Consumo de motor turbinado é inferior ao aspirado?

Alguns leitores questionam a eficiência da do motor turbo em comparação com o aspirado. Afinal, os motores turbinados são mesmo eficientes?

Motor turbinado é mais eficiente do que o aspirado
Motor turbinado é mais eficiente do que o aspirado (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
11 de janeiro de 2022 21:32

Já ouvi mais de uma vez o seguinte comentário: “Essas novas tecnologias nem sempre funcionam. Veja só o que aconteceu com o motor Renault: o 2.0 aspirado foi substituído pelo 1.3 turbo no Renault Captur”.

E completam: “sem nenhum resultado prático, pois o consumo dos dois é o mesmo. Ora, o turbinado não tem que  aumentar a eficiência, já que aproveita uma energia que era desperdiçada pelo escapamento?”

E o raciocínio leva então à conclusão de o consumo de um motor 1.3 turbo deveria ser menor que o do 2.0 litros aspirado. Mas a conclusão é falha, pois eficiência não se define apenas pelo consumo.

VEJA TAMBÉM:

Digamos que o motor 1.3 turbo tenha um desempenho bem superior ao 2.0 aspirado.

E tem mesmo! Neste caso, se o consumo é o mesmo e o desempenho é superior, é óbvio que o turbinado tem maior eficiência do que o aspirado.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wanderlei Wilke Taxista 13 de janeiro de 2022

Os motores aspirados eu acho muito mellhores e mais seguros pois a manutenção e muito mais barato eu fico com os motores aspirados enquanto existir…

Avatar
lafayette pereira de magalhaes 12 de janeiro de 2022

Tenho tres carros turbo na garagem e os tres são economicos com bom desempenho (T Cross/Polo e Onix)

Avatar
Fabiano 12 de janeiro de 2022

Sim, mas se o motor é mais eficiente, andando nas mesmas condições (aceleração, velocidade, peso, relevo) o consumo do 1.3 turbo deve ser menor sim, pois como é mais eficiente seu esforço para romper a inércia e manter a aceleração constante é menor.

Avatar
Mister Gasosa 11 de janeiro de 2022

Potência e torque não são palpáveis, logo o que nos dá a noção de desempenho é a aceleração de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima.
Já o consumo é totalmente palpável e como….
Assim eu sempre escolho um carro que quero comprar que faça de 0 a 100 km/h em 10 (dez) segundos ou menos e o consumo deve caber no meu bolso.

Avatar
Deixe um comentário