VW: como ficará a gama de carros nacionais da marca sem a família Gol

Fabricante apostará todas as fichas em produtos nacionais da plataforma MQB, incluindo modelos com motorização híbrida leve flex

novo polo track exterior 01
Polo Track: sucessor comercial do Gol (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por Leonardo Felix
Publicado em 22/11/2022 às 09h03

A Volkswagen está, aos poucos, consumando uma ampla reformulação de sua gama de produtos no Brasil. Confirmando informação em primeira mão que trouxe em setembro de 2020 na Mobiauto, junto do meu então colega Renan Bandeira, a fabricante tirará de linha os irmãos Gol e Voyage, lançando no lugar do primeiro o Polo Track e deixando o segundo sem sucessor.

Último produto derivado da velha base PQ24 do Polo Mk4, a Saveiro seguirá viva por mais um tempo, inclusive recebendo um leve tapinha visual, em meados no ano que vem, a fim de ficar mais atualizada na briga contra a Fiat Strada. Mas não se iluda: a medida será paliativa e ela também já tem prazo para morrer: entre 2025 e 26.

VEJA TAMBÉM:

Estas não serão as únicas novidades entre os modelos nacionais da VW, e aqui englobo o SUV médio Taos e a picape média Amarok, que vêm da vizinha Argentina. A marca intensificará o ritmo das renovações ainda mais nos próximos três anos.

Além de atualizar modelos vendidos hoje no mercado, apostará em pelo menos dois outros veículos totalmente novos e lançará nos próximos três anos uma tecnologia híbrida leve flex, a eTSI, com bateria auxiliar de 48 Volts.

Este colunista resolveu apontar como deve ficar a gama de produtos sul-americanos da empresa. A má notícia é que a picape compacta-média Tarok parece mesmo ter virado lenda. A boa é que, tirando a Amarok, não haverá mais produtos da marca feitos na região que não tenham a base MQB. Confira:

Polo Track

Novo modelo de entrada da marca, sempre com motor 1.0 MPI aspirado flex. Terá forte apelo para vendas a frotistas e locadoras. Produção em Taubaté (SP) a partir de janeiro de 2023.

Novo Polo

Já lançado, ficará em linha por mais alguns bons anos (pelo menos cinco), com chances de receber a tecnologia eTSI ligada ao motor 1.0 TSI turboflex. Produção em São Bernardo do Campo (SP) já em curso.

Polo GTS

Renovação da versão esportiva já está confirmada e deve virar realidade até o começo de 2023. Produção em São Bernardo do Campo (SP). Produção em São Bernardo do Campo (SP) a partir do segundo trimestre de 2023.

Novo Virtus

Terá o mesmo visual do homônimo lançado recentemente na Índia e no México, porém com faróis de LED com espelhos no Brasil, iguais aos do Nivus. Terá as mesmas versões TSI do Polo, mas talvez mantenha a configuração 200 TSI Automática na de topo. No futuro, talvez também se torne híbrido leve flex. Produção em São Bernardo do Campo (SP) a partir do segundo trimestre de 2023.

volkswagen virtus 2023 india vermelho frente
Novo Virtus já foi lançado no mercado indiano

Virtus GTS

Assim como o Polo, o Virtus renovado deve sustentar a versão esportiva GTS, com motor 1.4 TSI de 150 cv. Produção em São Bernardo do Campo (SP) a partir do segundo trimestre de 2023.

Novo T-Cross

Será reestilizado no segundo semestre de 2023. Tempos depois, entre 2024 e 25, deve adotar o propulsor 1.5 híbrido leve flex na versão Highline. Produção em São José dos Pinhais (PR).

Novo Nivus

Revelado em 2020, deve passar por seu primeiro facelift em 2024 e é outro forte candidato a ganhar o motor eTSI, e pode ser até o 1.5 em vez do 1.0. Produção em São Bernardo do Campo (SP).

Projeto 246 ou A0 SUV

Derivado da nova geração do Skoda Fabia, com plataforma MQB e entre-eixos do Polo, será a grande menina dos olhos da marca para os próximos anos: um SUV de entrada da marca e com apelo mais popular que Nivus e T-Cross, concorrente mais direto do Fiat Pulse.

Deverá contar com a motorização 170 TSI de 116 cv do novo Polo, mas também pode aparecer já como híbrido leve. Início da produção programado para janeiro de 2025 em Taubaté (SP).

Nova Amarok

O projeto, já confirmado pela VW, prevê uma profunda reestilização da Amarok sul-americana, sem trocar a geração como a picape fará em outros países. Produção em General Pacheco (Argentina).

Novo Taos híbrido flex

Forte candidato a estrear a tecnologia eTSI flex no mercado nacional, com motor 1.5 turbo de 150 cv no lugar do atual 1.4 TSI. A mudança pode pintar junto de uma reestilização visual, prevista para ocorrer em 2025.

Picape 247 (sucessora da Saveiro)

Derivada do projeto 246, será uma picape para suceder a Saveiro. É bem possível que mantenha o nome e seja híbrida leve flex, assim como o irmão SUV. Lembrando que a VW promete lançar seis modelos híbridos leves no país nos próximos três anos. Seu lançamento ocorreria justamente em 2026, mas o local de produção ainda não está definido. Pode ser em Taubaté ou São Bernardo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
SinoWeibo 3 de dezembro de 2022

Basicamente isso significa que a VW não terá mais carros abaixo dos 100k…

Avatar
HAF 24 de novembro de 2022

Não sei por que tanto mi mi mi dos fanboys por que o nome ‘gol’ vai pular do telhado… compra um Polo, e cola o logotipo cromado ‘GOL ‘ no mercado livre e cola atrás!… simples assim! resolvido! Afinal os dois carros são cara de um, focinho do outro! Abraço!

Avatar
Alvaro 23 de novembro de 2022

Ouvi rumores que o Virtus GTS vai subir no telhado com o facelift, mas a motorização 1.4 TSI equipará uma nova versão de topo mais equipada e requintada. Uma espécie de Santana Exclusiv. Por outro lado, o Polo GTS vai se manter conforme apontado na reportagem.

Avatar
Deixe um comentário