Quando é preciso fazer alinhamento e balanceamento? Cuidado com a empurroterapia!

O manual do proprietário indica com qual frequência deve ser feito o alinhamento do carro, mas como fica o balanceamento?

alinhamento cambagem shutterstock 1148534609
Por Boris Feldman
Publicado em 09/01/2020 às 06h15

Já ouviu falar em empurroterapia? É quando você leva um carro na oficina, seja na concessionária ou fora dela, e resolvem te empurrar um serviço desnecessário. E uma das mais conhecidas é o tal do alinhamento e balanceamento da suspensão dianteira.

O manual recomenda o alinhamento a cada 10 mil quilômetros ou quando o carro cai num buraco e recebe um impacto forte nas rodas dianteiras, que pode provocar um desalinhamento, e você ter que levá-lo antes mesmo dos 10 mil quilômetros.

Mas aí é que vem a picaretagem, porque o alinhamento se tornou necessário, mas as oficinas adoram conjugar alinhamento com o balanceamento. E uma coisa não tem nada a ver com a outra. O balanceamento das rodas só se faz necessário quando o motorista percebe uma vibração no volante.

balanceamento roda traseira shutterstock alinhamento
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário