“Abro para a ambulância e sou multado?”

Leitor levantou uma questão curiosa e que pode ser a duvida de muita gente: avançar o sinal para dar passagem para a ambulância gera multa?

Em razão das emergências que atendem, ambulâncias e viaturas têm o direito de quebrar algumas regras de trânsito
Em razão das emergências que atendem, ambulâncias e viaturas têm o direito de quebrar algumas regras de trânsito (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
12 de janeiro de 2022 07:32

Leitor quer saber o que se faz no caso de uma ambulância surgir ao final de uma fila de automóveis aguardando abrir o semáforo vermelho, que foi o caso dele.

Ouviu a sirene, viu pelo retrovisor alguns carros em fila atrás dele, mas todos arredavam para esquerda abrindo caminho para a ambulância. Mas ele não tinha opção, ela foi chegando próxima do seu carro e a única solução foi avançar o sinal vermelho para não impedir a passagem.

E agora ele quer saber: “Eu poderia ser multado? Vai chegar uma notificação?”

Então, no caso de chegar essa notificação da autoridade de trânsito, defenda-se argumentando que avançar o sinal vermelho foi a solução para abrir caminho para uma ambulância.

VEJA TAMBÉM:

A rigor, a autoridade de trânsito tem condições – através de vídeo – de confirmar que assim que seu carro avançou o semáforo, passou por ali uma ambulância.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
116 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Augusto Dionízio 17 de janeiro de 2022

Quero que se foda a ambulância e viatura

Avatar
Daniel Luciano Pereira. 16 de janeiro de 2022

Boa tarde.
Assunto polêmico este, más vamos lá sou técnico de automação durante 10 anos trabalhei com sistemas de automação e monitoramento de trânsito.
Nem sempre será possível registrar a passagem da ambulância, se houve uma mudança do vermelho para o verde no semáforo por exemplo a ambulância não ficou registrada pelo sistema.
Existe alguns sistemas mais sofisticados más há todo um fogo por traz disso.

Avatar
RUBENS MACIEL FERREIRA 16 de janeiro de 2022

Eu já tive uma experiência dessas, semáforo eu tava avia um radar, eu consegui desviar para direita sem o radar me pegar, outro motorista do lado esquerdo não teve a mesma sorte, passou em cima do radar, problemas nestes casos é a burocracia pra resolver, deveria ser mais práticos sem dor de cabeça.

Avatar
Johann Klaus 16 de janeiro de 2022

Tive uma multa dessas. No meu caso eu avancei o carro para cima da faixa de pedestres e no momento que a ambulância foi passar o sinal ficou verde. Eu fui multado e não tive como provar que a ambulância também avançou o sinal. Ou seja tive que pagar a multa!

Avatar
Agrimal inacio 16 de janeiro de 2022

Uma vez, socorri um garoto que foi atropelado por moto cicleta, o motoqueiro pediu pelo amor de Deus que levasse a criança pro pronto socorro, chegando lá, o motoqueiro sumiu, e eu fui interrogado, conteio acontecido, e quase fui preso, o testando da criança não valeu, daí apareceu a vó da criança, e quase complica mais a cotuacao,felizmente no carro não tinha nenhum sinal de atropelamento, a bicicleta ficou toda quebrada. Mesmo assim fui multado por excesso de velocidade.
Isso faz mais de 10 anos. Então fica aquele caso, não dar socorro pra ninguém, pra não se complicar, não vi, não sei, etc. E mais barato pagar a multa, que perder tempo.

Avatar
José Carlos 16 de janeiro de 2022

Sou obrigado a dar passagem,a veículos prioritários sim mas,dentro das condições impostas A mim. Quase sempre os faróis ou semáforos , são em cruzamentos. Não faz sentido , avançar o mesmo , colocar vidas em risco ,matar,ou morrer, só pra dar passagem a um veículo prioritário. Não faz sentido. É psicológico e complicado .

Avatar
Doni 16 de janeiro de 2022

Inúmeras multas Na cidade os guardas anotam Em movimento a placa e muitos anotam o número do endereço errado,inexistente, sendo assim ele também pode ter anotado a placa errada também. Então Caraqueterisa divergência.
Já ganhei 02 recursos em BH e melhor não precisei de advogado.

Avatar
Ronaldo 16 de janeiro de 2022

E mais caro recorrer do que pagar multa e luta muito burocracia

Avatar
Marsanpoa 16 de janeiro de 2022

Até provar que não é cavalo já comeu um saco de milho.
Isso é balela, o órgão não tira multa. No máximo, pelo recurso demora mais a cobrar mas sempre vem com recursos INDEFIRO, então siga sua índole. Eu… Se é SAMU dou lugar e tomo multa se é ecosalva ou Unimed, não levo multa.

Avatar
Cilas Vieira 16 de janeiro de 2022

Avancei o sinal pra dar a devida passagem, pois era a única opção, recebi a multa , recorri e perdi, tive que pagar e aínda perdi os pontos, se o paciente tiver sobrevivido valeu a pena.

Avatar
New 16 de janeiro de 2022

Legal, vc avança o semáforo vermelho e no momento que for a vez da ambulância o sinal fica verde. Quero ver você provar??!!

Avatar
Edson Silva de Souza 16 de janeiro de 2022

Aconteceu comigo, fui multado, recorri e perdi, recurso de multa não é sequer lido

Avatar
Reginaldo 16 de janeiro de 2022

Ctb é bem claro, a sirene pede passagem e não obriga, se vc tem onde sair e ficar atrapalhando o veículo de urgência e emergência pode ser multado , senão tem onde sair paciência né não tem como fazer milagres, bom senso , parabéns a vc que se preocupou com uma vida que estava precisando de uma resposta rápida naquele momento , pois a população é péssima pra entender isso, e quem sofre não somos nós equipe da ambulância mais o paciente que está a bordo, mais avançar o sinal não é uma boa opção.

Avatar
Rodnei 16 de janeiro de 2022

Um conhecido motorista de ambulância me disse uma vez desta forma: ” Quando uma ambulância lhe pedir passagem vc deixa ela passar sem que vc seja prejudicado, desta forma o limite sempre será para vc não ter nenhuma punição de trânsito.

Avatar
Sérgio Fontenele de Medeiros 16 de janeiro de 2022

Certa vez aqui em Recife fiz tal ato para passar. Avancei o sinal e fiquei atrasado na faixa de pedestre. Não recebi e nem notificação. Mas eu acho foi porque o ângulo que fiquei não dava para câmera flagrar.

Avatar
Luigi 16 de janeiro de 2022

Recorrer é perda de tempo, sempre será improcedente… Esses detrans e jaris são lixos…

Avatar
Sérgio silva 16 de janeiro de 2022

Gostaria de saber se fosse um parente seu pai,mãe ou irmão que estivesse na ambulância que vc faria?

Avatar
Rubens 16 de janeiro de 2022

Isso já aconteceu comigo e eu fui multado por avançar o sinal, porém recorri e foi aceito minha justificativa,eles puxaram nas câmeras e anularam minha multa. Porém a dor de cabeça é grande!

Avatar
Sérgio Ramos 16 de janeiro de 2022

A melhor opinião, tirar essas dúvidas no Detran, por quê?
Uma vez o meu ex patrão que era advogado, agora ele se aposentou, ele falou pra mim, qualquer dúvidas vc procura uma pessoa que entenda sobre as leis, por quê,o povo fala muitas coisas sem saber o que é o certo ou errado, essa é a pura realidade. Lamentável 🤔

Avatar
Calixto 16 de janeiro de 2022

A lei diz que a ambulância tem livre acesso então ao contrário do nós fazemos não somos nós que devemos avançar semáforo subir em calçada ir para acostamento e sim a ambulância então ela pode fazer isso tudo perante a lei conclusão vc não tem dar passagem ela tem que buscar uma alternativa já que tem trânsito livre

Avatar
Luis gil 16 de janeiro de 2022

Pelo detran esqueça o recurso…..reze pra nao acontecer isso com voce…..voce sera julgado como culpado encarceirado e se de por feliz se nao entrar na fila da cadeira eletrica……unico recurso sera a justiça comum atraves de um advogado….mais ou menos uns 3 anos……valor da sua multa mais ou menos uns quase 200 reais….pague e lembre nós somos somente brasileiros

Avatar
Robert 16 de janeiro de 2022

Não passo no farol vermelho não, pois a multa vem aí fico no prejuízo.

Avatar
Antônio 16 de janeiro de 2022

Em um país onde o maior ladrão foi absolvido pelo STF imagina o que pode acontecer no futuro onde esse ladrão está livre para roubar novamente.

Avatar
Geovanne Jardel Carraro 16 de janeiro de 2022

Não é bem assim, será multado igual, mesmo com advogado e provas vc será multado, comigo recorrendo de uma multa onde tinha vendido um veículo e assinado o recibo e avisando o Detran o atual proprietário fez várias multas e veio em meu nome! Recorri pois tinha as provas e avisado o Detran da venda, mesmo assim perdi o recurso! Não sei o que acontece nesse país, é uma vergonha, sequer lêem ou analisam as provas!

Avatar
DCA 16 de janeiro de 2022

A uns 15 anos aconteceu isso com uma amiga em Recife. Na foto do foto sensor aparecem a traseira do carro dela e da ambulância, ela recorreu e foi rejeitado o recurso.

Avatar
Marcos Henrique Mineo 16 de janeiro de 2022

Infelizmente as JARIS estão orientadas a sempre julgarem IMPROCEDENTE todo e qualquer recurso de multas, mesmo que esteja embasado no CNT, minha opinião pessoal é que eles sequer lêem os recursos que chegam.

Avatar
José Alves 16 de janeiro de 2022

Hoje com a tecnologia que temos nas mãos. Podemos gravar ou filmar é uma prova que podemos ter no futuro.mais é você é a lei. Até que prove o contrário.

Avatar
Marcos 16 de janeiro de 2022

Pois eu ja posso dizer q tomei essa multa ,tem q pagar p recorrer então vcs ja sabem o final

Avatar
Joe Michel 15 de janeiro de 2022

O cara tem que ser bem ingênuo pra fazer uma matéria dessas… Simples assim…vc será multado e ponto
A não ser que vc peça no SAMU um doc que comprove q a ambulância passou ali no exato momento da multa…
Estuda senhor, estuda… Veja na prática… Existe outro tipo de vida se sair de trás da mesa e vir para o mundo real ….

Avatar
CARLOS 15 de janeiro de 2022

Vai sonhando…
Certamente VIRÁ a multa e não vai adiantar nada recorrer….
Vão negar o recurso e ainda dificultar o acesso as imagens das câmeras de segurança ou dizer que não tem mais as imagens.

Avatar
Costa 15 de janeiro de 2022

Neste caso pare antes da faixa permitindo uma manobra de avanço não sendo necessário cruzar o semáforo, se parar em cima da faixa vai ter que ficar sobre ela ou a avançar o sinal.

Avatar
Adriano 15 de janeiro de 2022

Infelizmente o Brasil é forte no incentivo a Corrupção, programas que deveriam funcionar a favor do cidadão que quer nada mais, nada menos que o lógico,o mínimo de respeito. Hoje quando acordo pela manhã e faço minha programação fico em dúvida qual o lado escolher, o ladao “A” onde voce tem somente esperança de dar certo e logo o lado “B” o famoso jeitinho brasileiro, que vergonha… pra resolver os problemas procure em “off” aquele que cariba todos os documentos.

Avatar
Carlos 15 de janeiro de 2022

Esquece, paga e segue sua vida. É perda de tempo recorrer de multa, 90% são indeferidas sem ao menos eles lerem. Na próxima, avance, não importa o quanto buzinem.

Avatar
PAULO motta 15 de janeiro de 2022

Se tiver que dar passagem coloque uma tarja preta nas placas pra não ser identificado pois a multa é gerada e o recurso aempre é negado pelas jaris

Avatar
SARGENTO RÔMULO 16 de janeiro de 2022

KKKKKKK, Parece que é interessante, mas quero ver quem vai ficar com uma tarja preta e se vai dá tempo de descer e colocar a bendita tarja preta, melhor você ter um remédio de tarja preta e ficar doidão e pensar o que fazer! Kkkkkkkkk

Avatar
Artur Jorge Neto 15 de janeiro de 2022

Recorrer multas de trânsito na maioria das vezes e perder tempo , 80 por cento nem são lidas e indeferidas sem ler , o Jari recebe centenas e não conseguem ler todas.

Avatar
PAULO motta 15 de janeiro de 2022

Sim, é multado se houver radar fotográfico e o jaris como é de praxe sempre da indeferido sem sequer analizar câmeras de vídeo ou fotográficas, para evitar esse transtorno é só evitar de parar próximo do sensor da câmera localizado na faixa, já vi muita gente ser multada assim e nenguma ganhou no recurso impetrado pelos condutores.

Avatar
Guanali pereira 15 de janeiro de 2022

Meu nome é guanali. Fiz uma ultrapassagem em faixa continua nessa rodovia lá em rocha leão, em rio das ostras,pois estava com uma emergência. Era minha tia de 86 anos que faleceu dois meses depois. A rodovia tem a velocidade de 80km por hora,mas havia um caminhão transitando a 40,um veículo todo sem condições. Olhei e vi que a outra faixa estava limpa sem veículo,então fiz a ultrapassagem. Fui multado em 2934 reais. Recorri duas vezes e nada. Fui na sede na avenida Brasil,e ainda me trataram com chacota. Detalhe: sou deficiente. Não adianta recorrer….não dá em nada

Avatar
João eures. 14 de janeiro de 2022

Um agente de trânsito mandou eu ficar na faixa para um ambulância passar, fui multado
Ele mesmo multou com certeza.

Avatar
Pedro Bizzotto Netto 14 de janeiro de 2022

Não tenho dúvidas que será multado por infração gravíssima e terá sete pontos anotados no seu score de pontos negativos.na sua CNH.Recursos são possíveis mas raramente são julgados favoravelmente ao motorista ,mesmo com todas as alegações sendo provadas verdadeiras no recurso protocolado ao órgão municipalque fiscaliza o transito. É Assim que as coisas funcionam no Brasil.

Avatar
João Martins de Oliveira Neto 14 de janeiro de 2022

Não acredite em agente de trânsito aqui em SJC em horário de pico os marronzinho fica nos faróis mandando passar depois chega a notificação e multa

Avatar
JOAO BATISTA DOS ANJOS 14 de janeiro de 2022

Concordo plenamente com Luiz Renato de lara está de parabéns seu comentário te apoio 100 por cento.

Avatar
Luiz Renato de Lara 14 de janeiro de 2022

Vai depender das autoridades compatível mas como estado são Paulo com governo DÓRIA pode crê k vai esse governador mais ladrão de são Paulo

Avatar
Romero Santos 15 de janeiro de 2022

Você não conhece Paulo Câmara, Governador se Pernambuco, perto dele Doria é um bebê.

Avatar
Antonio Carvalho 14 de janeiro de 2022

Na teoria é lindo, na prática é outra coisa. Fui multado por um agente de trânsito (transposição de barreira de trânsito) pois “embiquei o carro” em 2 cones afim se dar passagem para a ambulância. Assim qur ela passou, voltei para a via e segui meu caminho. Recorri e perdi. Não abro mais para ninguém. Que se dane!!!

Avatar
Paulo Dornelles 14 de janeiro de 2022

Isto só irá mudar quando irmos as ruas protestar de verdade, assim como vamos a inúmeros eventos que só fazem encher os cofres públicos, a final quem cala consente.

Avatar
Moisés 14 de janeiro de 2022

Realmente é uma situação complicada e na minha opinião isso só vai mudar quando existir em nosso país leis justas e não o que temos hoje uma indústria de multas

Avatar
PAULO motta 15 de janeiro de 2022

Eu também não dou acesso pra veiculos se não houver possibilidade

Avatar
Gilson Borel de Souza 14 de janeiro de 2022

Vai lá avanço semáforo com radar para ver se você conseguirá ganhar essa causa pois eu já tive um veículo roubado que passou no radar acima da velocidade entrei com recurso com boletim de ocorrência com a hora da ocorrência dos fatos alegando que não fui eu que tava dirigindo veículo e o veículo tinha sido Furtado aí eu faço aquela pergunta eu ganhei não eu perdi tá é uma coisa que você não ganha nunca é uma infração de trânsito então meu amigo na dúvida se você sabe que ali tem um radar não avance porque vai te dar dor de cabeça você não irá ganhar essa causa infelizmente…

Avatar
Eu 14 de janeiro de 2022

Sempre pare afastado da faixa de retenção, esse espaço vai ser útil pra diversas coisas, inclusive para a manobra para dar espaço para veiculos de emergência.

Avatar
Moisés 14 de janeiro de 2022

Correto, é uma boa alternativa

Avatar
Miguel Sebastião Moreira 14 de janeiro de 2022

Estava parado na Av São João e, um marronzinho da CET falou para mim sair sobre a faixa de pedestre,para dar passagem a uma ambulância.Resultado,ele mesmo me aplicou uma multa por parar sobre a faixa de pedestre.

Avatar
Fernando B. 14 de janeiro de 2022

Sério isso? Se eu vejo ele fazendo isso, juro por Deus que desço do carro e vou partir pra pancadaria

Avatar
PAULO Motta 15 de janeiro de 2022

Eu não tenho dó quando uma autoridade de trânsit é
espancada, eles sai muito safados, ganham comissão por aplicar multas

Avatar
João eures 14 de janeiro de 2022

Aconteceu comigo em bh. Safados

Avatar
Rafael Correa Especialista em Policiamento de Trânsito 14 de janeiro de 2022

A informação esta equivocada, nesse caso vc faz o possível para não obstruir a passagem, se deslocando para lateral… Mas não pode infringir o sinal vermelho.

Avatar
Pedro 14 de janeiro de 2022

Já fui multado em uma cidade que nunca fui!
Levei duas multas recorri,mas tive que pagar, mesmo com provas que não estava naquele local no dia da multa!

Avatar
Reinaldo Antônio Pinto 14 de janeiro de 2022

Besteira e perca de tempo…. não resolvem nada ..só sabem cobrar.

Avatar
Ricardo Lou 14 de janeiro de 2022

Já fui multado nesta situação em São Paulo, no bairro da Ponte Pequena, está parado no semáforo com faixa de pedestre e sobre ela o sensor do radar, ao me posicionar na faixa para um aviatura do bombeiro passar fui autuado. Recorri em todas as instâncias e foram negados todos os recursos, paguei e não passo mais naquela rua

Avatar
Wilson 14 de janeiro de 2022

Acho que o melhor a fazer é deichar um espaço pra manobrar sem avançar o sinal nos cruzamentos onde tem radar

Avatar
Rangel Vanderlei 14 de janeiro de 2022

Aqui em Maceió “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”. Não adianta recorrer da autuação porque o “órgão de trânsito” jamais vai deferir o seu pedido. O que eles querem mesmo é o “dindin” da multa. A finalidade da guarda de trânsito aqui é só para produzir multa, ficam o dia todo dentro de suas confortáveis viaturas, com ar condicionado ligado e multando o miserável do contribuinte.

Avatar
Clelio Augusto Vicente 14 de janeiro de 2022

O bom é ligar o celular e filmar e ainda fotografar. Porque pra recorrer contra a arrecadação através de multa e muito complicado.um motorista de ambulância me deu esse concelho.

Avatar
Moisés 14 de janeiro de 2022

Isso não funciona, sua petição não servirá de provas para te isentar da penalidade. O melhor a fazer e parar longe da faixa com espaço suficiente para se necessário dar a passagem

Avatar
Jose 14 de janeiro de 2022

O governo não quer saber se deu passagem para ambulância o governo quer dinheiro

Avatar
Cleber Gomes 14 de janeiro de 2022

Discordo, eu fui multado por dar passagem a polícia que vinha pra cruzar, eu estava no verde mas tive quê parar pra viatura passar, parei na feira e fui multado pq ficou vermelho na hr que a viatura passou.
Recorri e negaram o recurso.

Avatar
Everton 14 de janeiro de 2022

Infringir o sinal vermelho, nessas condições não gera multa , pôr está abrindo caminho para veículos de emergência!

Avatar
Jose 14 de janeiro de 2022

O bom é provar porque o governo não quer saber ele quer dinheiro

Avatar
Fernando B 14 de janeiro de 2022

Você que pensa. Estamos no Brasil e aqui eles rabiscam e não aceitam o recurso

Avatar
PAULO motta 15 de janeiro de 2022

Gera multa sim, se o semaforo estiver fechado e não houver possibilidade eu não dou passagem não, aliás se até a prioria ambulancia leva multa e conheço muito mororista de ambulância impedidos de dirigur por excesso de pontos na carteira

Avatar
Everton 15 de janeiro de 2022

De acordo com o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro, de incêndio, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes, é infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293,47.

Avatar
Everton 15 de janeiro de 2022

O Denatran afirmou que se o veículo de emergência estiver pedindo passagem, ou seja, com as sirenes ligadas, o motorista parado no sinal vermelho (com ou sem radar de avanço) pode ultrapassar o semáforo. O comportamento, segundo o órgão, não irá resultar em multa. Isso porque o sistema do órgão autuador consegue verificar que o veículo de emergência cometeu a infração no mesmo dia e horário que o carro e cancela ambas as multas.

Avatar
Monteiro 15 de janeiro de 2022

Everton vc mora em qual Pais??? Pq aqui nesse circo multa sim pode recorrer ao Papa e nao ganha..eu anexei a foto do Radar da ambulancia e meu carro..perdi..

Avatar
Bruno Ribeiro Valle Macedo 14 de janeiro de 2022

Sugestão estranha mas vejo como lógica: Sair do carro, empurrar para o sentido contrário ao qual a ambulância for passar. Haverá a justificativa que em realidade você não era condutor do veículo (ver conceito de condutor) logo que o mesmo estará desligado e em eventual multa explicar que o carro apresentou defeito no momento em que era necessário passar ambulância (dever de agir como cidadão) e direito de se socorrer bem como liberar a passagem para todos que vinham atrás (local de carro com pane é no acostamento, sentido da direita). Se vai servir ou não eu não sei mas no desespero, faria isso como justificativa.

Avatar
José Flávio 14 de janeiro de 2022

Até vc descer e empurrar o carro a farol já abriu e fechou umas quatro vezes, sujestão imbecil essa sua!!!

Avatar
Fernando B 14 de janeiro de 2022

Que ideia de jericó. Até fazer isso o farol já abriu e vc travou ainda mais o trânsito

Avatar
Mick Doberman 14 de janeiro de 2022

Kkkkkkkkkkk cada idéia de girico…

Sair do carro pra empurrar, pra dizer que o carro deu pane kkk

Quantos anos você têm?! 4anos??

Parece criança que acha que é esperto com as mentirinhas que os pais estavam acostumados a fazer e que depois de adutl estão Safos nisso.

Avatar
Antônio 14 de janeiro de 2022

Se não der passagem gera multa, se avançar sinal vermelho, gera multa. Vaiii Brasil… Ah! Se subir na calçada, GERA MULTA!!! Kkkkkkkkkk . Tome!

Avatar
Márcio 13 de janeiro de 2022

Difícil está solução em avançar o sinal para deixar a ambulância passar, receber a multa e após argumentar pra tentar reaver seu dinheiro. Olha o trabalho que o motorista vai ter sem ter culpa. Vai entrar com a argumentação e se der sorte pega a grana de volta! Brasil não é um País de gente séria.

Avatar
Isaac Ribeiro 13 de janeiro de 2022

Também concordo infelizmente vivemos num país de gente sem escrúpulos e aquele que proceder assim infelizmente vai ficar no prejuízo.

Avatar
Tulio 13 de janeiro de 2022

Video? Todos os semáforos tem câmera? Ridícula a reportagem…

Avatar
Heber Nobre 13 de janeiro de 2022

Você não pode mexer no celular dirigindo, como vai dar tempo de filmar oi tirar foto. Eu não saio, infelizmente. E uma burocracia danada.

Avatar
REGINALDO Alves 13 de janeiro de 2022

Resumindo: pare no semáforo de uma forma que dê como manobrar e dar passagem sem furar o sinal.
Se der passagem pode levar multa, se furar o sinal pode levar multa.
Brasil país difícil

Avatar
Hugo Marques 13 de janeiro de 2022

Se o semáforo tiver câmera que multa, eu não avanço. O motorista pode buzinar a vontade que não irei abrir passagem.
Não sou banco para ficar liberando dinheiro assim para o detran.

Avatar
Samu 13 de janeiro de 2022

Vc está certo afinal as outras ambulâncias estão carregando jumento e não pessoas que estão
Precisando de socorro rápido neh?

Avatar
Vinicius Moriconi Pacheco 13 de janeiro de 2022

Não importa se vai ser multado ou não. Avança. Pode ser só um irresponsável usando a sirene sem necessidade? Pode. Mas pode ter uma vida em risco. Não tem multa que valha mais que isso. Como saber o caso? Não tem como. Por via das dúvidas, vale a situação de maior risco à vida. Minha opinião. Sempre haverá quem dela discorde.

Avatar
Lin Machado de Lima 13 de janeiro de 2022

Eu desço do carro e vou conferir se há paciente na ambulância. Se não tiver, ela pode buzinar e tocar sirene à vontade que eu não saio da frente. Conheço caso de um leitor que avançou sinal na Tijuca pra ambulância passar e a multa veio direitinho. Está até hoje tentando cancelar a multa, e o nosso Detran só dá o processo como indeferido.

Avatar
Victor 16 de janeiro de 2022

Não estou dizendo que é pra dar passagem, mas ambulância vazia pode estar indo atender uma urgência.

Avatar
José Luiz 14 de janeiro de 2022

Corretíssimo!!!

Avatar
Rafael Jou 13 de janeiro de 2022

Os únicos que dou passagem é RESGATE e SAMU. Para outras ambulâncias eu ignoro. Pois eles não tem prioridade.

Avatar
Wellington 13 de janeiro de 2022

Resumindo não avance semaforo para dar passagem, voce vai ter tanta dor de cabeça que vai preferir pagar a multa carissima e perder os pontos na carteira. O ideal é encostar o maximo que der para o centro e ela avança subindo duas rodas na guia. Simples

Avatar
Wesley 13 de janeiro de 2022

Semáforo q tem fiscalização eletrônica nao avanço aqui no Rio, agora se não tiver o radar do passagem de boa, pq a multa e certa e depois eu q me ferro por dar passagem talvez até pra uma ambulância q só quer cortar o trânsito sem emergência

Avatar
Oscar 13 de janeiro de 2022

em cima de tantos impostos a cidade também nos rouba com multas

Avatar
Luiz 13 de janeiro de 2022

Recorrer sobre essa inflação. Será que vale a pena. A dor de cabeça que o condutor terá. Sei da punição de 7 pontos, do valor. Mas deveria ser mais facil

Avatar
Igor 13 de janeiro de 2022

Muito legal a matéria, sempre valida a abordagem. Mas em resumo não chegamos a lugar nenhum, este país de pessoas (políticos e responsáveis de manutenção das leis). Sempre Preocupadas em auto se promover com leis, só criam coisas para impactar e levantar o ego, reparem que em rede social, por melhor que seja a notícia ou valida, o ser humano tá ali se promovendo ou alguém quer dar notícias “se mostrando”, ninguém faz algo sem pensar em aparecer. Digo isso tudo, pq a questão da matéria fica em esquecimento, mas quando “um” descobrir que dá para “aparacer” , aí sim resolve. Enfim, estamos atrasado para resolver tal situação, pq ninguém quer pegar p criar uma lei sem ser notado, não é pela lei ou pela solução e sim se quando resolver vai ter seu crédito ! Por isso tanta leis para serem boas no esquecimento e leis que já existem e tem solução, sendo explorada e criando moda para cada hora um aparecer dizendo : FUI EU !

Avatar
Luis Adnan 13 de janeiro de 2022

Falou tudo! E nao disse nadA !!! kkk

Avatar
Claudio Lima 13 de janeiro de 2022

Aconteceu exatamente comigo.Recorrí da multa e não adiantou.Brasil!!!

Avatar
Dirfsgo 13 de janeiro de 2022

Já avancei várias vezes em Belo Horizonte e nunca chegou nenhuma multa. Acho que conseguem visualizar na hora o ocorrido. Ambulância tem prioridade e temos sim que sair da frente. Só que precisa ou trabalha neste importante serviço sabe como faz diferença.

Avatar
Fernando B 13 de janeiro de 2022

Em Minas não é igual SP que muitos semáforos tem câmera ou radar

Avatar
DIRFSGO 13 de janeiro de 2022

Na região central de Belo Horizonte e grandes vias praticamente todos os semáforos tem avanço ou radar. Quando aparece uma ambulância e sou o primeiro carro puxo o carro por sobre a faixa de pedestre ou até após ela e paro ali para aguardar a ambulância passar e o sinal abrir novamente. Assim o pneu do carro passa sobre os sensores. Não sei se pela baixa velocidade ou talvez veroficarem que eu parei após o semáforo a multa nunca chegou. Já foram várias vezes. Pode ser que a fiscalização varie de lugar para lugar.

Avatar
Anderson 14 de janeiro de 2022

Os equipamentos de fiscalização de avanço de sinal, são cameras que filmam ininterruptamente e no caso do avanço para passagem de carro de emergencia, os dois estarão filmados. Sendo assim na propria central os monitores ja desconsideram a multa. Em BH funciona assim.

Avatar
Geraldo Fernandes Baptista 13 de janeiro de 2022

Boris, com todo respeito dá uma revisão na sua resposta. Primeiro, 99% dos sinais no Brasil não tem câmera. Segundo, avançar o sinal pode causar outro acidente e outra ambulância será deslocada e por aí vai. Terceiro, já ocorreu comigo eu ter já passado no sinal com rua congestionada e o guarda saiu multando todos, eu desci e fui com ele e ele mandou ver a multa, recorri e nada. Sinceramente, esta sua citação deve ser repensada.abraço

Avatar
Rogério Martins 13 de janeiro de 2022

Muitas pessoas perdem no recurso, porque primeiro é a prefeitura que quer dinheiro. Na segunda estância,ganha. Isso acontece se até você errou o dia e andou no rodízio.
Na hora de relatar, tome muito cuidado em ser detalhista, pegue o prefixo ou a placa da ambulância. Preencha o formulário com escrita a mão de próprio punho.
O correto é não atravessar o sinal, más quando fizer, pare em cima da faixa de pedestre e deixa a viatura passar.
Outra dica é, “JAMAIS PARE COLADO NO VEÍCULO DA FRENTE”. DEIXE um ESPAÇO que você tenha a VISÃO de ver OS PNEUS do carro a frente no ASFALTO. Assim quando a viatura estiver atrás de você ou do lado, terá distância pra manobrar e dar a passagem.
No semáforo pare na distância em que você vê a faixa que atravessa a rua antes da faixa de pedestre e faça o mesmo procedimento anterior.
Bom senso e educação ajuda muitas pessoas.
DEUS abençoe!

Avatar
George herminio 13 de janeiro de 2022

Minha irma em sao paulo deu passagem. Resumindo ta pagando as custas dp processos e teve bem apreendido isso pq abriu passagem e na hora d recorrer foi indeferido cm tdos os procedimentos nevessarios hr da passagem do carro prefixo e td mais

Avatar
Luis Silva 12 de janeiro de 2022

Não abriria nem a pau! E outra, pelo tempo que as ambulâncias demoram a chegar para socorrer alguém moribundo, não é 60 segundos aguardando num semáforo que vai fazer a pessoa sobreviver.

Avatar
Luiz 13 de janeiro de 2022

Infeliźmente neste caso, haverá multa do seu veículo. Pois está atrapalhando o trânsito

Avatar
Oliveira de Araujo 12 de janeiro de 2022

Ambos são infrações gravíssimas e tem o mesmo valor de multa. Neste caso não daria passagem, pois correria o risco de me acidentar com outro veículo no cruzamento, mesmo que isso custe a vida de quem está sendo socorrido. E não venha com essa de que seria um pai ou mãe meu. Primeiro vem o dinheiro e depois a vida, afinal dono de funerária não quer gente viva.

Avatar
Gabriel da Silva 13 de janeiro de 2022

Art. 189
Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES
Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa.

Avatar
Fernando B 13 de janeiro de 2022

Gabriel, tanto faz. A multa do farol vermelho é a mesma.

Avatar
Reginaldo 16 de janeiro de 2022

Falou tudo

Avatar
Edinho 13 de janeiro de 2022

Mas se fosse parente desses que não dão passagem concerteza até da ambulância ia descer pra empurrar os carros.

Avatar
Fernando B. 12 de janeiro de 2022

Você poderá escrever, falar, gritar, espernear ou qualquer outra coisa do tipo, seu recurso será indeferido e a multa chegará. Nessa condição eu não abriria passagem nem a pau pois sei como funcionam as coisas no Brasil.

Avatar
Alexandre 12 de janeiro de 2022

Esse é um assunto importante. Não há nenhum trabalho dos órgãos de trânsito para orientar e estabelecer procedimentos nos casos onde a abertura para passagem de veículos de emergência possa gerar infração de trânsito. É muito mais fácil e rentável jogar essa responsabilidade e eventuais problemas somente sobre nós condutores.

Avatar
Josue 12 de janeiro de 2022

Resumo da historia: sim, vai ser multado e se recorrer, vai ser indeferido.
As “autoridades” de trânsito estão nem aí p recursos de multas, nem olham a justificativa, essa é a verdade

Avatar
Céligny 12 de janeiro de 2022

Certa vez fui multado por transitar com os faróis desligados na BR-101, na região de São José – SC.
Como naquele dia e hora eu estava em casa, recorri e a multa foi cancelada.

Avatar
Fernando B. 12 de janeiro de 2022

Agora explique como você provou que estava em casa. Pois no caso de fiscalização de trânsito existe o absurdo que é EU ter que provar que estou certo ao invés do marromzinho (ou a CET) provar que eu cometi o erro, pois o ônus da prova cabe a quem acusa.

Avatar
Jhon 12 de janeiro de 2022

Eu recebi uma multa de velocidade na Bahia em 2018, nunca fui lá. Fui em tudo é quanto lugar pra tentar cancelar, me passaram um telefone do órgão de trânsito de lá, conversei por menos de 5 minutos com a menina e com 5 dias a multa foi cancelada.
Perguntei a ela qual era o veículo, era um caminhão e o meu é moto, erraram na letra da placa.
Do caminhão era “W” e a minha era “U”

Avatar
Deixe um comentário