Volvo transformou caminhão em picape de 500 cv! Conheça a história

Modelo único foi construído nos Estados Unidos usando como base um caminhão pesado VHD voltado para aplicações severas

volvo vhd picape frente
Modelo era usado para levar executivos e clientes em visitas a fabrica da marca nos EUA (Fotos: Volvo Trucks | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Especial para o AutoPapo
Publicado em 27/12/2022 às 13h33

A chegada da Volvo Caminhões nos Estados Unidos em si já é uma bela história. Em resumo, ela comprou a fabricante White, se tornou White Volvo e, por fim, apenas Volvo. Essa foi uma estratégia inteligente e que agradou ao mercado norte-americano. E, para continuar dessa forma, por que não transformar um caminhão em uma picape?

Em 2010, em New Valley River, onde fica a fábrica da marca nos Estados Unidos, um time de engenheiros e trabalhadores da linha de montagem se juntaram para transformar um pesado VHD, destinado a aplicações severas como construção pesada, extração de madeira entre outros,  em uma picape totalmente funcional.

VEJA TAMBÉM:

volvo vhd 10x4 1
Volvo VHD 10×4 foi o caminhão usado como base para o projeto

De acordo com algumas informações extraoficiais, o então gerente de produção naquela época queria um veículo para chamar atenção além de buscar executivos e clientes no aeroporto que iriam visitar a fábrica.

Oficialmente, a a montadora explicou que a construção da picape Volvo era para mostrar a tecnologia, engenharia e versatilidade da planta de New Valley River, além de poder mostrar o poder da caixa automatizada i-Shift.

volvo vhd picape traseira 1
Caçamba veio de uma picape Chevy

Base mecânica da picape Volvo

Para construir a picape Volvo, foi usado como base uma unidade do então pesado VHD 430, porém em uma versão 4×4. Além disso, a cabine foi alongada e com capacidade para 5 ocupantes – embora a Volvo tenha sempre produziu cabines duplas para os seus caminhões para operações de bombeiros entre outros. A caçamba veio direto de uma GMC / Chevy 3500.

O motor instalado é um motor Volvo D13 de 500 cavalos e a caixa é a já mencionada i-Shift com 12 velocidades com calibração especial para a picape. Calçando esse monstro, a Volvo usa nos eixos pneus Bridgestone medida 445/65 R22.5 bem largos para suportar o peso.

Mudanças ao longo dos anos

Por se tratar de um veículo de marketing, ao passar dos anos algumas mudanças foram feitas, uma troca da cor laranja para prateado com as faixas do Ocean Race (competição que era marca da Volvo, mas que foi vendida), mas hoje aparece fotos não atuais, apenas ostentando a cor prata.

Infelizmente, pelas montadoras de caminhões nos EUA não terem uma comunicação tão acessível, há poucas informações técnicas sobre o modelo ou até mesmo o seu atual estado: provavelmente se mantém na fábrica de New Valley River na Virgínia.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio Gomes de sousa 31 de janeiro de 2023

Sera que fonciona

Avatar
Santiago 2 de janeiro de 2023

Dirigir um desses pelas grandes rodovias deve ser fantástico.
Já dentro das cidades, esquece…

Avatar
Marcos Antônio Alves Martins 2 de janeiro de 2023

Isso AE ficou sinistro
Muito lindo
E um sonho

Avatar
Deixe um comentário