Aquecer motor: vô ou bisavô?

Com o avanço da tecnologia aplicada nos motores atuais, a prática de aquecer o motor antes de sair de casa é um desperdício de combustível!

Aquecer o motor é uma prática desnecessária atualmente
Aquecer o motor é uma prática desnecessária atualmente (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/04/2022 às 21h32

Ouvinte nosso recebeu uma recomendação contrária à do AutoPapo: “é preciso sim, aquecer o motor antes de se sair com o carro de manhã. O  correto seria esperar dois ou três minutos para evitar danos ao motor.”

Queria saber quem passou essa recomendação para nosso ouvinte: se foi seu avô ou bisavô, pois já tem dezenas de anos que se tornou desnecessário ligar o carro de manhã para aquecer o motor.

Este procedimento, atualmente, só tem como finalidade jogar o combustível no lixo. Motor não precisa mais ser aquecido pois novas tecnologias foram introduzidas na mecânica do carro.

Mas, nem 8 nem 80:  não quer dizer que se ligue o carro pela manhã e já se sai acelerando fundo…

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Recomendação é deixar o motor funcionando vinte a trinta segundos em marcha lenta só para garantir a lubrificação de todas as partes móveis. E a tecnologia se encarrega do resto.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
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Samuel Alves 21 de abril de 2022

Matéria escrita por algum estagiário. Em todos os manuais de usuários consta que o usuário deve aguardar o motor estabilizar em torno de 1000 giros p só então fazer o engate do D
É isso que dá deixar estagiário escrever

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Francisco 18 de abril de 2022

No meu caso,deixo estabilizar marcha lenta, ocorre em torno de dez segundos, sigo em média rotação até atingir temperatura de trabalho.
Não podemos esquecer que suspensão e transmissão também devem se aquecidas.

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DalterLS 16 de abril de 2022

No fim da matéria vem a contradição… . Se o seu bolso não consegue arcar com o pré aquecimento do motor, significa que você é um POBRETÃO! Vende o carro para não passar fome!

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Antonio 16 de abril de 2022

Boas camaradas apaixobados do Otto’s Cicle’! Eu independente das crenças aintigas etc… Sempre aqueço o motor ( neu caso hidramatic) até o mesmo estabilizar rotação , não é aconselhavel assim como nos aviões o oleo mais denso tanto do motor como transmição, em dias frios está descrito no manual (sair quando a Luz Azul apagar) do seu carro as normativas, em caso duvidas sempre consulte, os carros com cambia manual não vejo problemas, abraços!

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Mario Remi 16 de abril de 2022

Olá !
Se não é mais necessário aquecer o motor antes de sair pela manhã.
Por qual razão o motor fica mais acelerado por alguns minutos até atingir a rotação normal ?
Meu carro é um Renault Logan.
Estou residindo em Florianópolis/SC atualmente, mesmo quando residi em Natal/RN, o mesmo ocorria.

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Só observando 20 de abril de 2022

Deve ser por causa da tecnologia,como citado na matéria né dam

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Roberto Charles 14 de abril de 2022

Gostaria que comentasse as ideias malucas de quem aconselha colocar os pneus melhores atraz acreditando que se estoura o da frente todo condutor se vira um ninja em segundos??

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Celigny 16 de abril de 2022

Sinto dizer, caro Roberto Charles, mas é isso mesmo. Os pneus melhores devem sempre ser colocados na traseira do veículo.
Com a palavra, o especialista em automóveis, Boris Feldman.

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Carlos 17 de abril de 2022

Se os pneus estão ruins o melhor é trocar os quatro. Não se economiza em segurança. Se pode ter carro, anda de Uber.

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Ricardo Teixeira 16 de abril de 2022

Na realidade, os pneus em melhores condições se instalam no eixo traseiro. Além de que ser praticamente inviável para o condutor comum recuperar a direção em uma anormalidade seja derrapagem ou explosão de pneu do eixo traseiro, a percepção é mais viva no eixo dianteiro, podendo aí sim tentar recuperar e compensar a perda de controle nos casos citados acima.

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Fernando B. 27 de abril de 2022

Pneu novo vai no eixo DIANTEIRO. É lá que vc precisa de tração e de frenagem. QUalquer pessoa que diga que pneu novo vai atrás, já sei que é um total obtuso do ramo de carros.

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