Uber pode recusar 4 passageiros? Entenda de uma vez por todas!
Mesmo com o fim da pandemia, diversos motoristas de aplicativo seguem recusando transportar 4 passageiros. Entenda a situação
Mesmo com o fim da pandemia, diversos motoristas de aplicativo seguem recusando transportar 4 passageiros. Entenda a situação
Recentemente, alguns relatos têm viralizado nas redes sociais envolvendo uma polêmica com os motoristas de aplicativo. Alguns passageiros da Uber e da 99 afirmam estar passando por constrangimentos ao solicitar um carro e estarem em grupo de 4 pessoas.
Durante o período da pandemia, os aplicativos de fato restringiram o transporte de passageiros ao banco de trás, limitando apenas a 3 pessoas. Agora, com o fim da pandemia, a Uber voltou a permitir o transporte de 4 passageiros, enquanto a 99 continua limitando a 3. Isso pode ser observado pelo número que aparece ao lado do preço quando você solicita uma corrida.
VEJA TAMBÉM:
Mesmo com a Uber permitindo o transporte de 4 passageiros, surgiram relatos de pessoas que tiveram a corrida cancelada quando o motorista chegou ao destino e percebeu que estavam em 4 pessoas, ou que foi solicitado a elas um valor extra para levá-las ao destino. Alguns motoristas argumentam ser uma questão de segurança não andar com passageiro no banco da frente.
Um dos relatos postado no TikTok foi da influenciadora Helena Benedini, que afirmou ter esquecido de avisar sobre os quatro passageiros e quando o motorista chegou ao local de embarque, orientou que fossem os quatro no banco de trás.
O usuário do twitter, Tiago Santineli também levantou esse questionamento na rede do passarinho e gerou grande repercussão.
O famoso youtuber Jon Vlogs passou pelo constrangimento de o motorista ter exigido um valor extra para levar as 4 pessoas.
Questionada, a Uber, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou a limitação de passageiros e obrigação do uso de máscaras durante a pandemia. Porém, reforçou que, atualmente, não existe nenhum impeditivo imposto pela plataforma com relação ao transporte de passageiros no banco da frente.
Conforme as diretrizes governamentais em relação à pandemia foram sendo atualizadas, a Uber também revisou sua política e comunicou aos parceiros e usuários o fim dessas restrições.”
Os motoristas parceiros da Uber não têm permissão para negociar o valor da viagem por meio do chat antes que a mesma seja realizada. Ações como ameaçar usuários ou persistir na negociação de valores antecipadamente prejudicam o funcionamento da plataforma e violam os Termos Gerais de Uso que os parceiros precisam concordar para utilizar o aplicativo.
É importante estar atento a essas práticas e denunciar pela plataforma. A assessoria da Uber afirmou que a empresa tem equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente reportes e cancelamentos para identificar suspeitas de violação e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Entendam de uma vez que o veículo é do motorista. Ele não é empregado das plataformas e tão pouco de passageiro. Portanto ele tem o dinheiro de levar quantos passageiros ele quiser ou quem ele quiser. Eu sou motorista e levo apenas 2 , se passar de dois passageiros o valor tem de valer muito a pena. Eu faço isso primeiro pela minha segurança, porque passando de 2 passageiros eu já perco o controle de qualquer problema que venha a acontecer . Segundo que é para não sobrecarregar o veículo. Se a plataforma fornecesse preço justo e segurança, essas situações não aconteceriam. Então entendam de uma vez , oportunistas, o motoristas não é o brigado a nada, senão ele seria CLT e empregado das plataformas. Ele é autônomo!!! Tem autonomia!!!!
A regra da plataforma é clara quando chamamos aparece 4″ se não concorda sai do aplicativo ou organiza um grupo leva na assembleia legislativa e Luta pra mudar isso, esse dia atrás chamei, estávamos em 4 pessoas, o cara fez eu descer, sai numa boa, cheguei em casa reportei várias vezes ao suporte, a uber mandou um comunicado pedindo desculpas pelo ocorrido, informou que notificou o motorista e da próxima vez irá banir da plataforma! Ainda me reembolsou. É assim que funciona, a plataforma tem regras entendo que as vezes o valor está baixo, mas que culpa temos? A plataforma não obrigou a vc trabalhar,
Entendo que o carro é vc não é CLT mas a plataforma tem regras que vc aceitou ao entrar, e não estamos mais na pandemia. Volto a dizer se não concorda é só juntar um grupo e lutar também para mudar isso, pode ter certeza que ficaria quieto quando aparecesse 2 ou 3 que pode levar.
Isso aí vc tá “serto”, típico brasileiro petista, só quer direitos, deveres nada.
Preço baixo e qualidade nem sempre andam juntos
Mesma coisa entre original e segunda linha
A Uber e 99 não investe na sua mão de obra que somos nós motoristas pelo contrário nos trata como inimigo como se eles fisessem um favor a nós agora eles vem só baixando preço das corridas enquanto combustível sobe, preço de peças sobem,e mão de obra estamos desgastados nossos carros estão acabando e não estamos vendo dinheiro somos pai de família estamos na rua pra trabalhar e levar nosso sustento pra casa e não para fazer favores a seu ninguém aí vem e fala porque não sai? simples depois de 6anos de app fora do mercado de trabalho fica difícil arrumar emprego eu mesmo estou a procura isso não e mais viável ser motorista de app hoje e vício e não oportunidade de ganhos
Facas as contas 22km por 35 reais vê se dá lucro hoje o motorista se mata de trabalhar faz 8000 no mês e sobra 1700 tá certo isso????
No meu caso éramos somente eu e minha esposa… paguei em dinheiro 44,94…isso no celular da minha esposa de Diadema a Congonhas…….e agora consta que minha esposa deve esse valor……e agora..?
Minha reclamação não se refere a quantidade de passageiros….estou indignado, pelo que ocorreu no app da minha esposa, que, como usamos muito pouco o UBER…cerca de um ano , pelo celular da minha esposa fizemos uma corrida de Diadema para Congonhas, R$ 44,94.eu paguei o motorista em dinheiro vivo….,porém a poucos dias , minha esposa precisou usar o UBER , e esse valor consta como devido….. reclamamos, pelo próprio celular dela, sem uma solução…… agora entendo a safadeza desse motorista que não oficializou a corrida….somos idosos e por falta de conhecimento, não exigi recibo……esse é o Brasil….
Motoristas da Uber estão destruindo a plataforma por ela fazer pouco caso dos notoristas e trata-los como escravos, não valorizando o tempo do trabalho e subindo ainda mais as taxas e obrigando os motoristas a trabalharem no “escuro” em relação a valores nas regiões, e os motoristas vem aplicando golpes de colocar que o passageiro não pagou a corrida, mesmo o passageiro pagando em dinheiro ou pix. Portanto fica a dica, fique dentro do carro ate o motorista finalizar a corrida (tela de avaliação do passageiro), depois desça…. fui banido da Uber sem explicações e sem direito a defesa que é CONSTITUCIONAL, fui à Uber na Barra Funda e não fazem nada lá, um bando de inuteis que estão lá so pra ler os termos de uso para os motoristas. Não acho certo uma corrida pra qualquer lugar que seja ser inferior ao valor de uma passagem de onibus por passageiro, estamos trabalhando e fazendo corridas mais baratos que o transporte publico e sendo exigidos a manter um padrão de transporte particular de excelencia
Entendo que os idosos as vezes sofrem prejuízos por não saberem usar corretamente o app. Quando for pagar em dinheiro uma corrida, precisa trocar a forma de pagamento de cartão para dinheiro. Pode ter sido isso que ocorreu, o Sr não alterou o modo, e lá permaneceu o desconto no cartão de crédito e o motorista fingiu que não viu, pois dá pra saber que estava no cartão e ele aceitou seu pagamento em dinheiro. Fica a dica, não deixe de olhar a forma de pagamento. 🙏
O pessoal tem direito sim de reclamar e a reclamação deve ser fundamentada, mas o motorista Uber não tem como se defender da reclamação e nem tem acesso a íntegra para saber se a reclamação é procedente. Pedir a Deus para que não seja vítima de reclamações infundadas, caso contrário, estará perdido e sem ajuda de ninguém.
Se não se tratasse de levar vantagens não chamaria esses aplicativos,e sim os de táxis que a regra e totalmente a mesma!
Os passageiros sempre esquece de marca 4pessoas mas nunca esquecem de reclamar vão todos pra fará depois querem todos anda de graça e com segurança,o valor das corridas e uma vergonha por que não chamam dois carros para q seja menos vergonhoso ou chamem um táxi e aí sim vale apena dividir em 4pessoas o brasileiro sempre quer tera vantagem sobre o outro esse país nunca muda.
Não se trata de levar vantagem, a regra do aplicativo é clara. Se é permitido 4 passageiros então o motorista tem que aceitar e ponto final. Se não aceitar vamos reclamar, reportar e etc.
não é obrigatório aceitar levar 4 passageiros, se o dono do carro quiser levar so 1 passageiro ele pode, se ta achando ruim chama um taxi ou melhor, compra o teu carro.
Não, meu carro, minhas regras, não tenho que fazer nada por obrigação, os motoristas fazem caridade levando 4 passageiros a qualquer lugar por 10 reais, onde se fosse pelo transporte publico ele pagaria mais de 20 e ainda teria que andar até o local desejado. Então respeita quem esta atrás do volante e solidarize-se, se quer qualidade faz um favor: manda um email a uber pedindo para que ajustem a tarifa a um preço justo para ambas a partes, para quem sabe assim melhorar o atendimento, senão gosta do app usa o Busão e o Trem
Moisés! 4 passageiros fará o carro ter mais desgaste e gastar mais combustível, o veículo não pertence a Uber e sim aos motoristas, portanto meu caro, fica a cargo do motorista aceitar ou não a viagem e mais, fica a cargo dele também o abastecimento do veículo e o desgaste do mesmo! Corridas Uber e 99pop são para apenas 1 passageiro, somente aqui no brasil o passageiro chama para apenas 1 pessoa quando na verdade são 4 querendo viajar. Veja, como isso é muito injusto! Se você fosse um motorista? Iria gostar desta situação? Se quer levar a família toda para passear, vá de ônibus ou alugue uma Van, pois são veículos preparados para transportar um numero auto de passageiros. E não venha me falar sobre seu lado, pois assim como você não quer saber do lado do motorista, também não me interessa o seu! Se você contratou um serviço de transporte para um passageiro, é um passageiro, se contratou para dois, é dois. Pronto e acabou. Dez de a pandemia, ninguém mais se assentou no banco do passageiro dianteiro, sendo assim, carros Uber se dispõe atualmente de apenas 3 lugares.
Não tem como reportar pq o motorista não quis levar 4 pessoas, não se pode reclamar de um serviço que não foi prestado, quer fazer motorista de otario. Compra um carro simples assim. E vamos continuar a não aceitar corridas com paradas e com 4 passageiros de jeito nenhum
Motorista de Uber quer levar vantagem em tudo, cheio de frescura pra pegar uma corrida. mal faz diferença para o carro de 3 para 4 pessoas no carro; mas o cara quer sugar teu dinheiro o máximo possível.
“a, mas se acha ruim pega ônibus” você é um total acéfalo se acha que porque não concordo com suas regras estúpidas não devo usar o app.
Bom eu acredito que se no app já houvesse a indicação da quantidade de passageiros e ou bagagem esse problema não ocorreria, pois o carro é do motorista e ele decide quem e quantos quer levar, é justo.
A uber tem que atualizar a forma de trabakho e passar a fazer os preços por passageiro. O passageiro coloca quantos Pax irão na viagem contando as Crianças e bebês de colo, pois o CTB não faz distinção de idade quanto a quantidade de passageiros. Então o passageiro faz o pedido e coloca o numero de passageiros e dai se faz o calcuko, acrescentando ao minimo de 30% extra na viagem por passageiro extra. Certeza que acabariam as viagens de 3 paradas ou mais
Concordo contigo Eduardo! Entrei nessa matéria justamente pq estou pesquisando essa questão para um evento que devo ir no final do ano. Como tenho síndrome do pânico, quase não saio e utilizo a uber para ir ao trabalho ou médico, muito esporadicamente. Porém, nesse evento devo ir com 3 pessoas e meu receio é exatamente ter dificuldades na volta. Temos que ver o lado do motorista, pois os usuários já têm a praticidade do serviço.
Muito boa a matéria!