Aditivo no óleo do motor? Fuja dessa empurroterapia!

Levou seu carro para a revisão na concessionária e te sugeriram colocar o aditivo para óleo do motor? Não caia nessa conversa!

Por Boris Feldman17/08/20 às 21h31

“Eu levei o carro para a revisão obrigatória na concessionária”, diz um leitor do AutoPapo, “e o consultor técnico sugeriu que além da troca do óleo, se colocasse um aditivo extra.”

E diz esse leitor que eu condenei aqui qualquer aditivo no óleo do motor, e pergunta: “pode uma concessionária fazer essa recomendação?”

Não, não pode e não deve!

Entretanto, algumas concessionárias se aproveitam do carro ter que ser levado obrigatoriamente para a revisão para praticar a tal da empurroterapia; ou seja: faturar ‘um extra’.

E o que é pior: o consultor técnico é comissionado para essa venda. Então eu confirmo: não se coloca aditivo nenhum no óleo, pois ele já vem aditivado de fábrica. E o pior: o aditivo extra pode não combinar com aquele que vem de fábrica e ainda prejudicar o motor!

Profissional realizando a troca de óleo do motor do automóvel aditivo para
Nem todo tipo de aditivo é benéfico para o motor do seu automóvel (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Fernando Saraiva 20 de agosto de 2020

    Respeito a opinião de um jornalista renomado. Mas um aditivo de óleo me salvou de um grande incomodo em uma viagem de moto passando pela Bolívia. Como precisei rodar em uma estrada de chão antes de chegar a Cáceres no MT,uma pedra no meio da estrada, a noite, perfurou o carter da motocicleta e o óleo vazou. Rodei aproximadamente 84 km sem uma gota de óleo, mas o aditivo Nanotec assegurou que eu chegasse a Cáceres. No outro dia bastou uma pequena solda de alumínio, e prosseguir viajem até o destino. A moto é uma Ducati 1200.

  • Avatar
    Claudionor Cruz 20 de agosto de 2020

    Gostei.

    Abs

  • Avatar
    José L Silva 20 de agosto de 2020

    Usar óleo ATF ,adicionar ao combustível diesel ,me passaram está dica e parece, que o desempenho do motor melhorou, adicionei 1lt de ATF fluido hidráulico em 100 lts de Diesel ,o que acha?

  • Avatar
    Renato 20 de agosto de 2020

    Bom dia Boris tudo bem ? Por favor ainda sobre aditivos….tenho uma Toyota SW4 Diesel, você recomenda a adição de aditivos no tanque de combustível com a intenção da limpeza dos bicos de injeção e etc….?? Obrigado por suas respostas !! Forte abraço, Renato de São Carlos SP

  • Avatar
    Paulo Marinho 20 de agosto de 2020

    E o militec é bom mesmo, porque eu uso no carro.

  • Avatar
    Erivaldo amador da Silva 19 de agosto de 2020

    Militec/pode colocar com o óleo do carro

  • Avatar
    Amarildo Alves Da Costa 19 de agosto de 2020

    Olá, Boris,quero tirar uma dúvida:
    Tenho um Peugeot 408 griffe e é normal o ESP no painel ficar apagado?

  • Avatar
    Dharles Soares Ferreira 19 de agosto de 2020

    Bom dia.Boris Feldman. Tenho um Corolla 2015 com 32000km,e alguns mecânicos tem insistido na sugestão para que eu adicione um aditivo de nome Militec, no óleo lubrificante do motor, pergunto; e ai coloco ou não? Eu particularmente não estou muito animado.

    • Avatar
      Mateus Batista 19 de agosto de 2020

      Dharles, o Militec ou Nanotech da Koube, são condicionadores de metais, e não aditivos para o lubrificante do motor. Não há necessidade específica de colocar um condicionador no motor, porém com o seu uso, diminui o atrito natural das partes móveis do motor, dando assim uma maior durabilidade. Porém a troca de óleo no período correto já está de bom tamanho para o conservação e durabilidade do motor, principalmente falando de um Toyota.

    • Avatar
      Almir Roveran 19 de agosto de 2020

      Eu utilizei em meu Corolla e senti que o motor ficou mais silencioso. Passei a usar em meus carros, recomendo.

  • Avatar
    Rogerio 18 de agosto de 2020

    Muitos poucos usuários sabem o porquê de aumentar a carga de aditivos no óleo, seja no motor ou câmbio. Acontece que a classificação dos óleos automotivos ou de máquinas segue especificações API, ACEA e SAE. Especificações são relativas à faixa de aditivação, indo de um mínimo ao máximo de carga. Acontece que os fabricantes tem uma ampla faixa para trabalhar, e com certeza o farão da forma mais econonômica possivel, para baratear custos e preços de concorrência. Então, aditivar o óleo com produtos de empresas tradicionais e já consagradas no mercado, é sim salutar e vai melhorar o óleo e proteger seu motor. Não conheço e também acho que o cavalheiro não, nenhum profissional que seja comissionado por indicar um aditivo a não ser que seja um revendedor, aí não é má fé e sim um negócio. Trabalho no ramo há muito tempo e sou técnico em mecanica automotiva. Este moço deveria estudar mais ou trabalhar no ramo
    para entender mais do que publica, levandos seus ouvintes a duvidar de quem lhes presta serviços. Isso é maçante.

  • Avatar
    Roberto Mitsuhiro Sato 18 de agosto de 2020

    O aditivo condicionador Militec é bom?
    Diz na embalagem que é um condicionador de motor

    • Avatar
      Chinaski 18 de agosto de 2020

      Não é bom Roberto, pura picaretagem o Militec. Não tem eficácia comprovada, se fosse tão bom as fábricas de óleo usariam direto no produto que vendem.
      https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/militec-1-pode-ser-corrosivo-para-o-motor-e-nao-tinha-registro-aponta-anp/

      • Avatar
        Rogerio 18 de agosto de 2020

        Meu caro, vi esta reportagem, mas a questao burocratica nem é relevante, mas a presença do cloro não informada sim. Entretanto, os testes e ensaio em bancada Tinken(pesquise), comprovam a eficiencia do produto como um redutor de atrito. Ultrpassa qualquer óleo neste quesito, inclusive o lemans 300 da Mutul que utilizamos em competições. Quanto à eventual corrozão citada pela ANP, ela mesmo diz ser a médio e longo prazo, não sendo específico quanto aos prazos. Muitos lubrificantes minerais ainda trazem o enxôfre na sua composição, o que pode gerar ácido dulfurico altamente corrosivo também. Então não se pode derrubar o produto ainda, não defendo e não condeno. Vamos formar opniões responsáveis.

      • Avatar
        Wander 18 de agosto de 2020

        Coloquei militec no meu motor e ele parou de fumar.

    • Avatar
      ma.03.batista@gmail.com 19 de agosto de 2020

      Roberto, o Militec, assim como o Nanotech, não são um aditivo. Mas sim, um condicionador de metais. Não interfere em nada na viscosidade ou qualquer outra coisa relacionado ao lubrificante.

Avatar
Deixe um comentário