[Vídeo] Freio motor em carro automático? Sim, existe, e você deve usar!

"Em uma longa descida (...,), se você frear muito, os componentes vão se esquentando, se aquecendo e o fading, que costuma acontecer, te deixa sem freio"

pessoa opera alavanca e cambio automatico
Uso do freio motor é recomendável em todos nos automóveis, inclusive nos automáticos (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/04/2022 às 15h10
Atualizado em 04/04/2022 às 14h07

Poucos motoristas têm noção da importância de se utilizar o freio motor de um automóvel. Aliás, poucos sabe o que vem a ser o freio-motor. Que bicho é esse? Assista ao vídeo!

VEJA TAMBÉM:

Quando você está em uma descida não é correto frear, segurar a velocidade do carro apenas no pedal do freio. Por que? Porque você tem também um outro recurso que é a caixa de marchas. Você freia o carro usando o motor, reduzindo as marchas. Se o carro está de quinta, joga para quarta. Está de terceira? Joga para segunda: com isso você, primeiro, poupa os freios; você vai desgastar menos os componentes do freio.

Segundo e mais importante, você vai evitar o fading. Que é isso? Em uma longa descida de estrada, muito íngreme, se você freiar muito, os componentes vão se esquentando, se aquecendo e o fading, que costuma acontecer, te deixa sem freio. Você tem que encostar ,tentar encostar, parar o carro e esperar esfriar.

Como usar o freio motor em um carro automático?

Tudo bem, mas eu estou em um carro manual, e muitos perguntam: e se for em um carro automático, como é que eu faço? No carro automático é a mesma coisa. Só que tem gente que acha que no automático é para deixar a alavanca a vida inteira em drive. Não! O câmbio automático também permite reduzir de ‘D’, Drive, para 3, para 2, para 1, na alavanca; às vezes, há também as aletas atrás do volante.

Então, o sistema para usar o freio motor é o mesmo. E a dica é a seguinte: em uma descida, imagine qual marcha você usaria para subir. Você usaria a segunda? A terceira? Então, ponha a mesma marcha para descer, que assim você vai estar usando corretamente o freio motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
31 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ulisses Sena 10 de abril de 2022

O meu cruze reduz marcha sozinho na descida. Basta não acelerar e frear umas 2x que ele já entende… Não precisa jogar para o manual, etc…

Avatar
Aguinaldo Filho 8 de abril de 2022

o meu Toyota Corolla SIG 1.8 reduz automaticamente ao tocar no freio na descida!

Avatar
Jorge Rocha 8 de abril de 2022

E ainda economiza combustível. O cutoff corta o combustível.

Avatar
Agrimal imacio araujo 8 de abril de 2022

Câmbio automatizados.
E o mesmo q calsa velha com bolso furado.

Avatar
Jorge Luiz Pereira Cruz 8 de abril de 2022

No automóvel ,carburado ou injeção eletrônica, na estrada longas decidas sempre uso ponto morto ,viajo a quarenta anos nunca houve nada de errado , o carro e igual a palavras , têm quê está sobre nosso controle de segundos a segundos ,todas minhas viagens são como fosse a primeira vez .

Avatar
Willan Gronnenbergger 8 de abril de 2022

Kkkk, cuidado que os mais emocionados podem levar ao pé da letra suas dicas.

Avatar
Paulo 8 de abril de 2022

Agradeça muito a Deus meu amigo, há 40 anos dirigindo totalmente errado e não aconteceu nada,o mérito é divino com certeza, mas nunca é tarde pra aprender, fica a dica, um abraço.

Avatar
George 8 de abril de 2022

Você quer dizer, dirigir na banguela e numa reta. E numa curva, teu volante nunca travou?
E como você freia, numa emergência, se a marcha não entrar?

Avatar
Daniel 11 de abril de 2022

Tenho uma Ecosport 2020 com câmbio aut. 6f15 e não há no manual qualquer orientação a esse respeito. O carro possui limitador de velocidade e cruize Control. Curiosamente é o cruize Control que ajuda essa situação, basta estabelecer a velocidade desejada.

Avatar
Horacio Rodrigues 2 de junho de 2022

O pessoal criticando seu comentário sem entenderem do que o Sr. escreveu. Como curiosidade, nos câmbios automáticos mais modernos o ponto morto (“banguela”) é automaticamente ativado para economizar combustível, obviamente em retas ou declives com baixa inclinação. Como??? Procurem no google a expressão “What is sailing mode in car?”

Avatar
Ricardo 7 de abril de 2022

Senhores, por favor corrigir a reportagem, freio motor pode ser acionado através do câmbio automatizado. Lembrando que câmbio automático não há possibilidade de efetuar troca manualmente exceto câmbio automatizado.

Avatar
Miguel 8 de abril de 2022

Cambio automático tem a opção de colocar em manual sim. Aí você mesmo sobe ou desça uma marcha por vez.
Lê o manual do seu carro.

Avatar
Paolo Xavier 8 de abril de 2022

Existem carros hoje em dia que tem opção de trocas manuais das marchas, seja com aletas atrás do volante, na própria alavanca (selecionando + ou -) ou mesmo teclas. O meu tem tecla de mais e menos no alto da alavanca e basta aciona-la para subir ou descer marchas sequencialmente. Claro que não é troca manual como nos carros com pedal de embreagem, mas pode-se sim mudar as marchas. Nos câmbios mais antigos, geralmente tem como selecionar a opção do carro limitar as trocas até a terceira marcha. Por exemplo,colocando na posição “2”, o carro só vai trocar entre a primeira e segunda marcha. Colocando em “3”, o carro pode ir até a terceira, mas nunca vai para quarta marcha. Você não consegue ter todo o controle manual, mas fazendo essas seleções é uma forma de usar a caixa para segurar o carro.

Avatar
Jose 7 de abril de 2022

São rim pra explicar vcs emmmmm

Avatar
BENEDICTO DOS ANJOS MUTO 7 de abril de 2022

Não entendi, poderia explicar melhor esse 3,2,1…? no câmbio automático?

Avatar
Lourival Pereira da Silva 8 de abril de 2022

3, 2, 1, é o processo de voltar as marchas cara. Nada difícil de entender.

Avatar
Antonio Augusto Palumbo 7 de abril de 2022

Boa dica para os motoristas mais novos ou desatentos. Faço isso há mais de 50 anos, pois minha primeira habilitação foi em 1968, ainda aos 17 anos. Comecei a praticar com 14. Abraço.

Avatar
Rui koetz de moura 7 de abril de 2022

Queria saber se o carro que tem a opção de velocidade cruzeiro ou/ e velocidade máxima poderia programar para descer, por exemplo, a uma velocidade de 40 km/h

Avatar
Willan Gronnenbergger 8 de abril de 2022

Pode sim.

Avatar
Inacio gonz 6 de abril de 2022

Meu carro é automatico cvt não tem borboleta tem o D ,o S é o L descento uma serra qual a melhor indicada?

Avatar
Paolo Xavier 7 de abril de 2022

Coloque em L, que é “Low” (reduzida, em inglês). Dessa forma o sistema vai manter a polia numa posição onde seriam as marchas mais “fortes”, como a primeira e a segunda. Faça isso numa descida e vai perceber que o carro ficará mais preso e assim está fazendo o freio motor.

Avatar
Santo segundo macagnan 8 de abril de 2022

E quando o carro e automatico e tem so PRNDS?

Avatar
Paolo Xavier 8 de abril de 2022

Neste caso coloque em S (“sport”). Nessa opção o câmbio trabalha sempre com rotações mais altas. Em descidas,essa rotação mais alta na verdade estará segurando o carro. Nos carros mais novos, o sistema reconhece que o veículo está numa descida e segura por mais tempo a troca.

Avatar
Emerson 8 de abril de 2022

Há cambios automaticos sem marchas simuladas mas que contém o botão OverDrive, que serve para reduz as marchas e acionar o freio motor

Avatar
SANTO SEGUNDO MACAGNAN 8 de abril de 2022

O que eu estava fazendo é programar o piloto automático para a velocidade limite e com isso o próprio sistema ia reduzindo as marchas para segurar o carro na velocidade determinada.

Avatar
Paolo Xavier 7 de abril de 2022

Muitos, mas muitos motoristas mesmo não sabem utilizar câmbio automático. Na empresa onde trabalho a frota foi toda trocada para carros automáticos. Os motoristas são todos profissionais com vários anos de volante e tem até um já aposentado.Mesmo assim moem o sistema sem dó parando de qualquer jeito, não usando o recurso de freio motor etc. Quando eu falo para corrigir o mal hábito, sinto que ficam ofendidos tanto por ter a “frescura” de cuidar de algo que não é meu quanto por ferir o ego de alguém de cabeça branca. Carro automático é um assunto que ainda tem que amadurecer muito no Brasil.

Avatar
Alvaro Carvalho 8 de abril de 2022

Todo carro automático, se não tiver as borboletas atrás do volante, basta deslocar a alavanca de câmbio para o lado esquerdo e fazer as marchas. Para frente aumenta e para trás reduz.

Avatar
Alvaro Carvalho 8 de abril de 2022

Todo carro com câmbio automático, se não tiver as borboletas atrás do volante, basta deslocar a alavanca de câmbio para o lado esquerdo, na direção da sua perna, e fazer as trocas de marcha.
Para frente aumenta e para trás reduz.
Simples assim.

Avatar
Nivas 2 de junho de 2022

Não são todos os carros que tem essa opção do tipo tiptronic, mas em todos os câmbios automáticos tem a possibilidade de se reduzir as marchas. Tenho 70 anos e já tive inúmeros carros com transmissão automática, inclusive as barcas americanas com trocas de marcha com botões no painel. Meus últimos carros foram Peugeot 307 e 308 automáticos com tiptronic e opção sport e neve. Tive um Renault Fluence com CVT e 6 marchas virtuais e agora estou com um Honda Accord 2006 de 5 marchas automático com D3, D2 e D1, ou seja posso usar outras marchas se necessitar fora do “D”. Em todos meus carros sempre uso e usei o piloto automático. Uma comodidade indispensável. E deixo um alerta. Carro automático não se deve andar na banguela nem colocar em “N” quando parar no semáforo. Tem que estar sempre engatado senão estraga por falta de lubrificação.

Avatar
José 4 de abril de 2022

Não são “alertas atrás do volante” e sim ALETAS.

Avatar
Paulo 8 de abril de 2022

Cara, mas eles disseram Aletas vc que leu alerta cara.

Avatar
Deixe um comentário