Amaciar pneus? Que história é essa?

É preciso rodar alguns quilômetros com o carro novo para que alguns componentes funcionem perfeitamente. Mas isso vale para o pneu também?

Um pneu novo oferece mais atrito com o asfalto após rodar alguns quilômetros
Um pneu novo oferece mais atrito com o asfalto após rodar alguns quilômetros (Foto: Kia | Divulgação)
Por Boris Feldman
25 de janeiro de 2022 07:32

Tem que amaciar motor de carro novo? Tem. Mas tem mais: não é só o motor que se amacia, também pneus e freios. Como assim?

O carro novo não precisa mais, como no passado, de rodar 4 mil ou 5 mil km “de leve”, pois os componentes móveis do motor se ajustam entre 500 km e 1000 km rodados.

Em relação aos pneus, ninguém imagina que eles também exigem “amaciamento”.

Um pneu novinho, seja no carro zero km, ou ao se trocá-los, só vai oferecer bom atrito com o asfalto depois de rodar algumas dezenas de quilômetros.

Por falar em atrito, é assim que funciona o freio do carro: atrito entre pastilhas e discos ou lonas e tambores. Então, no carro zero (ou ao se trocar pastilhas), o freio só terá máxima eficiência depois que tiver também rodado algumas dezenas de quilômetros.

VEJA TAMBÉM:

Então, curiosamente, a necessidade de rodar “manso” durante algum tempo é para reduzir o atrito entre alguns componentes (motor) e aumentar o de outros (pneu e freio).

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Francisco 2 de março de 2022

No caso dos pneus, eles só ganham grip depois de rodarem cerca de 200km pois o pneu sai de fabrica com a borracha lisa e escorregadia. Acredito que no frio seja o mesmo principio.
Só passar a mão num pneu sem uso e num usado e vai notar a diferença na textura da borracha.

Avatar
Tamoto 26 de janeiro de 2022

Não sabia dos pneus e freio. Obrigado pela dica

Avatar
Fernando Grigorian 26 de janeiro de 2022

Falou, falou e não explicou.

Avatar
Joelcio 26 de janeiro de 2022

Gente faz compra eles não entrega.

Avatar
Deixe um comentário