Água na vareta do óleo? Saiba quais são os motivos

Não é comum que a vareta que mostra a situação do óleo do motor indique também a presença de água junto do lubrificante

adobestock 312189616
É preciso ficar de olho na coloração do óleo (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
22 de julho de 2022 07:32

O motorista cuidadoso sempre verifica o nível do óleo do motor porque ele sabe que com o motor não se brinca e o custo para repará-lo quase sempre é muito elevado.

VEJA TAMBÉM:

Mas vai que um dia ao puxar aquela vareta que determina o nível do óleo no cárter, ele percebe uma diferença na coloração do óleo que ao invés de estar escuro está um pouco esbranquiçado e meio pastoso.

Reparando melhor, ele percebe pequenas gotas, gotículas, junto desse óleo na vareta. O que é mau sinal, presença de água junto do óleo lubrificante.

Pode ser possível se for o motor flex queimando etanol, presença de água em algumas situações porque o etanol contém o pequeno volume de água

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Elvis 24 de julho de 2022

Atualmente só uso gasolina mesmo

Avatar
Waslon 23 de julho de 2022

A vareta é mais adequada para verificação de nível. Para verificar se há água misturada no óleo do motor, sempre é mais indicado verificar o estado da tampa do reservatório de óleo. Se houver espuma marrom, já era!

Avatar
Deixe um comentário