[VÍDEO] Levamos o Porsche Cayenne Turbo GT Coupé para a pista

Com preço de quase R$ 1,4 milhão, versão topo de linha do Cayenne tem comportamento que supera toda linha 911 atual

porsche cayenne turbo gt 14 1
Porsche Cayenne Turbo GT Coupé é a versão mais esportiva do SUV alemão (Fotos: Porsche | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 23/09/2023 às 13h03

Se tem um assunto que esquenta qualquer roda de discussão, esse tema é SUV. Há quem deteste, há quem ame, mas o fato é que foi um utilitário que tirou a Porsche do atoleiro, quase que literalmente.

Trata-se do Cayenne, modelo que chegou a duas décadas e evoluiu desde então. O modelo está a um passo da eletrificação total e conta com versões híbridas que combinam unidades elétricas aos motores V6 3.0 e V8 4.0.

VEJA TAMBÉM:

No entanto, a Porsche ainda mantém em linha uma versão purista, endiabrada, com números muito superiores a toda linha 911 da atual geração. O Cayenne Turbo GT Coupé é a expressão máxima da esportividade desse utilitário.

porsche cayenne turbo gt 6 1
Escapamento de titânio é exclusividade da versão Turbo GT

Vendido apenas com carroceria cupê, o Turbo GT é o único da linha que não conta com teto solar panorâmico. Isso porque, o jipão alemão recebeu cobertura em fibra de carbono, que reduz seu peso total, mas principalmente o centro de gravidade.

V8 do SUV

O motor V8 biturbo 4.0 659 cv e 86 kgfm de torque. Para se ter uma ideia o 911 Turbo S (versão topo de linha) tem apenas 651 cv. O V8 é combinado com uma transmissão automática de oito marchas e tração integral. A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 3,2 segundos e a velocidade máxima é de 305 km/h.

O sistema de gerenciamento dinâmico, oferece diferentes modos de condução, inclusive o Sport Plus, reduz a altura da suspensão, assim como parâmetros de direção, tempos de troca de marcha e até mesmo menor restrição do escapamento. Tudo isso misturado é resultado de um comportamento assustador.

porsche cayenne turbo gt 17
Desenho das janelas formam a clássica silhueta do 911

A versão se destaca também pelas rodas de aro 22 e o escapamento central com ponteiras de titânio. Completa o conjunto o aerofólio traseiro, que auxilia a asa retrátil na base do para-brisas.

Por dentro do Turbo GT

O interior do Cayenne Turbo GT Coupé oferece basicamente todos os conteúdos das demais versões, com exceção do teto solar, claro. No acabamento, predomina o uso de camurça nos bancos e volante. O material proporciona melhor aderência, tanto que é padrão em carros de corrida.

porsche cayenne turbo gt 0927
Acabamento em camurça é outra exclusividade do SUV

Mas o Turbo GT também oferece quadro de instrumentos digital e duas telas de multimídia, sendo uma exclusiva para o passageiro. Climatização digital, sistema de assistência a condução (ADAS), conectividade com smartphhones e tudo mais que se espera de um carro que custa R$ 1.385.000.

Cayenne nem parece SUV

Para guiar o Cayenne Turbo GT Coupé, o melhor lugar é a pista. Dirigimos o modelo após rodar com a versão V8 “básica” de 471 cv no mesmo circuito, no interior paulista.

A diferença entre um carro e outro é gritante. o Turbo GT tem mais chão, encara curvas com mais voracidade, muito em função das rodas traseiras direcionais. Isso sem falar no vigor que o motor enche. Para frear, o GT também demanda menos espaço.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário