Aquaplanagem: só reza para resolver?

Aquaplanagem: o que fazer quando, pela falta de aderência entre pneus e asfalto, o automóvel não obedece a nenhum comando do motorista?

carro na chuva aquaplanagem
Só ocorre em velocidades elevadas (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
08 de abril de 2021 07:30

Nós já falamos aqui da perigosa aquaplanagem, quando o carro encontra uma lâmina de água no asfalto e os pneus passam a deslizar sobre ela, perdendo o contato com o piso. Quando isso acontece, o automóvel não obedece a  nenhum comando do motorista: volante, freio, nem acelerador, pela falta de aderência entre pneus e asfalto.

Já dissemos aqui que a única solução quando isso acontece é rezar… Mas há como evitar essa aquaplanagem.
Primeiro, prestando muita atenção no asfalto à frente, para perceber a formação de uma camada de água sobre o asfalto.

Neste caso, reduzir a velocidade drasticamente para 80, 70km/h ou até inferiores. Pois aquaplanagem só acontece com o carro em elevadas velocidades.

Em segundo lugar, atenção para o carro com pneus muito largos, que facilitam o fenômeno. E, finalmente, quanto mais profundos os sulcos dos pneus, menor a probabilidade da aquaplanagem ocorrer.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
CCN* 10 de abril de 2021

Eu sempre faço isso, mas meu medo é dos “seninhas”, com um “n” mesmo, que trafegam em alta velocidade e podem voar para cima do meu carro.
Gostaria de saber quem meteu na cabeça do nosso povo que brasileiro é “bom de chuva”.

Avatar
Paulo Abreu 8 de abril de 2021

Pneus em bom estado e velocidade baixa na chuva. Simples assim pra evitar aquaplanagem.

Avatar
Deixe um comentário