Usados: Toyota Hilux flex se tornou opção para fugir do diesel

Toyota Hilux flex usada oferece preços menos exorbitantes e praticidade de usar duas opções de combustíveis, sem ficar refém do diesel

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A Hilux flex foi produzida até o final de 2021 (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 19/05/2023 às 08h03
Atualizado em 22/08/2023 às 13h59

A redução do preço do litro do diesel e da gasolina nas distribuidoras trouxe um alívio para o brasileiro. Mas apesar da redução maior do diesel (R$ 0,44), a gasolina (R$ 0,40) ainda é mais barata nas bombas.

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Assim quem está pensando em comprar uma picape usada, com mais capacidade de carga e passageiros que uma leve, uma caminhonete média flex pode ser uma opção interessante. Isso porque o Brasil precisa importar diesel para atender a demanda, enquanto a produção de gasolina é mais farta e menos suscetível a flutuações. E nesse contexto, uma Toyota Hilux flex usada pode ser uma boa opção.

As picapes médias flex sumiram do mercado. No final de 2021, Toyota e Chevrolet tiram de linha suas versões bicombustível da Hilux e S10, curiosamente num momento em que o preço do diesel disparou nas bombas. Em algumas praças seria possível abastecer, com etanol, a um terço do litro do diesel.  Tudo isso fez com que as flex usadas se tornassem uma opção atraente, mesmo que relegadas pelos fabricantes.

O que verificar antes da compra?

  • Procedência
  • Estado de conservação
  • Histórico de ocorrências
  • Registros de manutenção no manual do proprietário
  • Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras
  • Avaliação de um mecânico
  • Recalls

O que verificar no ato da compra?

  • Pastilhas de freio
  • Lonas de freio
  • Velas de ignição
  • Cabo de vela
  • Bateria
  • Bomba de combustível
  • Corrente de comando
  • Correia de serviço

O que é recomendo trocar quando comprar uma Hilux flex?

  • Filtro de óleo;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de combustível;
  • Lubrificante;
  • Líquido de arrefecimento;
  • Filtro de cabine.

Ficha técnica da Toyota Hilux SRV 2.7 (2018)

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As dimensões são as mesmas da Hilux diesel, mas a capacidade de carga é inferior

A Hilux flex chegou ao mercado em meados dos anos 2000, num momento em que os motores flexíveis ganhavam volume de mercado. A Toyota ofereceu essa opção por dusa gerações e tanto a carroceria e motor passaram por melhorias com o tempo.

Qual é sua carroceria?

Picape média com cinco lugares.

Onde era feito?

Fabricada na planta de Zárate (Argentina)

Quanto custa?

O valor na tabela, segundo a Fipe, é de R$ 168.511

Preço médio no varejo?

No varejo de usados, a média de valores é de R$ 170 mil, um valor muito próximo da referência da Fipe. Mas há unidades que podem custar de R$ 160 mil a até R$ 180 mil, dependendo do estado de conservação e quilometragem total.

O que ele oferece?

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Sem fricotes, o acabamento é simples, mas bancos em couros e boa montagem valorizam a picape
  • Direção hidráulica
  • Ar-condicionado digital de uma zona
  • Multmídia de 7 polegadas (GPS, TV Digital, DVD, rádio, USB, CD, MP3, câmera de ré e Bluetooth)
  • Relógio digital (clássico)
  • Vidros elétricos
  • Retrovisores elétricos
  • Rodas de liga leve
  • Faróis de neblina

Itens de segurança

  • Duplo airbag
  • Controle de tração
  • Controle de estabilidade
  • Isofix

Como é o motor?

A Hilux SRV flex, ano 2018, é equipada com motor 2.7 de 163 cv e 25 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com seletor eletrônico.

Como é consumo?

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, o consumo declaro do a Hilux SRV 2.7 flex é:

Combustível Urbano Rodoviário
Gasolina 6,9 km/l 8,1 km/l
Etanol 4,8 km/l 5,6 km/l

Qual é a capacidade de carga?

A caçamba da Hilux comporta 1.036 litros, mas a capacidade de carga é de 730 quilos.

Qual é a suspensão do Toyota Hilux flex?

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Seletor de tração eletrônico, com reduzida, garante valentia ao motor flex

A Hilux utiliza conjunto independente com braços sobrepostos (frente) e eixo rígido com feixe de molas (atrás).

Freios

A picape utiliza discos ventilados (frente) e tambores (traseira).

Pontos positivos

  • Preço
  • bicombustível
  • Confiabilidade da marca

Pontos negativos

  • Consumo no etanol
  • Faltam airbags laterais
  • Capacidade de carga inferior à versão diesel
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2 Comentários
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James 6 de junho de 2023

Caminhonete grande a gasolina não serve pro trabalho, só para playboy. Pois não tem torque e alto consumo, e algumas nem traçadas são.

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JS 19 de maio de 2023

Consumo de V8

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