Adicionar aditivo no radiador de carro que nunca o usou, pode?

O etilenoglicol não danifica o motor e também não tira as sujeiras antigas do sistema de refrigeração do veículo

Por Boris Feldman 15/11/18 às 17h00
aditivo radiador motor shutterstock 485422288

Adicionar aditivo no radiador de um carro que não utilizou esse produto, provavelmente um usado, deixa muita gente com dúvida. Isso traz algum malefício?

[TRANSCRIÇÃO]

Um leitor do AutoPapo tem a seguinte pergunta: diz ter comprado um carro usado em muito boas condições, direto do proprietário, com quem ele conversou sobre a manutenção. E entre outras, o dono disse que jamais colocou água com aditivo no sistema de refrigeração, no radiador. Ele sempre usou água pura e diz que nunca teve problema.

Nosso leitor então disse que ficou preocupado e pergunta: Eu sei da importância da água com aditivo etilenoglicol para limpar o sistema, para subir o ponto de ebulição, pra dificultar a água de ferver. Mas se o dono anterior nunca usou, eu posso passar a utilizar agora o líquido recomendado no manual, a água com etilenoglicol? E resposta é positiva. Pois o etilenoglicol não é um detergente. Ele não vai remover eventuais e antigas sujeiras, nem fazer nenhum estrago no motor. Pode usá-lo a partir de agora, sem susto.

Aditivo no radiador
Foto iStock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andreia Cristina Gomes 18 de agosto de 2019

Como nunca usei aditivo co. Água mesmo realizada só água de torneira com pouco aditivo
Posso agora fazer a limpeza da água e colocar 2 litros de aditivo e completar com água de torneira ou posso usada a desmineralizada
Uma vez que vazou toda água do reservatório com o rompime to de uma mangueira e parafuso …vou fazer a troca por tudo novo
Devo usar aditivo com água normal ou não

Avatar
Nede ferreira Veloso 12 de dezembro de 2019

Deve fazer a limpeza de todo o sistema e adiocionar o aditivo recomendado pelo manual, na diluição correta, tem aditivo concentrado que precisa diluir com agua desmineralizada, e tem pronto para uso que é so adicionar, cuidado com certas marcas de aditivos, pois tem muitos no mercado que não cumprem com a finalidade, só tem água e corante.

Avatar
Rose França 16 de janeiro de 2019

Olá,
Tenho um C3 e pretendo fazer o serviço de limpeza do sistema de arrefecimento do meu carro. Esse tipo de serviço é indicado? Se sim, qual frequência devemos fazer?
Muito obrigada.
Rose.

Avatar
Deixe um comentário