Gasolina ou etanol?

Decidiu abastecer o carro com gasolina invés do etanol e não percebeu redução no consumo de combustível? Estás sendo vítima de PI-CA-RE-TA-GEM!

Por Boris Feldman 05/01/21 às 07h30
frentista abastecer carro com gasolina etanol
Abasteceu com gasolina e o consumo do carro não diminuiu? Cuidado! (Foto: Shutterstock)

Donos de carros flex reclamam que vinham usando o etanol e aí passaram para a gasolina porque o preço do etanol na bomba subiu muito. Eles passaram então a abastecer com gasolina e perceberam que não houve uma significativa redução do consumo de combustível.

“Não se afirma” – perguntam – “que a gasolina tem o consumo pelo menos 30% menor que o etanol”? Sim, deveria.

Mas vai depender da honestidade do dono do posto. Recentemente, eu até comentei aqui no nosso AutoPapo que a ANP andou fazendo uma fiscalização em alguns postos de São Paulo e chegou a encontrar numa bomba, gasolina com 69%, quase 70% de etanol. E não os 27% autorizados pelo Governo.

Ora, quem abastece com gasolina nesse posto, praticamente continua consumindo o etanol. Como reduzir o consumo?

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
26 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gesiel Freire De Medeiros 5 de janeiro de 2021

E bem isso que acontece aqui na região de itaquaquecetuba-SP.

Avatar
Samuel 5 de janeiro de 2021

Um detalhe importante: a relação etanol por gasolina que diz ser em 70%, a linha que define qual é mais interessante, é levando em consideração a gasolina sem o tal dos 27,5% de etanol legalmente permitidos. O que nem de perto seria 70%. Isso ninguém explica, até mesmo porque não é interessante para os petroleiros. Com certeza é um dos motivos, que faz a conta não fechar. Mas frisando, “um dos motivos”.

Avatar
Bruno Carvalho De Oliveira 6 de abril de 2021

Então a linha correta seria 97,5? Ou seja, só valeria a pena abastecer de gasolina se ela fosse totalmente sem atano?

Avatar
Samuel 6 de abril de 2021

Em 27,5% da gasolina (o que é adicionado de etanol), você só tem 70% de eficiência. Detalhe que você paga como gasolina (100%). Você tá pagando Gasolina e abastecimento gasonol (91,89%).

Avatar
Samuel 6 de abril de 2021

A relação Etanol/Gasolina que é 70%, é corrigida:
Etanol/72,5%gasolina+27,5% etanol. Logo o valor é 0,76.
Seguindo a lógica do “famoso 70 por cento”

Avatar
HD 5 de janeiro de 2021

Até antes desse último análise, já era verídico que compensa o uso do etanol, etanol é vida, gasolina, a nossa? Vish … Mas n aqui..

Avatar
Nilton 5 de janeiro de 2021

Eu apareço meu carro é acompanho o desempenho. Consumo por km. Teve vez de por gasolina e o carro fazer média de 9. Meu carro faz média de 12.5 a 13. Se for inferior a isso, E gasolina ruim.

Avatar
Homero Fernando Ferreira de Paula 5 de janeiro de 2021

Não só os consumidores que estão perdendo. Os empresários sérios estão se quebrando. E quem sai de bom para a sociedade brasileira e para os bancos é quem tem dinheiro, não honestidade. O Brasil não muda nunca mais infelizmente. Nós já tivemos um sonho de mudar na década de 70, 80 e 90. Mas agora realmente acabou. Cada um só vê o próprio umbigo. Tristeza….

Avatar
Osvaldo Quartaroli júnior 5 de janeiro de 2021

É infelizmente estamos ferrado não tem jeito quem paga por isso é a gente é uma vergonha.o que será de nós cada dia mais pior.

Avatar
Harp Boyharpa 6 de janeiro de 2021

Cadê a gasolina que anunciaram como sendo maís potente,e ao invés disso
Aumentaram o preço e diminuíram a qualidade
Droga de país desonesto

Avatar
David Neves 5 de janeiro de 2021

Este não é uma vantagem só dos paulistas, em BH está acontecendo adulteração. E o pior, estou abastecendo em uma rede de postos multinacional. E os preços ainda sobem R$0,10 a cada 7 dias.

Avatar
SIDNEY BASTOS 5 de janeiro de 2021

Os carros elétricos estão chegando não a mau que dure para sempre !

Avatar
Claudio 5 de janeiro de 2021

Ten que divulgar o endereço dos postos que vende combustível adulterado, assim a gente não compra mais e fecha esses postos picaretas.

Avatar
Samuel Alves da Silva 5 de janeiro de 2021

Um detalhe importante: a relação etanol por gasolina que diz ser em 70%, a linha que define qual é mais interessante, é levando em consideração a gasolina sem o tal dos 27,5% de etanol legalmente permitidos. O que nem de perto seria 70%. Isso ninguém explica, até mesmo porque não é interessante para os petroleiros. Com certeza é um dos motivos, que faz a conta não fechar. Mas frisando, “um dos motivos”.

Avatar
José Luiz silva 5 de janeiro de 2021

Essa semana abasteci em Bauru num posto Shell,mandei encher o tanque foi a pior besteira que fiz o carro tá falhando e quando acelera sai um horror de água no escapamento (olha que costumo só abastecer nos postos da shell mas ja vi n a Shell que se diz ficar em cima do controle de qualidade,e tudo mentira

Avatar
Marcelo 5 de janeiro de 2021

Qual posto?

Avatar
Diego Messias 5 de janeiro de 2021

Amigão, bandeiras são só bandeiras.. o produto é o mesmo. Tanto faz se for Shell, Ipiranga, BR, LARCO, ALE e etc. Os combustíveis saem do mesmo lugar na sua grande maioria “PETROBRAS”. E antes que me pergunte, trabalhei anos em distribuidora de combustíveis. E sem falar do Etanol do tipo Hidratado que compramos nos postos que poderia ser vendido diretamente das usinas para os postos, barateando absurdamente para o consumidor final. Mas o que acontece? As distribuidoras compram a preços bem baixos e manipulam o preço pra ficar sempre na margem dos 70% do valor da gasolina. E você sabe por que? Fica a dica.

Avatar
PAULO RICARDO DOS SANTOS SILVA 8 de janeiro de 2021

A Shell sem dúvida fica em cima do controle de qualidade, porém o produto pode sofrer alterações em trânsito ou no próprio posto, aí vai depender muito da honestidade de cada dono de posto!

Avatar
Victor Matthaus 5 de janeiro de 2021

Uma pena que a fiscalização é uma porcaria, e suspeito até de ter envolvimento com a máfia de postos! Nada eficaz.

Para eu descobrir quando a gasolina é adulterada tenho que fazer inúmeros testes com inúmeras variáveis. Triste. Creio eu que a maioria dos postos tem combustível adulterado.

Avatar
Nil 6 de janeiro de 2021

Você está corretíssimo estamos abandonados neste país. Abastecer em postos dentro de supermercados é uma boa saída , eles temem em não manchar o nome da rede , sempre abasteço no extra e nunca mais tive problemas.

Avatar
Fernando B 5 de janeiro de 2021

Após ter sido vítima de combustível adulterado em 2017, eu abasteco somente em rede de hipermercado. Não sei se faz ou não diferença, mas nunca mais tive problema.

Avatar
Débora Silva 5 de janeiro de 2021

Aqui no Brasil é assim.. as “otoridades” nós fazendo de otários.. não tem fiscalização em todos os postos,e quando pagam um posto,coisa que eu nunca vi ou ouvi na minha cidade Ubá MG.. somos otários nas mãos desses dois ( fiscalização e donos de postos) . Quando não,vendem 800 ml como 1000 ml… Levo a crer que o crime compensa no Brasil.. Mas reluto em me manter honesto.. coitado desses donos da BALANÇA ENGANOSA.. pagarão a DEUS!.. valeu pela reportagem…um abração..

Avatar
Carlos Eduardo 5 de janeiro de 2021

Isso quando não colocam outra coisa ao invés de álcool, o meu carro mesmo por pouco não perdi os bicos injetores.
Saiu 474,00 num posto BR não era posto sem marca não, e o pior sou Uber, então não tava pegando os recibos, então me ferrei.

Avatar
Leonardo Soares Alves 5 de janeiro de 2021

Aqui em Uberaba está assim tbm, sem contar no cartel que rola solto e ninguém faz nada.

Avatar
Bruno Kruger 5 de janeiro de 2021

Eu tenho uma dúvida quanto a gasolina Podium.Só abasteço com ela, mas sempre me pergunto se ela também pode ser batizada
como a comum.Existe alguma fiscalização diferente quanto a ela?

Avatar
Carlos Alves 5 de janeiro de 2021

Posso sempre pedi o teste da gasolina pois sei como faz e um direito meu ou nao

Avatar
Deixe um comentário