Vazamento no interior do seu carro? Saiba identificar o problema

Água dentro do carro pode ser sintoma de dois problemas distintos: entupimento do dreno do ar ou furo no sistema de aquecimento; aprenda a identificá-los

vazamento
Por Sérgio Melo
13 de janeiro de 2018 09:41

Não estava chovendo e você não pisou em nenhuma poça, mas, mesmo assim, tem água dentro do seu carro? Pode ser um vazamento no interior dele. Como assim? Existem duas possibilidade.

A primeira é no sistema de ar-condicionado. Ele absorve a umidade e, caso o dreno esteja entupido, pode vazar. A segunda possibilidade de vazamento no interior pode ser causado por um furo no sistema de aquecimento do ar, o que provoca o mesmo problema.

Como diferenciálos? Basta passar o dedo na água que estiver no interior. Se for oleosa ou tiver uma coloração diferente, é do aquecimento. Se for água com aspecto limpo, é do ar-condicionado.

Quer saber mais? O Sérgio Melo explica os detalhes no vídeo abaixo:

[Transcrição]

“Não estava chovendo, você não pisou em nenhuma poça d’água, mas será que no seu carro já apareceu uma pocinha igual essa aqui dentro?

Pois é, pode ser vazamento no interior do próprio veículo. É que aqui que dentro do painel, no sistema de ventilação, tem uma peça que se chama evaporador, que esfria o ar e condensa a umidade do ambiente. Essa umidade pinga em uma bandejinha que fica mais aqui embaixo um pouco, e é jogada fora através de uma mangueira que sai debaixo do carro.

O que acontece? É o seguinte: essa bandejinha com fuligem, poeira e o tempo, às vezes, o dreno dela entope. Então ela transborda e pode acabar vazando água para o lado do motorista ou para o lado do passageiro, mais ou menos do jeito que está aqui.

Outra causa provável é a parte do aquecimento do ar. Quem esquenta o ar, quando você seleciona aqui o aquecimento, é um radiador por onde passa a água que vem lá do motor aqui também, dentro do painel.

Essa peça ou a tubulação dessa peça, às vezes, fura e acontece a mesma coisa: um vazamento, e se houver entupimento do dreno, vai acabar caindo aqui no tapete. E aí, como você faz para ter uma ideia do que é que está acontecendo?

Passa o dedo na água, dá uma olhada se ela é avermelhada ou um pouco tendendo a verde; vê se ela é um pouquinho oleosa e se tem cheiro de produto químico. Se atender a esses quesitos, provavelmente é a água do sistema do radiador do veículo que está vazando aqui em baixo.

Leva para o mecânico e pede para ele dar uma olhadinha direitinho no que está acontecendo. Agora, se for uma água fluida, sem cheiro, sem coloração, é provável que seja a água do sistema de resfriamento, e aí é mais simples: basta levar também para o mecânico, para ele desentupir o tal do dreno.

Tá legal?!”

Vazamento no interior do carro pode ter duas causas
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Egidio 19 de janeiro de 2021

Boa noite tô com um problema no meu carro que é um ágil e quando chove molha dentro em baixo do pedal o que tenho que fazer obrigado

Avatar
Aline 5 de janeiro de 2021

Meu carro está saindo o fluido rosa na mangueira do ar condicionado onde esgota a água debaixo do carro ….levei no mecânico e ele não resolve nada ….o que pode ser ?

Avatar
gsilva220 15 de janeiro de 2021

O radiador interno do aquecedor está vazando, mas o fluido de arrefecimento está caindo no dreno ao invés de cair no seu pé. Tem que verificar o radiador interno do aquecedor.

Avatar
Carlos Antônio Caires 11 de fevereiro de 2020

Bom dia, o problema do meu carro (uma Ipanema 1994) é quando chove. Depois de um certo tempo fica pingando no meu pé. Queria saber a onde arrumo um bom profissional pra resolver esse problema. Já levei em vários e nenhum conseguiu resolver. Da uma luz por favor

Avatar
Alberto 8 de abril de 2019

Infelizmente suas opiniões não condizem com a realidade do carro. Muitos consumidores estão com estes problemas de arrefecimento com menos de 15 dias de comprado, pesquisa no Google.
É defeito mesmo e falta de atenção da fábrica.
Pela quantidade de reclamações, Reclame Aqui, a fábrica já deveria ter feito um recall…
Afundaram o Polo como fizeram com o Gol.
Já tinha fechado a compra e desisti.
Bonito mas ordinário…
Lamentável.

Avatar
gsilva220 15 de janeiro de 2021

Se fosse fácil de mexer não tinha problema; mas para chegar no radiador interno precisa desmontar o painel inteiro, complicado demais. Quando está fora da garantia, tem que isolar o radiador do aquecedor e levar o carro para vender em um lugar quente.

Avatar
Deixe um comentário