Usados: Toyota Prius 2013 é o híbrido mais barato do Brasil

Um híbrido novo vem com o problema do preço alto, mas os usados já desvalorizados se mostram opções interessantes

toyota prius 2013 prata dianteira
Essa foi a primeira geração do Prius a vir para o Brasil (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 05/05/2023 às 08h02
Atualizado em 22/08/2023 às 13h59

Ter um carro híbrido traz grandes benefícios financeiros graças a economia de combustível e incentivos no IPVA em alguns estados. Porém, esse tipo de veículo é mais caro que um a combustão quando novo. Por isso o Toyota Prius 2013 usado pode ser uma opção para quem curte economia e não tem condições de pegar um carro zero km.

A grande vantagem do híbrido fica no uso urbano, onde seu consumo é menor. Para moradores da cidade de São Paulo (SP) existe a vantagem de não ter que participar do rodízio.

toyota prius 2013 prata frente
O formato de ovo pode não agradar a todos, mas é bom para a aerodinâmica

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Porém existe uma preocupação muito repetida pelos brasileiros na internet: a durabilidade da bateria e o custo de trocá-la. O Toyota Prius 2013, assim como os outros híbridos da marca oferecidos no Brasil, tem a vantagem de usar baterias de níquel-metal hidreto mais duráveis que a de íons de lítio.

Segundo a montadora, a durabilidade média desse conjunto é de 10 anos, mas as perdas são apenas na capacidade de armazenamento e o carro continua rodando. Caso seja necessário trocar o componente, o valor é de cerca de R$ 10 mil. Valor menor que as baterias de íons de lítio do Ford Fusion Hybrid, por exemplo.

O que verificar antes da compra?

  • Procedência;
  • Estado de conservação;
  • Histórico de ocorrências;
  • Registros de manutenção no manual do proprietário;
  • Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras;
  • Avaliação de um mecânico;
  • Recalls.

O que verificar no ato da compra?

  • Pastilhas de freio;
  • Pneus;
  • Velas;
  • Alertas no painel;
  • Marcas sob a carroceria;
  • Estado dos defletores aerodinâmicos.

Como a economia e o espaço interior do Prius fazem dele um carro bom para rodar em aplicativos ou como táxi, é válido verificar o desgaste de peças do interior. Maçanetas, bancos, volante e pedaleira podem indicar se foi usado para o trabalho.

toyota prius 2013 prata lateral
As rodas são de liga leve, mas utilizam calotas plásticas para reduzir o arrasto aerodinâmico e proteger de riscos

O que trocar quando comprar um Toyota Prius?

  • Filtro de óleo;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de combustível;
  • Lubrificante;
  • Líquido de arrefecimento;
  • Filtro de cabine.

Ficha técnica Toyota Prius 2013

toyota prius 2013 cofre do motor
Potência total do conjunto é de 134 cv

O conjunto híbrido do Prius 2013 é similar ao usado pelo atual Corolla Hybrid: ele alia um motor 1.8 aspirado que funciona no ciclo Atkinson a um motor elétrico. Regendo isso está uma caixa CVT.

A potência total combinada é de 134 cv, similar a do 1.8 flex usado pelo Corolla da mesma época. A bateria de níquel-metal hidreto é compacta e possui 1,3 kWh de capacidade. Por isso o carro pesa 1.415 kg, pouco mais que um sedã médio. Outra vantagem desse tipo de bateria é o menor risco de incêndio.

O desempenho do Toyota Prius é similar ao de um sedã médio automático da época: acelera de zero a 100 km/h em 10,3 segundos. O compressor do ar-condicionado, bomba d’água e direção são elétricos, o que facilita a manutenção.

Qual é sua carroceria?

Hatchback médio com cinco lugares.

Onde era feito?

O Prius era fabricado na planta da cidade de Toyota, na região de Aichi no Japão.

Quanto custa?

O valor na tabela é de R$ 58.893 para o modelo 2013.

Preço médio no varejo?

Os preços do mercado são próximos aos da tabela, sendo comercializado na faixa de R$ 60 mil.

O que ele oferece?

  • Ar-condicionado automático;
  • Rodas de liga leve;
  • Banco traseiro bipartido;
  • Sensor de chuva;
  • Sensor crepuscular;
  • Rádio com CD-player, bluetooth e entrada USB;
  • Heads-up display;
  • Chave presencial;
  • Ajuste lombar no banco do motorista.

Opcionais

O Prius não possui opcionais, o consumidor poderia escolher apenas a cor.

Itens de segurança

  • Seis airbags;
  • Controles de tração e estabilidade;
  • Faróis de neblina;
  • Câmera de ré.

Como é o motor?

O motor 1.8 é da família ZR, a mesma do propulsor que era utilizado pelo Corolla. Ele é feito em alumínio, tem 16 válvulas e comando duplo acionado por corrente. Sua potência é de 99 cv e o torque é de 14,5 kgfm.

O motor elétrico produz 82 cv. A potência total combinada é de 134 cv, pois os picos de cada motor ocorrem em fases diferentes.

Como é consumo?

Segundo o teste padronizado pelo Inmetro, o consumo urbano é de 15,7 km/l e o rodoviário é de 14,3 km/l.

Qual é a capacidade do porta-malas?

A capacidade do porta-malas do Toyota Prius é de 445 litros.

Qual é a suspensão do Toyota Prius 2013?

Essa geração ainda adota McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. A suspensão multilink veio na geração seguinte.

Freios

O sistema de freios do Toyota Prius utiliza discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. Auxiliando na frenagem está os sistema de regeneração. O servo-freio é elétrico.

Pontos positivos

  • Economia de combustível na cidade;
  • Espaço interno;
  • Confiabilidade;
  • Isenção de IPVA em alguns estados;
  • Gasto menor com pastilhas de freio.

Pontos negativos

  • Consumo e desempenho rodoviário;
  • Suspensão baixa, raspa com facilidade;
  • Troca de bateria pesa no bolso;
  • Nem toda oficina sabe trabalhar no carro.

Fotos: Toyota | Divulgação

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2 Comentários
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Renato 15 de maio de 2023

Não só tem que trocar como está no manual, aquele papel que ninguém lê.

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Rodolfo 5 de maio de 2023

No texto diz: “Segundo a montadora, a durabilidade média desse conjunto é de 10 anos, mas as perdas são apenas na capacidade de armazenamento e o carro continua rodando”.
Porém capacidade de armazenamento implica em menor consumo de combustível… assim é essencial ter alta capacidade de armazenamento.

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