Usados: Fiat Palio Weekend HLX 1.8 oferece espaço por muito pouco

Versão é equipada com motor 1.8 Chevrolet, tem bom pacote de conteúdos e preço de motocicleta, mas exige pesquisa

fiat palio weekend hlx 2008 frente e lateral
Palio Weekend ficou em linha por 23 anos (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 12/05/2023 às 08h03
Atualizado em 22/08/2023 às 13h59

Comprar um carro novo não sai por menos de R$ 70 mil. E olha que estamos falando de carrinhos diminutos e apertados. Para quem precisa de espaço interno, mas a grana está curta, talvez a solução seja apostar em um usado. Uma opção é o veterano Fiat Palio Weekend HLX 1.8, ano 2008.

Essa perua combina boa oferta de torque, pacote de conteúdos satisfatório e o melhor, baixo preço. Esse perua pode ser encontrada por menos de R$ 30 mil, na faixa de preço de uma moto 300 cm³.

VEJA TAMBÉM:

Como se trata de um carro com 15 anos de mercado, é praticamente certo que as unidades em circulação já apresentem marcas do tempo. Elas certamente demandarão uma revisão criteriosa. Também não se pode esperar tecnologias atuais e nem mesmo itens de segurança modernos.

fiat palio weekend hlx 2008 lateral
Versão HLX era a opção mais refinada ao lado do Adventure

O que verificar antes da compra?

  • Procedência;
  • Estado de conservação;
  • Histórico de ocorrências;
  • Registros de manutenção no manual do proprietário;
  • Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras;
  • Avaliação de um mecânico;
  • Recalls.

O que verificar no ato da compra?

  • Pastilhas de freio
  • Velas de ignição Cabo de vela
  • Bateria
  • Bomba de combustível
  • Correia dentada
  • Correia de serviço
  • Tensionador da correia

O que trocar quando comprar um Palio Weekend?

  • Filtro de óleo;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de combustível;
  • Lubrificante;
  • Líquido de arrefecimento;
  • Filtro de cabine.

Ficha técnica Fiat Palio Weekend HLX 1.8 (2008)

fiat palio weekend hlx 2008 traseira e lateral 2
O Palio Weekend 2008 trazia as linhas das segunda reestilização do modelo

O Fiat Palio Weekend chegou ao mercado em 1997 como terceiro integrante da família, ao lado do Palio e do Siena. A perua ficou em linha por 23 anos e teve incontáveis versões, inclusive a famosa Adventure, que criou o nicho dos compactos aventureiros no Brasil.

Qual é sua carroceria?

Perua média com cinco lugares.

Onde era feito?

Fabricada na planta da Stellantis de Betim (MG)

Quanto custa?

O valor na tabela, segundo a Fipe, é de R$ 24.735

Preço médio no varejo?

No varejo de usados, a média de valores é de R$ 27,5 mil, muito próximo da referência da Fipe. Mas há unidades que podem custar R$ 20.500 a até R$ 29 mil, dependendo do estado de conservação e quilometragem total.

O que ele oferece?

fiat palio weekend hlx 2008 interior
Painel trazia uma evolução diante da perua de 1997, mas não espere modernidades
  • Direção hidráulica
  • Ar-condicionado analógico
  • Rádio AM/FM
  • CD Player
  • Vidros elétricos
  • Retrovisores elétricos
  • Rodas de liga leve
  • Faróis de neblina

Opcionais

  • Duplo airbag

Como é o motor?

fiat palio weekend hlx 2008 motor gm
Motor 1.8 da GM entrega 115 cv à perua de Betim

O motor 1.8 da General Motors atravessou gerações. Estreou no Monza e nos anos 2000 equipava o Corsa. Com a aliança entre GM e Fiat, o bloco acabou indo parar nos carros de Betim. A unidade entrega 115 cv e 18,5 kgfm de torque, o que garante bom vigor à perua. A unidade é combinada com uma caixa de cinco marchas.

Como é consumo?

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, o consumo declaro do Palio Weekend HLX 1.8 é:

Combustível Urbano Rodoviário
Gasolina 10,5 km/l 12,1 km/l
Etanol 7,1 km/l 8,5 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

A capacidade do porta-malas do Palio Weekend é de 460 litros.

Qual é a suspensão do Fiat Palio Weekend?

O Palio Weekend sempre utilizou sistema McPherson (frente) e eixo de torção (traseira).

Freios

A perua italiana utiliza discos ventilados (frente) e tambores (traseira).

Pontos positivos

  • Espaço interno
  • Preço
  • Manutenção barata

Pontos negativos

  • Idade avançada
  • Faltam conteúdos de segurança
  • Projeto defasado
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renato 26 de maio de 2023

A informação de que esse motor estreou no monza não procede, são famílias diferentes. Esse 1.8 tem origem na família corsa

Avatar
Alves 9 de junho de 2023

A diferença é que era carburado no monza, e nas versões posteriores recebeu injeção eletronica mono-ponto e após multi-ponto com comando de 8Valvulas. Mesmo bloco de ferro fundido e correia dentada… o velho 1.8 de guerra da Gm! beberrão, mas tem torque. Abraço.

Avatar
Renato 12 de junho de 2023

Desculpe mas acho que vocês não entenderam. São motores diferentes, blocos diferentes. Poderiam corrigir a informação.
A Familia II nasceu no monza e teve as cilindradas 1.8, 2.0, 2.2 e 2.4, trata-se de um bloco diferente e maior do que a familia 1 e teve a versão 1.8 descontinuada (nunca usada em corsa ou fiat).
A Familia 1 nasceu na linha corsa, e teve as cilindradas 1.0, 1.4, 1.6 e 1.8 (este também usado pela Fiat).

Caso continuem com dúvidas, pesquisem no google “Qual a diferença do motor GM Família 1 e 2?”
Espero ter ajudado. Abraços.

Avatar
Alexandre Rodrigues 12 de maio de 2023

Tenho uma 1.4 ,2007 com 250.000 km, faço o diabo com ela,
Pena que não fabricam mais esses modelos de carro!
Agora é só SUV, que é muito mais caro!!!

Avatar
Geraldo 12 de maio de 2023

Até q enfim uma natéria dentro da realidade da maior parte da população brasileira, é deste tipo de matéria que precisamos. Esse carro é excelente em qq versão 1.4, 1.6 ou 1.8. Tengo uma 1.6 etorq show de bola. Q adianta um carro de 120 mil cheio de papagaiada e com motorzinho 3 cilindros q precisa ainda de um turbo para andar…fora as palhaçadas tecnológicas(menos abs e airbag) o resto é tudo enfeite para cobrar caro. Continue com matérias assim…ainda bem…

Avatar
Alves 9 de junho de 2023

Lembrando que essa perua da fiat já tinha ABS na versão HLX e air-bag como opcional, não sei se a 1.4 tinha abs…

Avatar
Tobias 12 de maio de 2023

Essa 1.8 é bem robusta e barata. Mas recomendo a 1.6 ou 1.4 por ser mais econômica. Pra trabalhar e levar tranqueira esse carro é show.

Avatar
Deixe um comentário