Uber pode recusar 4 passageiros? Entenda de uma vez por todas!

Mesmo com o fim da pandemia, diversos motoristas de aplicativo seguem recusando transportar 4 passageiros. Entenda a situação

aplicativos de transporte uber
É importante estar atento a algumas práticas e denunciar pela plataforma (Foto: Shutterstock | Reprodução )
Por Pedro Januzzi
Publicado em 06/07/2023 às 15h32
Atualizado em 16/08/2023 às 15h28

Recentemente, alguns relatos têm viralizado nas redes sociais envolvendo uma polêmica com os motoristas de aplicativo. Alguns passageiros da Uber e da 99 afirmam estar passando por constrangimentos ao solicitar um carro e estarem em grupo de 4 pessoas.

Durante o período da pandemia, os aplicativos de fato restringiram o transporte de passageiros ao banco de trás, limitando apenas a 3 pessoas. Agora, com o fim da pandemia, a Uber voltou a permitir o transporte de 4 passageiros, enquanto a 99 continua limitando a 3. Isso pode ser observado pelo número que aparece ao lado do preço quando você solicita uma corrida.

VEJA TAMBÉM:

Mesmo com a Uber permitindo o transporte de 4 passageiros, surgiram relatos de pessoas que tiveram a corrida cancelada quando o motorista chegou ao destino e percebeu que estavam em 4 pessoas, ou que foi solicitado a elas um valor extra para levá-las ao destino. Alguns motoristas argumentam ser uma questão de segurança não andar com passageiro no banco da frente.

Alguns relatos nas redes sociais

Um dos relatos postado no TikTok foi da influenciadora Helena Benedini, que afirmou ter esquecido de avisar sobre os quatro passageiros e quando o motorista chegou ao local de embarque, orientou que fossem os quatro no banco de trás.

O usuário do twitter, Tiago Santineli também levantou esse questionamento na rede do passarinho e gerou grande repercussão.

untitled

O famoso youtuber Jon Vlogs passou pelo constrangimento de o motorista ter exigido um valor extra para levar as 4 pessoas.

Resposta da Uber

Questionada, a Uber, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou a limitação de passageiros e obrigação do uso de máscaras durante a pandemia. Porém, reforçou que, atualmente, não existe nenhum impeditivo imposto pela plataforma com relação ao transporte de passageiros no banco da frente.

Conforme as diretrizes governamentais em relação à pandemia foram sendo atualizadas, a Uber também revisou sua política e comunicou aos parceiros e usuários o fim dessas restrições.”

Os motoristas parceiros da Uber não têm permissão para negociar o valor da viagem por meio do chat antes que a mesma seja realizada. Ações como ameaçar usuários ou persistir na negociação de valores antecipadamente prejudicam o funcionamento da plataforma e violam os Termos Gerais de Uso que os parceiros precisam concordar para utilizar o aplicativo.

É importante estar atento a essas práticas e denunciar pela plataforma. A assessoria da Uber afirmou que a empresa tem equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente reportes e cancelamentos para identificar suspeitas de violação e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Maicon 26 de abril de 2024

a carga útil do meu veiculo é 425 kilos… então se a tarifa ofertada pelos apps nao condizer com o desgaste do veiculo eu cancelo a corrida e pronto… se a oferta pelas plataformas for um valor aceitável pelo km rodado então sim aceito levar e fazer um atendimento de acordo… até pq é transporte individual de passageiros… nao fretamento nem transporte de carga como muitos querem… então se não esta feliz chame um taxi… e pague um valo justo q a sua corrida miserável não sera negada por repasses insuficientes pela platadorma escravista…. e alterar ou adicionar rotas tb cancelo caso o valor não esteja de acordo…. o passageiro passa fome só pensa no seu umbiguinho… meus direitos… que se foda esses passageiros passa fome e malandros… dividir uma corrida que ta paganado 8 reais em quatro apos pagar 20 reais uma caneca de chop… tem eh q se f….

Avatar
Igor 17 de janeiro de 2024

A resposta da uber é sempre vaga enfatizando que o que é proibido é cobrar por fora, ou ser grosseiro ou ser desrespeitoso. Em nenhum momento ela deixa claro que o motorista é obrigado. Apenas sinaliza a possibilidade de levar 4 pessoas pois não existe mais restrição. Mas ela como não é empregadora formal, ela não tem o direito de cobrar isso. Da mesma maneira ar condicionado. Ela nunca se posicionou dizendo que o motorista é obrigado a ligar o ar condicionado se o passageiro quiser. Ela diz que o motorista é obrigado a tter ar condicionado para realizar o cadastro e estar em dia com a manutenção dos itens obrigatórios do cadastro. Mas em nenhum momento ela diz que o motorista é obrigado a isso ou aquilo porque ela mesma sabe que não é. O carro é do motorista, e ele presta serviço. Ele, por qualquer motivo que seja, pode cancelar qualquer corrida.

Avatar
Rodrigo 2 de novembro de 2023

Entendam de uma vez que o veículo é do motorista. Ele não é empregado das plataformas e tão pouco de passageiro. Portanto ele tem o dinheiro de levar quantos passageiros ele quiser ou quem ele quiser. Eu sou motorista e levo apenas 2 , se passar de dois passageiros o valor tem de valer muito a pena. Eu faço isso primeiro pela minha segurança, porque passando de 2 passageiros eu já perco o controle de qualquer problema que venha a acontecer . Segundo que é para não sobrecarregar o veículo. Se a plataforma fornecesse preço justo e segurança, essas situações não aconteceriam. Então entendam de uma vez , oportunistas, o motoristas não é o brigado a nada, senão ele seria CLT e empregado das plataformas. Ele é autônomo!!! Tem autonomia!!!!

Avatar
Marcelo Junior 7 de novembro de 2023

A regra da plataforma é clara quando chamamos aparece 4″ se não concorda sai do aplicativo ou organiza um grupo leva na assembleia legislativa e Luta pra mudar isso, esse dia atrás chamei, estávamos em 4 pessoas, o cara fez eu descer, sai numa boa, cheguei em casa reportei várias vezes ao suporte, a uber mandou um comunicado pedindo desculpas pelo ocorrido, informou que notificou o motorista e da próxima vez irá banir da plataforma! Ainda me reembolsou. É assim que funciona, a plataforma tem regras entendo que as vezes o valor está baixo, mas que culpa temos? A plataforma não obrigou a vc trabalhar,
Entendo que o carro é vc não é CLT mas a plataforma tem regras que vc aceitou ao entrar, e não estamos mais na pandemia. Volto a dizer se não concorda é só juntar um grupo e lutar também para mudar isso, pode ter certeza que ficaria quieto quando aparecesse 2 ou 3 que pode levar.

Avatar
Tião Três Pernas 3 de dezembro de 2023

Isso aí vc tá “serto”, típico brasileiro petista, só quer direitos, deveres nada.

Avatar
Leandro 12 de fevereiro de 2024

O carro é seu e ninguém discorda disso, porém a plataforma informa ao começar a trabalhar para o app as regras para participação e nela inclui que o veículo sendo para 5 pessoas você deve aceitar 4 passageiros e mais o motorista. Você acha que tem o direito de não carregar os 4 passageiros mas do outro lado tem passageiros que reclamam no App e você poderá ser banido da plataforma por não estar respeitando as políticas dela. Espero que revise as políticas da plataforma para que não caia em banimento em breve e precise ser mais um sustentado pelo governo.

Avatar
Luiz Carlos da Silva Junior 23 de setembro de 2023

Preço baixo e qualidade nem sempre andam juntos
Mesma coisa entre original e segunda linha

A Uber e 99 não investe na sua mão de obra que somos nós motoristas pelo contrário nos trata como inimigo como se eles fisessem um favor a nós agora eles vem só baixando preço das corridas enquanto combustível sobe, preço de peças sobem,e mão de obra estamos desgastados nossos carros estão acabando e não estamos vendo dinheiro somos pai de família estamos na rua pra trabalhar e levar nosso sustento pra casa e não para fazer favores a seu ninguém aí vem e fala porque não sai? simples depois de 6anos de app fora do mercado de trabalho fica difícil arrumar emprego eu mesmo estou a procura isso não e mais viável ser motorista de app hoje e vício e não oportunidade de ganhos
Facas as contas 22km por 35 reais vê se dá lucro hoje o motorista se mata de trabalhar faz 8000 no mês e sobra 1700 tá certo isso????

Avatar
Dorival Masone 13 de julho de 2023

No meu caso éramos somente eu e minha esposa… paguei em dinheiro 44,94…isso no celular da minha esposa de Diadema a Congonhas…….e agora consta que minha esposa deve esse valor……e agora..?

Avatar
Dorival Masone 13 de julho de 2023

Minha reclamação não se refere a quantidade de passageiros….estou indignado, pelo que ocorreu no app da minha esposa, que, como usamos muito pouco o UBER…cerca de um ano , pelo celular da minha esposa fizemos uma corrida de Diadema para Congonhas, R$ 44,94.eu paguei o motorista em dinheiro vivo….,porém a poucos dias , minha esposa precisou usar o UBER , e esse valor consta como devido….. reclamamos, pelo próprio celular dela, sem uma solução…… agora entendo a safadeza desse motorista que não oficializou a corrida….somos idosos e por falta de conhecimento, não exigi recibo……esse é o Brasil….

Avatar
Eduardo 13 de julho de 2023

Motoristas da Uber estão destruindo a plataforma por ela fazer pouco caso dos notoristas e trata-los como escravos, não valorizando o tempo do trabalho e subindo ainda mais as taxas e obrigando os motoristas a trabalharem no “escuro” em relação a valores nas regiões, e os motoristas vem aplicando golpes de colocar que o passageiro não pagou a corrida, mesmo o passageiro pagando em dinheiro ou pix. Portanto fica a dica, fique dentro do carro ate o motorista finalizar a corrida (tela de avaliação do passageiro), depois desça…. fui banido da Uber sem explicações e sem direito a defesa que é CONSTITUCIONAL, fui à Uber na Barra Funda e não fazem nada lá, um bando de inuteis que estão lá so pra ler os termos de uso para os motoristas. Não acho certo uma corrida pra qualquer lugar que seja ser inferior ao valor de uma passagem de onibus por passageiro, estamos trabalhando e fazendo corridas mais baratos que o transporte publico e sendo exigidos a manter um padrão de transporte particular de excelencia

Avatar
Elizabeth 17 de novembro de 2023

Entendo que os idosos as vezes sofrem prejuízos por não saberem usar corretamente o app. Quando for pagar em dinheiro uma corrida, precisa trocar a forma de pagamento de cartão para dinheiro. Pode ter sido isso que ocorreu, o Sr não alterou o modo, e lá permaneceu o desconto no cartão de crédito e o motorista fingiu que não viu, pois dá pra saber que estava no cartão e ele aceitou seu pagamento em dinheiro. Fica a dica, não deixe de olhar a forma de pagamento. 🙏

Avatar
l 30 de abril de 2024

Vc está culpando o motorista mais a própria uber faz isso
Fiz uma corrida no cartão
Dias depois ela estava tentando receber de novo
Sorte a minha que eu deixo meu cartão bloqueado

Avatar
Domingos Silva Santos 8 de julho de 2023

O pessoal tem direito sim de reclamar e a reclamação deve ser fundamentada, mas o motorista Uber não tem como se defender da reclamação e nem tem acesso a íntegra para saber se a reclamação é procedente. Pedir a Deus para que não seja vítima de reclamações infundadas, caso contrário, estará perdido e sem ajuda de ninguém.

Avatar
Moisés 8 de julho de 2023

Se não se tratasse de levar vantagens não chamaria esses aplicativos,e sim os de táxis que a regra e totalmente a mesma!

Avatar
Moisés 8 de julho de 2023

Os passageiros sempre esquece de marca 4pessoas mas nunca esquecem de reclamar vão todos pra fará depois querem todos anda de graça e com segurança,o valor das corridas e uma vergonha por que não chamam dois carros para q seja menos vergonhoso ou chamem um táxi e aí sim vale apena dividir em 4pessoas o brasileiro sempre quer tera vantagem sobre o outro esse país nunca muda.

Avatar
Roipenes 8 de julho de 2023

Não se trata de levar vantagem, a regra do aplicativo é clara. Se é permitido 4 passageiros então o motorista tem que aceitar e ponto final. Se não aceitar vamos reclamar, reportar e etc.

Avatar
x 12 de julho de 2023

não é obrigatório aceitar levar 4 passageiros, se o dono do carro quiser levar so 1 passageiro ele pode, se ta achando ruim chama um taxi ou melhor, compra o teu carro.

Avatar
Eduardo 13 de julho de 2023

Não, meu carro, minhas regras, não tenho que fazer nada por obrigação, os motoristas fazem caridade levando 4 passageiros a qualquer lugar por 10 reais, onde se fosse pelo transporte publico ele pagaria mais de 20 e ainda teria que andar até o local desejado. Então respeita quem esta atrás do volante e solidarize-se, se quer qualidade faz um favor: manda um email a uber pedindo para que ajustem a tarifa a um preço justo para ambas a partes, para quem sabe assim melhorar o atendimento, senão gosta do app usa o Busão e o Trem

Avatar
THIAGO 26 de julho de 2023

Moisés! 4 passageiros fará o carro ter mais desgaste e gastar mais combustível, o veículo não pertence a Uber e sim aos motoristas, portanto meu caro, fica a cargo do motorista aceitar ou não a viagem e mais, fica a cargo dele também o abastecimento do veículo e o desgaste do mesmo! Corridas Uber e 99pop são para apenas 1 passageiro, somente aqui no brasil o passageiro chama para apenas 1 pessoa quando na verdade são 4 querendo viajar. Veja, como isso é muito injusto! Se você fosse um motorista? Iria gostar desta situação? Se quer levar a família toda para passear, vá de ônibus ou alugue uma Van, pois são veículos preparados para transportar um numero auto de passageiros. E não venha me falar sobre seu lado, pois assim como você não quer saber do lado do motorista, também não me interessa o seu! Se você contratou um serviço de transporte para um passageiro, é um passageiro, se contratou para dois, é dois. Pronto e acabou. Dez de a pandemia, ninguém mais se assentou no banco do passageiro dianteiro, sendo assim, carros Uber se dispõe atualmente de apenas 3 lugares.

Avatar
Marcos Filho 17 de outubro de 2023

Não tem como reportar pq o motorista não quis levar 4 pessoas, não se pode reclamar de um serviço que não foi prestado, quer fazer motorista de otario. Compra um carro simples assim. E vamos continuar a não aceitar corridas com paradas e com 4 passageiros de jeito nenhum

Avatar
João Antônio 30 de outubro de 2023

Motorista de Uber quer levar vantagem em tudo, cheio de frescura pra pegar uma corrida. mal faz diferença para o carro de 3 para 4 pessoas no carro; mas o cara quer sugar teu dinheiro o máximo possível.
“a, mas se acha ruim pega ônibus” você é um total acéfalo se acha que porque não concordo com suas regras estúpidas não devo usar o app.

Avatar
Reynaldo 7 de julho de 2023

Bom eu acredito que se no app já houvesse a indicação da quantidade de passageiros e ou bagagem esse problema não ocorreria, pois o carro é do motorista e ele decide quem e quantos quer levar, é justo.

Avatar
Eduardo 13 de julho de 2023

A uber tem que atualizar a forma de trabakho e passar a fazer os preços por passageiro. O passageiro coloca quantos Pax irão na viagem contando as Crianças e bebês de colo, pois o CTB não faz distinção de idade quanto a quantidade de passageiros. Então o passageiro faz o pedido e coloca o numero de passageiros e dai se faz o calcuko, acrescentando ao minimo de 30% extra na viagem por passageiro extra. Certeza que acabariam as viagens de 3 paradas ou mais

Avatar
Karina 3 de agosto de 2023

Concordo contigo Eduardo! Entrei nessa matéria justamente pq estou pesquisando essa questão para um evento que devo ir no final do ano. Como tenho síndrome do pânico, quase não saio e utilizo a uber para ir ao trabalho ou médico, muito esporadicamente. Porém, nesse evento devo ir com 3 pessoas e meu receio é exatamente ter dificuldades na volta. Temos que ver o lado do motorista, pois os usuários já têm a praticidade do serviço.

Avatar
Lara 6 de julho de 2023

Muito boa a matéria!

Avatar
Deixe um comentário