Ar-condicionado e bateria precisam de atenção em dias frios

O ar-condicionado não pode ficar esquecido, mesmo em dias frios; já a bateria não gosta de trabalhar em baixas temperaturas. Entenda!

Por Boris Feldman21/05/20 às 20h31

Nesta época de temperaturas mais baixas, você tem que se preocupar com dois equipamentos no seu automóvel. O primeiro é o ar-condicionado, que fica esquecido, pois ele não é necessário e acaba desligado durante semanas ou meses.

Pois então saiba que o ar-condicionado é como o próprio automóvel, não foi projetado para ficar desligado tanto tempo. Acione-o duas ou três vezes por mês, durante quatro ou cinco minutos.

Tome também cuidado com a bateria, pois ela tem alergia as temperaturas mais baixas. Ela é mais exigida pelo motor, mais difícil de ser acionado nas manhãs mais frias.

E também porque a reação química dentro da bateria, que produz energia elétrica, fica prejudicada quando cai muito a temperatura ambiente.

Não é atoa que loja de bateria tem seu faturamento dobrado no inverno.

pessoa conecta cabos de um carregador portatil nos terminais da bateria no motor de um carro
Bateria do carro também ‘sofre’ em temperaturas mais frias (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
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    Marcos Vinícius Fernandes 21 de maio de 2020

    Minha bateria é Nova e preciso saber porque do nada acendeu a luz vermelha e não apagou mais desliguei o carro e depois dei partida e ficou acesa

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      André 22 de maio de 2020

      Provavelmente seu alternador está com problemas.

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      José Antônio Rebouças 22 de maio de 2020

      Seu alternador esta com defeito procure uma auto elétrica urgente!

    • AutoPapo
      AutoPapo 22 de maio de 2020

      Olá, Marcos

      A luz da bateria nada tem a ver com ela.
      Se acendeu e não apaga é porque tem alguma problema no sistema elétrico, provavelmente no alternador. Leve o carro ao concessionário ou auto-elétrico.

      Obrigado e abraço

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      Caio Cocharro De Brito 23 de maio de 2020

      Amigo, provavelmente você deve ter uma avaria no regulador de tensão do alternador se seu carro for antigo e se você tem um veículo mais novo e moderno, o problema pode estar no sistema de gerenciamento eletrônico da bateria, um sistema de gestão energética inteligente pilotada via módulo eletrónico ECU que conversa com a bateria no sentido de fazer com que este gere apenas a tensão necessária que no momento está sendo exigida pelos consumidores eletrônicos instalados de fábrica no veículo, hoje a maioria dos veículos modernos estão recheados de módulos eletrônicos interligados em rede CAN inclusive o módulo de carroceria que avalia constantemente o funcionamento eletrônico de tudo no carro desde uma simples lâmpada de placa queimada ao sistema de ar condicionado digital e central multimídia e é muito comum principalmente na linha Francesa Peugeot e Citroen após a troca de uma bateria avariada por uma nova acenderem uma coleção de luzes no painel de instrumentos e na maioria das vezes estão relacionadas com o modulo eletrônico que fica junto a caixa da bateria é o responsável por de maneira eletrônico e automática fazer os ajustes de tensão de saída da bateria para o veículo através da comunicação de outros módulo eletrónico do veículo, aí muitos põe a culpa no pobre alternador achando ser ele o problema quando na verdade é o módulo avariado de gestão da bateria.

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