[VÍDEO] Avaliação do Polo TSI 2023 que parte de R$ 94 mil

Conferimos como ficou o Volkswagen Polo TSI, versão mais barata com motor turbo da linha 2023 para se aproximar de Onix e HB20

volkswagen polo tsi 2023 prata frente
Frente reestilizada identifica a linha 2023 do Polo (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 07/01/2023 às 13h03

A linha 2023 do Volkswagen Polo chegou ao mercado no segundo semestre de 2022, com novidades visuais, novas versões e ajustes do conjunto mecânico. O plano da VW era tornar o compacto mais competitivo.

E faz sentido, as vendas do Polo despencaram assustadoramente em 2022. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram apenas 8.193 unidades licenciadas. O polo vendeu menos que o Cruze, que é importado e bem mais caro.

VEJA TAMBÉM:

O Polo passou por uma modificação total para ser o carro de entrada da marca. A linha 2023 também passa contar com a presença da versão Track, que é o sucessor direto do Gol. Na prática significa que o carro ficou mais pobre e com conteúdos e mecânica mais próxima de seus rivais diretos. E nessa nova composição o Polo TSI é a opção intermediária da gama.

volkswagen polo tsi 2023 prata perfil
As rodas aro 15 praticamente escondem os tambores que deu lugar aos discos de freio traseiros

Ficha técnica Volkswagen Polo TSI 1.0 MT 2023

Conferimos como anda essa versão, que é a opção de acesso com o novo motor 170 TSI, que passa a entregar menos potência e torque e é combinado com transmissão manual.

Qual é sua carroceria?

Hatch compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.

Onde é feito?

Produzido na fábrica da VW de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

Quanto custa?

R$ 93.990

Quem são seus concorrentes?

O Polo concorre no segmento de compactos, que perdeu prestígio nos últimos anos, mas continua sendo um dos mais importantes do mercado. Seu rivais são

  • Chevrolet Onix
  • Citroën C3
  • Fiat Argo
  • Honda City Hatchback
  • Hyundai HB20
  • Peugeot 208
  • Renault Sandero
  • Toyota Yaris

O que ela oferece?

  • Direção elétrica
  • Quadro de instrumentos digital
  • Computador de bordo
  • Ar-condicionado analógico
  • Multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay)
  • Sensor de ré
  • Vidros elétricos nas quatro portas
  • Retrovisores com ajuste elétrico
  • Rodas de liga leve aro 15

Itens de segurança do Polo TSI

  • Duplo airbag frontal
  • Airbags laterais
  • Freios ABS
  • Controle de tração
  • Controle de estabilidade
  • Isofix

Como é o motor?

volkswagen polo tsi 2023 prata motor
Motor TSI perdeu potência e torque na linha 2023 do Polo

O motor 1.0 turbo do Polo passou por um downgrade. Ou seja, a antiga unidade de 128 cv e 20 kgfm de torque deu lugar a um motor de 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Trata-se da configuração utilizada no up!, mas com 10 cv a mais de potência.

A transmissão da versão TSI é manual de cinco marchas, que deixa o carrinho mais divertido de guiar, no entanto, torna perceptível a falta de torque em baixas rotações.

Como é consumo?

Segundo a etiquetagem do Inmetro, o consumo do Volkswagen Polo TSI é:

Combustível Urbano Rodoviário
Gasolina 14,0 km/l 16,4 km/l
Etanol 9,6 km/l 11,5 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

volkswagen polo tsi 2023 prata traseira
Na traseira, a novidade ficou por conta da logo reestilizada e nome gravado ao centro do porta-malas

O porta-malas do Polo TSI segue a média do segmento com 300 litros de volume.

Qual é a suspensão do Polo TSI?

O Polo conta com suspensão do tipo McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção na traseira. O acerto é firme, como se espera de um Volkswagen. Os quase 15 cm de altura livre facilitam na transposição de quebra-molas e saídas de rampa.

Freios

O Polo, a partir da linha 2023, passou a contar com freios a disco no eixo dianteiro e tambores na traseira. Os discos traseiros foram eliminados para reduzir o custo de produção. Segundo a marca, com a perda de potência do motor, o novo conjunto é mais que suficiente. Realmente não comprometeu a frenagem.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário