“Abro para a ambulância e sou multado?”

Leitor levantou uma questão curiosa e que pode ser a duvida de muita gente: avançar o sinal para dar passagem para a ambulância gera multa?

Em razão das emergências que atendem, ambulâncias e viaturas têm o direito de quebrar algumas regras de trânsito
Em razão das emergências que atendem, ambulâncias e viaturas têm o direito de quebrar algumas regras de trânsito (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/01/2022 às 07h32

Leitor quer saber o que se faz no caso de uma ambulância surgir ao final de uma fila de automóveis aguardando abrir o semáforo vermelho, que foi o caso dele.

Ouviu a sirene, viu pelo retrovisor alguns carros em fila atrás dele, mas todos arredavam para esquerda abrindo caminho para a ambulância. Mas ele não tinha opção, ela foi chegando próxima do seu carro e a única solução foi avançar o sinal vermelho para não impedir a passagem.

E agora ele quer saber: “Eu poderia ser multado? Vai chegar uma notificação?”

Então, no caso de chegar essa notificação da autoridade de trânsito, defenda-se argumentando que avançar o sinal vermelho foi a solução para abrir caminho para uma ambulância.

VEJA TAMBÉM:

A rigor, a autoridade de trânsito tem condições – através de vídeo – de confirmar que assim que seu carro avançou o semáforo, passou por ali uma ambulância.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
185 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adriana de Almeida 16 de abril de 2023

Tomei uma multa, pois estava para no sinal esperando abrir dó lado esquerdo ,quando uma ambulância deu sinal sonoro várias vezes aí fui para a esquerda mas como era a primeira antes da faixa de pedestre , quando fui para a esquerda fique em cima da faixa de pedestre e tomei uma multa média. Que raiva viu agora estou tentando recorrer

Avatar
Ero 29 de janeiro de 2022

EU ESTAVA PARADO NO SEMÁFORO HOJE, QUANDO OUVI UMA SIRENE SE APROXIMANDO, NÃO TEVE JEITO ,AVANCEI O SEMÁFORO, POIS NÃO TINHA COMO IR MAIS PARA A DIREITA.

Avatar
Gilberto 19 de janeiro de 2022

As vezes tentamos resolver um problema e criamos um novo problema, avançar sinal é perigoso, precisamos acostumar com hábitos que favorecem à segurança… Deixar espaços para poder manobrar em uma emergência.

Avatar
Ailton Oliveira silva 18 de janeiro de 2022

Boa tarde ja fez 2 anos que a covit19 está no Brasil, por mais informações que as autoridades de trânsito, fiscalizações, e autoridades em geral ja tem que está falando a mesma língua, já que a ambulância tem prioridade no trânsito pra passar, e é obrigatório a abrir caminho pra mesma, uma vez que a lei da física e bem clara, 2 corpos não tem como ocupar o mesmo espaço que tem o minimo de estudo sabe disto, cabe as autoridades de trânsito, principalmente os que ficam no controle das câmeras nos cruzamentos, ou em qualquer outro lugar que tenha a mesma fiscalização, que controla estes equipamentos tem que está sabendo da situação de ambulância, e dos veículos,ou seja tem que ser automático, si está vindo anbulancia, muitos motorista vão ter que avançar o sinal, e o agente trânsito tem que ter a percepção de que os veículos vão ter que avançar os sinais por Uma força maior , não pode se aplicar a multa, está mesma seria injusta, mas parecem que eles fecham os olhos pra está situação quando a industria da multa fala muito mais alto. Infelizmente.obrg

Avatar
Charles da Cruz 18 de janeiro de 2022

Ninguém tem que cometer um infração de trânsito para dar passagem a veículo de emergência, vc comete infração de não dar preferência a eles se em movimento não deixar livre a faixa da esquerda ao avisá-los. Estando parados em um semáforo eles também teem que respeitar a parada e se estiverem em outro município irão ser autuados também. No próprio município a infração será detectada mas não processada.

Avatar
Reynaldo 18 de janeiro de 2022

Não funciona!!! Com comprovação fotográfica já tomei uma multa assim na Av. Salin Farah Maluf, recorri e perdi. Os nossos órgãos fiscalizadores são omissos e gananciosos Nunca passe um farol vermelho, seja polícia, bombeiros ou ambulância, é anti civilizado, mas a conta vai para seu bolso. Leis aqui funcionam só para quem tem muita grana ou é bandido mesmo, gente normal e trabalhadora só serve para pagar…..

Avatar
Dr Lino 14 de abril de 2023

Concordo plenamente. Ambulância que fure o farol. Eu não. Tento desviar para esquerda ou direita. Avançar farol JAMAIS

Avatar
Jorge 18 de janeiro de 2022

Não avanço semáforo numa situação dessa.Se quiser passar espera o tempo como todos.

Avatar
Pedro 8 de fevereiro de 2022

A diferença é que você não está indo salvar uma vida, egoísta. A ambulância precisa chegar o mais rapidamente possível no lugar para prestar os primeiros socorros a pessoa que está precisando, então ela não precisa “esperar como todo mundo” porque ela está indo salvar uma pessoa, já vc não.

Avatar
Egoísta 14 de abril de 2023

Egoísta sim. Burro não. Se levar multa não tem desculpa de ambulância. Que se dane

Avatar
Fabiana 3 de setembro de 2022

Como se isso que vc falou resolvesse, se vc não der a passagem você será multado do mesmo jeito e pior não terá argumentos para se defender no JARI para recorrer da multa, e tem Mais se a sua obstrução de passagem agravar a situação de alguém que está em socorro ou aguarda um, você pode responder criminalmente por isso, a lei é clara, impedir ou atrapalhar o serviço de socorro no trânsito será aplicada e infração, agora se for o caminhão do bombeiros vc pode fazer isso, até pq se vc não sair, eles encostam no parachoque do seu veículo e te empurra pra abrir passagem… ?

Avatar
Egoísta 2 11 de janeiro de 2024

Se estiver fora do foco da câmera não será multado, jogo de lado e deixo a ambulância se virar…. O prêmio que vc ganha do estado é um boleto de R$ 293 + 7 pontos no prontuário, arriscado a perder a CNH, ficar sem condições de trabalhar, quando se depende do veículo….
O Estado é omisso em todos os aspectos quando se trata em ver o lado das pessoas, e se a vítima morrer por conta disso, é culpa do Estado. Até porque não temos condições de saber que nível de emergência se trata.

Avatar
Alessandro Pereira 18 de janeiro de 2022

Tenho uma moto e recebi um multa é a foto era de um carro, foi um erro de digitação da inverteu o número da placa e a multa caiu na minha moto, um erro visível. Recorri da multa e não obtive resposta alguma o jeito foi paga a multa para não circular com o veículo irregular…

Avatar
João Natalício 18 de janeiro de 2022

Se houvesse um sistema de controle semafórico onde os sinais fossem liberados por uma central, a ambulância seria acompanhada por câmeras e não teria esse desconforto para nenhum usuário da via.

Avatar
Marcelo T. 17 de janeiro de 2022

Existe uma prática muito eficiente para isso, a faixa da esquerda e preferencialmente expressa ou emergência. Quando o trânsito não estiver caótico deixa a da esquerda livre ao parar no semáforo, até porque uma emergência, seja para ambulância ou não pode ser para qualquer um.
Acho estupidez parar um carro em cada faixa principalmente de madrugada.

Avatar
YAN WAJDOWICZ 17 de janeiro de 2022

Só que para vc provar está situação vão mandar vc de um lado para o outro e vc vai ficar muito chateado

Avatar
Marcos Farias 17 de janeiro de 2022

Impressionante o povo Brasileiro, tem quase 200 comentários sendo que a maioria é reclamando ou tentando achar um jeito de explicar ou se desvencilhar da falta de responsabilidade,acho que a maioria não tem habilitação só pode, tem duas formas somente de resolver, ou a pessoa segue o codigo de trânsito Brasileiro, ou temos que criar um código de trânsito para cada cidadão… é tão simples, não para embaixo do semáforo,deixa um espaço justamente para uma manobra de emergência, e guarda uma distância de segurança entre um veículo e outro…e não é só por causa de ambulâncias, até mesmo para fugir de algum roubo se necessário, ou se pega fogo em algum veículo na fila, todos morrem pq estão colados um ao outro…se liguem,botem a cabeça para funcionar, assim ficam todos seguros e ninguém paga multa…

Avatar
Reiner 19 de janeiro de 2022

Boa ! Penso assim, porém para isso acontecer e um probleminha bem profundo que envolve a palavra mais clichê do mundo ,(EDUCAÇÃO). Infelizmente não há muito interesse nessa questão.

Avatar
Gilson 22 de janeiro de 2022

O comentário mais sensato de todos. Como agente de trânsito, concordo com o espaçamento.

Avatar
Paulo gressoni 17 de janeiro de 2022

Nao adianta mesmo recorrer , um vez passei por isso . Não teve jeito paguei a multa e perdi pontos nacarteira, sinceramente nso dou passagen.infelizmente ah, recorri até última instância.esse papo de filmagem Tb nao foi sequer levado em conta. Multou já era

Avatar
Ademir Moraes 18 de janeiro de 2022

Apaga esse comentário nunca vi tanta bobagem em um assunto tão importante ?

Avatar
Paulo Gressoni 18 de janeiro de 2022

Ademir , O assunto e extremamente importante vc acha mesmo “bobagen” levar pontos injustamente na carteira , não né ? temos que debater em sociaedade e mudar leis quando necessario , so assim vamos mudar e tonar mais justos serviços publico . não e bobagen cheguei a receber por inscrito que o AGENTE TEM FÉ PUBLICA E ja jamais pode ser contestado isso em bobagen ? sei que poderia ser minha mae ou um filho na ambulancia , e extamente pOr isso o debate e necessiadede de mudanças !

Avatar
Gabriel 18 de agosto de 2022

Aconteceu hj comigo, infelizmente não avancei sinal pq depois pra explicar que fucinho de porco não é tomada o prejuízo fica comigo de novo. Nosso sistema é falho melhor não testar. Já tive prejuízos com esse sistema falho e hj infelizmente não cometo infração com suposta justificativa que não vão funcionar

Avatar
Esperto 14 de abril de 2023

Boa. Se der para desviar à esquerda ou direita tudo bem. Cometer uma infração grave de furar o farol, JAMAIS. Imagina passando o vermelho e dando umas bela cacetada. A ambulância vai embora você fica com a tragédia nas mãos

Avatar
Paulo Ribeiro dos Santos Filho 17 de janeiro de 2022

A ineficiência do Estado causa prejuízo ao cidadão.

Avatar
Lucilfer Chrono 17 de janeiro de 2022

vou resumir os comentários da MAIORIA. Espero que saibam a diferença entre maioria e todos.
Se não é eu e se eu sei que não é meu parente pode morrer porque nem vou me esforçar. Ja fica avisado que vai descer de tobogã. Boa noite a todos.

Avatar
Sandra de Abreu charles 17 de janeiro de 2022

Não vai adiantar … o detran não aceita explicações! Só aceita dinheiro.

Avatar
José Domingos Carvalho 17 de janeiro de 2022

Só dou passagem se não houver risco de multa. Conheci um empresário de ambulâncias e me disse: nem eles ganham recursos de multa, mesmo com apresentação de documentos. Motorista deles multado paga a multa. Ah nem sempre a ambulância está em socorro.

Avatar
Getúlio Viana 17 de janeiro de 2022

Aconteceu comigo me adiantei no sinal em cima da metade da faixa de pedestres para a ambulância passar houve a foto do radar mostrando eu e a ambulância entrei com recurso no Detran ES e não adiantou nada fui multado e tive que pagar. Infelizmente não temos justiça e sim cobradores de multas

Avatar
Juraci 17 de janeiro de 2022

Com certeza não ganhara a causa, melhor pagar a multa do que perder tempo indo recorrer, eles não querem nem saber, já fui multado em semáforo apagado devido fortes chuvas, recorri da multa mas não teve jeito, tive que pagar.

Avatar
Cezario 17 de janeiro de 2022

Mas duvido as autoridades perderem tempo procurando vídeos pra livrar o cidadão de alguma multa

Avatar
Jorge Rodrigues 17 de janeiro de 2022

Pena mais aqui e assim tudo gira entorno de arrecadação e não do bem comum, pois pais de terceiro mundo e assim ou assim que funciona, pois de fato isso acontece u comigo tive que pagar a multa perder pontos e quanto recorri até aultima instância o agende de trânsito e a autoridade e não a sobre ele quaisquer dúvidas da infração….Brasil que pena mais a mais de 500 anos não mudou e não vai mudar……

Avatar
Fabiano 17 de janeiro de 2022

Na prática vc tá ferrado!

Avatar
Ted William 17 de janeiro de 2022

Independente do que diz a lei, você não pegaria uma multa e perderia alguns pontos na carteira pra salvar uma vida ?
Nunca me preocupei se serei multado ou não, eu não me perdoaria se soubesse que alguém perdeu a vida porque eu não quis perder alguns reais.

Avatar
Márcio Alencar 17 de janeiro de 2022

Furar sinal vermelho é considerado infração de trânsito, pois há risco de sérios acidentes também fatais e nenhum órgão irá retirar multa por causa de sua benevolência. As autoridades consideram que há grande risco de você causar outro acidente fatal, inclusive com possível bloqueio da via, o que poderia impedir a progressão da ambulância também com paciente grave e piorar ainda mais a situação. Sinal vermelho jamais deve ser furado para dar passagem a qualquer tipo de ambulância ou viatura.

Avatar
João da Honestidade 17 de janeiro de 2022

Vc deve dar a passagem, pois alguém pode morrer por isso, mas depois vc vai se lascar com a multa, vai perder seu tempo recorrendo, no Brasil é assim, aceita que dói menos, a não ser que vc conheça algum juiz, aí o Estado até te indeniza pela multa indevida, pois vc é um cidadão do bem, vai receber um precatório e entrar na fila, e a engrenagem continua girando.

Avatar
Wilson 17 de janeiro de 2022

Para se defender, anote o horário, placas e o prefixo da ambulância.

Avatar
Marcos Dionísio 17 de janeiro de 2022

Para mim quando for parar na frente de um sinal preste a fechar de uma distância da linha limite caso venha uma viatura seja qual for pedindo passagem vc terá espaço para dar sem precisar avançar avançar o mesmo simples assim

Avatar
Marcos dos Santos 17 de janeiro de 2022

Depois que mudaram o código de trânsito e deixaram a responsabilidade na mão das Prefeituras o cidadão de bem tem que tomar muito cuidado com certas atitudes , a lei diz que viatura tem prioridade mas a mesma não te perdoa se vc furar o sinal pra uma viatura ou ambulância passar , eu não saio da frente se o sinal tiver fiscalização eletrônica possa ser quem for , já muitas gente quebrando a cara , querendo agir certo

Avatar
Marco Antonio Gonçalves 17 de janeiro de 2022

Caso iqualmente o seu eu passei na minha cidade que tem mais radar que poste e Santos SP uma vez o resgate parou atrás do meu carro na faixa de pedestre com radar de semáforo, fui multado aí quando chegou a notificação fui no Bombeiro mostrei a notificação eles verificarão o percurso da UR neste dia e horário e já havia uma anotação dos Bombeiros da UR com a minha placa que eu avancei o semáforo,me deram uma declaração assinada pelo comando e levei na CET e fiz lá mesmo o recurso anexado a declaração, a mesma foi cancelada.

Avatar
Renato 17 de janeiro de 2022

Claro que leva multa, e aí de vc se não pagar!
Recorrer rs…nao dão a mínima para a situação, apena para seu dinheiro.
Nesses casos, esse setor funciona muuuuito bem!

Avatar
William 17 de janeiro de 2022

Nunca me aconteceu de furar o sinal pra dar passagem, mas caso precisar eu furo o sinal sem problemas, mas se vier multa e mesmo recorrendo não aceitarem, vai ser a primeira e última vez que vou furar o sinal, se depender de mim só vou sair e dar passagem quando o sinal ficar verde, se eu vou ser prejudicado por ter feito a coisa certa, não farei mais a coisa certa.

Avatar
Sílvio de Freitas costa 17 de janeiro de 2022

Leva multa sim e não tem direito nenhum de defesa independente se tem ambulância ou não pois eu levei uma dessa forma e até hoje tô esperando o processo no Jari para provar que eu dei passagem para uma ambulância.

Avatar
Ney 17 de janeiro de 2022

No Brasil é bem assim. Aqui eles querem dinheiro no cofre e o resto que se lasque. Até recorrer você já gastou o seu tempo e dinheiro que vale pelo mesmo valor da multa, tornando a pagar dobrado.

Avatar
Carlos Locks 17 de janeiro de 2022

Querem que digamos coisas bonitas sobre essa raça de corruptos como políciais militares promotores e juízes, mesmo provando realidade, quando fui prezo algemado e multado por engano abuso dos policiais corruptos entrei na justiça a juízas disse que era normal gostaria de saber se fosse ela o marido ou filho isso seria normal recorri e o outro juiz disse a mesma coisa fui multado com mentiras que disseram inclusive os policiais me ameaçaram de eu não tirasse da justiça eles me matariam.

Avatar
João Elias 17 de janeiro de 2022

É complicado, se acontecer de avançar sinal e for multado não conseguir provar que havia uma ambulância ou bombeiros na data, pode até recorrer mas não vai adiantar os Detran fazem pouco caso com relação a isso e mantém a multa. O motorista só vai perder tempo com certeza.

Avatar
Paulo 17 de janeiro de 2022

Se houver câmera semafórica eu não avanço o sinal. Essa conversa de defanda-se é furada. Meu carro já foi roubado e multado enquanto estava com os ladrões. Recorri da multa e provei com o B.O e ainda assim foi indeferido. O pessoal do julgam a toque de caixa e conforme conveniência. Se vc paga ok, se não, problema seu!

Avatar
Paulo Galeão 17 de janeiro de 2022

A questão é que eu não sou motorista profissional de viatura, logo não estou capacitado para avançar sinal com a devida segurança, evitando atropelamento e colisoes. Na ânsia de salvar alguém que já está lascado dentro de uma ambulância, acabo machucando pessoas saudáveis. O certo é que o sistema de tráfego tenha maneiras de liberar os semáforos nestas situações.

Avatar
Marcelo 17 de janeiro de 2022

Conforme legislação de trânsito o veículo de emergência tem prioridade de trânsito e o mesmo deve percorrer o lado esquerdo da via

Avatar
Alfredo 17 de janeiro de 2022

Aqui em São Paulo nem justificando a primeira vez e nem recorrendo (segunda justificativa), cancelam a multa , é perda de tempo. É melhor pegar o nariz de palhaço, ir até um banco e ficar na fila pra pagar.

Avatar
Gileide 17 de janeiro de 2022

Problema e a canseira depois… Kkk.
Só pra transferir pontos esses dias tive uma canseira danada… Faz aplicativo, cria login, manda documentos, instala aplicativo, gera protocolos, não consegue enviar, desinstala, instala de novo… Tenta depois .. vai ver depois já foi meio dia… Kkk melhor fingir que não está vendo. Kk

Avatar
Emerson Oliveira 17 de janeiro de 2022

Olá bom dia!
Sou condutor de emergências, sei de todas as dificuldades no Brasil, mas dar o lado para veículo em emergência e diferente de passar o sinal e seguir, tem pessoas que confundem escutam a sirene e passam sinal, aí não adianta recorrer, mas se der o lado e esperar para passar no verde, a multa é cancelada, mude seu pensamento em caso de AVC em 1min podemos salvar uma vida, já teve caso de um familiar tinha este pensamento até precisar de um socorro a sua filha, aí viu quanto é valioso um minuto….tenha um ótimo dia fiquem com Deus!

Avatar
Gil 18 de janeiro de 2022

Muito pertinente sua observação.. Como você mesmo disse: Não adianta recorrer…. Mas explique pra gente o que é dar o lado? atravessar o veículo sobre a faixa em cruzar?

Avatar
Gilmar Donato 17 de janeiro de 2022

Olá, primeiro gostaria de parabenizar quem fez o questionamento, sou condutor de Ambulância e sim os veículos da categoria tem essa prioridade sobre outros veículos, e também sabemos que quando tiramos a CNH, e falado e mostra até vídeos mostrando como deve ser feito a liberação da via, porém a maioria não segue o que aprendeu. Quem dirige, precisa ficar mais atento ao trânsito: farol ficou amarelo, para com uma certa distância, os próximos veículos também, prevendo alguma situação de emergência e até a assalto, porque a maioria dos assaltos no trânsito acontece nos faróis enquanto aguardamos o mesmo abrir.

Avatar
Dionisio jose de moura 17 de janeiro de 2022

Eu não vou transpor farol vermelho onde houver fiscalização eletrônica pra dar passagem a ninguém… Nem a viatura polícial… Enrrolo, disfarço e pronto.
O barulho da sirene não me incomoda… Motoqueiros buzina o tempo todo.
NUNCA… ESQUECE.

Avatar
Alex Mendes 17 de janeiro de 2022

Infelizmente, a melhor saída para esta situação, é abrir espaço para as viaturas/ ambulâncias somente se for possível.
Quando não for possível abrir espaço, a tua consciência ficará tranquila e não levará multa e nem terá complicações com a justiça.

Avatar
Macedo 17 de janeiro de 2022

A verdade e que no Brasil existe a máfia das multas a muitos anos. O cidadão e sempre vítimas dos marronzinho.
E câmera escondida atrás de postes em pontos extratėgicos. A justiça no Brasil e cega surda muda e aleijada.

Avatar
Márcio Piccoli Labate 17 de janeiro de 2022

Falou, falou e não disse nada.

Avatar
Evaldo X S 17 de janeiro de 2022

Olá então essa questão sobre a ambulância no trânsito gera grandes dúvidas sim.
Eu por exemplo sou motorista de app e sempre presencio todo santo dia.
Deveria aver sim uma forma de não tomar multa por avançar o semáforo no vermelho.
Em situação de uma ambulância ou demais viaturas em emergência.
Mas porém o Detran também tem q fazer a parte dele colocando no diário oficial se manifestar em canais de mídia TV.
Pra orientar a nos todos motorista de uma forma transparente e simples. Essa é minha opinião.

Avatar
Augusto Dionízio 17 de janeiro de 2022

Quero que se foda a ambulância e viatura

Avatar
Wilson Setti 16 de janeiro de 2022

Infelizmente a opção é correta segunda a legislação de trânsito, e muitas outra são, mas o problema e a demanda administrativa que o condutor passa para provar tal situação, os órgãos de trânsito não facilitam em nada, mesmo estes tendo as condições de esclarecimento prévio destas ocorrências, diferente do que se trata em países de primeiro mundo que estás situações são relatadas no momento da ação através de mecanismos como APP dos órgãos policiais destas eventuais necessidades, não ficando o condutor a mercê de se explicar em um recurso futuro, estes fatos não são privilégios dos condutores comuns, a burrocracia é tanta que ocorrem com os próprios condutores de veículos de emergência, policiais, bombeiros e outros agentes que possuem a prerrogativa ainda muitas vezes são notificados com as viaturas que dirigem, pois o sistema burro dos governos municipais e estaduais não são distintivos nestes casos, assim os profissionais sofrem mesmo que na obrigação de fazer de se explicar posteriormente para não perderem as habilitações. Este fato se dá quase que exclusivamente no Brasil infelizmente, pois as leis estão aí para arrecadar simplesmente aí contrário do que se prega na mídia a fora.

Avatar
Daniel Luciano Pereira. 16 de janeiro de 2022

Boa tarde.
Assunto polêmico este, más vamos lá sou técnico de automação durante 10 anos trabalhei com sistemas de automação e monitoramento de trânsito.
Nem sempre será possível registrar a passagem da ambulância, se houve uma mudança do vermelho para o verde no semáforo por exemplo a ambulância não ficou registrada pelo sistema.
Existe alguns sistemas mais sofisticados más há todo um fogo por traz disso.

Avatar
RUBENS MACIEL FERREIRA 16 de janeiro de 2022

Eu já tive uma experiência dessas, semáforo eu tava avia um radar, eu consegui desviar para direita sem o radar me pegar, outro motorista do lado esquerdo não teve a mesma sorte, passou em cima do radar, problemas nestes casos é a burocracia pra resolver, deveria ser mais práticos sem dor de cabeça.

Avatar
Johann Klaus 16 de janeiro de 2022

Tive uma multa dessas. No meu caso eu avancei o carro para cima da faixa de pedestres e no momento que a ambulância foi passar o sinal ficou verde. Eu fui multado e não tive como provar que a ambulância também avançou o sinal. Ou seja tive que pagar a multa!

Avatar
Agrimal inacio 16 de janeiro de 2022

Uma vez, socorri um garoto que foi atropelado por moto cicleta, o motoqueiro pediu pelo amor de Deus que levasse a criança pro pronto socorro, chegando lá, o motoqueiro sumiu, e eu fui interrogado, conteio acontecido, e quase fui preso, o testando da criança não valeu, daí apareceu a vó da criança, e quase complica mais a cotuacao,felizmente no carro não tinha nenhum sinal de atropelamento, a bicicleta ficou toda quebrada. Mesmo assim fui multado por excesso de velocidade.
Isso faz mais de 10 anos. Então fica aquele caso, não dar socorro pra ninguém, pra não se complicar, não vi, não sei, etc. E mais barato pagar a multa, que perder tempo.

Avatar
José Carlos 16 de janeiro de 2022

Sou obrigado a dar passagem,a veículos prioritários sim mas,dentro das condições impostas A mim. Quase sempre os faróis ou semáforos , são em cruzamentos. Não faz sentido , avançar o mesmo , colocar vidas em risco ,matar,ou morrer, só pra dar passagem a um veículo prioritário. Não faz sentido. É psicológico e complicado .

Avatar
Doni 16 de janeiro de 2022

Inúmeras multas Na cidade os guardas anotam Em movimento a placa e muitos anotam o número do endereço errado,inexistente, sendo assim ele também pode ter anotado a placa errada também. Então Caraqueterisa divergência.
Já ganhei 02 recursos em BH e melhor não precisei de advogado.

Avatar
Ronaldo 16 de janeiro de 2022

E mais caro recorrer do que pagar multa e luta muito burocracia

Avatar
Marsanpoa 16 de janeiro de 2022

Até provar que não é cavalo já comeu um saco de milho.
Isso é balela, o órgão não tira multa. No máximo, pelo recurso demora mais a cobrar mas sempre vem com recursos INDEFIRO, então siga sua índole. Eu… Se é SAMU dou lugar e tomo multa se é ecosalva ou Unimed, não levo multa.

Avatar
Cilas Vieira 16 de janeiro de 2022

Avancei o sinal pra dar a devida passagem, pois era a única opção, recebi a multa , recorri e perdi, tive que pagar e aínda perdi os pontos, se o paciente tiver sobrevivido valeu a pena.

Avatar
New 16 de janeiro de 2022

Legal, vc avança o semáforo vermelho e no momento que for a vez da ambulância o sinal fica verde. Quero ver você provar??!!

Avatar
Edson Silva de Souza 16 de janeiro de 2022

Aconteceu comigo, fui multado, recorri e perdi, recurso de multa não é sequer lido

Avatar
Reginaldo 16 de janeiro de 2022

Ctb é bem claro, a sirene pede passagem e não obriga, se vc tem onde sair e ficar atrapalhando o veículo de urgência e emergência pode ser multado , senão tem onde sair paciência né não tem como fazer milagres, bom senso , parabéns a vc que se preocupou com uma vida que estava precisando de uma resposta rápida naquele momento , pois a população é péssima pra entender isso, e quem sofre não somos nós equipe da ambulância mais o paciente que está a bordo, mais avançar o sinal não é uma boa opção.

Avatar
Rodnei 16 de janeiro de 2022

Um conhecido motorista de ambulância me disse uma vez desta forma: ” Quando uma ambulância lhe pedir passagem vc deixa ela passar sem que vc seja prejudicado, desta forma o limite sempre será para vc não ter nenhuma punição de trânsito.

Avatar
Sérgio Fontenele de Medeiros 16 de janeiro de 2022

Certa vez aqui em Recife fiz tal ato para passar. Avancei o sinal e fiquei atrasado na faixa de pedestre. Não recebi e nem notificação. Mas eu acho foi porque o ângulo que fiquei não dava para câmera flagrar.

Avatar
Luigi 16 de janeiro de 2022

Recorrer é perda de tempo, sempre será improcedente… Esses detrans e jaris são lixos…

Avatar
Sérgio silva 16 de janeiro de 2022

Gostaria de saber se fosse um parente seu pai,mãe ou irmão que estivesse na ambulância que vc faria?

Avatar
Rubens 16 de janeiro de 2022

Isso já aconteceu comigo e eu fui multado por avançar o sinal, porém recorri e foi aceito minha justificativa,eles puxaram nas câmeras e anularam minha multa. Porém a dor de cabeça é grande!

Avatar
Marconi Geraldo Braga 16 de janeiro de 2022

Eu passei por esse tipo de situação em Belo Horizonte, MG. Abri para uma ambulância avançando o sinal. Fui multado. Entrei com uma reconsideração e a Prefeitura não concordou. Naquela de pago não pago a dívida foi para quase 900 Reais. Paguei e até hoje me sinto injustiçado. Babacas.

Avatar
Paulo 16 de janeiro de 2022

Se for político da um jeitinho , mais se for um trabalhador tá ferrado .

Avatar
Sérgio Ramos 16 de janeiro de 2022

A melhor opinião, tirar essas dúvidas no Detran, por quê?
Uma vez o meu ex patrão que era advogado, agora ele se aposentou, ele falou pra mim, qualquer dúvidas vc procura uma pessoa que entenda sobre as leis, por quê,o povo fala muitas coisas sem saber o que é o certo ou errado, essa é a pura realidade. Lamentável ?

Avatar
Calixto 16 de janeiro de 2022

A lei diz que a ambulância tem livre acesso então ao contrário do nós fazemos não somos nós que devemos avançar semáforo subir em calçada ir para acostamento e sim a ambulância então ela pode fazer isso tudo perante a lei conclusão vc não tem dar passagem ela tem que buscar uma alternativa já que tem trânsito livre

Avatar
Luis gil 16 de janeiro de 2022

Pelo detran esqueça o recurso…..reze pra nao acontecer isso com voce…..voce sera julgado como culpado encarceirado e se de por feliz se nao entrar na fila da cadeira eletrica……unico recurso sera a justiça comum atraves de um advogado….mais ou menos uns 3 anos……valor da sua multa mais ou menos uns quase 200 reais….pague e lembre nós somos somente brasileiros

Avatar
Francisco L. Takats 16 de janeiro de 2022

Ok, acho muito sensato e lógico agora, nossos queridos políticos e administradores do trânsito não o são. Basta aguardar e entrar com o recurso e torcer, e bastante, para ver no que dará…

Avatar
Robert 16 de janeiro de 2022

Não passo no farol vermelho não, pois a multa vem aí fico no prejuízo.

Avatar
Antônio 16 de janeiro de 2022

Em um país onde o maior ladrão foi absolvido pelo STF imagina o que pode acontecer no futuro onde esse ladrão está livre para roubar novamente.

Avatar
Jackson 16 de janeiro de 2022

Pode crer esse Bozó é um corrupto de primeira….

Avatar
Fernando B 17 de janeiro de 2022

E a gang da rachadinha só tem Santo

Avatar
Geovanne Jardel Carraro 16 de janeiro de 2022

Não é bem assim, será multado igual, mesmo com advogado e provas vc será multado, comigo recorrendo de uma multa onde tinha vendido um veículo e assinado o recibo e avisando o Detran o atual proprietário fez várias multas e veio em meu nome! Recorri pois tinha as provas e avisado o Detran da venda, mesmo assim perdi o recurso! Não sei o que acontece nesse país, é uma vergonha, sequer lêem ou analisam as provas!

Avatar
DCA 16 de janeiro de 2022

A uns 15 anos aconteceu isso com uma amiga em Recife. Na foto do foto sensor aparecem a traseira do carro dela e da ambulância, ela recorreu e foi rejeitado o recurso.

Avatar
Marcos Henrique Mineo 16 de janeiro de 2022

Infelizmente as JARIS estão orientadas a sempre julgarem IMPROCEDENTE todo e qualquer recurso de multas, mesmo que esteja embasado no CNT, minha opinião pessoal é que eles sequer lêem os recursos que chegam.

Avatar
José Alves 16 de janeiro de 2022

Hoje com a tecnologia que temos nas mãos. Podemos gravar ou filmar é uma prova que podemos ter no futuro.mais é você é a lei. Até que prove o contrário.

Avatar
Marcos 16 de janeiro de 2022

Pois eu ja posso dizer q tomei essa multa ,tem q pagar p recorrer então vcs ja sabem o final

Avatar
Marco A. almeida 15 de janeiro de 2022

Pessoas, vamos lá: monitoramento não é estático. Ele grava 24h.
Existem sensores que captam o avanço do semáforo.
Alguns são agentes de tráfego tem experiência suficiente para para entender que há algo anormal qdo um carro e o Samu avancam3o mesmo sinal.
Se, mesmo assim chegar a multa, entre no portal da empresa de tráfego e peça a gravação do avanço. Alguns guardam a gravação por 90 dias, assim tá na mão.se for acima disso, requeira a filmagem no arquivo.
Para efeito de defesa, coloque a cópia dos documentos no auto de defesa e coloque junto com o processo.
Se mesmo assim a autoridade de trânsito não aprovar, entre no judiciário. Este caso, penso eu, nem.precisa de advogado.

Avatar
Joe Michel 15 de janeiro de 2022

O cara tem que ser bem ingênuo pra fazer uma matéria dessas… Simples assim…vc será multado e ponto
A não ser que vc peça no SAMU um doc que comprove q a ambulância passou ali no exato momento da multa…
Estuda senhor, estuda… Veja na prática… Existe outro tipo de vida se sair de trás da mesa e vir para o mundo real ….

Avatar
CARLOS 15 de janeiro de 2022

Vai sonhando…
Certamente VIRÁ a multa e não vai adiantar nada recorrer….
Vão negar o recurso e ainda dificultar o acesso as imagens das câmeras de segurança ou dizer que não tem mais as imagens.

Avatar
Costa 15 de janeiro de 2022

Neste caso pare antes da faixa permitindo uma manobra de avanço não sendo necessário cruzar o semáforo, se parar em cima da faixa vai ter que ficar sobre ela ou a avançar o sinal.

Avatar
Adriano 15 de janeiro de 2022

Infelizmente o Brasil é forte no incentivo a Corrupção, programas que deveriam funcionar a favor do cidadão que quer nada mais, nada menos que o lógico,o mínimo de respeito. Hoje quando acordo pela manhã e faço minha programação fico em dúvida qual o lado escolher, o ladao “A” onde voce tem somente esperança de dar certo e logo o lado “B” o famoso jeitinho brasileiro, que vergonha… pra resolver os problemas procure em “off” aquele que cariba todos os documentos.

Avatar
Carlos 15 de janeiro de 2022

Esquece, paga e segue sua vida. É perda de tempo recorrer de multa, 90% são indeferidas sem ao menos eles lerem. Na próxima, avance, não importa o quanto buzinem.

Avatar
PAULO motta 15 de janeiro de 2022

Se tiver que dar passagem coloque uma tarja preta nas placas pra não ser identificado pois a multa é gerada e o recurso aempre é negado pelas jaris

Avatar
SARGENTO RÔMULO 16 de janeiro de 2022

KKKKKKK, Parece que é interessante, mas quero ver quem vai ficar com uma tarja preta e se vai dá tempo de descer e colocar a bendita tarja preta, melhor você ter um remédio de tarja preta e ficar doidão e pensar o que fazer! Kkkkkkkkk

Avatar
Artur Jorge Neto 15 de janeiro de 2022

Recorrer multas de trânsito na maioria das vezes e perder tempo , 80 por cento nem são lidas e indeferidas sem ler , o Jari recebe centenas e não conseguem ler todas.

Avatar
PAULO motta 15 de janeiro de 2022

Sim, é multado se houver radar fotográfico e o jaris como é de praxe sempre da indeferido sem sequer analizar câmeras de vídeo ou fotográficas, para evitar esse transtorno é só evitar de parar próximo do sensor da câmera localizado na faixa, já vi muita gente ser multada assim e nenguma ganhou no recurso impetrado pelos condutores.

Avatar
Guanali pereira 15 de janeiro de 2022

Meu nome é guanali. Fiz uma ultrapassagem em faixa continua nessa rodovia lá em rocha leão, em rio das ostras,pois estava com uma emergência. Era minha tia de 86 anos que faleceu dois meses depois. A rodovia tem a velocidade de 80km por hora,mas havia um caminhão transitando a 40,um veículo todo sem condições. Olhei e vi que a outra faixa estava limpa sem veículo,então fiz a ultrapassagem. Fui multado em 2934 reais. Recorri duas vezes e nada. Fui na sede na avenida Brasil,e ainda me trataram com chacota. Detalhe: sou deficiente. Não adianta recorrer….não dá em nada

Avatar
João eures. 14 de janeiro de 2022

Um agente de trânsito mandou eu ficar na faixa para um ambulância passar, fui multado
Ele mesmo multou com certeza.

Avatar
Pedro Bizzotto Netto 14 de janeiro de 2022

Não tenho dúvidas que será multado por infração gravíssima e terá sete pontos anotados no seu score de pontos negativos.na sua CNH.Recursos são possíveis mas raramente são julgados favoravelmente ao motorista ,mesmo com todas as alegações sendo provadas verdadeiras no recurso protocolado ao órgão municipalque fiscaliza o transito. É Assim que as coisas funcionam no Brasil.

Avatar
João Martins de Oliveira Neto 14 de janeiro de 2022

Não acredite em agente de trânsito aqui em SJC em horário de pico os marronzinho fica nos faróis mandando passar depois chega a notificação e multa

Avatar
JOAO BATISTA DOS ANJOS 14 de janeiro de 2022

Concordo plenamente com Luiz Renato de lara está de parabéns seu comentário te apoio 100 por cento.

Avatar
Luiz Renato de Lara 14 de janeiro de 2022

Vai depender das autoridades compatível mas como estado são Paulo com governo DÓRIA pode crê k vai esse governador mais ladrão de são Paulo

Avatar
Romero Santos 15 de janeiro de 2022

Você não conhece Paulo Câmara, Governador se Pernambuco, perto dele Doria é um bebê.

Avatar
Antonio Carvalho 14 de janeiro de 2022

Na teoria é lindo, na prática é outra coisa. Fui multado por um agente de trânsito (transposição de barreira de trânsito) pois “embiquei o carro” em 2 cones afim se dar passagem para a ambulância. Assim qur ela passou, voltei para a via e segui meu caminho. Recorri e perdi. Não abro mais para ninguém. Que se dane!!!

Avatar
Paulo Dornelles 14 de janeiro de 2022

Isto só irá mudar quando irmos as ruas protestar de verdade, assim como vamos a inúmeros eventos que só fazem encher os cofres públicos, a final quem cala consente.

Avatar
Moisés 14 de janeiro de 2022

Realmente é uma situação complicada e na minha opinião isso só vai mudar quando existir em nosso país leis justas e não o que temos hoje uma indústria de multas

Avatar
PAULO motta 15 de janeiro de 2022

Eu também não dou acesso pra veiculos se não houver possibilidade

Avatar
Gilson Borel de Souza 14 de janeiro de 2022

Vai lá avanço semáforo com radar para ver se você conseguirá ganhar essa causa pois eu já tive um veículo roubado que passou no radar acima da velocidade entrei com recurso com boletim de ocorrência com a hora da ocorrência dos fatos alegando que não fui eu que tava dirigindo veículo e o veículo tinha sido Furtado aí eu faço aquela pergunta eu ganhei não eu perdi tá é uma coisa que você não ganha nunca é uma infração de trânsito então meu amigo na dúvida se você sabe que ali tem um radar não avance porque vai te dar dor de cabeça você não irá ganhar essa causa infelizmente…

Avatar
Eu 14 de janeiro de 2022

Sempre pare afastado da faixa de retenção, esse espaço vai ser útil pra diversas coisas, inclusive para a manobra para dar espaço para veiculos de emergência.

Avatar
Moisés 14 de janeiro de 2022

Correto, é uma boa alternativa

Avatar
Miguel Sebastião Moreira 14 de janeiro de 2022

Estava parado na Av São João e, um marronzinho da CET falou para mim sair sobre a faixa de pedestre,para dar passagem a uma ambulância.Resultado,ele mesmo me aplicou uma multa por parar sobre a faixa de pedestre.

Avatar
Fernando B. 14 de janeiro de 2022

Sério isso? Se eu vejo ele fazendo isso, juro por Deus que desço do carro e vou partir pra pancadaria

Avatar
PAULO Motta 15 de janeiro de 2022

Eu não tenho dó quando uma autoridade de trânsit é
espancada, eles sai muito safados, ganham comissão por aplicar multas

Avatar
João eures 14 de janeiro de 2022

Aconteceu comigo em bh. Safados

Avatar
Rafael Correa Especialista em Policiamento de Trânsito 14 de janeiro de 2022

A informação esta equivocada, nesse caso vc faz o possível para não obstruir a passagem, se deslocando para lateral… Mas não pode infringir o sinal vermelho.

Avatar
Pedro 14 de janeiro de 2022

Já fui multado em uma cidade que nunca fui!
Levei duas multas recorri,mas tive que pagar, mesmo com provas que não estava naquele local no dia da multa!

Avatar
Reinaldo Antônio Pinto 14 de janeiro de 2022

Besteira e perca de tempo…. não resolvem nada ..só sabem cobrar.

Avatar
Ricardo Lou 14 de janeiro de 2022

Já fui multado nesta situação em São Paulo, no bairro da Ponte Pequena, está parado no semáforo com faixa de pedestre e sobre ela o sensor do radar, ao me posicionar na faixa para um aviatura do bombeiro passar fui autuado. Recorri em todas as instâncias e foram negados todos os recursos, paguei e não passo mais naquela rua

Avatar
Wilson 14 de janeiro de 2022

Acho que o melhor a fazer é deichar um espaço pra manobrar sem avançar o sinal nos cruzamentos onde tem radar

Avatar
Rangel Vanderlei 14 de janeiro de 2022

Aqui em Maceió “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”. Não adianta recorrer da autuação porque o “órgão de trânsito” jamais vai deferir o seu pedido. O que eles querem mesmo é o “dindin” da multa. A finalidade da guarda de trânsito aqui é só para produzir multa, ficam o dia todo dentro de suas confortáveis viaturas, com ar condicionado ligado e multando o miserável do contribuinte.

Avatar
Clelio Augusto Vicente 14 de janeiro de 2022

O bom é ligar o celular e filmar e ainda fotografar. Porque pra recorrer contra a arrecadação através de multa e muito complicado.um motorista de ambulância me deu esse concelho.

Avatar
Moisés 14 de janeiro de 2022

Isso não funciona, sua petição não servirá de provas para te isentar da penalidade. O melhor a fazer e parar longe da faixa com espaço suficiente para se necessário dar a passagem

Avatar
Thiago Garcia 15 de janeiro de 2022

É perigoso ganhar mais uma multa por dirigir com somente uma das mãos e outra por utilizar o celular enquanto dirige.

Avatar
Jose 14 de janeiro de 2022

O governo não quer saber se deu passagem para ambulância o governo quer dinheiro

Avatar
Cleber Gomes 14 de janeiro de 2022

Discordo, eu fui multado por dar passagem a polícia que vinha pra cruzar, eu estava no verde mas tive quê parar pra viatura passar, parei na feira e fui multado pq ficou vermelho na hr que a viatura passou.
Recorri e negaram o recurso.

Avatar
Everton 14 de janeiro de 2022

Infringir o sinal vermelho, nessas condições não gera multa , pôr está abrindo caminho para veículos de emergência!

Avatar
Jose 14 de janeiro de 2022

O bom é provar porque o governo não quer saber ele quer dinheiro

Avatar
Fernando B 14 de janeiro de 2022

Você que pensa. Estamos no Brasil e aqui eles rabiscam e não aceitam o recurso

Avatar
PAULO motta 15 de janeiro de 2022

Gera multa sim, se o semaforo estiver fechado e não houver possibilidade eu não dou passagem não, aliás se até a prioria ambulancia leva multa e conheço muito mororista de ambulância impedidos de dirigur por excesso de pontos na carteira

Avatar
Everton 15 de janeiro de 2022

De acordo com o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro, de incêndio, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes, é infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293,47.

Avatar
Everton 15 de janeiro de 2022

O Denatran afirmou que se o veículo de emergência estiver pedindo passagem, ou seja, com as sirenes ligadas, o motorista parado no sinal vermelho (com ou sem radar de avanço) pode ultrapassar o semáforo. O comportamento, segundo o órgão, não irá resultar em multa. Isso porque o sistema do órgão autuador consegue verificar que o veículo de emergência cometeu a infração no mesmo dia e horário que o carro e cancela ambas as multas.

Avatar
Monteiro 15 de janeiro de 2022

Everton vc mora em qual Pais??? Pq aqui nesse circo multa sim pode recorrer ao Papa e nao ganha..eu anexei a foto do Radar da ambulancia e meu carro..perdi..

Avatar
Bruno Ribeiro Valle Macedo 14 de janeiro de 2022

Sugestão estranha mas vejo como lógica: Sair do carro, empurrar para o sentido contrário ao qual a ambulância for passar. Haverá a justificativa que em realidade você não era condutor do veículo (ver conceito de condutor) logo que o mesmo estará desligado e em eventual multa explicar que o carro apresentou defeito no momento em que era necessário passar ambulância (dever de agir como cidadão) e direito de se socorrer bem como liberar a passagem para todos que vinham atrás (local de carro com pane é no acostamento, sentido da direita). Se vai servir ou não eu não sei mas no desespero, faria isso como justificativa.

Avatar
José Flávio 14 de janeiro de 2022

Até vc descer e empurrar o carro a farol já abriu e fechou umas quatro vezes, sujestão imbecil essa sua!!!

Avatar
Fernando B 14 de janeiro de 2022

Que ideia de jericó. Até fazer isso o farol já abriu e vc travou ainda mais o trânsito

Avatar
Mick Doberman 14 de janeiro de 2022

Kkkkkkkkkkk cada idéia de girico…

Sair do carro pra empurrar, pra dizer que o carro deu pane kkk

Quantos anos você têm?! 4anos??

Parece criança que acha que é esperto com as mentirinhas que os pais estavam acostumados a fazer e que depois de adutl estão Safos nisso.

Avatar
Antônio 14 de janeiro de 2022

Se não der passagem gera multa, se avançar sinal vermelho, gera multa. Vaiii Brasil… Ah! Se subir na calçada, GERA MULTA!!! Kkkkkkkkkk . Tome!

Avatar
Márcio 13 de janeiro de 2022

Difícil está solução em avançar o sinal para deixar a ambulância passar, receber a multa e após argumentar pra tentar reaver seu dinheiro. Olha o trabalho que o motorista vai ter sem ter culpa. Vai entrar com a argumentação e se der sorte pega a grana de volta! Brasil não é um País de gente séria.

Avatar
Isaac Ribeiro 13 de janeiro de 2022

Também concordo infelizmente vivemos num país de gente sem escrúpulos e aquele que proceder assim infelizmente vai ficar no prejuízo.

Avatar
Tulio 13 de janeiro de 2022

Video? Todos os semáforos tem câmera? Ridícula a reportagem…

Avatar
Heber Nobre 13 de janeiro de 2022

Você não pode mexer no celular dirigindo, como vai dar tempo de filmar oi tirar foto. Eu não saio, infelizmente. E uma burocracia danada.

Avatar
REGINALDO Alves 13 de janeiro de 2022

Resumindo: pare no semáforo de uma forma que dê como manobrar e dar passagem sem furar o sinal.
Se der passagem pode levar multa, se furar o sinal pode levar multa.
Brasil país difícil

Avatar
Hugo Marques 13 de janeiro de 2022

Se o semáforo tiver câmera que multa, eu não avanço. O motorista pode buzinar a vontade que não irei abrir passagem.
Não sou banco para ficar liberando dinheiro assim para o detran.

Avatar
Samu 13 de janeiro de 2022

Vc está certo afinal as outras ambulâncias estão carregando jumento e não pessoas que estão
Precisando de socorro rápido neh?

Avatar
Vinicius Moriconi Pacheco 13 de janeiro de 2022

Não importa se vai ser multado ou não. Avança. Pode ser só um irresponsável usando a sirene sem necessidade? Pode. Mas pode ter uma vida em risco. Não tem multa que valha mais que isso. Como saber o caso? Não tem como. Por via das dúvidas, vale a situação de maior risco à vida. Minha opinião. Sempre haverá quem dela discorde.

Avatar
Lin Machado de Lima 13 de janeiro de 2022

Eu desço do carro e vou conferir se há paciente na ambulância. Se não tiver, ela pode buzinar e tocar sirene à vontade que eu não saio da frente. Conheço caso de um leitor que avançou sinal na Tijuca pra ambulância passar e a multa veio direitinho. Está até hoje tentando cancelar a multa, e o nosso Detran só dá o processo como indeferido.

Avatar
Victor 16 de janeiro de 2022

Não estou dizendo que é pra dar passagem, mas ambulância vazia pode estar indo atender uma urgência.

Avatar
José Luiz 14 de janeiro de 2022

Corretíssimo!!!

Avatar
Rafael Jou 13 de janeiro de 2022

Os únicos que dou passagem é RESGATE e SAMU. Para outras ambulâncias eu ignoro. Pois eles não tem prioridade.

Avatar
Wellington 13 de janeiro de 2022

Resumindo não avance semaforo para dar passagem, voce vai ter tanta dor de cabeça que vai preferir pagar a multa carissima e perder os pontos na carteira. O ideal é encostar o maximo que der para o centro e ela avança subindo duas rodas na guia. Simples

Avatar
Wesley 13 de janeiro de 2022

Semáforo q tem fiscalização eletrônica nao avanço aqui no Rio, agora se não tiver o radar do passagem de boa, pq a multa e certa e depois eu q me ferro por dar passagem talvez até pra uma ambulância q só quer cortar o trânsito sem emergência

Avatar
Oscar 13 de janeiro de 2022

em cima de tantos impostos a cidade também nos rouba com multas

Avatar
Luiz 13 de janeiro de 2022

Recorrer sobre essa inflação. Será que vale a pena. A dor de cabeça que o condutor terá. Sei da punição de 7 pontos, do valor. Mas deveria ser mais facil

Avatar
Igor 13 de janeiro de 2022

Muito legal a matéria, sempre valida a abordagem. Mas em resumo não chegamos a lugar nenhum, este país de pessoas (políticos e responsáveis de manutenção das leis). Sempre Preocupadas em auto se promover com leis, só criam coisas para impactar e levantar o ego, reparem que em rede social, por melhor que seja a notícia ou valida, o ser humano tá ali se promovendo ou alguém quer dar notícias “se mostrando”, ninguém faz algo sem pensar em aparecer. Digo isso tudo, pq a questão da matéria fica em esquecimento, mas quando “um” descobrir que dá para “aparacer” , aí sim resolve. Enfim, estamos atrasado para resolver tal situação, pq ninguém quer pegar p criar uma lei sem ser notado, não é pela lei ou pela solução e sim se quando resolver vai ter seu crédito ! Por isso tanta leis para serem boas no esquecimento e leis que já existem e tem solução, sendo explorada e criando moda para cada hora um aparecer dizendo : FUI EU !

Avatar
Luis Adnan 13 de janeiro de 2022

Falou tudo! E nao disse nadA !!! kkk

Avatar
Claudio Lima 13 de janeiro de 2022

Aconteceu exatamente comigo.Recorrí da multa e não adiantou.Brasil!!!

Avatar
Dirfsgo 13 de janeiro de 2022

Já avancei várias vezes em Belo Horizonte e nunca chegou nenhuma multa. Acho que conseguem visualizar na hora o ocorrido. Ambulância tem prioridade e temos sim que sair da frente. Só que precisa ou trabalha neste importante serviço sabe como faz diferença.

Avatar
Fernando B 13 de janeiro de 2022

Em Minas não é igual SP que muitos semáforos tem câmera ou radar

Avatar
DIRFSGO 13 de janeiro de 2022

Na região central de Belo Horizonte e grandes vias praticamente todos os semáforos tem avanço ou radar. Quando aparece uma ambulância e sou o primeiro carro puxo o carro por sobre a faixa de pedestre ou até após ela e paro ali para aguardar a ambulância passar e o sinal abrir novamente. Assim o pneu do carro passa sobre os sensores. Não sei se pela baixa velocidade ou talvez veroficarem que eu parei após o semáforo a multa nunca chegou. Já foram várias vezes. Pode ser que a fiscalização varie de lugar para lugar.

Avatar
Anderson 14 de janeiro de 2022

Os equipamentos de fiscalização de avanço de sinal, são cameras que filmam ininterruptamente e no caso do avanço para passagem de carro de emergencia, os dois estarão filmados. Sendo assim na propria central os monitores ja desconsideram a multa. Em BH funciona assim.

Avatar
Tiago 20 de outubro de 2023

O cara disse Belo Horizonte, não Minas q tem 853 municipicios. BH é abarrotada de radar e avanço.

Avatar
Geraldo Fernandes Baptista 13 de janeiro de 2022

Boris, com todo respeito dá uma revisão na sua resposta. Primeiro, 99% dos sinais no Brasil não tem câmera. Segundo, avançar o sinal pode causar outro acidente e outra ambulância será deslocada e por aí vai. Terceiro, já ocorreu comigo eu ter já passado no sinal com rua congestionada e o guarda saiu multando todos, eu desci e fui com ele e ele mandou ver a multa, recorri e nada. Sinceramente, esta sua citação deve ser repensada.abraço

Avatar
Rogério Martins 13 de janeiro de 2022

Muitas pessoas perdem no recurso, porque primeiro é a prefeitura que quer dinheiro. Na segunda estância,ganha. Isso acontece se até você errou o dia e andou no rodízio.
Na hora de relatar, tome muito cuidado em ser detalhista, pegue o prefixo ou a placa da ambulância. Preencha o formulário com escrita a mão de próprio punho.
O correto é não atravessar o sinal, más quando fizer, pare em cima da faixa de pedestre e deixa a viatura passar.
Outra dica é, “JAMAIS PARE COLADO NO VEÍCULO DA FRENTE”. DEIXE um ESPAÇO que você tenha a VISÃO de ver OS PNEUS do carro a frente no ASFALTO. Assim quando a viatura estiver atrás de você ou do lado, terá distância pra manobrar e dar a passagem.
No semáforo pare na distância em que você vê a faixa que atravessa a rua antes da faixa de pedestre e faça o mesmo procedimento anterior.
Bom senso e educação ajuda muitas pessoas.
DEUS abençoe!

Avatar
George herminio 13 de janeiro de 2022

Minha irma em sao paulo deu passagem. Resumindo ta pagando as custas dp processos e teve bem apreendido isso pq abriu passagem e na hora d recorrer foi indeferido cm tdos os procedimentos nevessarios hr da passagem do carro prefixo e td mais

Avatar
Luis Silva 12 de janeiro de 2022

Não abriria nem a pau! E outra, pelo tempo que as ambulâncias demoram a chegar para socorrer alguém moribundo, não é 60 segundos aguardando num semáforo que vai fazer a pessoa sobreviver.

Avatar
Luiz 13 de janeiro de 2022

Infeliźmente neste caso, haverá multa do seu veículo. Pois está atrapalhando o trânsito

Avatar
Oliveira de Araujo 12 de janeiro de 2022

Ambos são infrações gravíssimas e tem o mesmo valor de multa. Neste caso não daria passagem, pois correria o risco de me acidentar com outro veículo no cruzamento, mesmo que isso custe a vida de quem está sendo socorrido. E não venha com essa de que seria um pai ou mãe meu. Primeiro vem o dinheiro e depois a vida, afinal dono de funerária não quer gente viva.

Avatar
Gabriel da Silva 13 de janeiro de 2022

Art. 189
Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES
Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa.

Avatar
Fernando B 13 de janeiro de 2022

Gabriel, tanto faz. A multa do farol vermelho é a mesma.

Avatar
George 16 de janeiro de 2022

Isso vale para os babacas com carros descaracterizado e lacrado se passando por policial apenas para cortar o trânsito??porque são Paulo tá cheio desses espertinhos

Avatar
Reginaldo 16 de janeiro de 2022

Falou tudo

Avatar
Edinho 13 de janeiro de 2022

Mas se fosse parente desses que não dão passagem concerteza até da ambulância ia descer pra empurrar os carros.

Avatar
Fernando B. 12 de janeiro de 2022

Você poderá escrever, falar, gritar, espernear ou qualquer outra coisa do tipo, seu recurso será indeferido e a multa chegará. Nessa condição eu não abriria passagem nem a pau pois sei como funcionam as coisas no Brasil.

Avatar
Alexandre 12 de janeiro de 2022

Esse é um assunto importante. Não há nenhum trabalho dos órgãos de trânsito para orientar e estabelecer procedimentos nos casos onde a abertura para passagem de veículos de emergência possa gerar infração de trânsito. É muito mais fácil e rentável jogar essa responsabilidade e eventuais problemas somente sobre nós condutores.

Avatar
Josue 12 de janeiro de 2022

Resumo da historia: sim, vai ser multado e se recorrer, vai ser indeferido.
As “autoridades” de trânsito estão nem aí p recursos de multas, nem olham a justificativa, essa é a verdade

Avatar
Céligny 12 de janeiro de 2022

Certa vez fui multado por transitar com os faróis desligados na BR-101, na região de São José – SC.
Como naquele dia e hora eu estava em casa, recorri e a multa foi cancelada.

Avatar
Fernando B. 12 de janeiro de 2022

Agora explique como você provou que estava em casa. Pois no caso de fiscalização de trânsito existe o absurdo que é EU ter que provar que estou certo ao invés do marromzinho (ou a CET) provar que eu cometi o erro, pois o ônus da prova cabe a quem acusa.

Avatar
Jhon 12 de janeiro de 2022

Eu recebi uma multa de velocidade na Bahia em 2018, nunca fui lá. Fui em tudo é quanto lugar pra tentar cancelar, me passaram um telefone do órgão de trânsito de lá, conversei por menos de 5 minutos com a menina e com 5 dias a multa foi cancelada.
Perguntei a ela qual era o veículo, era um caminhão e o meu é moto, erraram na letra da placa.
Do caminhão era “W” e a minha era “U”

Avatar
Deixe um comentário