Devo acelerar o carro antes de desligar ou depois de ligar?

No áudio de hoje, Boris Feldman responde se essa dica, adotada por tantos motoristas, realmente faz bem para o carro

iStock 464403991
Por Boris Feldman
23 de março de 2018 13:00

Você já ouviu aquela recomendação de que se deve acelerar o carro antes de desligar o motor? Outros indicam uma “pisadinha” logo após ligá-lo, pela manhã. Mas será que precisa mesmo? A resposta é que não, e o Boris explica.

Um ouvinte do AutoPapo disse que conversava com um amigo sobre automóveis quando surgiu a seguinte dúvida: devo acelerar o motor antes de desligá-lo à noite ou somente quando ele é ligado no dia seguinte, pela manhã?

Talvez, ainda, nas duas situações? Eles não chegaram a conclusão alguma, e nem havia como chegar, pois ambas as hipóteses estão erradas.

Não se deve acelerar o carro antes de desliga-lo

Não se acelera o motor quando se desliga o carro e muito menos quando o ligamos na manhã seguinte. Acelerar antes de desligá-lo resulta no acúmulo de certa quantidade de combustível, dentro do cilindro, que não é queimada e vai escorrer para o cárter e contaminar o óleo.

Pela manhã, ao se ligar o motor, também não se deve acelerar o carro. Esta é uma hora crítica em que seus componentes internos estão funcionando com pouca lubrificação, pois o óleo do cárter ainda não chegou lá.

Ou seja, não deve-se acelerar o carro antes de desligar o motor, à noite, e nem de manhã ao ligá-lo novamente!

No áudio de hoje, Boris Feldman explica por que não devemos acelerar o carro antes de desligar e nem depois de ligá-lo, pela manã.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo lima 16 de abril de 2019

É mestre… Sua dica é muito boa para carros com injeção eletrônica, porém, acredito que você não tenha muita experiência com carros carburados ou pior, além de carburados utilizam o famoso dínamo! Com certeza e inclusive vinha como fica nos manuais desses veículos a prática de acelerar pelo menos uma e não mais que duas vezes antes de dar a partida. Claro que mesmo nesses carros é totalmente inviável acelerar após desligar. Mas fica a dica.. abraço

Avatar
Izabel 24 de maio de 2018

Olá tudo bem? Eu gostaria de saber se o ar condicionado do carro gasta combustível e guanto

Avatar
William 27 de março de 2018

Boris na verdade eu gostaria de saber se ao dar partida no carro e acelerar com a marcha em neutro, existe a possibilidade de se virar os anéis do motor?
Pois mandei meu carro pra fazer o cabeçote e ao pegar o carro de volta está ”fumando” muito coisa que não acontecia antes, e o ”mecanico” disse que isso aconteceu pois eu dei partida no carro em ponto morto e acelerei. E agora essa fumaça está saindo também pelo próprio motor acho que pela junta do cabeçote.
Será que você pode me ajudar ? Desde já agradeço pela atenção.

AutoPapo
Felipe Boutros 27 de março de 2018

Olá, William. Tudo bem? Você pode, por favor, enviar a sua dúvida no https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/

Obrigado e abraço

Avatar
Deixe um comentário