Tração integral ou 4×4 não é coisa só para jipeiro ou piloto de rali

Tração integral ou 4x4 são sinônimo de fora de estrada, mas saiba que há condições em que torque nas quatro rodas também é fundamental no asfalto

audi rallye quattro a2 19841
A Audi fez história com o Quattro que inaugurou a tração integral nas provas de rali e se tornou referência nos carros de rua (Foto: Audi | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/10/2023 às 19h03

Um seguidor nosso mandou uma questão interessante. Ele foi a uma loja comprar um automóvel e o vendedor defendeu o modelo que ele queria. E disse que era um pouco mais caro porque tinha tração nas quatro.

E o consumidor falou: “eu vou pagar para ter tração nas quatro, se eu não tenho sítio, fazenda, não ando na lama. Tração nas quatro”, diz ele, “que eu saiba, é para jipe”. E aí é que está o engano de muita gente!

VEJA TAMBÉM:

Tração nas quatro, é claro, é fundamental para andar na terra, na lama. Mas no asfalto molhado, o carro com tração nas quatro é tão importante quanto. Não vou dizer neve, porque no Brasil muito raro tem estrada com neve.

Isso é mais para Estados Unidos e Europa. Mas a segurança de uma tração integral, tração nas quatro, quando você principalmente está no molhado, é fundamental.

Tração integral Audi

Não se esqueça que a Audi ficou famosa com as suas participações em rallys da Europa com o Audi Quattro. Os carros tinham um comportamento muito melhor e ganharam vários ralis com isso.

Não é para dar desempenho e velocidade, não! É para sua segurança. As quatro rodas tracionando o automóvel em uma curva molhada, você nem imagina a diferença em termos de estabilidade e segurança.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Regis 6 de outubro de 2023

Gostei desse Passat Quattro Sulam da foto…

Avatar
bruno vasconcelos 4 de outubro de 2023

Sim, na chuva 4×4 é muito mais seguro, e até no seco, o carro 4×4 fica mais preso no chão como se tivesse rodando sobre trilhos… eu tenho certeza que se fizer um teste de Alce por exemplo num Renegade 4×2 e 4×4, ambos com os mesmos pneus e o mesmo motor 1.3 turbo, o Renegade 4×4 vai fazer em maior velocidade e com menor risco de destracionar, derrapar ou capotar…

Avatar
Deixe um comentário