Alavanca do carro automático travou no “P”. Será por quê?

Você tenta sair com o seu carro automático e descobre que a alavanca da marcha travou no P. E agora? Saiba porque isso acontece

Por Boris Feldman 07/06/18 às 06h30
cambio automatico corolla 2018 66

O carro automático veio para facilitar a vida de muitos motoristas. Mas, algumas pessoas acabam prejudicando o bom funcionamento do câmbio desse tipo de automóvel.

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[TRANSCRIÇÃO]

O ouvinte do nosso AutoPapo reclama que no seu Toyota Corolla a alavanca do câmbio resiste na hora de tirá-la do P, de parking. E ele quer saber, qual é o problema? Pois, saiba então que o problema está entre o volante e o banco.

Porque se alavanca resisti pra sair do P é por culpa do próprio motorista, que usou a posição parking de maneira errada.

Quando se para numa subida ou numa descida com o carro de câmbio automático, primeiro se puxa o freio de mão para depois tirar alavancado D ou do N e colocar no P de parking.

Ou seja, quem está travando o carro é o freio de mão, a alavanca no P é para uma emergência e não pra segurar o carro.  Então, ao sair com um carro automático, faça a operação inversa: ligue o motor, tire a alavanca do P e só depois você solta o freio de mão.

Alavanca travada no P: O carro automático facilita a vida de muitos motoristas, mas algumas pessoas acabam prejudicando o bom funcionamento desse tipo de câmbio.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
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HAMILTON BRITO DE CARVALHO 29 de abril de 2020

Boa noite troquei o câmbio automático do cerato quando coloco o arenque no lugar o motor trava e não liga
Serra que o conversor de torque veio diferente do ano do carro ou devo botar o aranque do mesmo ano

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wilson r batista 19 de novembro de 2019

Estou com um problema no civic 2002, nao consigo usar o d3 e +2 também o p não esta acionando, o que pode ser

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Anderson Oliveira Paulino 20 de setembro de 2019

Tenho um prisma 2014 LTZ e aconteceu que encostei sem querer no câmbio e ele foi para neutro sorte que estava parando 20km/h
E normal isso ou a trava está com problemas?

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Lucas 13 de setembro de 2019

Tenho um New Fiesta Powershift, meu carro já tem uns 3 dias que está na oficina ele travou no P e não liga nem a pau…
Já trocamos o sistema de alavanca
Já trocamos os sensores dos pedais
Já trocamos a bateria por uma nova
E nada! Hoje foi retirado o relé de inibição de partida e ele funcionou, trouxe pra casa no caminho parei no posto e o mesmo não ligou mais….

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GILSON Marques 26 de agosto de 2019

Meu honda Civic lxr 2016/16 estava travando o câmbio no P
O defeito era o fusível
Da luz de freio
Troquei o mesmo problema resolvido

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Washington Marins 13 de julho de 2019

Fiz o inverso! Só que a alavanca está travada e não sai

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Antonio Washington Marins cruz 28 de junho de 2019

Desbloqueio feito com a chave de fenda! Continuo andando como carro, só que quando paro, coloco na posição n e depois do p e mesmo assim continua travando. O que será!!!!!!

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Jao 6 de agosto de 2019

Meu começou ontem destravou ele manual só que tá travando toda hora agora .

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GILSON Marques 26 de agosto de 2019

Olha o fusível da luz de freio
O meu estava assim troquei e resolveu

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Jorge 8 de agosto de 2019

Ao parar o carro com o pé no freio, puxe o freio de mão, não tire o pé do freio, coloque em N, agora alivie o pé do freio e perceba que o carro ficará seguro pelo freio de mão, agora coloque em P e desligue o motor. Simples assim.

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GILSON Marques 26 de agosto de 2019

Olha o fusível da luz de freio
O meu carro estava assim troquei
Resolveu o problema

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divino junior 27 de março de 2020

onde fica o fusivel da luz de freio

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Elisangela 3 de fevereiro de 2020

Quando saio com o meu carro ele esta travando no N e nao anda e uma pajero dakar diesel

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Oliver 6 de abril de 2019

Boa noite, isso aconteceu comigo por acidente, estava parado em uma subida e tive que fica muito tempo, puxei o freio de mão e coloquei no P, depois tirei o freio de mão pra arrancar, mas tive que continuar parado, então tinha esquecido que havia tirado o freio de mão, soltei o pé do freio e o carro jogou o peso em cima do câmbio que ainda estava em P. Após isso, o câmbio ficou fazendo um barulho estranho, alguém teria uma sugestão? Obrigado.

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Daniel 9 de junho de 2019

Bom americano nunca usa freio de mao sempre so poe em p e os cambio la duram muito ….. nada a ver a unica coisa que pode estragar e e e a trava park la do cambio so isso

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zaqueu da cruz 18 de setembro de 2018

sera que o volante trancado pode influenciar a paralizacao da alavanca de mudancas de um carro automatico

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