Desligar o ar-condicionado antes de chegar?

Uma simples atitude tomada em relação ao sistema de ar-condicionado do carro pode ajudar a preservar a saúde dos ocupantes; entenda

Por Boris Feldman 04/01/21 às 07h30
Não se esqueça do ar condicionado em períodos frios.
Uma simples atitude pode preservar a saúde dos ocupantes do carro; entenda (Foto: Shutterstock)

Verdade que ao chegar em casa com o ar-condicionado do automóvel ligado, vale a pena desligá-lo alguns minutinhos antes? Sim, mas não é todo o aparelho, apenas o compressor.

Ou seja, deixar o equipamento no “modo ventilação” e não no “modo refrigeração”. Por que?

As baixas temperaturas do ar-condicionado provocam uma condensação, e se formam nas saídas de ar do aparelho pequenas gotículas responsáveis pela formação de ácaros, bactérias, fungos, etc. Ao se manter apenas a ventilação por alguns minutinhos, ela seca estas gotas e evita-se o problema.

Além disso, faz bem também para saúde dos passageiros: ao se desligar o compressor do ar-condicionado, eleva-se a temperatura no interior do carro. E, com isso, evita-se o choque térmico dos passageiros ao sair de um carro muito frio para o ambiente externo, muito quente.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Joao Artur Barcelos de Carvalho 8 de janeiro de 2021

Vale a pena desligar sim…tenho um civic 2019 e da um cheiro de chulé danado se ficar rodando por muitos dias ligados em 15 graus

Avatar
Armando Kazuo Horiuchi 5 de janeiro de 2021

Será?

Avatar
MAURICIO TEODOSIO DOS SANTOS 5 de janeiro de 2021

E eu fico no calor?
Para de graça!!

Avatar
Edmilson 4 de janeiro de 2021

Boa dica!

Avatar
Pedro 4 de janeiro de 2021

Em ambientes muito umidos como cidades do litoral, é especialmente difícil conseguir secar o sistema de ventilação, os vidros por si só já embaçam por quase completo após o desligamento, mesmo com ventilação direcionada aos pés

Avatar
Deixe um comentário