Volkswagen errou ao relançar o Voyage?

Sedã derivado do compacto Gol, apareceu até em filme do Batman... Mas vai para o túmulo junto com o irmão - e sem homenagem

voyage 2020 portal
Modelo sai de linha de forma muito discreta (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/11/2022 às 09h03

Maior sucesso da indústria de automóveis no Brasil (foi o único a superar o Fusca em vendas domésticas e exportações), com mais de 8,5 milhões de unidades, o Gol foi um hatch lançado em 1980. Marcava o início de uma nova família, chamada pela fábrica de BX: sedã (Voyage), perua (Parati) e picape (Saveiro).

O Voyage foi o segundo membro da família, um sedã apresentado em 1981 e produzido – na primeira fase – até 1996, quando o Gol ganhou uma nova geração, chamada “Bolinha” e a fábrica decidiu retirá-lo do mercado. Esta primeira geração, que durou 15 anos  – foi bem sucedida e brigava bem com seus concorrentes, Chevrolet Chevette e Fiat Oggi entre eles. Foi exportado para vários países, inclusive para os EUA, chamado lá de Fox. É o carro que aparece no filme “Batman Returns”, de 1992.

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vw voyage fox em batman returns
Vendido como Fox nos EUA, sedã da VW aparece em filme do Batman (Foto: Reprodução)

Qual foi o erro da Volkswagen?

volkswagen voyage comfortline 2008 vermelho de frente

Entretanto, a fábrica errou a decidir a volta do Voyage 12 anos depois, em 2008, pois os sedãs compactos da época, seus novos concorrentes, foram projetados com um novo conceito, passaram a oferecer mais conforto e espaço.

A versão três volumes do Gol não tinha condições de fazer frente a Nissan Versa, Chevrolet Cobalt ou Renault Logan., todos com maior comprimento, entre-eixos e capacidade de porta-malas. E com preço de venda semelhante. Veja no quadro:

Modelo Voyage Versa (V-Drive) Cobalt Logan
Comprimento (m) 4,21 4,50 4,48 4,35
Entre-eixos (m) 2,47 2,60 2,62 2,63
Porta malas (litros) 462 460 563 530

Agora, apesar de todo sucesso, chegou a hora da aposentadoria do Gol depois de 42 anos e 8,5 milhões de unidades fabricadas. E leva para o túmulo seu irmão sedã.

Projeto antigo, sua fabricação é menos rentável para a fábrica que outros modelos sobre plataformas mais modernas. Além disso, não vale a pena investir para adequar Gol e Voyage à nova legislação prevista para os próximos dois anos. Seus concorrentes se modernizaram e a fábrica precisa de abrir espaço para modelos mais atuais.

Voyage Last Edition? Não!

Então, o Gol só vai até o fim do ano e já está pronta uma série especial de despedida, o Gol Last Edition. O Voyage não receberá mesma honraria, sua produção foi pouco superior a 1,5 milhão de unidades e seu adeus é mais melancólico: as últimas unidades estão sendo montadas neste mês de novembro e os concessionários alegam dificuldades para sua comercialização.

Sucessor? O do Gol é o Polo Track. Mas não é o caso do Voyage, pois a Volkswagen não faria com o Virtus (sedã do Polo), a mesma “ginástica”  para reduzir equipamentos e custos e lançar um, digamos,  “Virtus Track”. O preço reduzido do Track foi resultado de se ter eliminado algumas das sofisticações da linha Polo (como freios a disco na traseira, rodas de liga leve), para se chegar no mesmo valor de tabela do Gol (R$ 80 mil).

Então, auf wiedersehen Herr Voyage!

O xodó do Boris Feldman é um Voyage 1983 – o conheça em detalhes:

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4 Comentários
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Cláudio 5 de dezembro de 2022

Não a Volks não errou na situação do Voyage, a Volks errou em colocar o virtus juntamente com o Voyage, ali está o erro pois o vírtus é um Voyage como polo é um gol.

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Carlos 4 de dezembro de 2022

Se era ruim assim, por que foi o carro mais roubado por anos consecutivos? Quem tem ou teve Voyage, troca por Gol? E a revenda desses concorrentes, já que são tão superiores?

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Andre 28 de novembro de 2022

Quando a segunda geração do Voyage foi lançada em 2008 ainda não havia Versa e Cobalt, lançados 3 anos depois, apenas em 2011. No seu lançamento, os concorrentes dele eram Corsa Sedan, Prisma, Siena, Fiesta Sedan e Logan.

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João Victor 2 de fevereiro de 2023

Exatamente o que eu ia colocar, em 2008 não tinha cobalt nem versa, acrescento um detalhe: cobalt e versa chegaram na faixa dos 40 mil, concorrendo contra Polo Sedan, GrandSiena, 207 passion, Symbol e New Fiesta. Voyage estava no andar de baixo com Prisma, Siena, Logan e Fiesta RoCam

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