Freio de mão elétrico travado: o que fazer?

Com a chegada do freio elétrico, muitos motoristas ficam sem saber o que pode acontecer com ele se a bateria do carro acabar

Por Boris Feldman 25/05/18 às 21h30
honda civic freio eletronico epb

Algumas novidades eletrônicas deixam os motoristas preocupados, pois ninguém ignora que o avanço tecnológico contribui de um lado, mas quase sempre traz um probleminha do outro. Uma destas novidades recentes é o freio de mão elétrico.

O freio de mão (ou freio de estacionamento) sempre foi acionado pelo motorista por uma alavanca ou pedal. Mas o freio elétrico é acionado de duas maneiras.

Ele trava o carro automaticamente quando o motorista desliga o motor. E o destrava quando se liga o carro e o coloca em movimento. Mas tem sempre, também, o comando manual, que permite ser acionado pelo motorista.

Bateria acabou: como destravar o freio de mão elétrico

Alguns motoristas receiam deixar o carro estacionado com o freio de mão elétrico acionado numa descida ou subida íngreme, ocorrer de a bateria se descarregar por qualquer motivo (faróis ligados, por exemplo) e o freio destravar o carro por falta de corrente elétrica.

Entretanto, é exatamente o contrário do que se imagina: o carro jamais desceria morro abaixo por ter ficado sem bateria, mas o motorista teria problemas para destravá-lo e não conseguiria sair do lugar. Ou seja, se o freio estiver acionado, só é possível soltá-lo com corrente elétrica disponível.

Se a bateria pifa, o motorista não movimenta o carro pois o freio elétrico só destrava o carro com a troca da bateria por outra carregada ou com auxílio externo de uma outra, para carregar a do carro (a famosa “chupeta”).

Freio elétrico em situação de emergência (acionamento com o carro em movimento)

O freio de mão elétrico também pode ser usado em caso de emergência, como uma falha no sistema principal. Neste caso, o botão de acionamento deve ser puxado e segurado para que o sistema entre em ação.

Em alguns modelos, o freio elétrico, em situação de emergência, só atua sobre as rodas traseiras. Em outros, pode atuar sobre as quatro rodas.

Freio de mão elétrico do Civic

Hoje, diversos carros têm freio de mão elétrico: Na linha Honda, o Civic e o HR-V têm freio elétrico. Os Jeep Compass e Renegade também têm o freio de mão elétrico. Na Volkswagen, Jetta, Tiguan e o Golf “alemão” têm o dispositivo.

Foto Honda | Divulgação

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alice 7 de julho de 2021

Olá galera vocês podem me ajudar a resolver esse problema o nosso e um jeep renegate como faz para resolver por favor

Avatar
Katia 4 de janeiro de 2021

Oi, Márcia. Como já é dia 4, desejo que não precise mais deste comentário… Não sei o modelo de seu carro, mas no meu caso (já faz tempo, não me lembro bem…) havia uma ferramenta específica, pequena, vinda junto com o carro, que precisava ser encaixada num compartimento acho que no assoalho. Mais uma vez: melhor olhar o manual (nem que tenha que baixá-lo pelo celular!). Funciona… Ótimo 2021!

Avatar
cefas souza 19 de abril de 2019

Caro amigo, o titulo da matéria oferece uma solução para falta de bateria, e isso não foi resolvido. Se eu tiver outra bateria como fazer? “Acabou a bateria e o seu freio é elétrico? Saiba como resolver” sem bateria.

Avatar
Luciano 16 de dezembro de 2019

Pouca informação ao próprio. Existe a possibilidade de destravamento manual, encontrará uma chave que provavelmente vai ser a mais estranha junto ao kit do pneu reserva, essa essa chave vai liberar as rodas

Avatar
Paulo 27 de outubro de 2020

Amigo, poderia me explicar com o fazer isso? Estou naestrada em pane com no freio de estacionamento travado

Avatar
Jahir 23 de dezembro de 2020

Oi, conseguiu liberar? Como resolveu? O meu travou também.

Avatar
jose roberto amorim 9 de abril de 2019

Disse bem Nem todos tem o dispositivo manual de destravamento , Semana passada um Renegate deu pane na saida da garage aqui do predio , não pegava nem soltava o freio , foi arrastado lixando os pneus pelo guincho

Avatar
Luciano 16 de dezembro de 2019

Lamentável, parece que nem tds que fazem reboque de veículos tem conhecimento, existe sim.
Provavelmente vai encontrar uma chave estranha junto ao kit de troca do pneu (junto ao macaco, chave de roda etc) essa chave vai ter um local no interior do veículo que vai destravar as rodas , obs: depois do reparo voltar a chave para posição original

Avatar
Katia 15 de abril de 2020

Verdade; eu descobri da pior forma: tendo que ler o manual embaixo de chuva, com todos os vidros abertos enquanto o guincheiro simplesmente aguardava pela solução! Recomendação: cada vez que trocar de carro por um modelo diferente, LEIA CADA LINHA DO MANUAL!!!

Avatar
Marcia couto 3 de janeiro de 2021

Preciso de ajuda também estou viajando e meu carro travou também freio eletrônico

Avatar
Sandro Ricardo Ribeiro Coelho 25 de março de 2021

Tenho um Renegade e falo com propriedade: TRAVA COM FREQUÊNCIA E IRRITA O PROPRIETÁRIO. Pior é que nem a JEEP tem solução para o problema. Cada hora é uma piada nova que contam.

Avatar
Felipe Brito 9 de julho de 2018

Excelente matéria. Mas os veiculos com freio elétrico, não todos, tem um dispositivo de destravamento manual do freio de estacionamento. Tenho um Citroën e dispõe desta solução para o caso de ficar sem energia da bateria.

Avatar
jose roberto amorim 9 de abril de 2019

Disse bem Nem todos tem o dispositivo manual de destravamento , Semana passada um Renegate deu pane na saida da garage aqui do predio , não pegava nem soltava o freio , foi arrastado lixando os pneus pelo guincho

Avatar
Deixe um comentário