Volvo FH 30 anos: Conheça a história do poderoso FH 565

O Volvo FH celebra 30 anos sendo o sucesso de vendas em diversos mercados ao redor do mundo, inclusive no Brasil

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Volvo FH já está em sua quinta geração ao longo de 30 anos de mercado (Fotos: Volvo | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 04/11/2023 às 13h03

Neste ano de 2023, o Volvo FH celebra os seus 30 anos de mercado. Líder de vendas entre os pesados, no mercado brasileiro, o modelo chegou estreou por aqui no mesmo ano que foi apresentado na Europa, em 1993. A simultaneidade  se deu pela abertura das importações. O FH12 foi o primeiro caminhão com motor eletrônico do mercado.

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Com o FH, a Volvo queria expandir suas operações no mercado australiano, já em 2000. Mas para ganhar mercado por lá era preciso ajustar o caminhão, principalmente no motor.  O mercado australiano é um mercado que necessita de caminhões com potência elevada, principalmente para as aplicações de Road Trains que já falamos aqui. Isso sem contar o clima da ilha, que faz com que o caminhão trabalhe em condições extremas.

A primeira geração do FH sempre trazia um número após as letras, que correspondia à capacidade volumétrica do motor. Então, o FH12 era equipado com motores de 12 litros e o FH16 com motores de 16 litros. Esses blocos entregavam 470 ou 520 cv naquela época.

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Mais australiano que um Road Train, apenas um canguru (Foto: Hakan Ludwigson | Volvo | Divulgação)

Hoje em dia pode parecer potências baixas para um motor de 16 litros. Mas há quase 25 anos era um feito impressionante. Mas não para o mercado australiano, que já estava acostumado com motores bem mais potentes.

Volvo FH com coração Cummins

Outro problema enfrentado pela Volvo era a confiabilidade de seus motores de 16 litros, que ainda não apresentavam grande performance. Fatores como o clima extremamente quente comprometeram a durabilidade dos propulsores. A solução foi instalar motores Cummins.

Os modelos da série ISX já eram utilizados pela Volvo para o modelo VNL nos Estados Unidos. Então de certa forma, já havia conhecimento de como esses motores iriam se comportar tanto no Volvo FH como no NH (que também era ofertado na Austrália).

Com a adoção dos motores, o Volvo FH ganhou o nome de 565 Signature, que representava que aquele modelo usava o Cummins. O uso dos motores começaram por volta dos anos 2000 e foi até 2007, chegando a segunda geração do pesado FH, apelidada de Chinês.

Porém esses são mais raros, já que a Volvo já havia resolvido os problemas e voltado a ofertar os seus motores próprios de 16 litros com 550 e 610 cv. Desde então, a Volvo tem obtido sucesso com a linha FH16, que atualmente conta com variações com até 700 cv e cabine XXL.

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