[Vídeo] Existe jeito errado de desligar o carro?

Conheça os cuidados a se tomar quando você chega com o carro em casa, ou vai estacionar em uma outra vaga qualquer

Ligar o carro
Você só desliga a chave e pronto? Então, melhor rever seus hábitos (Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/07/2021 às 15h03

Pois é, você tem certeza do que fazer para chegar em casa? Não estou de brincadeira, não: o endereço de mora, você deve saber… Eu estou falando dos cuidados com o automóvel. Você chega, desliga o carro e pronto, estamos conversados? Espere aí: assista ao vídeo!

E o ar-condicionado? Você lembrou – três, quatro ou cinco minutos antes de chegar e  estacionar – de desligar o compressor,  deixar só o ventilador? Para que isso?  Porque tem aquela condensação que forma as gotinhas, gotículas de água na saída do ar.

VEJA TAMBÉM:

Então, se você desliga o compressor, o ar frio, deixa só na ventilação, você seca essas gotinhas que as responsáveis por bactérias, fungos e ácaros no carro: tudo aquilo que faz mal para sua saúde. Então,  lembre-se: alguns minutinhos antes de chegar  em casa, desligue o compressor do ar.

Chegou em casa, desligou a chave. Lembrou de  puxar com força o freio de mão? Puxar com força por que? Porque se você puxa devagarzinho e vai parar o cargo, digamos, numa descida. Mas, depois que as peças, os componentes do freio, perderem a temperatura, porque elas antes estavam  dilatadas, aí elas voltam para as dimensões  originais.

Então, o freio não segura mais o carro. Por isso, muita gente puxa o freio, estaciona numa descida e sai; daí, o carro vai embora sozinho, porque não puxou com força o freio.

O que mais deve-se fazer ao desligar o carro?

E o sistema de engrenar o câmbio?  Você primeiro engrena e depois puxa o freio? Principalmente no câmbio automático, depois que você puxou o freio e segurou o  carro, aí é que você leva a alavanca para a posição “Parking”.

No carro manual, depois que você puxa o freio,  você põe o carro em primeira ou em ré, a seu critério. Esses são os cuidados a se tomar quando você ao desligar o motor quando chega com o carro em casa, ou vai estacionar em uma outra vaga qualquer.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorge Jacinto de Almeida 5 de julho de 2021

Não entendi o por que de quando parada pra desligar o carro colocar uma macha, primeiro ou ré, gostaria de maiores esclarecimento.

Avatar
Pedro Pimentel 5 de julho de 2021

Não da pra entender, o nome já diz freio de mão, freio de estacinamento, então eu confio no freio de mão no plano ou em um pequeno aclive, não tenho costume de colocar qualquer marcha, pois algum curioso que não sabe dirigir ou até mesmo uma criança iperativa daquelas bem peralta pode causar um acidente e quem de nós já esqueceu que o carro estava engrenado e deu partida sem colocar em ponto morto, falo para os veiculos manuais causando um susto daqueles, principalmente quando lugar é cheio de pessoas com crianças. Hein? Pois atire a primeira pedra aquele que nunca esqueceu.

Avatar
Humberto 5 de julho de 2021

Faço tudo assim exceto, deixar o carro engrenado pois, ao deixar assim e algum outro veículo bate em seu carro, danifica sua caixa de marchas, seu câmbio.

Avatar
Marco Romanelli 5 de julho de 2021

Pois é, dirijo há mais de 40 anos com 100% de sucesso na decisão de deixar o carro solto, só no freio ou engrenado. Nunca perdi um que tenha ido embora sozinho e economizei um monte de reparos de esbarrões que nem sei se meus carros tomaram… mas ao comprar meu primeiro automático, há dois anos, decepção: ele não me deixa decidir, a ponto da chave só sair da ignição com o câmbio em P… “segurança” inútil para mim e risco razoável de um dano superficial ou de coisa mais séria no câmbio, numa biela, etc… a engenharia automotiva está muito Nutella…

Avatar
Antonio 4 de julho de 2021

Só costumo engatar 1ª ou ré numa rampa, na minha vaga do prédio que é plana só aciono o freio de mão.

Avatar
Humberto Correa 4 de julho de 2021

Ao estacionar, por que deixar o carro engrenado? Só o freio de mão não é suficiente?

Avatar
OSMANE DAMIANSE ALMEIDA 4 de julho de 2021

Numa reta com o carro desligado, coloque em primeira marcha e tente empurrar o carro. O carro não se moverá e somado ao freio de mão bem puxado em uma ladeira significa mais segurança.

Avatar
Ronaldo de Oliveira Stabolito 4 de julho de 2021

Porém se vier um louco e bater na traseira e empurrar o carro engatado bye bye câmbio, embreagem e tudo o que está conectado.

Avatar
Deixe um comentário