[Vídeo] Ao ligar o carro, convém pisar no pedal da embreagem?

"Não é questão de precisar, mas há dois motivos. Primeiro: quando você pisa no pedal da embreagem, você está desacoplando o motor da transmissão"

pe na embreagem
"Mesmo se o carro estiver de ponto morto, você vai  estar reduzindo o esforço do motor de arranque, da bateria, de tudo mais" (foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 17/01/2021 às 15h00

Por que as recomendações para se pisar no pedal de embreagem quando for ligar o carro? Precisa? Não é questão de precisar, mas há dois motivos.

Boris Feldman explica quais são eles em vídeo: assista!

Primeiro: quando você pisa no pedal da embreagem, você está desacoplando o motor da transmissão. Com isso, mesmo se o carro estiver de ponto morto, você vai  estar reduzindo o esforço do motor de arranque, da bateria, de tudo mais.

VEJA TAMBÉM:

Em segundo lugar, o mais importante: você pisa no pedal da embreagem, porque vai que o carro esteja engrenado, você  dá o arranque, mas ele estava engrenado; e ele  pode dar um “pulo” para frente ou um “pulo” para trás, com consequências inimagináveis.

Você pode, por causa de uma bobagem dessa, de estar virando o arranque, atropelar alguém, passar por cima de alguém. Porque o carro, às  vezes, pega e sai andando, se você não estiver  com pedal da embreagem acionado.

Por isso é que, até nos carros automáticos, com câmbio automático – aí você vai perguntar: “mas aí não tem embreagem”.  Sim, não tem embreagem, mas, por uma legislação nos Estados Unidos, por exemplo, mesmo carro  automático, você só pode dar no arranque se estiver com o pé no freio. E se o carro for  manual, o arranque só vira, se o seu tiver  apertando o pedal da embreagem.

Então, são duas  finalidades. Primeira: poupar a bateria e o arranque.  Segunda: por segurança, para evitar de o carro dar um “pulo” e provocar um acidente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
49 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
EDNALDO APARECIDO GOBI 19 de janeiro de 2021

Pois é né. Preserva uma coisa mas estraga a outra.Preserva o motor de partida mais por outro lado danifica anéis de encosto causando folgas radiais no eixo.

Avatar
Grismaldo Venâncio da Silva filho 18 de janeiro de 2021

E o desgaste na bronzina do fixo ou o anel de encosto (meia lua), não fica mais barato concerta um arranque e trocar uma bateria

Avatar
Esdras o resende 18 de janeiro de 2021

Sou mecânico,descordo plenamente.
Ao pisar na embreagem força o eixo virabrequim pra frente gastando assim o manual de encosto , eis o motivo de motores atuais darem defeito e baterem rapidinho.
Faça um teste em casa , coloque a ponta do dedo numa superfície seca e gire o dedo ,depois use uma gota de óleo de cozinha na ponta do mesmo e gire pra vcs verem a diferença!
O mesmo acontece com os anéis de encosto do virabrequim .
Falam isso de pisar no pedal pra dar dinheiro pra mim , pra retificas e auto peças.

Avatar
Elias Soares 18 de janeiro de 2021

Esqueceu de mencionar o deagaste das arruelas de encosto do virabrequim. Aumentar a pressão nessa area logo no pior momento de lubrificação não é uma boa ideia

Avatar
Alessabdro 18 de janeiro de 2021

Cara esquece isso, se fosse tão inseguro as montadoras colocariam um dispositivo impedindo que o carro lique se tiver engrenado,se ligar o carro engrenado é porque vc não sabe mesmo dirigir…

O golf importado quadrado antigo,tem que pisar na embreagem se não nem da a partida mesmo no neutro, acredito que seja um dispositivo enti furto devido ninguém pisar na embreagem para ligar o carro.

Ou por segurança mesmo se o orelhudo ligar engrenado,mas não foi para frente nos outros seguimentos.

Avatar
Edy 18 de janeiro de 2021

Bom dia,mais no caso no carro automático,pisar segurar o freio ao dar partida na chave é só por questão de segurança?
Pq pelo q vi no vídeo o automático n vai desacoplar e nem vai poupar bateria!

Avatar
Leandro 18 de janeiro de 2021

Tenho um Civic 2008 desde 2013 e um G9 desde 2018 e sempre achei que era obrigatório pisar no freio antes de ligar senão o carro não ligava.
Essas dias fiz o teste e descobri que ambos ligam normalmente, é mais uma recomendação do que obrigação (Mas obviamente ainda piso no freio antes de ligar, foi só um teste)

Avatar
Geremia 18 de janeiro de 2021

Bóris, com todo o respeito… de onde você tira essas coisas? Da sua cabeça?
Pergunto, é mais fácil pisar na embreagem do que desengatar o carro? E depois de dar a partida você continua com o pé na embreagem porque não sabe se o carro está desengatado, ou você desengata ele (ora… porque já não fez isso antes?)?
Também não se deixa carro com marcha engatada. Além de poder danificar o conjunto num caso de alguém bater, mesmo levemente, no seu carro, causa problemas no conjunto ao longo do tempo.
Além disso, calma lá !!! Se o carro estiver engatado, não vai “atropelar alguém, passar por cima de alguém”. Só se você soltar o freio de mão e acelerar o carro loucamente. O que vai acontecer é o carro dar um tranco e não pegar, e se pegar morre imediatamente. Você já teve um carro?
A razão de pisar no freio num carro automático é outra, já que esse sim poderia se movimentar, se bem que a maioria dos carros modernos (nem tanto assim) não tem mais esse problema.
Não é uma questão de segurança alguns veículos manuais ter que pisar na embreagem na partida, e sim questões de ordem técnica e preservação dos componentes mecânicos.
Consulte um especialista antes de escrever. Não imagine coisas.

Avatar
Leandro 18 de janeiro de 2021

Na boa, se não gosta da matéria respeita a pessoa, vai pra outro site, etc. Critica e nem colocar o nome verdadeiro tem coragem.
Dirijo há 13 anos e desde o início tenho esse hábito de ligar o carro com o pé na embreagem que não faz mal nenhum adquirir. É algo automático que evita problemas maiores.
A chance de um acidente é bem pequena? Sim. Mas imagina que vc tem seu carrinho e tal e a garagem cabe ele e mais nada, aí vc tem que parar ele bem próximo a parede ou igual na minha casa que tem mais de um carro e põe um atrás do outro bem próximo. O que aconteceria com essa pequena morrida do carro?

Avatar
Joanderson 18 de janeiro de 2021

É mesmo ele falou umas coisas nada a ver

Avatar
A-F-Siqueira 18 de janeiro de 2021

Dando minha opinião:
Os comentários relativo às duas técnicas são corretas.
A primeira, por motivo de segurança é válida acionar a embreagem principalmente se estiver em estacionamento público e ou o condutor ter pouca experiência.
A saber que por motivo da falta de lubrificação nas partes móveis do motor, haverá um desgaste prematuro na lateral da bronzina fixa e um bloqueio da entrada de lubrificação pois as bronzinas tem uma folga milimétrica para circulação de lubrificante.
Caminhões e ônibus não se aciona tal dispositivo pois os mesmos nessecita de ar pressurizado para acionamento da embreagem e geralmente quando se desliga o motor desse tipo de veículos o sistema para de ser alimentado.
Conclusão: Uma bateria é mais barata que uma retífica de motor.

Avatar
Sérgio 18 de janeiro de 2021

Perfeito o comentário.

Avatar
Anderson Rossignolo 18 de janeiro de 2021

Em primeiro lugar carro não foi feito para ficar estacionado com cambio engatado, si baterem na trazeira ou dianteira (ADEUS) cambio. E para finalizar N,P ou Ponto morto já é feito para isso dar partida sem danificar (NADA). Agora! Cambio automático ele está como para que o condutor de a partida? O especialista que escreveu essa reportagem precisa analisar corretamente seus conceitos,porque já existe um (MONTÃO) de motorista que não ser nem pra dirigir carrinho de rolemam i ele ainda me da uma explicação dessa.

Avatar
Geremia 18 de janeiro de 2021

O Bóris precisa se aposentar.

Avatar
Jaguar 18 de janeiro de 2021

Não é questão de economia , já que no neuro o conjunto tá desacoplado ,é questão de segurança

Avatar
Wellington castelo branco paixão 18 de janeiro de 2021

Então o melhor e ligar o carro com o pé na embreagem?

Avatar
Roger 18 de janeiro de 2021

Não foi o que ele disse???????

Avatar
Geremia 18 de janeiro de 2021

Não! O melhor é desengatar o carro antes. Esse é o correto.
Pisar na embreagem apenas força menos o motor de partida, mas ele e a bateria já foram dimensionados para essa condição com muita folga. Se for um carro com problemas para pegar, então ajuda pisando na embreagem.

Avatar
Ednaldo Andrade 17 de janeiro de 2021

Dicas muito boas

Avatar
Nina putinha 17 de janeiro de 2021

Tô lascado nunca pisei na embreagem meu carro. E automático e agora ?

Avatar
Anderson Rossignolo 18 de janeiro de 2021

Nina mandou bem. Parabéns.

Avatar
Fabio 17 de janeiro de 2021

O critério Segurança já seria um bom motivo para utilizar embreagem ao lugar o carro.

Avatar
Reinaldo 17 de janeiro de 2021

Tenho um hb20, só liga se estiver com pé na embreagem

Avatar
Gildo Silva Ferreira 17 de janeiro de 2021

há casos e casos tem carro que é apropriado você pisar na embreagem para dar partida porque ele tem um sensor no pedal que faz como que você tem que pressionar o pedal para que o mesmo venha a funcionar e tem carro que não é necessário

Avatar
José Carlos Júnior 17 de janeiro de 2021

Tenho um Kia Cerato, e o mesmo só liga se estiver pressionando a embreagem.
Caso contrário não tente pois não liga.

Avatar
Paulo 17 de janeiro de 2021

Isso tudo é uma besteira total, os próprios fabricante de veículos não aconselham pisar na embreagem ao dar partida. O único veiculo em que o manual de proprietário recomendava pisar, era os ASTRA da GM.

Avatar
Roger 18 de janeiro de 2021

O Gol recomenda isso no manual, bobagem é não entender nada e vir escrever esse tipo de coisa que. você escreveu.

Avatar
Geremia 18 de janeiro de 2021

O Bóris precisa se atualizar.

Avatar
LUIZ PATRICK AZEVEDO 17 de janeiro de 2021

Sou mecanico …. nao procede esta informacao … quando o veiculo nao esta engrenado ao bater na partida nao força nada …. ao pisar na embreagem vc esta empurrando para frente o conjunto do virabrequim … como nao tem lubrificao no sistema devido ao motor nao estar ligado vai sofrer um desgaste prematuro no calço lateral chamada de bronzinas … entao nao recomendo pisar na embreagem ….. com RELAÇÃO a isso so se certifique que o veiculo nao esteja engrenado ao dar a partida ….. em alguns veiculos tem que pisar na embreagem para dar partida …. mais nao é para ajudar na partida e sim para nao ocorrer acidentes se o veiculo estiver engrenado …

Avatar
Alder 17 de janeiro de 2021

Eu não poderia responder de forma melhor ???????
Trabalho em oficina tbm e ia dizer o msm.
Se eles estão preocupados com segurança deveriam por sensoresno estacionário”freio de mão” e no neutro como caminhões e máquinas agrícolas,logo se vê que é bem mais eficaz e não prejudicial ao veículo

Avatar
Cristiano Rodrigues 18 de janeiro de 2021

Sou mecânico e concordo plenamente com tuas palavras

Avatar
Valmir 17 de janeiro de 2021

Top
Valeu amigo

Avatar
Roger 18 de janeiro de 2021

Ah é?? Então os fabricantes que indicam no manual que se faça isso estão errados e você certo? Você não é MECANICO.

Avatar
Geremia 18 de janeiro de 2021

O Bóris mistura tudo. Esse é o problema. Tira essas coisas da cabeça dele.

Avatar
Antônio José de Jesus 18 de janeiro de 2021

Olá bom dia que bom saber pq eu tenho um Palio e sempre piso na embreagem ao dar a partida mais se não serve para melhorias do motor então não precisa mesmo..

Avatar
Gildo Alves da Silva 17 de janeiro de 2021

Discordo em parte, carro automático se estiver em P vc consegue dar partida sem pisar no pedal do freio.

Avatar
Renan Medeiros 17 de janeiro de 2021

Tive Jetta e Subaru automaticos. Para ligar precisa estar no pé o pedal do freio acionado caso contrário não liga. Nos meus carros manuais sem usei pressionar a embreagem antes de ligar.

Avatar
Paulo Cesar Cruz 17 de janeiro de 2021

Meu Ford Ka 2018 só liga se o pé estiver na embreagem

Avatar
Hélio de oliveira 17 de janeiro de 2021

Tenho um Nissan Sentra 2008 6 marcha manual.o velocímetro paro e a pastilha tá menos de meia vida. Será que tem alguma coisa aver.ajuda..obrigado. Curitiba PR

Avatar
Jose Ronaldo Dantas 17 de janeiro de 2021

eu tenho grandseina 2014 em otimo esta com 110 mil km e nunca use a embreagem para partida……

Avatar
Cleber souza 17 de janeiro de 2021

O problema que outros falam se pisar na embreagem ocorre a folga da polia do virabrequim ficando mais caro o concerto

Avatar
Heli 17 de janeiro de 2021

Também já ouvi de um mecânico renomado que não se deve pisar na embreagem ao ligar o carro. Disse que prejudica alguma coisa que não me lembro. Portanto, continuarei dando partida sem pisar na embreagem.

Avatar
Eduardo Diniz 17 de janeiro de 2021

Sempre pisei na embreagem antes de ligar o motor. E realmente, pelos mesmos motivos que li agora.

Avatar
MARCELO CRUZ 17 de janeiro de 2021

Os CFC’s de Minas Gerais obrigam os alunos a colocarem o carro em ponto morto e ligá-lo sem pisar na embreagem. Durante muitos anos mantive esse procedimento até um amigo me explicar a respeito dos motivos de segurança e da economia do combustível, agora eu ligo o carro com o pé na embreagem.

Avatar
Leninha 17 de janeiro de 2021

Desculpe, mas não entendi ainda se É NECESSÁRIO E ACONSELHÁVEL, PISAR NA EMBREAGEM AO LIGAR O CARRO OU NÃO. Obrigada

Avatar
Normel 17 de janeiro de 2021

Melhor pisar na embreagem sempre por motivos de segurança e economizar bateria.

Avatar
José de ribamar 19 de janeiro de 2021

Bom dia eu tenho uma kombi ano 2012 2012 qual é o procedimento certo é pisar na embreagem na hora de dá partida na Kombi ou não me responda aí por favor muito obrigado

Avatar
Siqueira 18 de janeiro de 2021

Tecnicamente falando , não se pisa na embreagem a menos que o sistema exija tal ato.
Bateria só desgasta prematuro se houver uma queda em sua carga por qualquer motivo: radio ligado com motor desligado por muito tempo. Veículo parado por meses com bateria plugada(ligada) e ou simplesmente esquecer farol ou lanterna ligada no estacionamento por exemplo com motor desligado por muito tempo.
Isso diminui a vida útil da bateria.

Avatar
Geremia 18 de janeiro de 2021

Não, não é necessário. Qualquer um sabe que antes de dar a partida, se deve verificar se o carro está desengatado, somente isso. Se você não fizer isso, quando tirar o pé da embreagem após a partida ele vai dar um tranco do mesmo jeito.

Avatar
Deixe um comentário