Bola de reboque, película e outros acessórios proibidos

O protetor de carter não é proibido, mas há alguns outros itens que podem causar dor de cabeça se forem pegos na fiscalização

engate bola portal
Cuidado com estes que são realmente proibidos (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
28 de julho de 2022 20:02

Eu condenei aqui recentemente o protetor de cárter, aquela chapa de aço que se coloca debaixo do motor para protegê-lo. Um acessório deve ser instalado se homologado pelo fabricante. Mas respondendo a algumas questões, não é proibido.

VEJA TAMBÉM:

Apesar de em alguns carros até prejudicar a segurança dos passageiros, pois interfere na resistência ao impacto frontal. Mas existem sim alguns acessórios proibidos. Como por exemplo aquele famigerado engate bola condenado por algumas fábricas.

A película que escurece os vidros, o chamado insulfilm, também é proibido se ele escurecer os vidros mais do que o permitido pela legislação.

E também substituir as lâmpadas originais dos faróis por outras mais intensas.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
47 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wagner 4 de agosto de 2022

Todos carros da Fiat pode ter engate tá no manual

Avatar
Heleonardo Ramos de Oliveira 4 de agosto de 2022

É a fábrica de multa, o governo não produz nada então tem que inventar uma maneira de tomar dinheiro de quem produz

Avatar
Manoel 4 de agosto de 2022

Se os engates de tração são proibidos, como emplacam as carretas, as quais só podem ser rebocadas mediante o uso desses dispositivos? E quanto às montadoras que já equipam seus produtos com os engates? Creio haver equívoco nessa afirmação.

Avatar
Anderson 3 de agosto de 2022

Se Insulfilm e proibido porque os carros oficiais faz uso dos mesmo fora do percentual?Não estariam os mesmo fora da lei?

Avatar
Her 3 de agosto de 2022

Tem que se preocupar com tanto imposto que pagamos e andamos em estrada toda esburacada, isso sim provoca acidente. Lâmpadas muito forte também sou contra, o resto e de cada um, mais ninguém multa o Estado por falta de manutenção.

Avatar
Renato 3 de agosto de 2022

Deveria ter visto antes de lançar no mercado, vai enfiar essas bolas agora aonde

Avatar
Aílton fonseca dê oliveira 3 de agosto de 2022

Concordo em falar de punir esses irresponsável quê altera a característica do veículo quê perturbe no trânsito as multas deveria ser 10 vezes mais sobre o valor de cada intem quê ele altera no veículo ex celular.descarga.farol son trabalhar carro.e etc ai sim vou ver uma justiça correta

Avatar
Paulo Fernando 4 de agosto de 2022

Não existe mecanismo que multe o motorista que está com luz que chega as pessoas opostas.so Lari Lari.as mudanças no trânsito estão só angariar receitas,como único meio de aumentar . Agora seus fiscalizadores chamados agentes principalmente os PRF, são os que mais criam problemas.Eles entram no governo pra unicamente atrapalhar os condutores.Nunca ajudam em suas fiscalização

Avatar
Josenei Fidelis Braga 2 de agosto de 2022

E preciso+fiscalização pois é muita gente que não respeita a lei, os faróis por exemplo quem modificar deveria ter o veículo apreendido poi tira a visão de outros condutores.

Avatar
Leandro Silva 3 de agosto de 2022

Tem gente que coloca lâmpadas de LED mas não sabe o que tá fazendo. Lâmpadas de LEDs baratas por exemplo não tem foco só tem brilho e os manés que colocam acham que estão abalando..esses sim deveriam ser apreendido. Mas existe lâmpadas boas e melhores que halógenas com 4300k sem ofuscar e melhorando muito a visibilidade. Custam caro é por isso que não é pra qualquer um.

Avatar
Josenei Fidelis Braga 3 de agosto de 2022

Com certeza, mas o que se vê na maioria das vezes são faróis azul que espalham o foco segando quem está indo ou de encontro, já o engate não é proibido desde que a parte elétrica esteja ligada, muitos colocam engate so pra enfeitar,proteger e outros pra quebrar para choque de outros veículos

Avatar
Marcus Dourado 3 de agosto de 2022

É crime você usar qualquer tipo de farol que ofusque ou atrapalhe a visão do motorista que transita em sentido contrário, pois na maioria das vezes o motorista fica desorientado e com grande risco de acidente, assim, a punição tem que ser severa e classificada como gravissimo

Avatar
Jalim Habei 2 de agosto de 2022

Tanta coisa errada, só falando de trânsito, e de repente alguém vai se incomodar com uma bola no engate…ainda se fossem duas, vá lá!

Avatar
Evandro 2 de agosto de 2022

Gozado, meu engate vem com a etiqueta de homologação do Inmetro, e no manual do veículo ( Logan 2014) consta a instalação do engate. Pelo que eu sei é o que a lei exige para tá de acordo com as normas.

Avatar
Sebastião Manuel gino 2 de agosto de 2022

Tem coisas legislação de trânsito que só complica o cidadão.
Eu já fui salvo no estacionamento do aeroporto de Guarulhos, graça ao velho conhecido extintor.

Avatar
Alisson 1 de agosto de 2022

Palhacada! Se preocupem mais em manter as rodovias e estradas em bom estado de conservação, placas, semáforos, blitz contra dirigir embriagado… Mas por alteração de película, engate de reboque, iluminação, altura, é muita sacanagem, como que em um país onde vc estuda, trabalha, demora para pagar e conquistar e vc não pode fazer uma pequena alteração no SEU PRÓPRIO CARRO?! #Ladroes

Avatar
Osmario Carvalho neto 1 de agosto de 2022

Engraçado….comprei o carro na revenda ..ja com o reboque…foi pra vistoria no Detran e ninguém falou nada…agora querem proibir ..maneira de ganhar dinheiro fácil né?

Avatar
José Ricardo 1 de agosto de 2022

Logo o Detran vai mandar usar velas nos faróis

Avatar
Vanderlei 1 de agosto de 2022

Com lei criminal ningem fala nada né criminosos mata rouba ninguém fais nada
Mas de lei de trânsito mexe toda hora, não tá compensando ser honesto nesse pais

Avatar
Saturnino 1 de agosto de 2022

Pega o carro fica logo pra vocês

Avatar
Daniel Rodrigues 1 de agosto de 2022

Na verdade não estão preocupados com segurança e sim com meio de arrecadação com as fábricas de multas. Porque não se preocupar com melhoras nas rodovias nas vias das cidades.

Avatar
Paschoal 31 de julho de 2022

Prezado Boris,
O dia que essa tal fiscalização começar a apreender de maneira efetiva os veículos pelos 3 acessórios instalados de forma irregular que você menciona (faróis, insufilm e engate bola), peço-lhe a gentileza de comunicar aqui para eu me confessar enquanto aguardamos o retorno do Senhor Jesus.

Avatar
Divanil Gomes 31 de julho de 2022

E uma coisa que eu queria saber se e proibido trocar as lâmpadas de carros e motos então porque deixam ser fabricadas e vendidas lâmpadas de led Xenon e porquê nós carros novos pode e eu quero uma iluminação melhor com mais visibilidade eu não posso trocar né deveriam então proibir quem fábrica outra coisa quando comecei a dirigir aprendi que nunca olhemos diretamente na luz até quando era lâmpadas normais tudo evoluiu a tecnologia TB e está a venda nas casas de acessórios se está a venda e não existe ou não nos irformaram a culpa não é nossa está escrito e nem foi divulgado falar que e proibido pelo código nacional de trânsito não pode ser vendido ou estou errado 🤔

Avatar
Caio 31 de julho de 2022

A verdade que farois depende, pois com o projeto de Lei 410/22 que tira a previa autorização do órgão,

Este projeto de lei altera essa proibição, lógico que se nao fosse por uns idiotas que colocam farois de LED ou brancos de qualidade duvidosa, e acaba cegando qualquer um que esteja na sua frente, pq nao estar regulado o farol ou por nso ter projetor e coloca em farol com lente de vidro ou totalmente desregulado, esses sim deveriam receber algum tipo de penalização, pq conseguem andar com o farol desregulado ste mesmo original

Avatar
Wagner 31 de julho de 2022

As alterações são proibidas pra “pobres” só…

Avatar
Jorge Ribeiro 30 de julho de 2022

A respeito do Insulfilm acho que deve ser proibido qualquer tipo, pois vejo mais seguro tanto para a polícia como para o condutor, imagine um carro com Insulfilm com 2 ou mais elementos vc não vê, e não tem como se defender caso tomem atitude de assaltar, e se vc visse eles vc poderia parar num posto ou em outro local para evitar ser assaltado, tbm assim nas blitz .

Avatar
Máfia Corolla maikon 31 de julho de 2022

Discordo. Acho q todo carro q queira estar insufilmado pode sim .as polícias que aborde mas se não olver nada de erado liberar pois se do mesmo jeito q não dá pra ver se e ladrão também não dá pra ver se e um pai de família armado pra se defender de vagabundos

Avatar
Daniel Rodrigues 1 de agosto de 2022

Coloca a PMR ou PRF pra da segurança para o motorista não só para prejudicar o cidadão de bem

Avatar
Rodrigo 30 de julho de 2022

Nossa essa matéria foi feita por um detetive muito experiente… falou, colou um título e não explicou nada.

Avatar
Alex Adevair Oliveira Leal 30 de julho de 2022

Uso para-choque de impulsão feito com chapa pesada principalmente na traseira da camionete. Isso faz com que os motoristas que venha atrás deixem seus telefones de lado e prestem atenção no trânsito

Avatar
Jakson 30 de julho de 2022

Tem acessórios que são proibidos, mas se pagar para a mudança e passar pelo INMETRO pode.🤔

Avatar
Carlão 29 de julho de 2022

Se a policia usa película porque eu não posso
Meu pai me ensinou que o exemplo vem de berço
São todos safados e bandidos

Avatar
Gilmar 29 de julho de 2022

Rapaz, você deve ser bandido ou parente de um, só pode, em todas profissões tem todo tipo de pessoa, seu ódio pela polícia deve ser porque você aprontou alguma, a lei existe é para ser cumprida.

Avatar
Keppaty 30 de julho de 2022

É claro que o Carlão se excedeu e não é por aí a coisa, mas se tem carros da polícia com película escura, estão fora da lei.
Pior, é que um dia desses, vi um carro da polícia estacionado em vaga para cadeirantes por um período de mais ou menos uns 45 minutos. Dentro dele, um policial de baixa patente a espera de um graduado, com o motor e o ar-condicionado ligados.
Não vou citar a cidade, mas foi no estado de Santa Catarina.

Avatar
Orlando 31 de julho de 2022

O único que pode fazer lei aqui na terra e deus e mais ninguém.

Avatar
Cleber 31 de julho de 2022

Mas só para o cidadão a polícia faz oq quer eu levei multa por estar com o braço na janela do carro a polícia anda com o braço para fora da janela do carro aí pode é até uma piada querer defender

Avatar
João Makovnik 30 de julho de 2022

Gostei da lembrança de que Polícia trafega com os vidros velados…. Tah certo ? Pq eles podem ?
Meu carro vem de fábrica com engate e bola, aprovado pelo governo, e….?

Avatar
Nelson 29 de julho de 2022

Eu preciso rebocar meu jet e minhas motos. Como faço se o engate bola é proibido?

Avatar
Pedro 29 de julho de 2022

Nelson, proibido são os engates colcoados para estética ou “proteção” contra encostadas em estacionamentos. Instalações fora das normas, se as devidas conexões elétricas, etc… Instalando em lojas idôneas e dentro das normas não há problemas. Creio que alguns modelos de veículos inclusive não aceitam este acessório.

Avatar
Carlão 29 de julho de 2022

Vai falar isso para os bandidos da lei
Eles te multam por desacato
I é sua palavra contra as deles
Ou seja sua palavra não vale nada amigo

Avatar
Keppaty 29 de julho de 2022

Sugiro enviar este artigo para os comandos das polícias civil, militar, rodoviária federal e também as rodoviárias estaduais.
O caso da substituição das lâmpadas originais por outras mais intensas, é caso de polícia.
Acredito que se for solicitado, as polícias tomarão as devidas providências.

Avatar
Cadillata 29 de julho de 2022

“E também substituir as lâmpadas originais dos faróis por outras mais intensas.”
Neste quesito, meus caros, há cegueira nos que deveriam fiscalizar, pois é o que mais se vê nas ruas e rodovias.
Dirigir embriagado é perigoso, mas cegar os outros motoristas também é.

Avatar
Cleber 29 de julho de 2022

Concordo as luz xenon tem que ser mesmo
Mas as de led é sacanagem ela emiti uma.luz
Branca e.nao é tão forte

Avatar
Cadillata 30 de julho de 2022

O texto é claro quando diz “outras mais intensas”.
Se atrapalhar a visão é proibido, mas se não atrapalhar, tudo bem.

Avatar
Rogério 29 de julho de 2022

O que eu acho engraçado é que é proibido colocar, mais porque então que é liberado para fabricação.

Avatar
Val aleluia 1 de agosto de 2022

São todos marginais, ou melhor pior que marginal, também um país que o STJ e gerenciado pelo ex-advogado do PCC , claro que tudo só vai a favorecer a marginal, e as quadrilhas organizadas.
O plenário e administrador por marginais de colarinho, sem nem uma exceção..
Porque não coloca rigor na punição de marginais,estupradores,assassinos de pessoas honestas etc..
Eles falam que pessoas de bem tem o respeito, mas de ser esculachados, humilhados, não podemos ter nada; que esse sistema corrupção nus prejudica de alguma forma..

Avatar
Bruno 3 de agosto de 2022

Para substituição em caso que pane, dos carros que possuem esse tipo de lâmpada homologada. 🤷🏻‍♂️

Avatar
Deixe um comentário