethios no fim de 2020 por um Kicks Nissan.

Avatar
Tati 29 de junho de 2019

Na minha opinião é excelente, tenho um ethios ah 4 anos. Nunca me deu problemas!

Avatar
Marcelo Carvalho 11 de setembro de 2019

Tenho um Etios Sedan X automático 2018. Sem defeitos! Anda muito bem e faz 14,5 na cidade com ar ligado o tempo todo. Tá com 53 mil km. Na estrada, mantendo 130/140 km/h, ar ligado, faz 13km/l. Excelente carro. Muito confortável!

Avatar
Marcelo Carvalho 11 de setembro de 2019

Tenho um Etios Sedan X automático 2018. Sem defeitos! Anda muito bem e faz 14,5 na cidade com ar ligado o tempo todo. Moro em Brasília. Tá com 53 mil km. Na estrada, mantendo 130/140 km/h, ar ligado, faz 13km/l. Excelente carro. Muito confortável!

Avatar
Adriana 11 de julho de 2020

Meu Etios não é assim não,kkkk

Avatar
Marco 22 de abril de 2019

Se nosso amigo tivesse andado num Polo jamais teria pego um Yaris. O Polo supera o Yaris em praticamente todos os quesitos, principalmente no custo beneficio. O único ponto negativo do Polo são algumas concessionárias que prestam um serviço porco, de resto ele é imbatível.

Avatar
Milton 26 de abril de 2019

O Polo realmente supera o Yaris em alguns quesitos,mas os principais são os problemas de fabricação.

Avatar
Laura 18 de junho de 2019

Ao meu ver é a aparência.. polo deixa a desejar na aparência.

Avatar
Adriana 25 de janeiro de 2020

Em termos de aparência o Yaris ganha se lavada (até covardia), aliás estética não é o forte da Volkswagen.

Avatar
EDSON FURTADO 22 de abril de 2019

Qdo estava fazendo alguns testes para comprar o carro de minha esposa, também andamos no Yaris. o carro é bonito a atende bem em quase tudo.
Realmente no quesito potencia deixou a desejar o que levou minha esposa escolher outro veiculo. (Citroen C4 cactus)
De qualquer forma parabéns pelo bom gosto e boa sorte com o carro.

Avatar
Rômulo 9 de junho de 2019

Triste em saber que você deixou de pegar um Japonês parar pegar um Francês. Boa sorte!

Avatar
Vagner 26 de agosto de 2019

Não acho q seja triste até porq a maioria dos franceses e chineses são melhor q a toyota em quase todos quesitos inclusive tecnologia,c vc andar em um cerato,em um c4 lounge ou até mesmo no fluence q saiu de linha e infinitamente superior ao corolla yaris e outros da toyota,só no Brasil e lider de vendar,leva esse yaris nos EUA e vê c vai vander alguma coisa.

Avatar
Deixe um comentário