Volvo XC40 pega fogo e carcaça fica exposta; entenda o caso

O dono comprou o carro por ser seguro, mas teve problemas de confiabilidade que resultaram em um incêndio em plena rodovia

carcaca incendiada volvo xc40 em frente a concessionaria de belo horizonte mg
O carro ficou exposto por uns dias em frente a uma concessionária (Foto: Instagram | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 12/06/2023 às 08h02
Atualizado em 12/06/2023 às 09h30

No início de maio deste ano, quem trafegava pela avenida Raja Gabaglia em Belo Horizonte (MG) se surpreendeu com a carcaça de um Volvo XC40 em frente a concessionária da marca. No carro estava uma faixa explicando como o veículo pegou fogo e chegou a esse estado.

Toda a história de como esse carro chegou a esse estado e a explicação da revolta do proprietário está relatada em uma página no Instagram. O nome “meuxc40revisado” faz referência ao fato do carro ter feito as revisões na concessionária, para não perder a garantia.

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Entramos em contato com a página, mas o proprietário prefere ficar no anonimato. Todas as informações a seguir são baseadas no que foi publicado por lá.

O XC40 T8, versão híbrida plug-in do SUV, foi escolhido pela fama da Volvo de fazer os carros mais seguros do mundo. Na página é relatado que o proprietário é pai de dois bebês com menos de dois anos e queria viajar com tranquilidade.

O incêndio do Volvo XC40

Entretanto, o carro pegou fogo durante uma viagem, próximo a cidade de Juiz de Fora (MG). O pai do proprietário estava dirigindo e parou o veículo assim que uma luz acende no painel, ninguém se feriu. O incêndio começou no cofre do motor.

Em um primeiro atendimento, a Volvo diz que não foram encontrados indícios de vícios ocultos no carro. Ela ainda ofereceu desconto na compra de um carro zero-km.

Após isso, a montadora fez uma perícia do carro e encontrou o suposto causador incêndio: uma ruptura no bloco do motor causou um vazamento de óleo. O contato do fluído com partes quentes fez que o carro entrasse em combustão.

No laudo, é alegado que a ruptura no bloco foi causada por aspiração de água da chuva. Essa suposta causa tira a responsabilidade do fabricante no incêndio do carro.

Não foi caso isolado

As publicações sobre esse Volvo XC40 que pegou fogo estão repletas de comentários, muitos com outras pessoas que também tiveram problemas com carros da marca. Um caso famoso ocorreu em 2019, quando um XC60 entrou em combustão no Espírito Santo.

Esse incidente também fez nascer uma página do Instagram, chamada de volvo_on_fire. Assim como ocorreu no XC40, o fogo começou no cofre do motor.

Essa página também realiza registros de outros carros da marca que se incendiaram.

O parecer da Volvo

O AutoPapo entrou em contato com a Volvo Car Brasil para saber o posicionamento oficial da marca. Confira a nota na íntegra:

Em face das informações recentemente divulgadas por parte da mídia acerca do Veículo Volvo XC40 híbrido de chassi YV1XZBBCFM2574838, adquirido usado em 30/12/2021 (“VEÍCULO”), em que se alegou uma suposta ausência de atendimento ao consumidor (“PROPRIETÁRIO”), bem como a ocorrência de vício de fabricação no produto que ensejou o sinistro nele verificado (“INCÊNDIO”), a VOLVO CAR BRASIL, IMPORTAÇÃO E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA. (doravante “VOLVO”) e a EUROVILLE VLV VEÍCULOS E PEÇAS LTDA. (“CONCESSIONÁRIA”), vem a público, conjuntamente, em atenção a seus clientes e parceiros, esclarecer o seguinte:

1. A VOLVO fiel aos seus princípios de respeito ao consumidor da marca, tão logo foi informada da ocorrência do INCÊNDIO no VEÍCULO, solicitou ao PROPRIETÁRIO os dados de localização do produto, para fins de realização de uma vistoria técnica (“PERÍCIA”);

2. A PERÍCIA contratada pela VOLVO foi realizada por empresa independente e imparcial, com mais de 29 (vinte e nove) anos de mercado automotivo, com a respectiva elaboração de um parecer idôneo (“LAUDO PERICIAL”);

3. O resultado do LAUDO PERICIAL foi compartilhado com o PROPRIETÁRIO logo após a sua conclusão, em meados de março de 2023, tendo o estudo concluído que o INCÊNDIO do VEÍCULO não foi causado por vício de fabricação do bem, mas por fatores externos, de forma que os reparos não poderiam ser cobertos em garantia;

4. A despeito da PERÍCIA, a VOLVO, em caráter de mera liberalidade, se dispôs a oferecer ao PROPRIETÁRIO uma condição comercial especial para aquisição de um novo veículo – o que foi rechaçado pelo consumidor.

5. Nesse sentido, ao PROPRIETÁRIO foi recomendado o acionamento do respectivo seguro veicular para apuração de responsabilidade da cobertura de sinistro por ele contratada;

6. Assim, considerando a resposta oferecida pela VOLVO, não foram apresentados, pelo PROPRIETÁRIO, quaisquer indícios ou elementos capazes de contrapor as causas do INCÊNDIO apontadas pelo LAUDO PERICIAL, tampouco o PROPRIETÁRIO procurou a VOLVO ou a CONCESSIONÁRIA após o compartilhamento destas informações na tentativa de solução amigável da reclamação.

Em suma, conclui-se que em que pese o infeliz ocorrido com o VEÍCULO, não há que se falar que “Não houve nenhuma resposta da montadora”, que prontamente se dispôs a esclarecer os fatos tais como ocorreram, como também resta evidente a ausência de responsabilidade das empresas VOLVO e EUROVILLE in casu.

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