Volkswagen Polo 2023 chega mais fraco e mais caro, a partir de R$ 83 mil

Volkswagen lança Polo 2023, que perdeu motor 200 TSI e até mesmo os freios a disco nas rodas traseiras, para ser o novo Gol

volkswagen polo 2023 vermelho estatico com fundo azul
De cara nova, Polo 2023 tem novo para-choque dianteiro e faróis redesenhados, mas atrás do focinho novo as notícias não são boas (Fotos: VW | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 19/09/2022 às 12h51
Atualizado em 19/09/2022 às 16h16

A Volkswagen acaba de lançar a linha 2023 do Volkswagen Polo, que começa a assumir sua condição de substituto do Gol. A principal novidade foi o “downgrade” do hatch. Ou seja, ele piorou. O modelo perdeu o motor 200 TSI 1.0 de 128 cv e 20 kgfm de torque e passa a contar com o sumido 170 TSI de 116 cv e 17 kgfm.

Outra novidade é que a versão TSI combina pela primeira vez, no Polo, o motor turbo com caixa manual de cinco marchas. Para quem não lembra, trata-se do mesmo conjuntinho que era oferecido no pequenino up! alemão.

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Trata-se do antigo motor que equipava o falecido up!, que fez com que as versões topo mais sofisticadas ficassem mais baratas. No entanto, na base da linha, o Polo encareceu.

Preços do Volkswagen Polo 2023

Versão novo preço preço antigo
MPI 1.0 R$ 82.990 R$ 78,5 mil
TSI R$ 92.990 
Comfortline (com motor mais fraco) R$ 102.990 R$ 109 mil
Highline (com motor mais fraco) R$ 109.990 R$ 117 mil

A versão MPI 1.0 (aspirado de 84 cv) saltou de R$ 78,5 mil para R$ 82.990. A novidade fica por conta da TSI, que substituiu o antigo motor MSI 1.6, e chega por nada modestos R$ 92.990.

Por outro lado, as versões Comfortline e Highline, que agora passam a contar com motor mais fraco tiveram seus preços reduzidos de R$ 109 mil e R$ 117 mil para R$ 102.990 e 109.990, na ordem.

lanterna do volkswagen polo 2023 vermelho
Polo TSI herdou conjunto mecânico da versão apimentada do finado up!

Freios

E como ele tem motor mais fraco, a Volkswagen decidiu remover os freios a disco traseiros e passou a oferecer o modelo apenas com tambores na traseira. Manobra marota para reduzir custo de produção.

E não critique a VW, pois a Fiat lançou o Fastback com motor de até 185 cv e que também leva tambores no eixo de trás. Assim, toda a linha do Polo (com exceção do GTS, que ainda não passou por mudanças) passa a contar penas com sistema mais simples de freios.

volkswagen polo 2023 tambor de freio traseiro
Discos de freio traseiros foram trocados por tambores, para reduzir o custo de produção do hatch (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)

A explicação é óbvia: o Polo tinha encarecido demais diante de rivais como Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Peugeot 208. E como a demanda pelo carro despencou, a Volks iniciou um processo de “empobrecimento” do hatch, que irá substituir o Gol em 2023, na versão Track.

Visual do Polo 2023

Por fora, as notícias são melhores. O Polo passou por leve reestilização. Ele ganho novo para-choque dianteiro, nova grade e faróis. Na traseira, a novidade fica por conta do reposicionamento dos caracteres de identificação do modelo, que passa a ficar abaixo emblema da marca.

traseira do volkswagen polo 2023 vermelho com foco no logo

Logo do novo Polo lembra a do SUV TaosAs lanternas também ganharam acabamento fumê.

Interior do VW

Por dentro, o Polo não evoluiu. O acabamento segue o mesmo padrão simples de outrora, com plásticos duros em todos os painéis. Confira os principais itens por versão:

painel volante do volkswagen polo 2023
Acabamento simples não difere das linhas passadas

MPI 1.0

  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado
  • Computador de bordo
  • Rádio Compostion Touch (com Bluetooth, MP3 e USB)
  • Porta USB C
  • Alarme
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Rodas de aço de aro 15
  • Assistente de partida em rampa (Hill Holder)
  • Alerta de frenagem de emergência
  • Freio pós-colisão
  • Airbags laterais
  • Alerta de cinto de segurança

TSI 1.0

A versão adiciona:

  • Quadro de instrumento digital
  • Retrovisores elétricos, com função Tilt Down
  • Vidro traseiros elétricos
  • Monitor de pressão dos pneus
  • Sensor de ré
  • Faróis de LED
  • Roda de liga leve de aro 15

Comfortline 1.0

A versão inclui também:

  • Partida sem chave
  • Sistema Start/Stop
  • Borboleta para trocas de marcha
  • Transmissão automática de seis marchas
  • Opcional: Central multimídia VW Play

Highline 1.0

A topo de linha agrega os seguintes conteúdos:

  • Ar-condiconado digital
  • Câmera de ré
  • Carregamento por indução
  • Piloto automático
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Sensor de chuva
  • Sensor crepuscular
  • Multimídia VW Play de 10 polegadas
  • Rodas de liga leve de aro 16
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17 Comentários
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Elber 30 de outubro de 2022

Olá, vocês sabem dizer porque esse novo Polo não é disponibilizado para venda PCD?

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Jo 20 de setembro de 2022

Opinião pessoal. Polo perdeu bastante torque e potencia. Se compensar com pelo MENOS 15% de economia de combustível, eu não vejo problema. Freio a disco nas 4 rodas faz diferença numa tocada mais esportiva, mas usuário comum pouco deve notar esta perda. Acabamento VW deu uma tapeada meia boca. De resto, não há muito o que comentar.

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Gustavo 21 de setembro de 2022

JO uma das principais reclamações do hatch era o acabamento, melhorou visivelmente com percepção de maior qualidade nos revestimentos, inclusive com tecido e couro nos painéis de portas dependo da versão, enfim… não diria só tapeada, junto com o 208 Griffe acredito que a versão Highline do Polo deve ter um dos melhores acabamentos da categoria.

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Paulo Augusto Franke 19 de setembro de 2022

Todos chorando as pitangas por causa desse tal ‘downgrade’ no motor do Polo. Pergunta: precisava mesmo dos 128 HP (potência máxima é babaquice, para quem entende de dirigir carro) e dos 20,4 kgfm de torque máximo? Quem disse que precisava? E se a nova calibração do motor, com 116 HP e 16,8 kgfm, resultar em um carro mais econômico? E mais barato? Grande jogada da VW, com o Polo 2023. Quem não gosta de economia de combustível e preço baixo, tem montes de outras opções no mercado. Mas favor parar de falar bobagem. Não é downgrade. É upgrade, em características que interessam muito, para a maioria. Mas não para jornalistas ‘especializados’.

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Gustavo 19 de setembro de 2022

Exatamente, no trânsito diário toda essa potência desaparece, nas retomadas em rodovia pode fazer alguma diferença, mas duvido que a diferença seja abissal, em contrapartida o conjunto bebe menos… lembra do Up TSI? Sem falar que esqueceram de destacar a melhorias no acabamento. Polo continua sendo um hatch muito competente, referência em dinâmica e segurança estrutural.

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Jo 20 de setembro de 2022

Grande jogada da VW? As vendas totais do modelo nos próximos 2 anos que vão dizer se a estratégia foi correta. Eu não apostaria nisso logo de cara. É difícil cravar o que o cliente pesa na hora da compra do zero km. Eu mesmo, em épocas distintas optei por modelo utilizando critérios diferentes.

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Marcelo 19 de setembro de 2022

Como dono de um polo tsi, é uma tristeza ver o downgrade de um carro para satisfazer o mercado…acredito que isso abala a cultura de que um vw era símbolo de potência. Perdeu-se a identidade.

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Gustavo 19 de setembro de 2022

Marcelo a estratégia foi claramente reduzir custos para diferenciá-lo do Nivus e torná-lo competitivo, adotando motor turbo similar ao Onix e mesmos freios a tambor. A boa dirigibilidade e segurança da plataforma continuam sendo referência, diferente de Argo e HB20 que foram mal avaliados em segurança.

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O Critico 27 de setembro de 2022

Essa estratégia não é para satisfazer mercado, e sim aumento de margem, reposicionar o carro meio que em uma jogada de de “olha.. o polo ta assim mas a TCROSS, NIVUS” e bla bla bla… Resumindo nasce o novo gol “gourmetizado”. Agora é ver se vão aceitar mas, aquela coisa na terra de “tupiniquins” tudo é imprevisível logo, vão comprar, louvar, defender e “arrotar” que fizeram excelente negocio!

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rick 19 de setembro de 2022

Esses executivos da VW tão de brincadeira. Depois de afundarem as vendas de um de seus principais modelos, com propaganda focada em minoria (vide ranking de vendas desde lançamento da mesma), agora dão uma capada nos principais atrativos do carro que são motor e freios a disco. Os donos do Polo falam de boca cheia dos 200 TSI, como se fosse uma Ferrari. Mexeram na potência e na segurança. Realmente querem acabar de vez o modelo.

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Gustavo 19 de setembro de 2022

Rick, tudo bem, a estratégia foi claramente reduzir custos para diferenciá-lo do Nivus e torná-lo competitivo, adotando motor turbo similar ao Onix e mesmos freios a tambor. A boa dirigibilidade e segurança da plataforma continuam sendo referência, diferente de Argo e HB20 que foram mal avaliados em segurança.

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O CRITICO 27 de setembro de 2022

Rick o lance é que querem empurrar os SUV com “downsizing” e caros para xuxu no povo… logo aqui “nasce o novo gol” sem comentar que capa coisa, aumenta margem, fatura mais e o povo e condutor que se lasque hahaha

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Bob GLS 19 de setembro de 2022

Ansioso para ver se a equipe de marketing foi mantida para divulgar o lançamento

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rick 19 de setembro de 2022

Depois de um tiro de escopeta no pé, com propaganda lgbt2@¨&~+$],<, a dona VW tenta correr atrás do prejuízo com 32 unidades vendidas até agora. Vendas despencaram depois do ativismo. Acho que acordaram meio tarde.

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Gustavo 19 de setembro de 2022

salvo engano a publicidade não chegou na grande mídia apenas nos canais digitais

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Airplane 19 de setembro de 2022

O Polo chega mais barato ( e não mais caro) nas versões ComfortLine e HighLine !

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Gustavo 19 de setembro de 2022

A matéria não informa o upgrade no acabamento no revestimento dos materiais, com tecido nos painéis de portas e na versão topo couro, enfim, a estratégia foi claramente reduzir custos para diferenciá-lo do Nivus e torná-lo competitivo, adotando motor turbo similar ao Onix e mesmos freios a tambor. A boa dirigibilidade e segurança da plataforma continuam marca registrada, diferente de Argo e HB20 que devem bastante nesse quesito.

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