Self-service proibido

Você faz ideia do por que você mesmo não pode abastecer seu carro no posto de gasolina através do sistema self-service? Explico aqui!

mulher abastecendo proprio carro automovel posto combustivel alcool gasolina etanol
Mulher abastecendo o próprio carro no posto de combustível (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/10/2020 às 21h31
Atualizado em 26/11/2020 às 11h21

Qual a dificuldade para que os postos no Brasil, assim como em outros países, tenham o sistema self-service? Nele, o próprio motorista abastece o carro e depois vai pagar no caixa.

Evidente que é mais prático e ainda barateia o custo do combustível.

Pois então perguntem ao então deputado Aldo Rebelo que, em 2000, apresentou um Projeto de Lei proibindo as bombas self-service e ao então presidente Fernando Henrique Cardoso, que sancionou essa lei.

O motivo alegado?

Foi para proteger a saúde dos motoristas e evitar o desemprego nos postos. Faz lembrar o final do século XIX no Rio de Janeiro, quando houve um protesto geral dos acendedores de lampiões a gás nas, pois ‘iam perder o emprego’ com a chegada da iluminação elétrica.

Mulher abastecendo o próprio carro no posto de combustível abastecer
Existe uma Lei no Brasil que proíbe as pessoas de elas mesmas abastecerem seus carros (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
193 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ENIVALDO GONZAGA DA SILVA 21 de outubro de 2020

O que vai ter de gente colocando fogo em posto não e vai ser brincadeira . Esqueceu que aqui é Brasil né ? População toda despreparada pra abastecer um carro

Avatar
Ricardo araujo 19 de outubro de 2020

Isto vai acontecer e uma questão apenas de tempo. Hipocrisia dizer que vai prejudicar a saúde dos motoristas pois em países como EUA e Japão não prejudicou aqui vai .Isto é desculpa de sindicatos que querem ganhar sem trabalhar . O país precisa evoluir .

Avatar
Chrystian Krone 17 de outubro de 2020

Provavelmente houve pressão de algum sindicato que apoia os frentistas, se houvesse redução nas bombas eu até apoiava, esse discurso de desonesto e uma falácia pois não são a maioria, não que tenha espertinhos mas hoje com um monte de câmeras era só colocar uma cancela e já dificultaria a ação dos espertinhos.

Avatar
Faria 17 de outubro de 2020

O sistema de auto atendimento, primeiro você paga e depois abastece, semelhante ao sistema pré pago de telefonia, isto será inevitável em breve, na minha casa uso gás encanado (GNV), a cia. Mandou instalar um dispositivo eletrônico que faz a leitura automaticamente do consumo do gás, a conta não vem mais em papel, vem por email e celular, o preço não baixou, mas foi eliminado a pessoa que fazia a leitura mensal. Lembrem -se bem, o preço é sempre determinado pela lei da oferta e da procura, exceto o combustível da Petrobras, então o consumo caia, o petróleo baixava no mundo inteiro, a Petrobras subia os preços, porque eles sabem que são os únicos a produzir combustíveis, o que não pode é os sindicatos das categorias ficarem por trás forçando aumento de preços, principalmente o sindicato dos combustíveis e derivados, todos esses mafiosos tem que ser detidos.

Avatar
Sidney 17 de outubro de 2020

Se nao vai diminuir o preco do combustível, pq vou ter o trabalho de descer do carro e abastecer, se tem uma pessoa pra fazer pra mim. Qual a logica disso. Quem vai lucrar sao os postos , alias que ja lucram muito.

Avatar
CLAUDEMIR 17 de outubro de 2020

Em qualquer lugar do mundo, o preço do combustível não iria ficar mais barato se houvesse o sef sevice. O custo da mão de obra é diluído no custo do produto, que se torna irrisório. O que realmente faria diferença é a diminuição dos valores cobrados de impostos e o lucro que os postos aplicam sobre a venda. Agora pensando em segurança, se acontecesse o transbordo de combustível no momento de encher o tanque, a pessoa saberia como agir? Tem algumas pessoas que fumam, entrariam no posto com o cigarro acesso, será que teriam o senso de responsabilidade? Se acontecesse um acdente no posto a responsabilidade seria de quem? Acredito que os frentistas estão preparadas para as eventualidades de segurança. Os frentistas sabem dos perigos, por exemplo, ficar a uma distância segura durante o abastecimento. Agora falando de desemprego, temos hoje aproximadamente 14% da mão de obra desempregada. Imagine se o posto tenha 8 pessoas trabalhando, vamos mandar 50% embora. São 4 mais desempregados, multiplicando pelo número de postos = mais desempregados no país. Estes desempregados iriam precisar do bolsa família e outros programdas do governo. De onde saí este dinheiro? IMPOSTOS. O que representa o maior custo no combustível? IMPOSTOS. Quem paga os impostos? Quem trabalha. A conta fecha em todos que estão trabalhando, não nos donos do posto de combustível, das usinas de álcool, das petrolíferas, pois todo o custo é repassado para o consumidor.

Avatar
Leonardo Diniz 28 de abril de 2021

amigo, as bombas self service, que já usou sabe do que tou falando. Em 2019 estive no canada e viajei mais de 4000 kilometros num Tesla S Eletrico.
Os postos na estrada ja fornecem alem da gasolina, eletricidade pra carregar os carros, que na sua maioria eh de graça .
Mas eles ganham mais dinheiro com isso do que com o combustivel, porque se reinventaram no sentido de ter que entreter o motorista entre 30 minutos e uma hora, dependendo do carro para carregar, e nessa a pessoa consome muito mais do que o que para no posto, abastece e sai.
Só caminhoneiro nos EUA e Canada que ficam bestando dentro de postos de combustiveis .
Mas agora com os eletricos isso ta mudando. os motoristas ja estão tendo que ficar muito mais tempo dentro dos postos .

Aqui no brasil , essa realidade com os eletricos ainda demora uns cinco anos, mas os postos tem que se reinventar, pois devem se tornar um centro de convivencia, pois não tendo o frentista, o cara vai abastecer, ele mesmo tem que checar água e oleo,pneus, ( eh obrigação do condutor, consta do CBT) , e am alguns casos , vai acabar tendo de completar, calibrar, ai voltar lá na loja pra fechar a bomba e pagar por tudo que ele fizer no posto, com isso ele para pra lanchar, se tiver com a familia, acaba gastando mais e tals. o frentista na verdade acaba limitando o posto de ganhar dinheiro, pois isso tudo que ele faz de graça não gera negocios para o posto, não gera vendas .
A desregulamentação do setor de combustiveis eh algo inevitável, pois o brasil , está se isolando do mundo. Somos o pais numero 153 de 200 no ranking mundial da falta de liberdade economica, pois tudo aqui eh proibido, vejam as 9 rubricas a desregulamentar propostas pelo CADE, coisas que são normais lá fora, aqui e proibido .
Enfim, esse mercado de conbustiveis no brasil , tem que sair do século 19 e vir pra cá no seculo 21.

Avatar
Leonardo Diniz 28 de abril de 2021

ah, não completei a frase das bombas de self service. Quem ja usou essas bombas lá fora, sabe que elas não vazam, não pingam, desligam automatico, e ao contrario dos frentistas, que acabavam com os equipamentos, os motoristas usam com muito mais cuidado, porque se eles quebrarem algo, eles tem que pagar.

Morei no Canada de 90 a 1999 e sempre abasteci lá eu mesmo. Tinha um Chevolet Caprice, 1993 e antes tive um ford Crown Victoria 1988. Lá, no posto quye eu abastecia mais frequentemente, eh claro que tinam deferenças, funcionava da seguinte forma. vc parava na bomba, ia no balcao, falava o numero da bomba, pagava 50, 70, ou 100 dolares em dinheiro. se o tanque enchesse, a bomba desligava, e se o valor fosse menor que o que vc tinha pago , ia lá e pegava o troco. lembrem-se que isso era na decada de 90. estive lá de novo em 2019, e hj e tudo automatizado . o leitor de cartão de credito e debito eh na propria bomba, tipo um caixa eletronico.
Fiz muitos amigos e um deles era dono de posto e foi quem me disse isso esse amigo meu de Vancouver, que tem 3 postos de gasolina.

Ele me disse que nos anos 80, no canada ainda tinham frentistas, nos EUA deste a crise do petroleo de 1974 que não tem mais, mas os frentistas , viviam quebrando as bombas, as travas, pra não trabalharem, po0rque as leis trabalhistas canadenses impede o cara de dispensar um funcionário quando ele não consegue fazer o trabalho dele por culpa do empregador.
Então como eles não são obrigados a terem frentistas, gradativamente os postos foram eliminando esses profissionais.

Avatar
Edilson pierre 17 de outubro de 2020

Morei em Portugal e Espanha muitos anos esse método mais que funciona. E pelo que se pensa não desemprega frentista como estão dizendo só redireciona ele para outra função q aqui no Brasil não existe traria comodidade e praticidade ao funcionário e
Não desemprega
E ao clientes seria fácil se adaptar em uma nova rotina quando se fala em redução do preço do combustível

Avatar
Fernando verlan gonçalves 17 de outubro de 2020

É para derubar.
Gazolina forra do carro melhor ou roubar melhor ….
Ou não vemos a bomba roubar …

Avatar
César campos 17 de outubro de 2020

PORQUE BRASILEIRO É DESONESTO, TANTO POR PARTE DOS POSTOS OPERAR A MANIPULAÇÃO DE QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL QUE PASSA PELA BOMBA,MARCANDO A MAIS, E QUANTO O MOTORISTA FUGIR SEM PAGAR.

Avatar
Leonardo Diniz 28 de abril de 2021

amigo, o sistema se auto serviço, até nos estados unidos, a pessoa paga antes de abastecer. Lá no Canada onde estive em 2016 e depois em 2019, Ela bota o cartão, digita o valor que ela quer , a maquina debita da conta ele paga, depois que a bomba liga e ele tem 30 segundos pra colocar ela no bocal do tanque e apertar o gatilho pra sair a gasola pro tanque. Não tem essa de colocar o bico ( nozzle) noutro local que não seja o bocal do tanque, porque existe um outro dispositivo de segurança que impede o gatilho de abrir se o nozzle não tiver firmemente dentro do bocal do tanque .
Caso o tanque encha antes de valor que ele colocou, o sistema do cartão estorna o valor que sobrou.
Se o cara não tem cartão nehum, pode ir no caixa e pagar em dinheiro antes, ai o caixa libera a bomba que vc está . A pessoa foge sem pagar eh aqui no brasil , com o frentista que abastece antes de vc pagar . O unico lugar no mundo que vc abastece antes de pagar eh aqui .

Avatar
RENATO SANTOS DA SILVA 17 de outubro de 2020

Kkkk imagine vc, aqui se furta até bala em mercado….como seria isso?

Avatar
Ailton peteirpereira a 17 de outubro de 2020

O Brasileiro não é desonesto! O Brasileiro cempre foi roubado é acusado de ladrão, de espertalhão! Isso não é verdade! Basta olhar os equipamentos agrícolas que possuem os países asiáticos por exemplo é os que nos temos aqui ! Essa ideia foi plantada no nosso povo para que nos senticemos inferiores
e indignos ,tomamos as minorias por maioria e os poucos maus exemplos por referência ! Em quanto o povo não mudar esse conceito continuaremos escravos é meros serviçais dos países desenvolvidos .

Avatar
Neide 17 de outubro de 2020

Concordo plenamente.precisamos mudar nosso conceito, somos um povo guerreiro, inteligente e amoroso com o proximo.

Avatar
Alberto 17 de outubro de 2020

Do jeito que o brasileiro é lerdo demoraria dez vezes mais pra abastecer um carro imagine o tamanho da fila ,nossa sorte que aqui não tem terremoto ou furacão ,somos muitos despreparados e sem disciplina

Avatar
Nico Almeida 17 de outubro de 2020

Discordo de tu Alberto.
Sou brasileiro, moro na Grã Bretanha, e aqui nós motoristas / proprietários de veículos que , aplicamos o abastecimento de combustível em nossos veículos.

O sistema é automatizado, tu abastece o seu respectivo veículo, de acordo com a sua necessidade, efetua o pagamento, e na sequência retira o veículo da bomba.

Essas realizações de servicios dura em média 6 minutos.
Não tem complicação , e sim honestidade.

Avatar
Leonardo Diniz 28 de abril de 2021

eh , rapido, simples e normal. Morei no Canada muito tempo, a diferença que lá a gente paga antes de abastecer. Eu falei em um outro comentario que no brasil era o unico lugar que abastecia antes de pagar, porque esqueci da Inglaterra. La tem lugares que se paga depois .

Avatar
Elvecio Valentim 17 de outubro de 2020

Concordo 100% com vc na questão desonesto e indiciplinados.
Acrecento aí a falta da educação, e não é falta de escolaridade, é cultura mesmo.
Relembre o caso do médico no restaurante em SP.
Imagina a arrogancia do dinheiro somada aos fatores comentados?
Deicha como esta, deste jeito a indiciina, a má educação e arrogancia financeira não tem vez, é esperar e ponto.

Avatar
Afranio Franciosi 16 de outubro de 2020

O brasileiro adora imitar os povos dos países desenvolvidos. Mas, esquece que nesses países, ou o povo é supereducado, ou as leis são muito rígidas, ou as duas opções juntas. Se permitirem autoatendimento em postos de combustíveis, vai ter sem noção abastecendo seu veículo enquanto troca mensagens no celular e com cigarro na boca. Liberdade requer responsabilidade. Quem discorda, experimente passar uma temporada nos EUA e faça lá o que faz aqui.

Avatar
GUSTAVO YAMAMOTO 16 de outubro de 2020

No japao tem os dois tipo de posto . Acho q seria uma boa ideia .
Mas acho q brasileiro vai dar um jeito para não pagar.

Avatar
Rogério 17 de outubro de 2020

Gustavo você está certo. Acho porém que com tanta tecnologia, já é possível sim fazer algo desta natureza sem ter que contar com o fator surpresa – no caso de o motorista ser desonesto e não querer pagar. Muito simples seria uma opção pré paga onde o cliente poderia adquirir cartões pré-pagos de determinada bandeira de postos de combustíveis e então se dirigir a qualquer posto da dita rede e aí efetuar o auto abastecimento.

Avatar
Leonardo Diniz 28 de abril de 2021

não tem como, pelo menos no Canada onde conheço bem, primeiro vc paga, depois a maquina liga e vc abastece. Não tem como vc sair sem pagar. eh tipo um caixa eletronico.

Avatar
Alex 16 de outubro de 2020

Ñ devemos acabar c os frentistas. Isso só vai aumentar o desemprego e ñ vai baratear o combustível. Quanto maior o desemprego pior fica a economia. Mais desempregados menos gente comprando. Um exemplo q ñ barateia coisa nenhuma foi a saída de boa parte dos cobradores de ônibus e pelo contrário as passagens aumentaram. Os motoristas passaram a exercer dupla função atrapalhando o trânsito e colocando a vida de todos em risco

Avatar
Erika 24 de agosto de 2021

Eu também acho que aí gerar ainda mais desemprego no país.

Avatar
Paulo Fabiano Barbosa 16 de outubro de 2020

Boa noite, se cada motorista abastecesse seu carro teríamos na verdade um menor número de frentista doentes.
Pois o motorista ficaia exposto ao Benzeno uma vez por semana,risco mínimo, já o Frentista abastece cerca de 400 automóveis por dia, risco altíssimo.
Desinformado inventa outra desculpa ??.
Desemprego? Vai atender troca Óleo, lavar Carro, atender loja de conveniência, etc

Avatar
Marcos Vinicius 16 de outubro de 2020

#alem de ficar exposto ao Benzeno, agora o povo brasileiro engere tbm o Benzeno,Como assim?? (Benzeno e cancerígeno…)
Panelas anti aderência, contém benzeno…

Avatar
jscosta 16 de outubro de 2020

benzeno..neh aquele gesto feito, qdo jogador entra no campo…deve ser bom neh….kkkkkk

Avatar
Eduardo Augusto 17 de outubro de 2020

Brasileiro não tem paciência, e muito menos educação, ia um entrar na frente do outro em pequenos postos que tem poucas bombas, só ia dar briga e até morte! Aqui onde moro msm, é cidade bem pequena, posto pequeno, com frentista, tem vezes que a gente espera um tempão, e só tem duas bombas, uma com gasolina e álcool, e outra de diesel…

Avatar
Clecio Souza 16 de outubro de 2020

Antes d td isso seria melhor colocar inteligência nas mangueiras p avaliar qntdds e qldds, caso contrário estaríamos nos enganando e sendo explorados p tal!

Avatar
Antonio Pinto 16 de outubro de 2020

É simples assim: vão mandar vários frentistas embora c/drsculpa de baixar o preço do combustível e não vai baixar coisissima nenhuma,aqui no Brasil está cheio de proprietarios de posto de combustível picareta, vagabundos, até adulterar o combustível eles adulteram.

Avatar
Francílio 16 de outubro de 2020

Seria bem legal até pq se tivesse um incêndio ou um acidente daria tempo pras pessoas saírem do local sem se ferir até evitar furto de combustível pq assim o cliente tem que pagar primeiro pra liberar a bomba de combustível

Avatar
Lucas 16 de outubro de 2020

Primeiro funciona muito bem em outros países a bomba assim que detecta que não tem um carro ela desliga por conta é questão de pagamento é só colocar ou uma só saída com um caixa para pagar ou uma máquina de créditos que você coloca dinheiro

Avatar
Márcio Rodrigues 16 de outubro de 2020

Pq aq o motorista abasteceria e dava no pé kkkkkk

Avatar
José Scalassara 17 de outubro de 2020

Bombas funcionam com cartão de credito e débito. Dar no pé como?

Avatar
Leonardo Diniz 28 de abril de 2021

eh, ele até deve dar no pé mesmo, pra “liberar o beco”.
Agora , sair sem pagar não existe, pois vc coloca o cartão na maquina, paga, depois a maquina libera a gasolina, e assim mesmo só se a ponta da mangueira estiver firmemente dentro do bocal do carro, não arma por exemplo vc colocar a ponta dentro de um galão, e tem ainda alguns outros sensores e dispositivos de segurança.

Avatar
Marcelo 16 de outubro de 2020

Só quem acredita em papai noel,acredita que o preço do combustível vai abaixarcom este sistema de auto abastecimento…

Avatar
Antony 16 de outubro de 2020

Boa noite! Sou frentista e tenho certeza que não daria certo, pois os clientes não descem do carro nem pra passar o cartão ou assinar a nota quando é a prazo, não teriam coragem de abastecer, até porque o risco é muito grande, e muitas famílias são sustentadas com esse emprego, vamos deixar do jeito que está

Avatar
Edy 16 de outubro de 2020

Ah tá. Não ia descer. Ia dar calote. Entendi.

Avatar
Pedro 16 de outubro de 2020

Mais um acendedor de lampião kkkk
Amigo usaria o serviço quem quisesse e quem precisar pagar menos, frentista seria luxo, ninguém perderia o emprego, pelo contrário a gasolina mais barata geraria muito mais empregos.

Avatar
João Ricardo messias 16 de outubro de 2020

Não se enganem, o combustível não ficaria mais barato.
Os bancos colocaram caixas eletrônicos e apps que fazem quase todo serviço e mesmo assim as taxas e os juros não baixaram.
A maioria dos empresários são mercenários.
Então essa desculpa não cola, porém sou a favor, mas não por esse motivo.
Simplesmente porque sou a favor da tecnologia para melhorar o produto ou serviço.

Avatar
valeria 16 de outubro de 2020

Concordo! O mercado tecnológico vai engolir muitos empregos, desnecessário lutar contra. A modernidade vai mudar cada vez mais a mão de obra.. resta o trabalhador se especializar em outras atividades

Avatar
Anderson de oliveira 16 de outubro de 2020

Besteira nos outros países funciona assim,aqui a pessoa não sai porque tem quem faz,se não tiver o motorista sai e abastece,simples assim.

Avatar
Leonardo Diniz 28 de abril de 2021

uai, como então a pessoa ia abastecer ? por osmose ? KKKK
Se ela não sair do carro o combustivel não vai sair sozinho da bomba e ir para o tanque ….
Brasileiro adora ser servido.
Mas terá de se acostumar com isso.

Avatar
Rick Morais 25 de maio de 2021

Amigo sua profissão já era.
Frentista de posto é dispensável, igual cobrador de ônibus.
Comece a dar seus pulos e não espere que venha a lei desobrigando os postos a terem funcionários desnecessários

Avatar
ANESIO SANTOS 16 de outubro de 2020

Imagina você abastecendo o seu veículo, de repente, “perdeu, perdeu” no Brasil não tem segurança, enquanto você vai pagar com cartão pode ser assaltado numa rapidinho, se paga no caixa fica sem o veículo.

Avatar
Gustavo 16 de outubro de 2020

E desde quando o frentista impede esse tipo de ação?? Ele fica assistindo, muitas vezes acha bom que o “rico metido a besta” sofra um pouco

Avatar
Marcos 16 de outubro de 2020

É so usa o aplicativo e vc corre riaco der ser assaltado dentro o fora do carro a nao ser que o seu awja brindadi

Avatar
Leonardo Diniz 28 de abril de 2021

OI ??? que adianta carro blindado ? a pessoa vai ter que sair do carro pra abastecer. Que aplicativo vc ta falando ? as bombas de auto serviço vc tem que colocar o cartão nelas pra poder usar.
No caso de aplicativo, vc terá que sair do carro , digitar na maquina o codigo do aplicativo. de todo jeito , vc paga antes, pra vc mesmo abastecer .

Avatar
Antonio Marcio Xavier Dos Santos 16 de outubro de 2020

Acho que por aqui não funciona self-service nas nós postos de gasolina não, pois basta estar em um posto e olhar do outro lado e veja o calibrador que é o próprio motorista que calibra os seus pneus, pois é ,quando não tá quebrado tá a mangueira largada ou mal enrolada (embolada) e olhe que o serviço é gratuito. Imagino eu tendo que pagar e ainda ter que fazer o trabalho … Acho que o proprietário seria o próprio a não deixar seu patrimônio ao cuidados de quem quer que seja: loucos, ignorantes, protestantes , vândalos e até bêbados. Isso sem falar que pra exercício da profissão é preciso ter qualificação, pois não é um restaurante que chegamos e nos abastecemos de qualquer maneira como queremos.

Avatar
Sérgio 16 de outubro de 2020

Moro em um país q há muitos anos existem os self service nós postos de gasolina, é simples é eficiente e não tem dificuldade alguma em o próprio condutor abastecer seu próprio veículo… simples e além disso sempre tem um atendente para o caso daqueles q precisarem de ajuda ou não querem ” sujar” as mãos….

Avatar
Ronaldo de Souza Bis 16 de outubro de 2020

Concordo com seu ponto de vista louvável, porém oque falta em nosso país é conhecimento pois hoje chegamos a um restaurante e nos servimos….embora um louco um bêbado causaria constrangimento até mesmo ali então teremos que evoluir ou continuaremos tenso que ter alguém para acender lampiões com medo da energia elétrica chegar pois se ela chegar até nos oque séria dos responsáveis pelo acendimento, talvez ficariam sem emprego.ou se clalificariam para outras, tão dignas quanto as mesmas que exerssem, ou voltaríamos ao século xix

Avatar
Trettas 16 de outubro de 2020

Pois é. Só quero ver quando os carros forem todos elétricos. Só isso.

Avatar
Jacob Mandlate 16 de outubro de 2020

Pois eh caro. Mangueira bagunçada é parte da educação do motorista. Em outros países civilizados, vc não vê isso…. enquanto no Brasil e África…. kkkkkkkkkk

Avatar
Marcos 16 de outubro de 2020

Vo resumir nao funciona pq o brasileiro e burro

Avatar
Felipe 16 de outubro de 2020

O anta, carro sem combustível não anda, duvido que todas as vezes que você para pra abastecer você manda ou desce pra calibrar o pneu. Como vc me compara preguiça de calibrar com preguiça pra abastecer, se tiver preguiça pra abastecer uma hora você será obrigado a abastecer. Pelo amor de deus né parça

Avatar
Flor 16 de outubro de 2020

Kkkkk….só observo

Avatar
Paulo 16 de outubro de 2020

Sou frentista à 23 anos
Hoje o povo não desce do cardo nem pra pagar ?? Imagina abrir o tanque e abastecer??
E tem mais
Nem tira o olho do celular kkkkkk

Avatar
Leonardo Diniz 28 de abril de 2021

amigo, isso são maus habitos que existem porque tem gente como vc que faz isso pra eles.
Quando eles mesmo tiverem que fazer isso não terão escapatoria .

Avatar
Jose Luiz Afonso 16 de outubro de 2020

Na época foi importante a lei do self-service pois a maioria dos revendedores não tinha condições de instalar a automatização e as cias iriam dominar o mercado. Hoje poderia ter o self-service e com isso o preço na bomba cairia bastante o custo da mão de obra encarece muito O preço final. Cadê os caixas de bancos foram mais de 300 mil desempregados e ninguém fez lei para protege-los ,fica a opinião de um revendedor de mais de 40 anos na revenda de combustível.

Avatar
Rafael 16 de outubro de 2020

Embora eu acho a ideia do self service valida, no Brasil duvido muito que o preço do combustível iria baixar, oq economizaria com a mao de obra em vez de repassar ao consumidor em preços mais baixos só faria aumentar o lucro pois certamente o preço do combustivel continuaria alto com ou sem frentista.

Avatar
Thiago 16 de outubro de 2020

Só li verdades! Se e pra aumentar o lucro do dono… Deixa os frentistas trabalharem!

Avatar
Laucenir Benedito 16 de outubro de 2020

Na minha opinião, isso não pega no Brasil por um motivo muito simples.
Quanto mais empregos o governo manter, maís ele arrecada.
Não se trata de ser contra o emprego dos frentistas, pois eu mesmo já fui um.
Nas contas do governo constam diversos impostos e taxas, além da contribuição previdenciária.
Portanto um sistema “Self Service” neste caso não interessa ao governo.
Engana-se quem pensa que o governo está preocupado com o emprego desses trabalhadores.
Nós E.U.A o governo não visa arrecadação deste modo, como aqui por exemplo.

Avatar
luan cunha 16 de outubro de 2020

Ola eu sou frentista e ja pensei em self service aqui em sao paulo a fila no posto onde eu trabalho e enorme, imagina nesse novo sistema, nos nao apenas abastecemos mas controlamos a seguranca nos postos de combustivel para que muitos retardados nao fumem dentro nao usem celular aferimos tambem a qualidade do combistivel quando chega verificamos oleo agua coisa que muita gente nao sabe e tambem aceleramos o tempo do cliente no posto para nao aumentar ainda mais as filas , nao estou defendendo so porque e o meu trabalho. Agradeco a DEUS por este servico mas nao pretendo faze lo para sempre, agradeco a todos.

Avatar
Moacir Da matta 16 de outubro de 2020

Acho que no Brasil não daria certo .muito ladrão eles leva até as bombas de combustível

Avatar
Leandro 16 de outubro de 2020

Infelizmente, neste país,absolutamente nada será feito para benefício da população.

Avatar
Bueno Carvalho 16 de outubro de 2020

Quem fica com problema de saúde são os frentistas.Perder emprego até quem consertava máquina de escrever perdeu, operador de telex tbm e muitos outros. É só manter um frentista,e o mesmo receberia os pagamentos enquanto abastece alguém que não queira sair do carro.

Avatar
Norberto 16 de outubro de 2020

Perguntaram se a maioria das mulheres motoristas brasileiras aceitam executar esta tarefa?

Avatar
Carla 16 de outubro de 2020

Machista.

Avatar
Melo 16 de outubro de 2020

Sua colocação rasa não faz o menor sentido.

Avatar
Benedetti 16 de outubro de 2020

Infelizmente o preço dos combustíveis no Brasil não iriam cair por esse motivo, entao que mantém os empregos.

Avatar
Silvio Saiki 16 de outubro de 2020

Nos EUA gde parte das cidades vc paga na própria bomba com cartão de crédito para liberar a qtde de Litros na bomba e com a confirmação do pgto pelo cartão a bomba destrava e vc aciona o gatilho. Simples assim.

Avatar
José Renato de Souza e Silva 16 de outubro de 2020

É muito fácil! É só bolarem um sistema q o combustível só sairia da bomba para o tanque do automóvel, se o consumidor pagasse antes. Pronto, simples assim.

Avatar
Diogo 16 de outubro de 2020

Na vdd o que poderia ser feito para se assegurar de receber seria pagar antes de abastecer, tipo um cartão pré pago, por na máquina e só libera quando terminar de abastecer e digitar a senha concluindo o pagamento, assim os brasileiros não iriam conseguir aplicar a lei de Gérson! Rsrss… Mas ao faria sentido se abaixar o preço significativamente.

Avatar
Ricardo 16 de outubro de 2020

Seria uma excelente ideia acabar com os frentistas, aqui no RJ o atendimento é péssimo, se você pedir para o frentista calibrar seus pneus eles te olham com a pior cara possível como se você estivesse pedindo algo absurdo.

Avatar
Tiago Gomes 16 de outubro de 2020

So voce decer e calibrar vc mesmo pq frentista e pra abastecer e nao calibrar pneus aqui na Europa cada um abastece seu carro e se quizer calibrar os pneu dece e faz isso !!! Kkkkk

Avatar
Ancelmo Souza pinto 16 de outubro de 2020

Amigo belas palavras agora vc ver quanto essa pessoa é hipócrita desejar desemprego
Para um pai ou mãe de família por um simples motivo calibrar seu próprio pneus

Avatar
Marcelo 16 de outubro de 2020

Acredito que é absurdo mesmo,porque você mesmo não levanta a sua bunda e vai calibrar seu pneu?
Ou você tá morto e esqueceu de enterrar.

Avatar
Ancelmo Souza pinto 16 de outubro de 2020

Frentista já tem o nome e não calibrador agora te garanto se vc pedisse é agradecesse ai sim vcs cariocas são muitos folgados falo por experiência sou frentista é sei bem como vcs são

Avatar
Edivaldo 16 de outubro de 2020

Calibra você mesmo, o carro é seu ou do frentista ? Vai quebrar sua mão, vc levantar sua bunda gorda do banco e ir la pra calibrar, ou vai estragar suas cutículas… bando de folgados !!!

Avatar
RAFAEL MARQUES DOS SANTOS LIMA 16 de outubro de 2020

Pelas respostas ao seu comentário vejo que tem razão!

Avatar
Osvaldo Magon Junior 16 de outubro de 2020

Em países do primeiro mundo não há frentistas há muito tempo. Pelos comentários sobre essa matéria, vamos ser terceiro mundo ainda por muuuuiiiitttooo tempo!
Povo ignorante!!!!

Avatar
Warrington 16 de outubro de 2020

Vc esqueceu do Congresso Nacional, que aprovou o PL, é considero uma boa lei de geração de empregos, saiba que em viagens pelo mundo, durante a crise de 2014, cheguei a essa conclusão.

Avatar
josé antonio pereira lourenço 16 de outubro de 2020

Se a justificativa é preservar o emprego de milhares, eu concordo. Até porque não vai baratear coisa nenhuma, isso já é manjado. Vide o exemplo dos contadores que perderam o seu emprego e as passagens não foram corrigidas. Tô cheio de ser enganado.Outra coisa, o que teria de vagabundo enchendo o tanque e não pagando, não está no gibi!

Avatar
josé antonio pereira lourenço 16 de outubro de 2020

Eu escrevi cobradores e não contadores. Esse Google é um saco!

Avatar
Gildo 16 de outubro de 2020

Comentário perfeito

Avatar
José da Silva Bispo 16 de outubro de 2020

Lembro que antigamente nós ônibus tinha motorista e cobrador eles tiraram o cobrador e o motorista passou a exercer dupla função, o preço da passagem não baixou o motorista continuo recebendo a mesma coisa e milhares de cobradores ficaram desempregado ou seja o preço do combustível não irá baixar e nós vamos trabalhar de graça prós postos de combustíveis

Avatar
Sergio Luiz Orofino 16 de outubro de 2020

Concordo plenamente. Aqui no Brasil as Leis de Mercado são singulares.

Avatar
Aécio Alves de Oliveira 16 de outubro de 2020

Corretíssimo! Maior lucro para os donos, sim.

Avatar
Daniel 16 de outubro de 2020

E isso mesmo num país com uma super população mas desemprego pra que se não é repassado ao consumidor final estou na Europa e vemos muito bem como os empresários brasileiro se portão diante da situação de exploração sem respeitar limites

Avatar
Bruno R. Soa 16 de outubro de 2020

Pra da certo só se fizessem igual aquela cabina de casa de câmbio, “só sai depois que estiver tudo ok e confirmado.”

Avatar
Bruno R. Soa 16 de outubro de 2020

Assim pagaria a um frentista pra não ficar inalando benzeno. Sem contar que essa prática até aumentasse o custo dos combustíveis, tal como mercados que incluem no markup o custo de furto de produtos que é múltiplas vezes superior ao custo de um segurança por corredor.
Brasil caso a parte.

Avatar
Eliézer 16 de outubro de 2020

Já faz algum tempo que vinha pensando sobre esse assunto e acabei me deparando com a matéria. Não sabia que era lei essa questão de você mesmo abastecer seu veículo, seria uma boa se isso refletisse no preço do combustível, o que eu acho pouco provável.

Avatar
Serafim Malagoli Neto 16 de outubro de 2020

Em um país onde impera a ignorância, tal benefício seria inviável. Conta-se nos dedos, motoristas capazes de abastecerem
seus veículos sozinhos. Pessoas com dificuldade seria possivelmente auxiliada por um funcionário. Cabe ao próximo aguardar com paciência, se possível.
Além do mais, tenho dúvidas se o benefício seria revertido na queda dos preços do combustível. Temos coisas mais importantes e urgentes a serem feitas, que como sempre dependem dos famigerados políticos.

Avatar
Giba 16 de outubro de 2020

É piada, infelizmente o Brasileiro, só quer levar vantagem em tudo, iam roubar até a bomba!!

Avatar
Carlos Cesar Herman 16 de outubro de 2020

Forma bem antidemocrática de impor ao povo uma situação sem perguntar se é o que queremos

Avatar
Valdir da silva 16 de outubro de 2020

O povo já tá saindo sem paga com o frentista imagine sem kkkk

Avatar
CARLOS ALBERTO 16 de outubro de 2020

Até parece que se o self service fosse implantado no Brasil o preço dos combustíveis ia baixar. Ia baixar igual baixou as passagens aéreas com a cobrança das bagagens. Eles iam no mínimo manter os preços e alegariam que o preço subiu e com os frentistas subiria ainda mais. Brasil gente…

Avatar
Gildo 16 de outubro de 2020

Perfeito

Avatar
Euzinho 16 de outubro de 2020

Uma grande parte dos comentários aqui demonstram a falta que o ensino médio de qualidade faz. Entre 1999 até a aprovação do PL em 2000, uma grande quantidade de postos chegaram a operar no sistema self-service. Para aqueles que acreditam que todo o brasileiro é ladrão e nada funciona aqui, o sistema de pagamento funcionava da seguinte forma; o cliente se dirigia à loja, pagava o valor que desejava abastecer e voltava ao veículo para completar a operação. No caso de pagamento com cartão de crédito, poderia fazê-lo diretamente na bomba. Observava-se uma diferença pequena de preços entre os postos com o auto-serviço e os tradicionais com frentistas. Um detalhe interessante; a frequência maior de mulheres abasteciam em postos com atendimento de frentistas. Mas isso se chama livre mercado. O exemplo de cobradores de ônibus é estúpido e e demonstra desconhecimento do assunto. Transporte público é uma concessão e recebe subsídio do município para operar. A redução de custos com a retirada dos cobradores significa que a prefeitura terá que gastar menos do seu orçamento (leia-se o imposto que você paga). De qualquer maneira, proibir o auto serviço com a desculpa de geração de empregos é um absurdo. Aqueles que concordam com isso deveriam demandar em suas reuniões de condomínio a contratação de ascensoristas para todos os elevadores em seus prédios; a proibição da vigilância virtual e a contratação de segurança física e a obrigatoriedade de porteiros 24 horas em suas residências. O direito de escolha deve prevalecer. A lei de mercado só existe se tivermos o direito de escolha.

Avatar
Claudio José Koetz. 16 de outubro de 2020

Dói chegar perto de um frentista e perceber que ele está como que enxarcado de gasolina de tão forte é seu cheiro. Isso, sim, é prejudicial para a saúde.

Avatar
Wendell 16 de outubro de 2020

Brasileiro doido abastecendo seu próprio carro com rabo cheio de cachaça. Todo dia um posto queimado. Brasileiro não maturidade pra isso não gente acorda

Avatar
Artuzinho 16 de outubro de 2020

Kkkkk com frentista alguma enche o tanque e sai correndo imagine no self service

Avatar
Wallan 16 de outubro de 2020

Concordo!

Avatar
Marcio emilio da costa 16 de outubro de 2020

É pq o Brasil é atrasado mesmo,depois pensam que vai ser o primeiro mundo kkkk

Avatar
Christian france 16 de outubro de 2020

Porque o brasileiro não sabe onde fica o bocal do tanque

Avatar
Odontofix 06038094000174 Bethaville 16 de outubro de 2020

É óbvio que este deputado e os que o apoiam nessa imbecilidade não querem o progresso do país. Querem uma dependência eterna ao sistema inoperante e improdutivo desse país.
Pois se houvesse a possibilidade de abastecer sem o frentista seria ótimo, para os donos dispostos e dos clientes e ainda não haveria desemprego….

Avatar
Ricardo s jesus 16 de outubro de 2020

Aldo Rebelo e fhc dois safados, para não baratear os combustíveis , sem falar nos expertos que irão sair sem pagar a gasolina kkkk

Avatar
Jose anisio de Oliveira 16 de outubro de 2020

O sistema seria de forma que não tem como sair sem pagar. No próprio sistema você insere o cartão coloca quanto quer abastecer, é cobrado antecipado a bomba libera exatamente o que vocês pagou. É como salvar dinheiro no caixa eletrônico

Avatar
Ulisses Garcia 16 de outubro de 2020

Psr abastecer, primeiro tem que colocar o cartão de crédito. Se não tiver limite, não abastece.

Avatar
Antonio 16 de outubro de 2020

Se o motorista não é capaz de abastecer o carro, certamente não tem competência para dirigir um veículo.
Proteger a saúde dos motoristas??? Então o frentista deve ser imune aos gases exalados e pode assar horas por dia numa condição que prejudicaria o motorista exposto apenas alguns minutos por semana.
Esse Aldo Rebelo é uma piada mesmo.

Avatar
Luciano Dourado 16 de outubro de 2020

Que materia pobre…

Avatar
Luiz Fabiano 16 de outubro de 2020

Isso é uma coisa tão normal lá fora so aqui esses políticos corruptos inventao moda o que poderia fazer eles tinham que fazer uma lei para cortar todas as mordomias que eles têm ai sim esse Brasil ia pra frente.

Avatar
PAULO RENI CAMARGO DA SILVA 16 de outubro de 2020

O Brasil não tem patamar para um sistema assim pois a educação aqui e tão precária quanto os serviços prestados tem que acabar e os tributos pagos por todos nós isso seria o melhor a se fazer

Avatar
Wendel Lopes 16 de outubro de 2020

Paulo Reni, falou tudo, em poucas palavras!

Avatar
Marcelo Aragão 16 de outubro de 2020

Na era dos aplicativos,acredito que num futuro próximo o abastecimento será realizado pelo próprio motorista, será como crédito de celular que o motorista paga por uma quantidade de combustível no aplicativo depois é só digitar um código e a bomba libera a quantidade de combustível paga no aplicativo

Avatar
Henrique Martins 16 de outubro de 2020

O pagamento com o sem parar já é assim.

Avatar
Edson 16 de outubro de 2020

So quem ganha com isto e dono de posto.

Avatar
Nataniel Marques 16 de outubro de 2020

Sério que a matéria é só isso? Que falta de conteúdo, achei que seria uma matéria completa pra lermos.

Avatar
Mário 16 de outubro de 2020

O Brasil e um país q adora andar pra traz.
E ensiste em políticos corruptos no sistema.

Avatar
SAVIO ALVES TAVAREZ 16 de outubro de 2020

Tem que acabar os bancos Itaú, Santander etc…,acabar com todos tudo digital sem agências físicas olha que lindo .

Avatar
Wagner 16 de outubro de 2020

Quero ver sacar dinheiro digital . Kkkkkkk

Avatar
NOILTON LIMA DOS SANTOS 16 de outubro de 2020

Já que eles tem esse pensamento,porquê eles não pensaram em proibir a chegada do Uber aqui no Brasil, pois iriam tirar os empregos dos taxistas.

Avatar
JOSENILDO Santana de ANDRADE 16 de outubro de 2020

Isso não aconteceu meu caro.

Avatar
Anônimo 16 de outubro de 2020

Conhece ironia ?

Avatar
Adriano 16 de outubro de 2020

Eu morei no Japão 16 anos e lá tinha posto com auto service e sem . O preço era o mesmo em qualquer um. Eu sempre ia naqueles que tem funcionários . Falar que vai baratear o valor do litro é mentira deslavada .

Avatar
EURICO XAVIER DA SILVA 16 de outubro de 2020

Na Itália todos postos que vi não tinham frentista assim como nos pedágios não tem cobrador num pedágio na Itália a cancela sem parar não abriu o ônibus teve q gastar pra ir em outro ninguém pra ajudar

Avatar
Miguel Luiz Giacomelli 16 de outubro de 2020

Gente!Temos que parar com esse negócio de modernização excessiva em tudo. Em nome dessa modernização desenfreada, eliminamos milhares de Empregos, necessários à população menos favorecida pela Sociedade. Queremos, sem pensar, que tudo vire Máquina, que tudo se automatize para favorecer o nosso bem estar. Afastamos as pessoas do nosso convívio diário e mais, prejudicamos pessoas inocentes e necessitadas, tudo em nome da modernidade. Que voltem os Empregos dos Cobradores de Ônibus, dos Guardas Noturnos, dos Varredores de Rua e outros tantos, que Nós, “pessoas inteligentes” conseguimos destruir em nome dessa Modernidade Hipócrita.

Avatar
Marcelo Borges 16 de outubro de 2020

Fala isso para o governo que aprovou a reforma trabalhista em tempo recorde com sessões no congresso até de madrugada, fala isso para a classe empresarial que exerce força e pressão no governo, deixe de ser ingênua,vc vive no Brasil, quem manda são os poderosos de gravata…

Avatar
Gerson 16 de outubro de 2020

Parabéns Miguel Luiz.Pensando no próximo.Deus se agrada.

Avatar
Marcílio 16 de outubro de 2020

Sem isso ,já estou desde 2011desempregado e aprendi trabalhar de pedreiro graças por essa oportunidade e montei meu próprio negócio , hoje somos uma equipe e fazemos tudo com perfeição.

Avatar
Wellington 16 de outubro de 2020

Sabe porque muitas funções estão sendo automatizadas?

1 – máquinas não ficam doentes;
2 – máquinas não saem de férias;
3 – máquinas não recebem 13 salário;
Máquinas não te sindicato pra pressionar o empregador?
4 – máquinas nao recebe hora extra;
5 – máquinas não falam mau de chefes ou da empresa.
6 – máquinas não pede mais direitos ou aumento de salario;
7 – máquinas não retrucam com o gestores;
8 – máquinas não alegam ter ficado doente por causa do trabalho;
9 – máquinas não causam discordias no avise te de trabalho.
10 – máquinas não processam a empresa.

Avatar
José Góes 16 de outubro de 2020

Morei em bradenton na florida e lá o sistema funciona self service até hoje isso foi em 2003 só não funciona aqui Kkkkkk

Avatar
Wellington Vilhena 16 de outubro de 2020

Se fosse ao contrário aos países de primeiro mundo, se aqui fosse self service e lá tivessem frentistas iram dizer: “Está vendo como é país de primeiro mundo, lá não você quem coloca sua gasolina tem alguém que coloca para você!” e o outro responde: “Só aqui mesmo, onde se viu você ter que fazer isso… vou embora para lá e arruma um emprego desse!”. Kkkkkkkkkkkkkk

Não é isso que encarrese a gasolina, poderiam copiar os tributos praticados por lá também, acho que seria muito mais interessante.

Avatar
Alexandre 16 de outubro de 2020

Se dê ao trabalho de procurar vídeos de acidentes em postos de autosserviço nos EUA. A manipulação de combustíveis apresenta risco ao operador e demais pessoas no entorno. Num país como nosso, onde a população é sub-educada e o sistema de saúde é público, o autosserviço certamente acarretará em acidentes e prejuízo ao erário e a terceiros.

Avatar
Emerson 16 de outubro de 2020

O povo já tá sofrendo com desemprego e ainda estão querendo cortar mais ?

Avatar
Lucas lucena 16 de outubro de 2020

Tem coisas no Brasil que não se tem explicação nada a ver uma coisa com a outra com isso aumenta o valor do combustível.

Avatar
Germes 16 de outubro de 2020

No Brasil não da certo porque tem muito ladrão, dai a pessoa abastece e sai com o carro sem pagar

Avatar
Rodrigo Santos 16 de outubro de 2020

Primeiro paga,depois é que abastece.

Avatar
Dyorgenis 16 de outubro de 2020

Mas e quem vai “completar” o tanque?

Avatar
Nelson Meireles 16 de outubro de 2020

No Estados unidos as bombas são numeradas,e todos os postos tem loja de conveniência se vc quer abastecer com dinheiro vc desce do carro vai ao cx da loja e diz quantos dollares vc quer de gasolina e diz o número da bomba que vc quer abastecer daí quando vc volta pra abastecer a bomba já liberou aquele valor que vc comprou,se vc comprou mais gasolina do que cabe no tanque vc volta lá no cx e recebe a diferença, agora se vc quiser usar o cartão é só introduzir o cartão pra bomba liberar a gasolina e no final quando terminar a bomba de da o recibo, portanto não tem como dar calote

Avatar
ELISANDRO DUTRA PIVETA 16 de outubro de 2020

Q burrice, pagamos antes né.

Avatar
JOÃO 16 de outubro de 2020

A bomba só libera após pagamento, não simplesmente colocar no carro e já era

Avatar
Fábio Alexandre Gomes Pinto 16 de outubro de 2020

Estava na Suiça uns anos atrás onde a própria bomba de combustível tinha onde inserir o cartão de débito e crédito, só digitava a senha e abastecia quando terminava era debitado o valor que vc colocou no carro.

Avatar
Marcelo Aragão 16 de outubro de 2020

ACREDITO QUE UM DIA NÃO HAVERÁ MAIS FRENTISTA E QUE O ABASTECIMENTO SERÁ COMO CRÉDITO DE CELULAR, A PESSOA RECARREGA POR UM APLICATIVO E AO CHEGAR NO POSTO, O MOTORISTA DIGITA UM CÓDIGO NA BOMBA E ESTA LIBERA A QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL PAGO COM O PRÓPRIO MOTORISTA ABASTECENDO…
OS APLICATIVOS ESTÃO DOMINANDO TODAS AS ÁREAS,SEGMENTOS,E ESTE SERÁ O PRÓXIMO…

Avatar
Anderson Costa 16 de outubro de 2020

Babaquice essa coisa de self service em tudo!
Já pararam pra pensar nos milhões de desempregos que isso acarreta!
Vai procurar assuntos mais importantes pra por em discussão!

Avatar
Rij 16 de outubro de 2020

E se esse povo deixasse de ter filhos que não conseguem sustentar, seria perfeito! Acabaria o desemprego…

Avatar
felipe 5 de agosto de 2021

Sim, assim como disse na reportagem, os acendedores de lampião ficaram desempregados. Não se pode deixar de evoluir por causa desse pensamento. enquanto acaba a profissão de frentista abrem outras 10 opções. Vamos fazer assim, não existia motorista de app (uber), ou seja , aumenta uma profissão e reduz outra. Não é a evolução que causa desemprego, é a falta de especialização.

Avatar
Rodrigo Santos 16 de outubro de 2020

Eu trabalheir em uma usina de açúcar em Alagoas que o posto de combustível já era automatizado, todos os motoristas abastecia os seus veículos com um sistema de transponder e funcionava 100%.

Avatar
Afonso Henrique Pereira e Silva 16 de outubro de 2020

Infelizmente vivemos num país que se o motorista abastecer seu próprio carro como eu tive experiência na Europa,o motorista brasileiro, vai abastecer e sair fora sem pagar, aqui dão nó até em pingo d’água.

Avatar
Fabiano Duarte 16 de outubro de 2020

Bom dia, o único comentário é que, no início, a introdução da matéria, utiliza o ” por que” de forma equivocada.
No caso o “porquê” seria o mais indicado.

Avatar
Vinicius 16 de outubro de 2020

Esse papo de tirar frentista para ter combustível barato é conversa para boi dormir. Tiraram os agentes de bordo dos ônibus e a passagem ficou barata?

Avatar
Marcio 16 de outubro de 2020

É verdade Vinicius , falou tudo .

Avatar
ronald 16 de outubro de 2020

o cara não sai do carro mais pra passar o cartão, imagina pra abastecer…

Avatar
Gualter Silva 16 de outubro de 2020

To mais interessado em um sistema que analise a qualidade e quantidade de combustível que foi para dentro do tanque. Além dos postos por na nota fiscal dados da composição do combustível que foi vendido.

Avatar
Epertuliano 16 de outubro de 2020

Justificativa plausível, já imaginou a quantidade de acidentes que se evitou nesses 20 anos?

Avatar
Carlos Leite 16 de outubro de 2020

Então você quer dizer que o resto do mundo está errado e só nos estamos certo, ou que o brasileiro é burro demais para saber como abastecer o próprio carro.
Proteger o motorista dos efeito nocivos quando abastece esporadicamente, mas expor um funcionário constantemente a esse mesmo rico pode.
Entendi Einstein.

Avatar
Roberto Lopes Brandão 16 de outubro de 2020

Tudo na vida é aprendizado. Afirmar que a população não vai saber é de uma infelicidade… Provavelmente os frentistas são pós graduados em abastecimento. Mantenha um funcionário em caso cliente preferir. Empregos sempre deixarão de existir em algum setor.

Avatar
Cláudio dos Santos Silva 16 de outubro de 2020

Realmente, se existe em outros países o porque aqui seria diferente??
Será que somos tão inúteis assim, há ponto de não se adaptar as mudanças??
Concordo com seu comentário, pena que grande parte da população é acomodada e tem medo das mudanças!

Avatar
Carlos Roberto Fidencio 16 de outubro de 2020

Bom dia! Na minha opinião as mangueiras de abastecimentos tem que ser transparente somos roubados. Aqui em Guarulhos fui abastecer 60 reais só caiu ar se eu nao tivesse o costume de acompanhar tinha tomado um prejuízo. Não gosto que os frentistas ficam apertando a bomba reclamei para os orgaos competentes disseram que fiscalizaram e nao encontraram nenhuma irregularidades. No Brasil os empresários fazem o que quer e nada acontece sao eles quem financiam esses montes de politicos corruptos que estão no poder a muitas decadas. Quero deixar um protesto as mangueiras de abastecimantos tem que ser transparente. Obrigado.

Avatar
Webert Antônio de Oliveira Silva 16 de outubro de 2020

Bom dia a todos.

Está está na hora de acabar com esse pensamento dos dinossauros. Por isso que nosso país não evolui. Vamos fomentar a revogação desta lei. Tem umas ideias de umas pessoas que é fora do normal é só Brasil para ter isso.

Avatar
Cleso Paleari Junior 16 de outubro de 2020

Bom dia.

Nós 52 estados do Estados Unidos funciona assim os postos de combustível ou seja, o dono do veículo abastece o seu próprio veículo. Por que aqui não funcionária ?

Avatar
Mula brasileira 16 de outubro de 2020

O problema é q os brasileiros querem der os primeiros em tudo nao tem respeito pelo proximo ese fosse liberado iria dar mais confuçao do que ja da no trânsito

Avatar
Sandro 16 de outubro de 2020

Vc acha que os corruptos iriam deixar dar certo, nunca. No Brasil esquece, a cultura das pessoas é levar vantagem em tudo.

Avatar
Marcelo Ferreira Kawatoko 16 de outubro de 2020

FHC e o Aldo acertaram, quem quer abastecer com as próprias mãos para ganhar centavos de desconto, aumentar a fila, correr risco com pessoas que andarão com seus tanquinhos de gasolina no carro para tocar fogo em alguém, fumante abastecendo, motorista ao celular enquanto abastece.
Deixem os frentistas com seus empregos.

Avatar
Anderson Marcos Loro 16 de outubro de 2020

Tem brasileiro que nao sabe nem votar, imagina abastecer um carro então.,..

Avatar
Jose 16 de outubro de 2020

Vai uma mulher lá abastecer ainda é bem capaz de colocar fogo no carro e no posto também!!!

Avatar
Ana paula 16 de outubro de 2020

Machista do carvalho, FDP…

Avatar
Norberto 16 de outubro de 2020

Perguntaram se a maioria das mulheres motoristas brasileiras querem executar esta tarefa?

Avatar
Alex 16 de outubro de 2020

Minha visão e que, para Países pobres ou emergentes, do ponto de vista social, essa foi uma boa atitude…muitas famílias dependem desse tipo de trabalho braçal…comum em nosso Pais, pois nosso nível acadêmico escolar em muito baixo comparado aos Países que tem o sistema self-service. E preciso analisar a coisa com a percepção de um estadista e governante para o POVO…

Avatar
Cláudio dos Santos Silva 16 de outubro de 2020

As palavras são até boas, porém temos que pensar também que já não se colhe cana com facão, milhares perderam empregos com a chegada das máquinas, mais não foi por isso que continuaram desempregados.

Avatar
Milton coelho da silva 16 de outubro de 2020

Vc já se pensou que a agricultura está acabando no Brasil , justamente porque são pensamento de pessoas como vc , a idéia de um país capitalista .

Avatar
José Henrique Martins 16 de outubro de 2020

Olá, morei nos Estados Unidos, lá é ser service. Poderia sim funcionar aqui, a gasolina prejudica a saúde sim.
Deram a desculpa mas, o frentista que paga o pato de abastecer, e o desemprego também.
Então, os funcionários que procurem se gualificar e, bem vindo ao século 21.

Avatar
Eduardo 16 de outubro de 2020

Deveria pelo menos existir a opção de self-service. Aí usa quem quer…

Avatar
Fernando B. 16 de outubro de 2020

Creio que a comparação não foi boa. Abastecer o carro, por incrível que pareça, exige alguma habilidade. Brasileiro, em boa parte, mal consegue calibrar os pneus. Só pra ilustrar, abasteço o carro em posto que fica dentro de hipermercado. Para pagar, 3 dos 5 caixas são “auto-atendimento” no qual vc coloca o cartão de abastecimento na máquina, coloca a forma de pagamento e paga de forma autônoma, esse procedimento leva no máximo 90 segundos… e o que tem de zé ruela que fica 5 minutos (ou mais) e ainda precisa chamar ajuda, não é brincadeira, não.

Avatar
Joao joaquim 16 de outubro de 2020

Trabalhei de frentista 07 anos e afirmo que nao da certo no brasil pois mais da metade é burro e a outra preguiçosa..tem gente que nao sabe nem calibrar outros preguiça de sair do carro.

Avatar
Khallew Bezerra 16 de outubro de 2020

Também tem o fato de que muita gente não tem a menor noção de segurança. O que iria ter de gente fumantes e bêbados abastecendo, ia colocar em risco as vidas de muitos

Avatar
Flavio Henrique Uik 16 de outubro de 2020

Muito bem a sua colocação… parabéns

Avatar
Jose 16 de outubro de 2020

Concordo plenamente, vai um besta lá é perigoso explodir o posto! Tem brasileiro que é verdadeiro animal

Avatar
Vf 16 de outubro de 2020

Ainda há o problema de você estar dirigindo grande tempo sob o Sol e ter acumulado estática e ao abastecer correr o risco de explodir tudo.

Avatar
jorgi 16 de outubro de 2020

acho que os donos de posto devem ter a liberdade de optar como querem gerir seus negocios

Avatar
Wellington 16 de outubro de 2020

Essa conversa de perder emprego é balela , sempre vai ter areas a se explorar e crescer profissionalmente , mas concordo que muita gente precisa de um frentista pra ajudar a abastecer então bastaria um em cada posto e estaria tudo certo , mas somente se houvesse um abatimento considerável no preço do combustível pelo contrário é melhor como está

Avatar
Paulo 16 de outubro de 2020

Pois fizeram muito bem Aldo Rebelo e FHC. Outro dia fui abastecer e a frentista em treinamento, que era uma senhorinha, deu um banho de gasolina no meu carro e no posto inteiro (apertou o gatilho antes de enfiar no bocal do tanque). Imagine o que os motoristas inexperientes não fariam? Um perigo.

Em tempo: triste o país onde uma senhorinha de uns 65 anos tem que buscar um emprego como frentista. Ela deveria estar em casa adulando os netos. Vcs estão se preocupando com as coisas erradas!

Avatar
flavio s dias 16 de outubro de 2020

porque não um meio termo, simples, postos com e sem frentistas você escolhe

Avatar
Ricardo 16 de outubro de 2020

Todo iniciante vai ter problemas mas logo todos saberão abastecer seus carros, ninguém nasce sabendo, somos ensinados o tempo todo, o cara que inventou o carro automático retirou o pedal da embreagem e a maioria não sabe que o pedal do freio era para ser acionado com o pé esquerdo. Ninguém faz isso, e nem por isso não deixaram de fabricar carros automáticos!

Avatar
rosana lima 16 de outubro de 2020

brasileiro não sabe nem calibrar o pneu, imagine abastecer um carro rsrsrs

Avatar
flavio S Dias 16 de outubro de 2020

sabe sim,, meu amigo qdo vc esta la fora viajando e vai abastecer, rapidinho aprende a se virar.

Avatar
rodrigo 16 de outubro de 2020

boa ideia …. se for para acabar com o emprego e baratear o custo… que acabe os frentistas, balconistas, caixas de mercados,atendentes etc… assim os preços fica mais barato e os desempregados alegres por poder imitar pais de primeiro mundo

Avatar
Gilberto da Silva martins 16 de outubro de 2020

Ei você que respondeu que deveria acabar com frentista, preste muita atenção na sua vida de repente você poderá virar o frentista do futuro porque os passos da economia está dando os três empregos vão acabar aí eu quero ver essa arrogância sua a onde vai parar.

Avatar
Nevil Ribeiro 16 de outubro de 2020

Em um país onde rico rouba energia e água para ter mais lucro nos negócios, vocês acham que esse mesmo cara vai pagar a gasolina que ele mesmo põe no carro?
Acorda Brasil! Precisamos antes ter educação.

Avatar
Sidney Oliveira 16 de outubro de 2020

Boa tarde eles tem tirar esse menino monte impostos aí abaixa preço, deixa os frentistas, precisamos ser mais humanitário ver o próximo.Todos só vêem seu lado o outro q se lasque.

Avatar
Edilson 16 de outubro de 2020

EITA POVO BRASILEIRO!!!!

Avatar
Anthony Tedesco 16 de outubro de 2020

Eu prefiro eu mesmo abastecer meu carro até porque no primeiro clic a bomba deve ser desligada pra não estragar o canister do veículo e alguns frentistas tem o mal abito de ficar forçando enxer mais sendo que não cabe mas defendo manter o emprego deles só falta mais treinamento mesmo em postos de bandeiras onde só abasteco

Avatar
Deixe um comentário