VW Saveiro e Fiat Strada: entenda as estratégias (bem diferentes) das duas picapes

Volkswagen conseguiu aumentar massivamente as vendas do seu utilitário, mas marca italiana está de olho em um consumidor diferente

montagem fiat strada volcano x saveiro robust
Duelo segue com ampla vantagem para a Strada, mas Saveiro cresceu espantosamente (Fotomontagem: André Almeida | AutoPapo)
Por Sergio Quintanilha
Publicado em 03/06/2023 às 13h03

Graças a uma fonte da indústria automobilística, que passou as vendas das picapes pequenas por versões à coluna, desvendamos as estratégias dos dois modelos pequenos do mercado: Volkswagen Saveiro e Fiat Strada.

A Fiat e a Volkswagen não divulgam os números de vendas por versões, mas tivemos acesso a eles e identificamos até 5 unidades da Saveiro vendidas para serviços funerários. Mas esta é só uma curiosidade irrelevante, pois o que realmente queríamos desvendar era a estratégia de cada montadora para este nicho.

VEJA TAMBÉM:

Estamos falando de um subsegmento que já atingiu 55 mil vendas este ano. O fato impactante dos primeiros cinco meses foi o crescimento do Volkswagen Saveiro, mesmo sem nenhuma modificação recente. A picapinha da Volks se aproxima da casa de 15 mil vendas, contra pouco mais de 3.000 no ano passado.

Saveiro para trabalho

Todas as versões da Saveiro tiveram crescimento: a Robust Cabine Simples quadruplicou as vendas, a Trendline Cabine Simples multiplicou seu volume por 12, a Robust Cabine Dupla cresceu 31 vezes e a Cross Cabine Dupla cresceu 14 vezes. Mas é a versão Robust Cabine Simples a grande puxadora de vendas.

Nada menos de 77% das vendas do Volkswagen Saveiro são da versão Robust Cabine Simples, ou seja, uma picape de serviço. Se somarmos as versões Cabine Simples (Robust e Trendline), as picapes de serviço atingem 87% das vendas da Saveiro. Trata-se de uma estratégia completamente diferente da que vem sendo utilizada pela Fiat.

volkswagen saveiro robust cabine simples branca traseira parada

E a Strada?

Segundo os números obtidos pela coluna, no ano passado 58% das vendas do Fiat Strada eram das versões Cabine Simples (Endurance e Freedom). Este ano, as versões Cabine Simples representam apenas 43% das vendas da picape Strada.

O Fiat Strada teve uma ligeira queda nas vendas deste ano (-1.000 unidades), variação que pode ser contabilizada a favor do Volkswagen Saveiro. Mas a verdadeira razão da menor venda de picapes Cabine Simples está na estratégia da Fiat: aumentar a rentabilidade do modelo.

Para atingir esse objetivo, a Fiat  usou como tática investir mais nas versões Cabine Dupla e na opção do câmbio automático (CVT). Por isso, tirou do catálogo a Strada Endurance Cabine Dupla, que vendeu menos de 2,1 mil unidades de janeiro a maio do ano passado, e reforçou a produção das versões automáticas (Volcano e Ranch).

Com isso, a Strada Volcano AT e a Strada Ranch AT passaram de 3.000 vendas para 12 mil este ano. Quadruplicaram. Se a Saveiro quadruplicou as vendas da Robust Cabine Simples manual, a Strada quadruplicou as vendas da Cabine Dupla automática. Resultado: maior lucratividade para a Fiat do que para a Volkswagen.

fiat strada volcano 2023 cinza traseira
Fiat Strada Volcano: marca italiana quer maior rentabilidade (Foto: Fiat | Divulgação)

Enquanto o Volkswagen Saveiro tem apenas 13% das vendas nas versões Cabine Dupla (Robust e Cross), o Fiat Strada concentra 57% das vendas nesse subnicho. Vale lembrar que a Saveiro é a única picape Cabine Dupla do país com apenas duas portas; todas as outras têm quatro portas.

Veja abaixo os números de vendas das duas picapes este ano até o dia 29 de maio, versão por versão:

Vendas da Saveiro por versão

  • Saveiro CS Robust: 10.876
  • Saveiro CS Trendline: 1.421
  • Saveiro CD Robust: 906
  • Saveiro CD Cross: 938

Vendas da Fiat Strada por versão

  • Strada CS Endurance: 11.358
  • Strada CS Freedom: 5.957
  • Strada CD Freedom: 6.199
  • Strada CD Volcano: 4.495
  • Strada CD Volcano AT: 6.282
  • Strada CD Ranch AT: 5.853

Saveiro quatro portas?

Para uma picape que estava quase “morta”, a recuperação da Saveiro é motivo para comemorar. Mas a Volkswagen sabe que a mina de ouro está na Cabine Dupla, por isso muito em breve apresentará um novo facelift da Saveiro.

Deveria, na verdade, partir para um modelo de quatro portas, mas esse é um projeto que, se vier, só será lançado na segunda metade da década. Como sempre, o Volkswagen Saveiro corre, corre e corre para dar um passo que o Fiat Strada já deu há muito tempo. Historicamente tem sido assim, por isso a Saveiro deixou de ser líder.

Já a Fiat parece não ter limites para a Strada. Com a chegada do Chevrolet Montana no nicho do Fiat Toro, a nova tática será oferecer um motor turbo na Nova Strada para que ela passe a incomodar a Nova Montana nas versões de entrada. É um jogo de xadrez. Agora desvendado com os números das versões.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Milton 3 de junho de 2023

acredito que a saveiro robust: vai aumentar mais as vendas…devido ser uma versão destinada para o trabalho. imagino que seu trunfo seja o novo motor 1.6 16v. com mais força e potência…

Avatar
Deixe um comentário